Uma imagem de chave catraca com close no cachimbo.
Ultima atualização: 3 de maio de 2020

Como escolhemos

16Produtos analisados

17Horas investidas

4Estudos avaliados

77Comentários coletados

Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil para ficar por dentro de detalhes sobre a chave catraca. Vamos apresentar informações úteis às pessoas que precisam comprar o produto e não sabem a melhor forma de comparar modelos do mercado.

Quando se trata de chave catraca o aperto deve ser apenas no parafuso e não em seu bolso. Por este motivo vale aprender a seguir a como comprar modelos com menos custos, tendo mais benefícios.

Os tipos de chave catraca, as vantagens ou desvantagens desta ferramenta e a média de preços. Todos estes são apenas alguns dos ensinamentos que você tem ao ler as palavras do guia de compras.




Primeiro, o mais importante

  • As chaves catracas possuem diferentes níveis de extensões e dentes para trabalhar com tamanhos específicos de parafusos.
  • É possível comprar o produto individual ou em jogos com diversas unidades para usar em diferentes níveis de extensões.
  • É possível trabalhar com a chave catraca sem retirar a ferramenta da rosca ou do parafuso.

Você também pode gostar:

Melhores modelos de chave catraca: Nossas recomendações

O que há por trás das ofertas mais vendidas de chaves catraca? Conheça os atributos das melhores produções e ao mesmo tempo entenda detalhes técnicos que ampliam seu poder de decisão de compra.

Veja as características gerais das chaves catraca que fazem sucesso no Brasil.

Chave catraca Stels

Com peso de 100 gramas esta ferramenta é o que você precisa para parafusar ou remover até os parafusos resistentes. A produção apresenta 16 centímetros de comprimento e aço cromo vanádio.

São 72 dentes no produto destinado ao uso profissional. Esta versão possui uma engenharia que facilita para você mover com rapidez a direção da chave, executando trabalhos com menos esforço.

Chave catraca Gross

O produto é falado de forma positiva entre os especialistas por causa do formato ergonômico. Aperte com mais segurança sem precisar retirar a ferramenta dos parafusos.

Este modelo está revestido por polipropileno e tem aço cromo-vanádio. Esta composição pode durar diversos anos sem desgastes ou problemas que inviabilizam a utilização.

Chave catraca Black Jack

Como um dos diferenciais este produto profissional com preços promocionais apresenta cabo de borracha, o que gera bastante conforto. Modelo ideal para quem precisa parafusar muitas horas seguidas e não deseja sentir dores nas mãos.

A produção é reversível, de modo que pode ser utilizada no sentido horário ou anti-horário com perfeição, para você trabalhar com rapidez e segurança.

Chave catraca Stanley

É um acessório para realizar ajustes rápidos. Com esta ferramenta você não precisa desacoplar a catraca de porca e parafuso. No cabo existe uma estrutura antideslizante que fornece mais segurança.

Os dentes da chave catraca são testados e aprovados conforme rigorosos padrões para garantir efetividade em cada movimento da chave catraca.

Guia de compra

Você já passou pela experiência de tentar desparafusar um parafuso que parece estar colado no motor? É importante ter uma chave catraca à disposição para facilitar estes serviços complicados.

Senhoras e senhores, leia os conselhos especiais para aprender a comprar chave catraca com mais segurança, selecionando as melhores ofertas conforme seu tipo de trabalho.

Um homem usando a chave catraca para parafusar um parafuso grande em um bloco de metal.

Trabalhar com parafusos na obra é mais fácil quando se usa chave catraca (Fonte: WikiImages/ Pixabay)

O que é uma chave catraca?

Ideal para apertar ou desparafusar parafusos, a chave catraca é um produto versátil presente no formato de cachimbo ou de chave simples.

Como diferencial este produto permite que você trabalhe sem retirar a chave do parafuso, gerando mais conforto e rapidez nos serviços. A chave catraca serve para serviços com parafusos de cabeça sextavada.

Como usar uma chave catraca?

