Imagem mostra um chapéu chinês ao lado de uma bola em um campo de futebol.
Ultima atualização: 1 de maio de 2020

Como escolhemos

15Produtos analisados

16Horas investidas

3Estudos avaliados

48Comentários coletados

Bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Precisa de acessórios para treinos de velocidade, explosão e coordenação motora? Então o chapéu chinês pode ser exatamente o que você está procurando! Com um pequeno kit, você consegue montar circuitos capazes de ajudar a todos os tipos de pessoas.

Não importa se você é professor de alguma modalidade esportiva, se busca dar aos seus alunos melhores condições físicas ou se apenas quer treinar sozinho em casa: O circuito com chapéus chineses é uma ótima opção. Fique conosco para entender quais seus benefícios e como comprar o melhor kit possível!




Primeiro, o mais importante

  • O chapéu chinês é versátil e pode ajudar em vários tipos de treinamentos, tanto em academias simples, como em modalidades esportivas específicas.
  • Velocidade, agilidade e coordenação motora são algumas das habilidades mais bem trabalhadas em circuitos com chapéus chineses.
  • Você pode escolher seus chapéus chineses a partir de importantes características como dimensões, materiais, cores e quantidade de peças no kit.

Você também pode gostar:

Os melhores modelos de chapéu chinês: Nossas recomendações

Chapéus chineses são vendidos em kits com algumas unidades, ideais para a montagem de um circuito. Para começar esse artigo, vamos te apresentar os melhores modelos disponíveis no mercado brasileiro!

Um kit completo e multicor

Com dez unidades e variação de cores, esse kit de chapéus chineses da Pista e Campo permite montar qualquer circuito que seja necessário. Cada peça tem 5 centímetros de altura e é fabricada em polímero siliconado, o que torna possível dobrá-la e lavá-la. O custo-benefício é excelente.

Para quem quer unidades individuais de chapéu chinês

Se você deseja a possibilidade de escolher a quantidade de unidades que irá adquirir, modelos individuais de chapéu chinês podem ser uma boa opção. Os da Zona Livre têm 6 centímetros de altura, 19 centímetros de diâmetro, vêm na cor laranja e são feitos de plástico. Maior liberdade para quem quer montar circuitos variados!

O chapéu chinês mais resistente

O polietileno é um dos materiais mais duráveis para um chapéu chinês. É ele que a ACTE utiliza nas doze unidades desse kit, que variam de cor entre laranja, verde, rosa e vermelho. Podem ser usadas principalmente por professores de modalidades esportivas, principalmente devido à alta resistência a impactos.

Guia de compra

Você sabe exatamente para que serve o chapéu chinês? Como pode extrair o máximo dessas pequenas peças? Quais as vantagens que oferecem em relação a acessórios parecidos?

Leia atentamente nosso guia de compra e descubra cada uma dessas respostas!

Imagem mostra um grupo de crianças treinando futebol em um campo com chapéus chineses.

O chapéu chinês ajuda muito no treino de alguns esportes. (Fonte: matimix/ 123rf.com)

O que é um chapéu chinês e para que ele serve?

Um chapéu chinês é um pequeno acessório, com formato que lembra a peça de vestimenta que o nomeia, que serve para demarcação de trajetos ou espaços durante treinamentos físicos ou esportivos.

Ao dispor um número de chapéus chineses no chão, é criado um circuito que serve para treinar diversas habilidades físicas ou técnicas. Por isso, os acessórios são importantes tanto em treinamentos mais funcionais, como crossfit e afins, ou em esportes como futebol, tênis, basquete e muitos outros.

Um profissional de educação física ou treinador que saiba como usar os chapéus chineses acrescentará muito ao seu repertório, mas você, dentro de casa, também pode seguir informações da internet e aproveitar esses acessórios para entrar em forma e melhorar algumas habilidades!

foco

Você sabia que o chapéu tradicional usado por chineses em períodos antigos, com formato amplo e achatado, é tão conhecido que dá nome a várias outras coisas? Não são só os acessórios de treinos: Há uma planta, uma peça de automóvel e uma tampa de chaminé com a mesma nomenclatura.

