Foto ampliada da ponta de uma chave de fenda e de um parafuso com fenda.
Ultima atualização: 25 de junho de 2019

Como escolhemos

16Produtos analisados

17Horas investidas

3Estudos avaliados

88Comentários coletados

Olá, sinta-se muito bem recepcionado por nós, da ReviewBox Brasil! Estamos em constante atualização para trazer a você tudo, sobre tudo. E hoje falaremos sobre uma ferramenta essencial: a chave de fenda.

Essas ferramentas já servem a humanidade há mais de dois milênios, com seus usos refinados desde então. São indispensáveis em qualquer caixa de ferramentas, com diferentes tamanhos em comprimento e largura.

Se você não quer simplesmente comprar uma, mas ter conhecimento para escolher a sua, veio ao lugar certo. Chaves de fenda têm modelos e características, e ao seguir lendo, você aprenderá muito sobre elas!




Primeiro, o mais importante

  • A maioria absoluta dos objetos e equipamentos tem suas partes conectadas com parafusos. De tamanhos e formas variadas, muitos utilizam o padrão compatível com chave de fenda.
  • Chaves de fenda podem ser encontradas em diversos tipos de comprimento, largura, extensão e formato da fenda para encaixe. É praticamente impossível você ter apenas uma para cumprir todas as funções.
  • Existem tipos específicos de chave de fenda. Algumas são próprias para trabalhos com elétrica, por exemplo. Por isso a importância de conhecer a fundo esta ferramenta.

Você também pode gostar:

Ranking: As 4 melhores chaves de fenda

A chave de fenda é uma ferramenta que deve existir em qualquer maleta. Se você ainda não possui uma, ou busca outros tamanhos, não pode deixar de conferir o ranking que fizemos para você.

1º - Chave de Fenda 1/4 x 10 - Vonder

Feita com materiais de grande resistência, tem lâmina tratada termicamente em liga de aço, e ponta serrilhada para maior aderência à fenda.

Cabo em acrílico com formato hexagonal, permitindo maior aderência para apertos com a chave. Acabamento acetinado de níquel para maior resistência à corrosão e ferrugem.

2º - Chave de Fenda 1/4 x 1.½ - Vonder

Haste em aço cromo vanádio, de grande resistência. Tamanho compacto para uso em locais apertados, com base larga para maior adesão à mão.

Acabamento em plástico rígido, fornecendo segurança para o utilizador. Formato do cabo mais arredondado, evitando a possibilidade de pequenas lesões em apertos mais fortes.

3º - Chave de Fenda Isolada 5 x 150 mm - Tramontina

Uma linha de produtos para trabalho industrial, atende as NRs 35 e 10. Indicada para trabalho em altura (acima de 2 metros), possuindo anel de plástico giratório para amarra do equipamento.

Fabricada em aço cromo vanádio e temperada no fogo, tendo sua ponta fosfatizada. Indicada para uso em redes de tensão até 1000V.

4º - Chave de Fenda Isolada 5/16 x 6 - Tramontina

Chave de fenda isolada, fornecendo total segurança para utilização em ambientes com eletricidade. Aplicação segura em áreas energizadas com tensão de até 1.000V.

Atende à NR 10 e a norma internacional IEC 60900. Haste fabricada em aço cromo vanádio temperado.

Guia de Compra

Embora a maioria das pessoas conheça uma chave de fenda, pode ser que alguns termos sejam novos. E nós queremos trazer aqui todos os dados importantes sobre essa ferramenta.

Continue com a gente para conhecer seus diferentes tipos e, ao final, conseguir escolher a sua.

Mão de homem usando uma chave de fenda para apertar um parafuso.

A chave de fenda é uma ferramenta indispensável em qualquer maleta. (Fonte: Maxim Blinkov / 123RF)

O que é uma chave de fenda?

Por mais que a tecnologia siga contribuindo com evoluções para o seu uso, alguns componentes parecem ter sido muito bem desenhados já há séculos. Seja para a construção de uma cama, ou mesmo de um smartphone, existem partes que precisam ser montadas.

A chave de fenda é uma ferramenta desenhada para permitir esta montagem (ou desmontagem), por meio de parafusos que possuam uma fenda na cabeça. Confuso? Vamos lá!

Parafusos tem a parte da rosca, onde encaixam, e outra mais larga, chamada de cabeça. Nesta extremidade mais larga pode existir uma fenda (um risco, ou algo de outro formato), que é onde se encaixa a chave para torcê-lo.

Foto de duas chaves de fenda com parafusos ao lado.

