Olá! Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Aqui você vai saber tudo sobre um item que ainda é um pouco polêmico no Brasil: a churrasqueira a gás! Apesar de ser muito comum em países como os Estados Unidos da América, esse eletrodoméstico não é muito utilizado por aqui.

Existem churrasqueiras a gás de diversos tipos, tamanhos e modelos. Alguns se assemelham mais a uma churrasqueira a carvão. Outros, são mais compactos e com espetos giratórios. Há, ainda, os pequenos, que podem ser usados no fogão como se fossem uma panela.

Se você chegou até esse artigo é porque quer saber quais são suas vantagens e desvantagens, e nós vamos te contar. Explicaremos qual é a diferença de cada tipo de churrasqueira a gás e ajudaremos você a se decidir. Gostou? Então continue lendo para saber tudo sobre esse eletroportátil.

Primeiro, o mais importante

  • Existem três tipos principais de churrasqueiras no mercado: a gás, a carvão e à eletricidade. Cada uma possui suas especificidades e é indicada para diferentes necessidades.
  • Ainda há muito preconceito com a churrasqueira a gás, mas ela possui muitos benefícios. Entre eles, esse eletroportátil preserva mais sua saúde e o meio ambiente. Além disso, é muito mais prático e seguro!
  • Existem diversos modelos disponíveis de churrasqueira a gás: com rodinhas, embutidas, com espetos giratórios e até as que são usados como panelas no fogão! Você vai descobrir qual é a opção ideal para suas necessidades!

Você também pode gostar:

Ranking: As 5 melhores churrasqueiras a gás

A churrasqueira a gás também pode proporcionar um churrasquinho delicioso aos domingos. Se você busca conhecer os melhores modelos desse tipo de churrasqueira, chegou ao local certo. Listamos as melhores opções do mercado para você escolher a sua:

1º – Churrasqueira a Gás e Carvão Char-Broil

Mais um modelo para você se sentir em um filme americano. A diferença é que essa é uma churrasqueira híbrida: funciona tanto a gás como a carvão. Se você ainda está relutante sobre comprar uma churrasqueira a gás, essa pode ser uma ótima opção.

O funcionamento a gás pode ser convertido para carvão em apenas 60 segundos, sem uso de ferramentas. Possui 3 queimadores a gás e grelhas reforçadas com revestimento de porcelanato. Isso faz com que ela se torne mais resistente à ferrugem e facilita a limpeza.

2º – Churrasqueira a Gás de aço carbono Arke

O assador a gás GLP Inox, da Arke, é uma opção mais acessível em preço e tamanho. Com dimensões de 49x20x20cm, esse modelo é ideal para quem mora em apartamento e não pode ter uma churrasqueira grande. O eletroportátil é produzido em aço inox, que facilita a limpeza e proporciona maior durabilidade ao produto.

Vem com uma bandeja coletora de gordura e permite que sejam preparados até 10 espetinhos. Ele funciona com queimador infravermelho e proporciona muita praticidade. Se você adora fazer um churrasquinho, mas não possui muito espaço, esse modelo é feito para você.

3º – Churrasqueira para fogão Happycall

Uma alternativa pequena e portátil para quem mora em apartamentos pequenos ou busca por rapidez e praticidade, a churrasqueira Happycall Direct 2nd Generation pode ser usada diretamente no seu fogão, como se fosse uma panela. Esse modelo possui revestimento antiaderente de nanopartículas de pó de diamante e tampa de alumínio.

Contém, ainda, um visor de vidro temperado e parada vertical. Isso garante maior durabilidade e segurança para quem está manuseando. Os consumidores elogiam sua versatilidade. Além disso, a churrasqueira deixa a carne crocante por fora e macia e suculenta por dentro.

4º – Churrasqueira a Gás Britânia

A Churrasqueira a Gás BCG5 Britânia é uma opção compacta para quem quer fazer churrasco com facilidade e sem ocupar muito espaço. Vem com 5 espetos de aço inoxidável, possibilitando o cozimento de até 1,5kg de carne.

O modelo vem com acendimento automático, o que já é uma grande vantagem em relação às churrasqueiras a carvão. Isso proporciona mais segurança e comodidade no uso. Conta com 2 queimadores independentes e sistema de rotação, assando a carne por igual. Sua limpeza é super fácil de ser realizada, pois possui um coletor de gordura que escoa a gordura das carnes e mantém o ambiente limpo.

