Um mecânico usando uma chave de roda em um parafuso de uma roda de um carro.

Bem-vindo ao ReviewBox Brasil, apresentaremos um poderoso Guia de Compras de chave de roda que não deixa ninguém na mão. Com as informações do manual é fácil encontrar a ferramenta de torque efetivo que facilita os trabalhos em parafusos.

Tirar e colocar as rodas do veículo é fácil quando o serviço ocorre com chave de roda. São muitas versões disponíveis. Algumas não possuem qualidade, explicando assim a necessidade de você conhecer informações antes de comprar.

Vamos acompanhar quais são as principais chaves de roda, a média de preço, melhores marcas e outros diversos assuntos. Para nunca mais ter problemas com a força do aperto nos parafusos, siga adiante na leitura.

Primeiro, o mais importante

  • Chave de roda em formato de L é a mais usada nos carros por serem fáceis de armazenar.
  • Os modelos de chaves em roda são úteis para usar em diferentes tamanhos e tipos de parafusos.
  • Escolha produções com metal inox que são resistentes contra a ferrugem. Você conhecerá os melhores modelos nesse Guia.

Você também pode gostar:

Melhores chaves de roda: Nossas recomendações

Você sabe o que buscar em chaves de roda? Estes produtos não são todos iguais! Veja os detalhes técnicos por trás do sucesso de cada uma das versões mais famosas nas oficinas mecânicas.

A melhor chave de roda com 3 bocas

O aço vanádio Inox no produto de 1 kg garante uma utilização diária com menos chances de rompimentos na peça. A produção apresenta 3 bocas, cada uma para trabalhar em um tamanho diferente de parafuso.

Esta edição também tem um lado composto por espátula, o que torna a produção mais funcional. É uma peça com tamanho de 25 centímetros.

Chave de roda com material de primeira

Produto cromado com metal de primeira qualidade submetido a métodos específicos na hora de temperar e forjar. Produção elaborada no formato que facilita um uso contínuo sem desgastar.

Edição da marca Tramontina, uma referência em qualidade na produção de itens metálicos. Com este modelo você garante a perfeição no acoplamento com parafusos tendo em vista as bocas verificadas por gabaritos calibrados.

A chave de roda que facilita seu trabalho

Se você quer uma ferramenta para trocar pneus com menos esforço e mais rapidez vale investir na edição da Belfix. Em troca de preços populares leve para casa uma produção que satisfaz os constantes trabalhos nas oficinas.

Para usar este produto escolha um dos lados conforme o tipo de parafuso na roda nos pneus do seu carro. Uma opção a quem busca economizar sem perder os benefícios que as melhores versões podem oferecer.

Modelo com características técnicas superiores

A Vonder produz uma chave de roda com características técnicas superiores. Existe até uma proteção no cabo para facilitar o trabalho. A edição possui soquete de aço cromo vanádio e corpo no robusto aço carbono.

Esta versão intercambiável acompanha dois soquetes aos serviços em diferentes parafusos. Detalhe ao acabamento cromado fosco da chave de roda. Este modelo grande deve ser usado com manípulo.

Guia de Compra

Você já passou por experiência semelhante: Pular ou pressionar a chave de roda com os pés porque ela não funciona para desrosquear um parafuso? Evite problemas como estes ao ler o presente Guia.

Vamos esclarecer tudo que você precisa saber sobre a chave de roda para não se arrepender da sua compra.

Um homem de macacão azul e camiseta branca que usa uma chave de roda no parafuso de uma roda de carro.

Com uma chave de roda forte no torque você quase não precisa se esforçar para trocar a roda. (Fonte: luckybusiness / 123RF)

O que é uma chave de roda?

Conhecida como chave de talão ou chave de macaco, a chave de roda é uma ferramenta usada em oficinas. Muitos motoristas também possuem este item dentro do carro.

A produção apresenta aço temperado e força no torque, embora não seja uma peça grande. Nos dias atuais existem formatos diferentes do acessório automotivo, cada um se adapta ao tipo de serviço que você deseja realizar.

Para que serve uma chave de roda?

Na grande parte dos casos as pessoas usam esta chave para trocar a roda do carro, junto com outros acessórios como macaco e triângulo. Ela serve no sentido de tirar ou colocar parafusos nas rodas.

É preciso usar uma produção do tamanho adequado ao parafuso para conseguir utilizar a chave de roda perfeitamente. No vídeo abaixo você acompanhará as explicações do especialista sobre como utilizar chaves de rodas para trocar o pneu:

Quais os benefícios desta ferramenta?

É impressionante notar que uma simples ferramenta leve possui extremo poder de torque até para retirar os parafusos espanados. As produções em cruz apresentam um tamanho diferente em cada ponta, o que torna esta versão flexível ao uso em diferentes parafusos.

Atualmente não é difícil encontrar versões de marcas confiáveis que custam preços baixos. Existem diversos formatos que atendem os desafios que mecânicos encontram pela frente, embora esta diversidade de escolhas possa confundir consumidores.

Você não precisa reservar muito espaço para guardar esta produção indispensável ao uso emergencial, como na hora de trocar pneu em uma estrada, por exemplo. Esta ferramenta é fácil de utilizar, basta colocar no parafuso e trabalhar.

