Na foto uma mulher de costas com os braços para cima em meio a uma plantação de girassóis.
Ultima atualização: 7 de março de 2020

Como escolhemos

12Produtos analisados

16Horas investidas

3Estudos avaliados

67Comentários coletados

Quando se fala em verão, diversos itens do vestuário entram em cena. São biquínis, sandálias rasteiras e até mesmo os tradicionais chapéus. Dentre as opções desse acessório, um modelo que nunca sai de moda é o chapéu de palha. Produto sobre o qual vamos falar hoje aqui no ReviewBox Brasil.

Simples, mas muito versátil, o chapéu de palha combina com as mais diversas ocasiões. Ele vai bem em áreas de praia e piscina, mas pode ser utilizado também em muitos outros locais. Quer saber como incluir esse acessório no look? Então continue lendo, pois nesse artigo você vai descobrir isso e muito mais!




Primeiro, o mais importante

  • O chapéu de palha é um produto perfeito para o verão que, além de complementar o visual, ainda protege dos raios solares.
  • Esse acessório combina com muitas peças de roupa e é ideal para ser usado com biquínis, vestidos, saias e shorts.
  • O chapéu de palha pode ser confeccionado com palha natural e sintética, sendo que os de palha sintética são os mais comuns.

Você também pode gostar:

Melhores modelos de chapéu de palha: Nossas recomendações

O chapéu de palha é um produto democrático que pode ser usado de diversas maneiras por homens e mulheres. Para te ajudar a escolher o ideal separamos abaixo os melhores modelos.

Uma ótima opção feita com palha natural

Esse chapéu de palha tem como principal diferencial ser confeccionado com palha larga 100% natural. Ele é uma ótima opção para a tomar sol e possui forro com tecido estampado, que dá um toque de cor ao produto. Essa opção tem abas largas com circunferência total de 120 centímetros.

Um chapéu de palha ideal para a praia

Esse modelo de chapéu de palha é ideal para a praia. Ele conta com uma aba de 12 centímetros que consegue, com muita eficiência, proteger o usuário dos raios solares. Essa opção é confeccionada em palha sintética e tem sua parte interna estampada. Ela possui detalhes em preto, acompanha alça de queixo ajustável e é unissex.

O chapéu de palha perfeito para o dia a dia

Esse modelo de chapéu de palha é do tipo Panamá e combina perfeitamente com produções para o dia a dia. Ele é importado do Equador e produzido artesanalmente com palha Toquilla, que é muito macia e confortável. Essa opção consegue proteger a cabeça e o rosto dos raios solares e conta com uma faixa na cor preta. Além disso, está disponível em quatro tamanhos diferentes.

Guia de compra

De verão em verão o chapéu de palha é o tipo de acessório que nunca sai de moda. Existindo em versões para homens, mulheres e até mesmo crianças, esse produto consegue somar no visual e combina perfeitamente com dias quentes e ensolarados.

É por esse motivo que esse tipo de chapéu resiste a tantas tendências fashion. E se você adora complementar o look com peças diferentes ele pode ser uma ótima opção. Para te mostrar ainda mais detalhes sobre o chapéu de palha criamos esse guia de compra, vamos lá?

Na foto uma mulher de braços abertos com o mar ao fundo.

O chapéu de palha é um acessório ótimo para o verão e agrega muito estilo em qualquer visual. (Fonte: Veronika Nedelcu/ Unsplash)

Vale a pena investir em um chapéu de palha em 2020?

O chapéu de palha é um acessório com surgimento datado de mais de 3.200 anos antes de Cristo. Desde que começou a ser utilizado essa peça não saiu mais da cabeça de pessoas por todo o mundo e isso não é à toa.

Pode-se dizer que esse é um produto democrático, que consegue combinar com diferentes estilos. A sua utilização também é liberada nos mais variados ambientes. Sendo essas suas duas maiores vantagens.

Outro ponto positivo é que o chapéu de palha nunca sai de moda. Dessa forma, quem adquire um desses pode utilizá-lo sem medo.

Vale ainda saber que esse acessório pode ser usado por homens e mulheres. Inclusive, existem modelos que são unissex. E não pode-se deixar de destacar que essa peça protege o rosto e a cabeça dos raios solares.