Chaves de fenda servem para aperto/desaperto de parafusos com cabeças possuidoras de fenda. (Fonte: AllanW / pixabay)

Se você gosta de ver para crer, dê uma boa olhada nos aparelhos em sua casa. Podem até estar bem escondidos, mas existem parafusos por todos os lados. Não há ferramenta mais útil que uma boa chave de fenda.

Para cada tipo de parafuso deve existir uma chave adequada à necessidade do trabalho. Ela será adequada quando existir contato máximo do objeto a ser apertado com a ferramenta de aperto/afrouxe.

Conforme o uso e características, foram criados nos parafusos diversos tipos específicos de fendas. E cada um deles precisa ter uma chave apropriada para realização do aperto/desaperto, no sentido de seu contato máximo.

Os tipos mais comuns que encontramos em nosso dia a dia são as fendas plana e estrela (ou phillips).

Mas existem muitas outras, onde a maioria se concentra no setor automotivo e algumas outras no uso industrial: pozidrive, torx, resistorx, quadrada, hexagonal, entre outras menos comuns.

Esta adequação tem a ver também com o tamanho da fenda que você pretende apertar/desapertar. As medidas são encontradas para venda em polegadas, de forma que você precisa ter um certo conhecimento no que pretende adquirir.

Esse vídeo publicado pelo Centro de Distribuição Loja do Mecânico vai ajudar você a entender melhor:

Chave de fenda plana ou cruzada? Qual a diferença?

Dos tipos de fenda, dois são os mais comuns e de maior destaque nos aparelhos de uso doméstico: chave de fenda plana ou cruzada. Veja bem, elas não são as únicas chaves que você utilizará quando precisar realizar manutenções, mas são as mais usadas no geral. Vamos analisar suas características:

Foto em ampliação das pontas das chaves de fenda, indicando pontas com fenda plana e cruzada.

Pontas de fenda plana ou cruzada são os principais tipos para uso doméstico. (Fonte: Efraimstochter / Pixabay)

Chave de fenda plana

A mais antiga já criada (primeiras datam do século 1), possui uma ponta achatada e estreita. A largura e comprimento da fenda variam conforme a chave. É muito utilizada para a realização de trabalhos domésticos, com uso em móveis, principalmente.

São utilizadas também em mecânica para aperto e soltura de parafusos grandes. Com um cabo em sextavado, pode-se utiliza uma chave de boca para aumentar o torque da ferramenta, sem precisar de mais esforço.

Chave de fenda cruzada (Phillips)

Opção de aperto que vem ganhando espaço ao longo do tempo, principalmente em componentes mais frágeis. Sua ponta achatada possui um formato de linhas cruzadas (duas fendas).

Possui a ponta mais fina que a sua irmã, e seu uso é possível apenas em parafusos com fendas semelhantes. Utilizado mais em peças de acrílico, PVC e metais finos (não podem ser muito apertados sob risco de dano).

Compare:

Chave de fenda plana Chave de fenda cruzada (Phillips)
Tipo de fenda Fenda simples na ponta Fenda cruzada na ponta
Utilização Em objetos menos frágeis Em qualquer objeto
Versatilidade Pode ser utilizada em parafusos de fenda cruzada (apesar de não recomendado) Não pode ser utilizada em parafusos de fenda simples

Quais cuidados devo tomar com minha chave de fenda?

Certamente você já deve possuir uma chave de fenda em casa, pelo menos uma. Saiba, então, que elas precisam de um cuidado básico para continuarem realizando sua função com excelência. Confira:

  • Não afie a ponta das chaves, pois afeta a resistência do material, podendo ocasionar a quebra e até mesmo danos ao utilizador.
  • Lubrifique o metal periodicamente para mantê-lo sempre protegido de agentes de intempérie.
  • Utilize a chave de fenda apenas para apertar e desapertar parafusos.
  • Verificar antes do uso se a ferramenta está em condições de utilização, procurando trincas ou arredondamento das arestas na ponta da chave.

Quanto custa?

Chaves de fenda são ferramentas simples, mas que podem contar em sua estrutura diferentes materiais, conforme a necessidade.

Portanto, você poderá encontrar este produto desde os R$ 4 até mais de R$ 300. O que irá impactar no preço são as características da peça que você pretende adquirir.

Onde comprar?

Por se tratarem de ferramentas com custo acessível, e de uso global, podem ser encontradas em todas as lojas de departamento, ferragens, materiais de construção e até mesmo em agropecuárias.