O uso é simples. Você deve utilizar uma chave catraca que corresponde ao tamanho da porca ou do parafuso que vai ser manuseado.

Você precisa encaixar a parte maior da ferramenta no parafuso. Após perceber que tudo está encaixado de um modo perfeito mova a ferramenta para os lados.

Detalhes sobre o funcionamento da chave catraca no vídeo:

Quais as vantagens de uma chave catraca?

É um alívio pensar que com pouco esforço físico dá para colocar ou tirar até os parafusos mais resistentes.
Muitos mecânicos usam a chave catraca para realizar a grande parte dos movimentos para rosquear, deixando a parte final para ser rosqueada com outras ferramentas, tais como a chave de aperto, por exemplo.

Não existe a chave catraca universal, apenas uma unidade não pode trabalhar com os mais diferentes tamanhos de parafusos. Outro ponto ruim é que as versões das melhores marcas custam preços superiores.

No quadro note as vantagens e desvantagens:

Vantagens
  • Não precisa de energia elétrica para funcionar
  • Ideal para fazer ajustes
  • Não requer pilhas ou baterias
  • Parafusa e desparafusa
  • Parafusa sem a necessidade de retirar a ferramenta do parafuso
  • Agiliza serviços de rosquear
  • O uso não requer muita força
Desvantagens
  • Não funciona em todos os parafusos
  • É preciso usar a ferramenta certa conforme o tamanho de roscas ou parafusos
  • Preços superiores nas marcas de qualidade

Qual é a melhor chave de aperto de parafuso?

Para apertar parafusos ou roscas existem 3 versões de chaves. Vamos conhecer um pouco mais sobre cada modelo para você compreender qual ferramenta deve escolher para realizar as suas atividades profissionais.

Chave catraca

A chave catraca é indicada para trabalhar sem muito esforço físico, apenas encaixando a ferramenta no parafuso e movimentando com extrema facilidade.

Oferecendo um elevado conforto aos usuários, as chaves catracas agilizam os serviços de rosquear, executando a grande parte dos movimentos para prender ou soltar parafusos e porcas.

Uma chave catraca de aço em cima de uma mesa

Chave catraca com aço inox (Fonte: webandi/ Pixabay)

Chave comum de aperto

Com a chave comum de aperto você trabalha retirando a ferramenta do parafuso ou da porca, o que exige bastante força nos movimentos iniciais para a retirada de objetos presos.

Elas possuem preços mais baixos e estão disponíveis com facilidade no mercado. É preciso escolher uma chave comum de aperto que seja do tamanho exato dos parafusos manuseados.

Diversas chaves comuns de aperto reunidas em grupo

Chaves comuns de aperto de parafusos ou porcas (Legenda: ID 41330/ Pixabay)

Chave de roda

A chave de roda possui um formato de cruz e serve para retirar porcas ou parafusos das rodas do carro. Esta produção é útil ao garantir firmeza na parafusada.

Dependendo das condições da porca é preciso usar menos ou mais força para manejar o acessório. Por isto esta opção não oferece muita facilidade de uso.

Dê uma olhada na tabela para saber melhor as diferenças das chaves:

Chave catraca Chave comum de aperto Chave de roda
Força empregada no uso Baixa Alta Alta
Preços Médio Baixo Médio
Conforto Alto Médio Médio
Tipo de trabalho Agilizar serviço de rosquear Variados Colocar ou retirar parafusos das rodas
Facilidade de uso Sim Não Não
Peso Leve Médio Pesado

Quanto custa uma chave catraca?

Uma unidade de chave catraca não custa mais do que 100 reais. Ao comprar um kit com diversos tamanhos diferentes dá para economizar no geral. Produções de marcas famosas tendem a oferecer resistência e preços superiores.

Alguns modelos menos famosos custam até 10 reais. Antes de escolher ofertas com preços baixos é indicado conhecer a procedência da marca, dos tipos de materiais e (ou) do lojista.

Onde comprar uma chave catraca?