Atenção nos produtos com preços muito abaixo da média. Eles podem ficar enferrujados e menos resistentes, prejudicando a durabilidade. Veja a tabela com benefícios e desvantagens da chave de roda:

Vantagens
  • Leve e simples de usar
  • Múltiplas funcionalidades
  • Preços baixos
  • Diferentes formatos
  • Bastante poder de torque
  • Fácil de guardar no carro
  • Não precisa de baterias
Desvantagens
  • Produções de baixos custos enferrujam rapidamente
  • Itens baratos quebram mais fácil
  • Diferentes versões confundem usuários

Qual a melhor chave de roda?

Esta é uma ferramenta mais resistente do que outras produções que possuem o mesmo tamanho. Aliás, comprimento significa aquilo que diferencia as chaves de rodas. A definição das principais versões você acompanha abaixo:

Em uma oficina mecânica um mecânico está segurando um pneu grande com uma mão e uma chave de roda com a outra mão.

Com a chave de roda você pode usar um lado no parafuso e o outro lado como apoio para girar a ferramenta. (Fonte: Dmitry Kalinovsky / 123RF)

  • Chave de roda em cruz: É a versão cruzada, útil para trabalhar em diferentes tamanhos já que cada ponta possui um tamanho diferente de encaixe. Estas produções às vezes trazem outras funções, como, por exemplo, a espátula. Tais edições funcionam bem para retirar rodas de carros de porte pequeno, médio ou grande.
  • Chave de roda longa: Este item possui duas bitolas e um manípulo que deve ser inserido no buraco da ferramenta para gerar mais força nos giros. A vantagem na produção é que dá para trocar os soquetes, tornando a utilização mais flexível em diferentes tamanhos de parafusos.
  • Chave de roda L: Composta por apenas uma bitola. Esta é a produção mais usada em carros populares, não pesa muito e apresenta facilidade para armazenar. Uma opção de custos baixos com variedades no tamanho do encaixe.
  • Chave de roda desforcímetro: Apesar de ser uma peça de porte médio ela tem um poderoso torque máximo de 3.800NN, o que garante certa facilidade para retirar ou colocar rodas de caminhões.

Veja a comparação dos tipos de chave de roda:

Chave de roda em cruz Chave de roda longa Chave de roda L Chave de roda desforcímetro
Formato Cruz Reto e longo L L
Uso Carro Carro ou caminhão Carro Caminhão
Peso Leve Pesado Leve Médio
Durabilidade Média Alta Média Alta
Preço Médio Alto Baixo Alto
Tamanho Pequeno Grande Pequeno Médio

Quanto custa?

A chave de roda tem um preço de R$ 20 a até R$ 200. Ao comprar versões maiores você precisa gastar mais dinheiro. Modelos em cruz ou L custam preços populares e estão entre as versões mais vendidas.

Se atenha à qualidade do metal no produto, já que isto pode interferir nos preços. As edições com aço vanádio custam mais, embora sejam conhecidas pela durabilidade superior.

Onde comprar?

Em lojas que possuem departamentos específicos de ferramentas você pode encontrar algumas chaves no formato cruz ou L. Americanas, Leroy Merlin e C&C são estabelecimentos que vendem modelos básicos.

Na internet você encontra mais opções de escolhas e paga preços baixos se comparar com a compra nas lojas físicas. O produto chega na sua casa, não precisa de preocupação quanto ao transporte. Acesse sites como Amazon Brasil ou Shoptime.

foco

Você sabia que a chave de roda é um item obrigatório assim como macaco e estepe? Não ter este produto no carro pode gerar infração de trânsito.

Critérios de compra: Fatores para comparar modelos de chave de roda

De repente o pneu fura na estrada! E agora, como trocar sem sujar a roupa? Só há um jeito, usar uma chave de roda eficiente que permite existir um rápido processo para colocar o estepe e seguir viagem.

Com chave de roda não é bom vacilar. Para saber diferenciar modelos com ou sem qualidade compare as ofertas conforme os 4 critérios comparativos:

  • Kits
  • Formato
  • Tamanho
  • Funcionalidade

A definição dos pontos listados você acompanha adiante:

Kits

Fique de olhos atentos nos kits que além de oferecer a chave de roda também oferecem macaco. Estas promoções são úteis se você ainda não tem todas as ferramentas obrigatórias.

Em alguns pacotes também vêm o triângulo que deve ser colocado na pista para alertar aos outros condutores que você está trocando o pneu.

Peso

Se você não tem costume de usar chave de roda compre versões que possuem no máximo 1 kg. Mais do que este peso pode tornar o trabalho cansativo, o que te faz suar e sujar a camiseta.

Caso exista espaço no seu carro use uma chave de roda cruzada. Ela tem quase o mesmo peso do que os modelos em L, mas o formato fornece um apoio que ajuda na retirada ou colocação dos parafusos.

Tamanho

Em que lugar do carro você armazenará a chave de roda? Analise este aspecto para comprar uma versão que se encaixa no espaço.

No caso de oficinas mecânicas vale a pena investir em todas as versões, principalmente àquelas mais longas que facilitam as execuções de diferentes serviços com parafusos e rodas.

Funcionalidade

Muitas produções possuem pontas no formato para executar outras funções. Por exemplo, há edições com espátula para auxiliar na retirada do pneu da roda.

Em outras edições há como mudar o soquete da ponta para ampliar a capacidade de trabalho da ferramenta em diversos parafusos.

(Fonte da imagem destacada: 36clicks / 123RF)

Por que você pode confiar em mim?

Renato Duarte
Renato Duarte
Redator
Os redatores do portal REVIEWBOX pesquisam e escrevem artigos informativos de alta qualidade sobre os mais variados produtos e assuntos.