Uma chave inglesa.

Bem-vindo ao ReviewBox. A chave inglesa é um produto desenvolvido durante a Revolução Industrial. De lá para cá esta ferramenta recebeu diversas modificações técnicas para facilitar o trabalho nos giros de porcas e parafusos.

Embora tenha um formato simples, há detalhes importantes no produto. Compreender estes pontos detalhistas é fundamental para você comprar com menos custos e mais benefícios. Tenha este conhecimento ao ler o guia de compras de chave inglesa.

Primeiro, o mais importante

  • Chave inglesa com borracha é melhor para usar em ambientes de trabalho que têm excesso de óleo ou outras substâncias escorregadias.
  • Chaves inglesas maiores são menos portáteis e possuem mais torque.
  • A escala métrica na ferramenta ajuda ao ajuste rápido conforme os tamanhos de parafusos e porcas.

Você também pode gostar:

As melhores chaves inglesas: Nossas recomendações

Veja a lista com produtos de reputação positiva no mercado. Aprenda os principais detalhes técnicos. Na sequência prossiga a leitura para compreender mais informações da ferramenta:

A melhor avaliada pelo público

O acabamento detalhado do produto impressiona até os públicos especialistas. É uma produção que possui resistência elevada para muitos anos de trabalho, também oferecendo a escala métrica de ajuste rápido. Esta oferta apresenta aço cromo vanádio cuja resistência contra a ferrugem está acima da média. Os tons amarelos ajudam para você encontrar a ferramenta nos ambientes sem muita iluminação.

A que possui longa vida útil

A edição apresenta uma completa escala métrica na cabeça e tratamento anticorrosivo, de modo que o metal permanece com aparência de novo por diversos anos. A grande parte da ferramenta possui tom preto, com a ponta prateada para facilitar as visualizações das medidas. Esta chave inglesa de acabamento fosfatado possui um orifício na ponta que facilita ao armazenamento.

Modelo com ótimo custo-benefício

Se você busca um produto com menos custos e que possui qualidade profissional é válido comprar esta oferta de 20 centímetros de comprimento. A composição da ferramenta contém aço forjado desenvolvido em laboratórios que têm tecnologia de ponta para primar pela resistência superior. Há marcações de milímetros ou polegadas para auxiliar no ajuste rápido na chave inglesa.

Guia de Compra

Para ter diversas opções de tamanho de ponta em apenas uma ferramenta você pode investir na chave inglesa. Alguns modelos cabem no bolso! Leia a seguir informações que te guiam nos caminhos da compra de chave inglesa.

 Alt texto: Um operário rosqueando um parafuso de um motor de uma máquina industrial.

É mais prático girar parafusos com a chave inglesa. (Fonte: kzenon / 123rf)

O que é uma chave inglesa e para que serve?

Chave de aperto regulável, chave de boca ou chave sueca, estes são alguns nomes para designar a chave inglesa.

Tal ferramenta funciona para facilitar a aplicação do torque no trabalho com porcas e parafusos por assumir diferentes tamanhos via regulagem. É uma peça essencial na caixa de ferramentas, assim como a chave de fenda.

foco

Já ouviu falar da Enköping Mekaniska Verkstad? Este é o nome da empresa sueca que inventou a primeira chave inglesa, em 1892.

Qual é o formato de uma chave inglesa e como usar?

A chave inglesa possui uma ponta lisa ou com orifício para facilitar o armazenamento. Na outra extremidade da ferramenta existem as mandíbulas cujas regulagens são ajustadas por uma espécie de parafuso, conforme o tamanho da cabeça de parafusos ou porcas.

Uma chave inglesa entre duas torneiras desinstaladas.

O dispositivo de ajuste de tamanho de abertura está próximo da boca na chave inglesa. (Fonte: garloon / 123rf)

Quais são as vantagens de utilizar a chave inglesa?

Mundialmente conhecida pela praticidade, com uma chave inglesa você pode girar os mais diferentes tamanhos de parafusos ou porcas. Isto quer dizer que graças ao produto não é necessário ter diversas chaves de diâmetros diferentes na oficina.

A tecnologia de hoje é avançada ao ponto de fabricar produções ergonômicas. Elas são construídas com uma engenharia que gera menos cansaço ou necessidade de força nas mãos durante a aplicação. Acompanhe mais vantagens e desvantagens do produto:

Vantagens
  • Não precisa de pilhas para funcionar
  • Diferentes tamanhos
  • Ergonomia
  • Regulagem
  • Gira parafusos e porcas
  • Fácil de higienizar
Desvantagens
  • Requer força física
  • Alguns modelos escorregam fácil
  • Menos torque do que outras chaves

Qual é a diferença entre uma chave inglesa, uma chave de grifo e uma chave fixa?

Estas são as chaves de aperto populares. Cada escolha serve para desenvolver um tipo de trabalho. Descubra as diferenças entre os diferentes tipos e veja se a chave inglesa é uma ferramenta perfeita aos seus trabalhos:

Chave inglesa: Ela oferece para você a possibilidade de ajustar os tamanhos de acordo com as cabeças das porcas e dos parafusos instalados com minifuradeira, furadeiras ou máquinas maiores.

Embora mais flexíveis, estas produções possuem menos resistência porque problemas no dispositivo de ajuste podem inviabilizar a utilização da chave inglesa.

Um operário de macacão e boné com uma chave inglesa em uma das mãos.