Contudo, um meio cada vez mais seguro é também a aquisição online. Nesse modelo de compra você terá a possibilidade de pesquisar ao máximo e comprar os produtos entre diferentes lojas. A Amazon é uma excelente opção, com variedade e credibilidade na entrega.

Critérios de compra: Fatores para comparar os modelos de chave de fenda

Por ser uma ferramenta de uso simples, com função extremamente simples, chaves de fenda não possuem grandes macetes.

Contudo, sua variedade de usos (ainda que sempre para aperto/desaperto de parafusos) acaba criando chaves com algumas características distintas. E é importante que você conheça sobre elas.

  • Cabo
  • Largura e abertura da fenda
  • Imantada
  • Material da haste

Cabo

Sendo uma haste de metal, a chave de fenda possui um cabo mais grosso composto por diferentes materiais. Os mais comuns são plástico de alta densidade e acrílico.

Dependendo da necessidade de uso da ferramenta, você precisa ter em mente a escolha do cabo. Elemento onde se dá a pressão para aperto/desaperto, deve possuir as condições necessárias para ser girado.

Caso seu uso seja residencial, cabos ergonômicos e emborrachados são ótimas opções. Geralmente cilíndricos e moldados a mão do utilizador.

Foto ampliada do cabo emborrachado da chave de fenda.

Cabos emborrachados são opções ergonômicas para o uso contínuo da ferramenta. (Fonte: Efraimstotcher / Pixabay)

Se você pretende utilizar elas também no trabalho, e em componentes que exijam mais aperto, cabos de acrílico são boas opções. Em formato quadrado ou hexagonal permitem mais adesão e uso de outras ferramentas como auxiliadoras.

Existe esta opção também nos cabos plásticos, mas eles vão se deformando conforme utilização com outras ferramentas. Por fim, caso pretenda utilizar as chaves de fenda em ambientes perigosos (como expor a eletricidade), chaves com cabos isolados e materiais específicos são as mais recomendadas.

Largura e abertura da fenda

Você já viu um pouco sobre isso em outro momento. Existem diversos tamanhos de parafuso e de cabeças nos mesmos, da mesma forma, fendas mais largas ou estreitas, maiores ou menores. Essas medidas são dadas em polegadas.

É importante ao escolher a chave, saber de modo aproximado que tamanhos de fenda precisa que ela aperte/desaperte. Caso faça a escolha errada, poderá não conseguir realizar a atividade, ou mesmo se machucar.

Chaves grossas demais, não entrarem em parafusos menores, e o contrário também não funciona. Se a chave de fenda tiver largura muito fina, ela não terá força em um parafuso maior.

Uma opção fornecida pelos fabricantes é a aquisição das chaves de fenda em pequenos conjuntos (que variam de 3 até mais de 10 peças). Desta maneira, você compõe em sua caixa de ferramenta as chaves para qualquer ocasião.

Imagem de ferramentas sobre mesa, com chaves de fenda de diversos tamanhos.

Existem diversos tamanhos de chaves de fenda, para uso em diversas situações. (Fonte: stux / Pixabay)

Imantada

Talvez você nunca tenha percebido, mas algumas chaves de fenda possuem a ponta mais escura. Você sabe para que serve?

Não é apenas parte do design da ferramenta, aliás, muito longe disso. Essa ponta mais escura é imantada. Isso quer dizer que elas possuem um imã na extremidade. É muito útil, pois, o parafuso gruda nessa ponta e não cai. Se você precisa parafusar uma região onde só cabe um braço, por exemplo, é essencial.

Embora seja um critério super interessante, ele pode encarecer a chave de fenda. Então analise se seria realmente útil para você.

Imagem de chaves de fenda imantadas.

A ponta preta nas chaves de fenda significa que são imantadas. (Fonte: blickpixel / Pixabay)

Material da haste

O material utilizado da haste da chave de fenda, ou seja, a parte metálica, pode variar. São usados diferentes tipos de aço e isso automaticamente interfere na qualidade de durabilidade da peça.

Confira esse detalhe importante da descrição do produto no site de compra. As melhores chaves são feitas de aço cromo vanádio, aço endurecido e temperado ou aço carbono.

(Fonte da imagem destacada: saulhm / Pixabay)

Por que você pode confiar em mim?

Samuel Chagas Profissional em Consertos
A vivência de Samuel com consertos em casas e estabelecimentos comerciais vem de décadas, desde quando ajudava seu pai, pedreiro, há mais de 30 anos. Seu gosto pelo assunto fez dele um profissional em consertos, e é assim que Samuel ganha a vida há 15 anos. Na internet, ele compartilha seu conhecimento sobre ferramentas e itens de segurança para casas e prédios.