Foto de uma pessoa deitada na areia branca da praia, de forma a só aparecer seu chapéu de praia azul claro e sua mão, segurando o chapéu. AO fundo, o céu e o mar bem azuis.
Ultima atualização: 19 de maio de 2020

Como escolhemos

14Produtos analisados

15Horas investidas

3Estudos avaliados

55Comentários coletados

Seja muito bem vindo ao Review Box Brasil! Hoje nós vamos conversar sobre um artigo que não pode ficar de fora dos seus dias quentes: o chapéu de praia.

Muito usado especialmente pelo público feminino, o chapéu de praia une estilo e proteção contra os raio solares, e apesar de ter sido idealizado para uso na praia, este acessório cai super bem em diversas situações.

Se você está em busca de um item como esse para completar o seu guarda-roupas, é só dar uma lida no nosso guia para ficar por dentro de todas as dicas sobre o seu uso.




Primeiro, o mais importante

  • O chapéu de praia é um acessório para ser usado na cabeça, como forma de proteger o rosto dos efeitos nocivos do sol.
  • Seu objetivo principal é a proteção, no entanto, ele se tornou um acessório muito querido entre as mulheres, e é frequentemente usado em regiões fora da praia, como o campo e a piscina.
  • Existem diferentes modelos de chapéu de praia, como o floppy, o viseira, o personalizado e o panamá.

Melhores chapéus de praia: Nossos favoritos

Chapéu de praia é um item coringa, né? Mesmo que você não more no litoral, é legal ter ao menos uma peça como essa para usar quando for à praia ou até mesmo na piscina.

Como nem sempre a busca é fácil, montamos uma lista com alguns chapéus lindos que vão te brilhar os olhos!

Chapéu de praia com faixa

Este chapéu é puro luxo, e combina proteção com estilo. Feito de celulose na cor caramelo, ele possui uma faixa preta que quebra o ar rústico e dá um toque de sofisticação.

Além disso, a aba é bastante grande, o que além de estar super em alta, garante proteção total para o rosto. Ele é uma excelente opção para ser usado não só na praia, mas em qualquer ambiente ao ar livre.

Chapéu de praia com laço

O chapéu no estilo viseira, com a aba em tamanho reduzida, agrada muito as mais básicas. Ele protege totalmente o rosto do sol e possui uma discreta faixa na cor caramelo, a mesma da fibra do chapéu.

Também produzido com fibra de papel, esse chapéu une simplicidade, sofisticação e verão! Demais, né?

Chapéu de praia marrom com corrente

Se você busca um chapéu com uma proposta diferente, mas que proteja seu rosto, este pode ser uma boa escolha. Com a aba bem larga, o diferencial deste chapéu está na cor, que é marrom.

A tonalidade mais escura garante a ele elegância e muito estilo, sendo que o acessório ainda conta com uma corrente dourada ao redor de seu topo.

Guia de compra

Os chapéus de praia são acessórios usados pelas mulheres há muitos anos. Eles são versáteis, elegantes e ainda protegem o rosto do sol. No guia abaixo vamos dar dicas sobre o seu uso, além de explicar as suas vantagens.

Foto de uma mulher de cabelos castanhos semi deitada na areia da praia, com os dois cotovelos apoiados no chão. Ela está olhando em direção ao mar azul e usa um chapéu branco com faixa preta.

O chapéu de praia é um acessório versátil e atemporal. (Fonte: Riccardo Bresciani/ Pexels.com)

O que é um chapéu de praia?

O chapéu de praia é um acessório que há muitas gerações não sai da cabeça das mulheres. Trata-se de um chapéu feito de diferentes tipos de fibras trançadas, com aba grande o suficiente para proteger todo o rosto do sol.

Ele foi idealizado para ser usado em baixo do sol quente da praia, de forma a proteger o couro cabelo e o rosto, no entanto, se tornou um acessório versátil, que pode ser usado em várias ocasiões.

Quais são as vantagens do chapéu de praia?

Como já dissemos, a palavra de ordem do chapéu de praia é a versatilidade. Em todos os países do mundo, mulheres possuem o hábito de utilizá-lo nos dias quentes.

A boa notícia é que ele saiu das praias e chegou até o campo e a cidade, uma vez que os designs foram se desenvolvendo e as criações foram ficando cada vez mais possíveis de adaptações.

Hoje em dia, usa-se o chapéu de praia com roupas frescas, soltas, rasteirinhas, e até algumas sandálias de salto, em diferentes situações.

Além do quesito fashion, é importante lembrar que este acessório garante segurança o seu rosto, uma vez que evita o contato direto dos raios UVA e UVB na pele.

Apesar da proteção, é muito importante que você use também protetor solar, especialmente em dias de exposição solar, pois com saúde não se brinca, né?

De maneira geral, o chapéu de praia é um acessório chique, versátil, atemporal, e que ainda protege do sol! Tem coisa melhor?

Foto de um chápeu de praia junto de um kindle, uma canga, uma toalha e um óculos de sol, ao lado de uma piscina.