O ponto negativo é que o chapéu de palha não combina com as estações mais frias, pois essa é uma peça mais de verão. Além disso, alguns modelos, dependendo de como a palha é moldada, podem ser um pouco incômodos.

Vantagens
  • Combina com todos os estilos de pessoa
  • Pode ser usado em variados ambientes
  • Nunca sai de moda
  • É estiloso
  • Protege dos raios solares
  • Pode ser utilizado por homens e mulheres
Desvantagens
  • Não é indicado para estações frias
  • Alguns modelos podem não ser confortáveis

Onde pode e não pode usar um chapéu de palha?

O chapéu de palha é um acessório que possui múltiplas formas de utilização. No geral ele é permitido em diversos ambientes e combina perfeitamente com eventos de dia e ao ar livre. Dessa forma, é possível usar um desses em festas, shows, passeios, na piscina, praia e até mesmo no campo.

Porém, assim como qualquer outro modelo de chapéu, existem algumas restrições. O chapéu de palha não deve ser utilizado durante as refeições e em locais fechados, como teatro e cinema. Na igreja e no ambiente trabalho de trabalho o seu uso também não é recomendado.

Como utilizar um chapéu de palha?

O chapéu de palha consegue deixar qualquer produção, desde a mais básica até a mais elaborada, cheia de estilo e não é difícil de criar um look com esse acessório.

Quando se fala em moda praia, o chapéu de palha combina perfeitamente. Dessa maneira, pode ser utilizado com maiôs, biquínis e saídas de praia.

No dia a dia também é possível usar o chapéu de palha, mas é necessário tomar um pouco mais de cuidado. Esse acessório é ideal para composições mais informais e cai bem com peças como vestidos, saias, shorts e camisetas.

Para não errar na hora de usar um desses, lembre-se que essa é uma peça de verão. Com isso, invista em tecidos leves e fluídos.

Uma outra facilidade fica por conta do tom do chapéu de palha. Ele é confeccionado em uma cor bastante neutra e isso permite que seja utilizado com roupas de todas as tonalidades.

Na foto uma mulher de maiô de costas em frente para o mar.

O chapéu de palha combina muito com roupas de banho como biquínis e maiôs. (Fonte: QIN BENNIE/ Unsplash)

Qual a melhor opção: Chapéu de palha sintética ou natural?

Além de existir em uma vasta gama de modelos, é importante saber que o chapéu de palha pode ser confeccionado com palha natural ou sintética.

Os modelos de palha sintética são os mais comuns e os que têm valor mais em conta. Na maioria das vezes essa versão é confeccionada em máquinas e possui uma trama do tipo espinha de peixe.

Já o chapéu produzido com palha natural, é feito à mão e possui um preço mais elevado. Esse demora um pouco mais para ficar pronto e normalmente tem trama em espiral. O ponto negativo é que alguns modelos desse tipo costumam puxar os fios do cabelo.

Chapéu de palha natural Chapéu de palha sintética
Forma de produção É confeccionado em máquinas É feito à mão
Modelo Normalmente tem tramas no formato de espinha de peixe É comum possuir trama em espiral
Valor É o mais barato Possui preço mais alto

Como limpar e desamassar o chapéu de palha?

Conforme o chapéu de palha é utilizado é comum que fique um pouco sujo e, dependendo da forma como é guardado, amassado. O ponto positivo é que existem maneiras muito simples de se livrar desses problemas.

Na hora de limpar esse acessório é fundamental saber que em hipótese alguma ele pode ser molhado. É muito comum algumas pessoas tentarem higienizar o chapéu de palha com água e sabão, porém isso irá danificar o produto.

Em hipótese alguma ele pode ser molhado.

Dessa forma, se a sujeira for mais simples basta apenas esfregar um pano sobre o local. Caso isso não resolva, então pode-se fazer o uso de lenços umedecidos.

Se o chapéu amassou após uma viagem, saiba que também é fácil de devolver o seu formato natural. Para isso pode-se colocá-lo em cima de uma panela com água fervendo e através do vapor moldar novamente as partes deformadas.