Quais as vantagens de usar chapéu chinês em seus treinos?

Assim como outros acessórios de demarcação de circuito ou trajeto, como cones ou mini-cones, os chapéus chineses são usados em treinamentos de agilidade, velocidade, coordenação motora ou habilidades específicas. Essa versatilidade faz deles bastante procurados.

Os chapéus chineses são bastante pequenos, o que faz com que tenham maiores benefícios do que cones, por exemplo, e multicoloridos, dando mais ideias para a construção de circuitos e permitindo demarcações mais criativas.

Com preço muito reduzido, apresentam ótimo custo-benefício. E normalmente, os materiais são leves e duráveis, o que faz com que não se quebrem com pisões ou choques, nem ofereçam qualquer risco de lesão a quem está se exercitando.

Confira na tabela a seguir as principais vantagens e desvantagens de chapéus chineses:

Vantagens
  • Versáteis: Ajudam em treinamentos funcionais ou esportivos
  • Possibilitam vários tipos de circuitos
  • Têm ótimo custo-benefício
  • Não quebram com facilidade, nem oferecem risco de lesão
Desvantagens
  • Precisam de espaço para formarem um treinamento efetivo

Que tipos de treinos podem ser feitos com chapéu chinês?

Como mencionamos, o chapéu chinês pode ser usado tanto em treinamentos funcionais, como específicos de certos esportes. Vamos listar quais os principais usos desse acessório?

  • Treinamentos funcionais: Os circuitos com chapéu chinês podem fazer parte de treinamentos funcionais, ou seja, que imitam situações e movimentos do cotidiano e geram diversos benefícios como emagrecimento e condicionamento físico a seus praticantes.
  • Circuitos esportivos: Muitos esportes usam o chapéu chinês durante seus treinamentos. Do futebol ao tênis, do basquete ao handebol, habilidades como movimentação, controle de bola, precisão e domínio tático podem ser desenvolvidas.
  • Desenvolvimento físico: Um circuito com chapéu chinês bem feito e repetido por várias vezes pode levar a grandes melhorias de habilidades físicas como velocidade, agilidade, equilíbrio e coordenação motora. Isso pode ser feito tanto em academias, com em treinos esportivos.

De forma geral, o chapéu chinês ajuda a desenvolver diversas habilidades. É um importante aliado de atletas e também de pessoas comuns!

Chapéu chinês ou cone de treinamento?

Outro acessório bastante usado em situações similares que o chapéu chinês é o cone de treinamento. Porém, cada vez mais ele vem perdendo espaço em treinos de alto nível.

O chapéu chinês permite treinamentos mais condensados e com peças mais próximas.

A principal questão é que o chapéu chinês ocupa menos espaço e permite treinamentos mais condensados, com peças mais próximas umas às outras, o que acaba sendo bastante positivo. Isso também dá a chance de circuitos complexos serem formados em lugares pequenos, como quintais e corredores.

Os cones podem ser mais indicados para treinamentos em lugares muito grandes, já que permitem uma melhor visualização do circuito a uma grande distância. Mas essa é uma vantagem bastante específica, já que não é todo mundo que tem um campo de futebol à sua disposição.

Também vale mencionar o preço muito bom dos chapéus chineses e a possibilidade de usar várias cores para facilitar o entendimento do que deve ser feito. É por tudo isso que o pequeno acessório é cada vez mais preferido pelos profissionais!

Preparamos uma tabela comparando os dois acessórios:

Chapéu chinês Cone de treinamento
Vantagens Permite treinamentos mais condensados, tem maior eficiência e menor preço Pode ser avistado de longe com facilidade, a eficiência não deixa a desejar
Desvantagens Difícil de ser avistado em circuitos em grandes espaços Uma peça ocupa bastante espaço, dificultando os circuitos mais reduzidos
Quando usar Sempre que houver circuitos de tamanho pequeno a médio Apenas para circuitos muito grandes, como do tamanho de campos de futebol

Quanto custa e onde comprar um chapéu chinês?