O chapéu de praia combina estilo, proteção e conforto. (Fonte: Perfecto Capucine/ Pexels)

Quais são os tipos de chapéu de praia?

Assim como a maioria dos acessórios, o chapéu de praia tem suas variações estéticas. Abaixo, iremos te apresentar quais modelos estão em alta:

Tradicional

O chapéu tradicional, também conhecido com Floppy, é o modelo clássico com aba larga e molinha, feita de fibra ou de palha.

A sua principal vantagem está na sua aba, que cobre bastante do sol, e por vezes protege até o colo ou as costas.

Ele não faz parte do fast fashion e é bem fácil de combinar com diversos tipos de looks, inclusive fora da praia. Em resumo, é versátil, chique e muito atemporal!

Viseira

A conhecida viseira ganhou versão também em chapéu de praia. Sua inspiração vem da moda esportiva, no entanto foi adaptada para o clima litorâneo.

Apesar de muito elegante, dificilmente você conseguirá utilizar esses modelos fora da praia, visto que são mais informais. A dica é apostar em viseira com aba um pouco maior, para melhor proteção contra o sol.

Personalizado

O chapéu de praia personalizado é a febre do momento! Trata-se de um modelo floppy com bordados personalizados com nomes e frases na parte superior da sua aba. Divertido, né?

Panamá

As mais discretas ficam encantadas com a elegância do chapéu panamá. Ele possui aba reduzida e firme, e o topo pode ser achatado.

Ele é mais delicado, não é tão chamativo e costuma vir acompanhado com uma faixa preta, nude ou bege. É uma excelente opção para ser usado tanto na praia e na piscina, como na cidade.

Tradicional Personalizado Viseira Panamá
Aba Grande e molinha Grande e molinha Curta e firme Curta e firme
Onde usar Na praia, na piscina ou qualquer outro ambiente casual ao ar livre Na praia ou na piscina Na praia ou na piscina Na praia, na piscina ou qualquer outro ambiente casual ao ar livre
Diferencial Estilo mais clássico Bordado na aba Corte esportivo Estilo mais sofisticado

Quanto custa um chapéu de praia?

O chapéu de praia pode ser feito de vários materiais diferentes, e por isso seu preço pode ter algumas variações. No entanto, trata-se de um produto que é facilmente encontrado com valores acessíveis.

Em média, o seu custo fica entre R$25 e R$80, de acordo com a marca e o modelo escolhido.

Onde comprar um chapéu de praia?

Comprar chapéu de praia é uma tarefa simples. Existem muitas lojas que vendem o produto, especialmente na primavera e no verão.

As marcas de moda praia, por exemplo, são boas escolhas. Nesse nicho podemos citar Cia Marítima, Água de Coco e Blue Beach.

Caso você busque o acessório por um valor mais em conta, as lojas de departamento são uma boa ideia. C&A, Americanas, Renner, Marisa e Riachuelo são algumas delas.

E, claro, você também tem a possibilidade de comprar online em sites como Amazon, Buscapé, Mercado Livre, Dafiti e Submarino.

Critérios da compra: como comparar chapéus de praia

O chapéu de praia não tem muito mistério, né? Mas, ainda assim é importante que você observe cada detalhe do produto antes de escolher o seu.

A seguir, vamos te explicar melhor cada um desses pontos.

Material

Existem os chapéus feitos de materiais sintéticos, como as fibras de papel ou de celulose, e os feitos de materiais não sintéticos, como a palha.

Os primeiros possuem melhor acabamento e maior durabilidade, no entanto, a palha é ótima na proteção contra o sol, é chique, sustentável e linda!

Todos os casos possuem seus benefícios, cabe a você decidir qual deles te agrada mais.

Cor

Na maioria dos casos a cor do chapéu é o caramelo ou o bege claro, no entanto, também existem os pretos, e até alguns modelos coloridos, normalmente feitos de tons quentes.

Este quesito também é totalmente pessoal e varia de acordo com o gosto de cada um, porém, te recomendamos comprar um chapéu de praia que tenha cor neutra e ficará bem com qualquer roupa ou traje de banho.

Acabamento

Bom acabamento é muito importante! Ninguém gosta de linha solta e costura que incomoda, né? Por isso, preste atenção em cada detalhe do seu chapéu e observe se ele foi realmente feito com cuidado e é de boa qualidade.

Design

Por fim, o design, afinal um acessório tem que ser bonito e brilhar os seus olhos. Alguns deles possuem, inclusive, faixas, bordados e até correntes.

Como já dissemos, a variedade de modelos é grande e você tem várias possibilidades de compra.

(Fonte da imagem destacada: Pixabay/ Pexels)

Por que você pode confiar em mim?

Anna Liz Melo Personal Stylist
Formada em moda e prestes a concluir o curso de cosmetologia e estética, Anna Liz tem no currículo experiência suficiente para aconselhar qualquer pessoa sobre o look certo para qualquer ocasião. A experiência de dois anos em Paris ajudou muito, mas seu feeling é o que faz dela a pessoa certa para te ajudar a escolher a roupa, o perfume e os acessórios certos para cada compromisso.