A chave inglesa é usada em setores automotivos, industriais ou da construção civil (Fonte: Anton Estrada / 123rf)

Chave de grifo: Ferramenta robusta com um avançado sistema de abertura capaz de abrir a cabeça de modo mais amplo se comparar a outras chaves. O poderoso torque da peça é capaz de afrouxar os canos ou as peças grandes difíceis de serem manipuladas manualmente.

Chave de aperto fixa: Esta edição não possui ajuste. De modo que você precisa selecionar a opção de acordo com o tamanho dos parafusos a serem manuseados. Devido ao formato simples e peso leve a chave de aperto fixa é prática para usar em pontos de difícil acesso.

Observe o resumo das diferenças entre as chaves:

Chave inglesa Chave de grifo Chave de aperto fixa
Torque Médio Superior Médio
Ajuste ao tamanho das cabeças sextavadas e quadradas Sim Não Não
Polegadas Pode ir de 1 a até 36 polegadas ou mais Pode ir de 5 a até 60 polegadas ou mais Pode ir de 1 a até 20 polegadas ou mais
Mecânica Bocas ajustáveis Bocas ajustáveis Apresenta uma ou duas bocas
Utilização Apertar ou afrouxar porcas e parafusos Apertar ou afrouxar parafusos, peças, porcas ou canos Giros rápidos de parafusos
Resistência Menos Mais Mais
Ponta superior Orifício para facilitar o armazenamento Orifício para facilitar o armazenamento Outro tipo de chave de aperto

Quanto custa e onde comprar uma chave inglesa?

De R$ 20 até R$ 300, este é o preço médio de uma chave inglesa de qualidade. Evite comprar produtos com preços superiores. O valor fica mais caro conforme a marca, o tamanho e os acabamentos na ferramenta.

Leroy Merlin, Lojas Americanas, Kalunga e Telha Norte são pontos do varejo que comercializam a chave inglesa. A melhor escolha de sites de compras é Amazon Brasil, com vendedores-fabricantes que vendem direto ao consumidor.

Philip GarrisonEspecialista em engenharia de estruturas

“É mais fácil desatarraxar uma porca ou um parafuso usando a chave inglesa comprida do que a versão curta porque o cabo longo facilita no efeito giratório.”

Critérios de Compra: Como comparar os modelos de chave inglesa

Não adianta comprar um modelo pequeno quando é preciso bastante torque no trabalho. Adquirir a produção maior se você precisa de uma ferramenta de bolso também não vale a pena.

Para não errar na compra conforme suas necessidades considere os critérios abaixo:

  • Travantes
  • Polegadas
  • Cabo
  • Escala métrica
  • Fosfatização

As informações de cada ponto serão reveladas mais para frente:

Travantes

Alguns modelos de preços baixos são ajustáveis sem problemas, mas quase sempre eles possuem problemas por não conterem as derrapagens.

Em contrapartida, existem versões que possuem travantes, mecanismos de travamentos que geram mais segurança e minimizam as chances de você pausar o trabalho pela necessidade de reajustes.

A cabeça de uma chave de fenda prateada.

Chaves inglesas com tratamento contra corrosão são mais duráveis. (Fonte: moritz320 / Pixabay)

Polegadas

Mais polegadas significa preços superiores. Dependendo do caso, você pode precisar ou não gastar um pouco mais de dinheiro. Considere dois aspectos:

  • Tamanho da abertura: Se você tem costume de trabalhar com os parafusos que possuem um tamanho máximo compre a chave inglesa que também tenha o mesmo limite para abrir a boca. Cabos maiores exigem menos força física em cada giro nos grandes parafusos.
  • Tamanho do cabo: As versões longas facilitam para afrouxar parafusos. Já os modelos menores são mais práticos para guardar no bolso e parafusar estruturas menores. Produtos médios são melhores a fim de você realizar trabalhos diversificados.
foco

Você sabia que de vez em quando é preciso usar uma fina camada de lubrificante para manter a ferramenta com aparência de nova por mais tempo? Para evitar oxidação guarde a chave inglesa em locais secos, como, por exemplo, a caixa de ferramentas.

Cabo

Praticamente há duas opções de cabos de chave inglesa: Com ou sem acabamento:

  • Cabos com acabamento: Possui um formato ergonômico que torna mais macia a aplicação. Algumas versões têm a forma em curvas para se ajustar com facilidade aos dedos.
  • Cabos sem acabamento: Podem custar menos. As produções que possuem mais polegadas em geral não são acabadas com borracha. Tome cuidado ao usar a ferramenta sem escorregar nos locais que têm óleos ou substâncias escorregadias.

Escala métrica

Nas cabeças das melhores produções existe uma escala métrica com o mínimo e o máximo de ajuste permitido por parte da ferramenta. Isto facilita para você selecionar a medição de acordo com o tamanho de cabeças de porcas ou parafusos.

Tome cuidado, algumas versões de preços inferiores podem não ter a escala métrica.

Fosfatização

Aço cromo vanádio submetido a tratamento antioxidante com fosfatização – esta é a característica da composição das chaves inglesas mais resistentes que facilitam o trabalho no dia a dia.

Quase sempre as produções de marcas sem certificados não possuem fosfatização, o que explica porque elas podem quebrar com facilidade nas primeiras aplicações.

(Fonte da imagem destacada: ReganChris / Pixabay)

Por que você pode confiar em mim?

Os redatores do portal REVIEWBOX pesquisam e escrevem artigos informativos de alta qualidade sobre os mais variados produtos e assuntos.