Chapéus chineses podem ser vendidos individualmente ou em kits. A segunda opção costuma oferecer o melhor custo-benefício. De toda forma, o preço médio por unidade dificilmente sairá da faixa que gira entre R$ 2 e R$ 5.

Você pode encontrar chapéus chineses em lojas especializadas em artigos esportivos, como a Centauro, ou para academias e treinamentos funcionais. A melhor opção, porém, é a compra pela internet, principalmente na Amazon brasileira. Confira também Amazon internacional e Mercado Livre.

Critérios de compra: Fatores para a escolha de um chapéu chinês

Você já sabe quais os principais benefícios oferecidos pelo chapéu chinês. Agora, precisa escolher qual o modelo ideal para as suas necessidades. Selecionamos quatro critérios fundamentais para te ajudar:

Nas linhas a seguir, falamos um pouco mais sobre cada um deles!

Dimensões

As variações de dimensões dos chapéus chineses não costumam ser muito grandes. Alguns podem tem 4 centímetros de altura, outros chegam a 7. Alguns têm diâmetro um pouco maior, outros são mais reduzidos. De toda forma, você não encontrará nada que seja fora do esperado.

Então, qual é a importância dessas dimensões? Quanto maior for o chapéu chinês, mais difícil será dispô-lo em espaços pequenos. Para treinos em espaço reduzido, ótimos para agilidade e explosão, você deve sempre optar pelos acessórios mais compactos.

Imagem mostra uma criança treinando drible com um chapéu chinês.

Quanto maior o chapéu chinês, mais ele pode ser usado em grandes espaços. (Fonte: matimix/ 123rf.com)

Material

Durante um treino com chapéu chinês, é comum que os praticantes acabem pisando ou atingindo o acessório de alguma forma. Caso ele se quebre com facilidade ou não seja resistente, você com certeza terá rápidos prejuízos.

Os chapéus chineses devem ser resistentes a impactos e flexíveis.

Portanto, você deve optar por chapéus chineses que sejam resistentes a impacto e flexíveis, capazes de serem amassados e voltarem à forma original. Há alguns materiais muito bons, principalmente determinados tipos de plásticos, capazes de terem tal comportamento.

O polietileno, usado em tipos de espumas e em garrafas plásticas, é um dos materiais mais recomendados para os chapéus chineses. Outra opção que costuma deixar os consumidores satisfeitos é o polímero siliconado.

Cores

Você pode comprar um kit de chapéus chineses que seja composto apenas por peças da mesma cor, outro que seja totalmente colorido. Muitas vezes, isso não importa. Porém, em circuitos mais complexos, pode sim ser uma questão importante.

Isso porque há circuitos que pedem por movimentos ou ações diferentes, e isso pode ser demarcado justamente pelos chapéus de cores diferentes.

Outro fator importante é o quanto as cores são visíveis de longe: Para circuitos em espaços maiores, um chapéu chinês laranja faz melhor papel que um branco, por exemplo.

Preço por unidade

Cada kit de chapéus chineses conta com um número diferente de unidades. Assim, para saber o preço real de cada uma delas, você deve dividir o preço total pelo número de unidades.

Caso encontre kits de materiais similares, com dimensões parecidas e configurações de cores que te agradem, a melhor forma de tomar a sua decisão é pelo custo por unidade. Escolher o que não pesa no bolso é sempre uma ótima opção!

(Fonte da imagem destacada: matimix/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em nós?

Andrey Duarte Educador Físico
O sonho de ser jogador profissional de futebol foi abandonado aos 21 anos, mas isso não fez com que Andrey se afastasse do esporte. Professor de educação física, hoje ele passa seu tempo livre pesquisando e compartilhando conhecimento sobre as mais diferentes modalidades esportivas.
Carlos Massari Jornalista
Jornalista especializado em esportes e podcaster. Apaixonado por cinema, literatura e artes em geral. Curioso nato, pesquisa e escreve sobre diversas áreas, principalmente tecnologia, ferramentas, artigos esportivos e objetos que tornam a vida e o cotidiano mais fáceis.