Porém, se o problema for na aba, deve-se colocar um pano sobre o chapéu de palha e passar por cima dele um ferro quente.

Quanto custa um chapéu de palha?

O valor de um chapéu de palha varia bastante. Esse preço muda de acordo com o tipo de matéria-prima em que esse acessório é confeccionado, seu tamanho e também o modelo.

Portanto, é possível encontrar opções custando a partir de R$7 e os mais caros podem chegar a até R$500, em média.

Critérios de compra: Comparando os modelos de chapéu de palha

O chapéu de palha é um produto muito versátil e que soma em qualquer look. Porém, escolher o modelo correto não é uma tarefa fácil. Para te ajudar e separamos abaixo tudo o que você deve levar em consideração nessa hora.

A seguir te explicamos detalhadamente esses critérios.

Formato do rosto

Uma das melhores maneiras de acertar na escolha de um chapéu de palha é se atentando a qual opção combina melhor com o formato do seu rosto.

Quem possui rosto mais arredondado deve investir em chapéus de topo médio e alto. Esses modelos irão criar um visual mais alongado, diminuindo o aspecto redondo.

Chapéus mais altos também caem bem em pessoas com rosto quadrado. Enquanto que quem tem um formato de rosto mais triangular deve apostar nos modelos com abas pequenas.

Por fim, para rostos ovais não há restrições e todas as versões de chapéu de palha ficam boas.

Lilian MacedoVisagista

"O oval é considerado o formato de rosto ideal e, por isso, quase todos os tipos de chapéus ficam bem. Basta eleger o que mais lhe agrada."

Personalizado ou comum

Nos últimos anos começaram a surgir diversas opções de chapéus de palha personalizados.

Os modelos desse tipo podem receber bordados com nomes e desenhos e até mesmo faixas com iniciais. Eles são ideais para a praia, visto que muitos contam com abas grandes e largas onde é feita a personalização.

Quem gosta de peças mais diferenciadas pode investir sem medo nessas opções. Mas, tome cuidado para não criar um visual muito cheio de elementos. Nesses casos, lembre-se sempre de deixar o chapéu de palha em destaque.

Modelo

Esse acessório é encontrado em uma ampla variedade de modelos. Para acertar na compra deve-se pensar em quais ocasiões se pretende usar um desses.

Para ambientes praianos e de piscina os modelos de chapéu de palha mais indicados são os que possuem abas largas e redondas. Esses costumam ser maiores e conseguem proteger bastante do sol.

Já quem deseja utilizá-lo em ambientes mais urbanos deve apostar nos modelos de abas menores e um pouco mais quadrados, como os de estilo Panamá.

Na foto um homem tomando água de coco embaixo de um coqueiro.

Modelos de chapéu de palha com abas maiores são ideais para tomar sol na praia e na piscina. (Fonte: Joey Nicotra / Unsplash)

Conforto

Um outro fator muito importante a respeito do chapéu de palha é o seu conforto. Por mais que muitos modelos sejam desenvolvidos para ficar horas na cabeça sem atrapalhar, algumas opções podem não garantir isso.

Para evitar qualquer desconforto é importante comprar um chapéu do tamanho correto. Normalmente essa peça é confeccionada em tamanhos P, M e G. Para saber o seu deve-se medir a circunferência da cabeça e comparar com o que diz o fabricante.

Em seguida, coloque o chapéu e cheque se não existe nenhuma fibra ou ponta machucando.

(Fonte da imagem destacada: Andre Furtado/ Pexels)

Por que você pode confiar em nós?

Os anos em passarelas do Brasil e do mundo fazem de Erazo uma fonte mais do que confiável quando o assunto é o guarda-roupa masculino. Seja para ocasiões mais formais ou para encontros casuais com os amigos, ele sabe qual estilo escolher. No ReviewBox, compartilha com o público online todo seu conhecimento - e bom gosto.
Danielle Assis Jornalista
Dedica-se a produzir conteúdos interessantes e informativos. Apaixonada por viagens, moda, animais e adora dar presentes. A curiosidade é uma de suas características mais marcantes e está sempre em busca de produtos que tornam o dia a dia das pessoas mais prático e interessante.