É possível encontrar chave catraca em lojas de departamentos ou comércios especialistas nas vendas dos materiais de construção. Dê uma passada em pontos conhecidos do varejo: Americanas, Walmart, Leroy Merlin ou Dicico.

Na compra online há vantagens como preços baixos, variações de modelos e entrega em casa. Por ordem de lojas virtuais confiáveis temos: Amazon Brasil, Shoptime ou Submarino.

foco

Você sabia que uma das medidas de segurança é usar luva de proteção ao utilizar a chave catraca? Desta forma, além de proteger a pele você executa o serviço com mais rapidez, segurança e conforto.

Critérios de compra: Como comparar os modelos de chave catraca

Você sabia que sem se esforçar muito dá para encontrar rápido algumas promoções que valem a pena?
Para virar uma verdadeira máquina de comparar as chaves catracas no mercado é recomendado considerar os 5 melhores critérios comparativos na hora de buscar pelo modelo ideal:

Conheça mais sobre cada critério:

Tipos

É possível encontrar duas versões diferentes de chave catraca. Cada uma se ajusta melhor ao seu costume de trabalho.

  • Chave catraca cachimbo: Nesta versão você pode trocar o tipo de catraca usando apenas uma ferramenta (basta substituir o cachimbo). Em geral as marcas fornecem diversas opções de cachimbos no kit chave catraca, que também podem ser comprados separadamente.
  • Chave catraca comum: Neste caso, para mudar o tipo catraca é preciso utilizar uma nova ferramenta. Em algumas versões dá para trabalhar nos dois lados do modelo. As chaves catracas comuns custam preços inferiores e às vezes possuem um dos lados compostos por uma chave de apertar simples.

Entenda mais sobre os tipos de catracas ao conferir esta tabela:

Chave de catraca cachimbo Chave de catraca comum
Praticidade Mais Menos
Resistência Menos Mais
Preços Mais caro Mais barato

Extensão

Algumas vezes você percebe que precisa trabalhar com certo esforço e pensa: “Pelo visto esta chave catraca não tem qualidade”.

Na maioria dos casos isto acontece não porque o produto é ruim, mas sim por estar sendo utilizado da maneira errada.

Em geral ofertas de chaves catracas comuns possuem 2 tipos de extensões: 5 polegadas e 10 polegadas. Só que há trabalhos nos quais é necessário usar outras numerações em polegadas – fique de olho.

Desenho de 4 chaves de catraca comuns

A chave catraca comum pode ser usada nos dois lados (Legenda: OpenClipart-Vectors/ Pixabay)

Cor

As chaves catracas mais comuns têm tonalidade prateada que corresponde ao aço. Nestes casos a parte da catraca possui um resistente revestimento de cor preta.

Ao comprar a chave catraca com cachimbo é possível escolher mais opções de tons. Se sua oficina não tem iluminação muito boa você pode levar versões de cores claras, assim fica fácil identificar a ferramenta.

Jogos

Se você pretende trabalhar com muitos tamanhos de porcas e parafusos sextavados é válido adquirir um kit que possui diversas versões de chave catraca.

Mas, quem já tem o estojo e precisa apenas repor uma unidade ou adicionar opções extras tem mais benefícios ao comprar por unidade.

Material

A chave catraca apenas é boa quando está composta por aço ligado com cromo vanádio. Esta composição se trata da principal tendência nos melhores modelos mundiais.
Para entender se uma chave catraca possui materiais de qualidade verifique se a composição atende à rigorosa norma DIN 1711-1.

(Fonte da imagem destacada: webandi/ Pixabay)

Por que você pode confiar em mim?

Samuel Chagas Profissional em Consertos
A vivência de Samuel com consertos em casas e estabelecimentos comerciais vem de décadas, desde quando ajudava seu pai, pedreiro, há mais de 30 anos. Seu gosto pelo assunto fez dele um profissional em consertos, e é assim que Samuel ganha a vida há 15 anos. Na internet, ele compartilha seu conhecimento sobre ferramentas e itens de segurança para casas e prédios.