5º – Churrasqueira a Gás Arke

Está procurando um assador a gás prático e portátil? O Assador Arke é ideal para você. O modelo possui 74cm de altura, 62 de largura e 38 de profundidade, ou seja, não necessita de muito espaço. Sua pintura epóxi garante melhor proteção e acabamento e o vidro curvo permite melhor circulação de ar e assa frangos inteiros.

Acompanha 5 espetos. É possível assar até 1,5kg de carne por espeto. Sua limpeza é fácil de ser realizada, pois acompanha bandeja coletora de gordura. A distribuição da temperatura é efetiva e proporciona um assado mais uniforme.

Guia de Compra

Não é porque a carne não fica defumada que não é gostosa! O churrasco feito a gás fica macio e suculento, ao contrário do que muitos pensam. A churrasqueira a gás possui muitas outras vantagens que vamos detalhar ao longo de guia.

Siga lendo para aprender tudo sobre esse tipo de churrasqueira e decidir se ela é a ideal para você e sua família.

Imagem de pessoa assando carne e legumes em churrasqueira a gás.

O churrasco feito na churrasqueira a gás também fica muito saboroso e suculento. (Fonte: Kamil Macniak / 123RF)

Quais são as vantagens e desvantagens da churrasqueira a gás?

Um dos principais motivos para os consumidores adquirirem a churrasqueira a gás é o fato de ser uma opção mais sustentável. A queima de carvão e lenha não são prejudiciais ao meio ambiente e, além disso, para sua saúde.

Isso nos leva ao segundo motivo pelo qual cada vez mais pessoas estão optando pela churrasqueira a gás. Quando você assa uma carne com carvão, a gordura cai nas chamas, produzindo uma fumaça tóxica.

Em entrevista ao portal Uol, Adelaide Cassia Nardocci, professora da USP, afirma que essa fumaça costuma conter hidrocarbonetos, uma substância identificada potencialmente como cancerígena e que pode causar danos respiratórios.

Adelaide Cassia NardocciProfessora

“Em geral, a carne fica por longo tempo na churrasqueira e a gordura vai sendo queimada à medida que envolve o alimento cada vez mais. Feita dessa forma, as substâncias nocivas são incrementadas. É absolutamente desaconselhável expor a carne à fumaça.”

As vantagens não param por aí. Outro motivo para adquirir esse tipo de eletroportátil é o tempo de preparo das carnes e facilidade no acendimento.

Provavelmente você já passou por aquela situação recorrente em churrascos: a dificuldade de acender o carvão. Com a churrasqueira a gás, os assadores são mais rápidos e mantém o calor de forma estável.

A segurança também é um fator que pode influenciar sua compra. Essa é uma opção melhor principalmente para quem mora com idosos e crianças. Com a churrasqueira a gás, basta apertar o botão de acendimento para começar a assar sua carne. Não é necessário se expor aos perigos e sujeiras do carvão.

Claro que em meio a todas essas vantagens existe uma desvantagem que, provavelmente, é uma das únicas do aparelho.

Quem é mais tradicional não troca a churrasqueira a carvão por achar que ela é a única que proporciona aquele sabor especial ao churrasco. Estão erradas? Sim e não.

A churrasqueira a gás proporciona muito sabor ao churrasco. Ela deixa a carne suculenta e macia, com uma camada crocante por fora. Porém, de fato, o churrasco assado no carvão possui um gosto peculiar. Isso acontece porque a carne derruba gordura e proteína no carvão, que, misturado à lignina do carvão, produz um aroma característico.

Esse quadro resume bem os benefícios e possíveis desvantagens da churrasqueira a gás:

Vantagens
  • Mais ecológico
  • Melhor para sua saúde
  • Menor tempo de preparo das carnes
  • Mais segurança e praticidade
  • Grande diversidade de modelos
  • Podem ser usadas em espaços pequenos
Desvantagens
  • Não possui o aroma característico do churrasco feito com carvão

Ou seja, a churrasqueira a gás proporciona diversos benefícios e vantagens para sua saúde e comodidade. Vale a pena pesar na balança e decidir qual é a melhor opção para suas necessidades.

Churrasqueira a gás, elétrica ou a carvão?

No mercado, existem três tipos principais de churrasqueiras disponíveis: a gás, a carvão ou à eletricidade. Cada uma tem suas vantagens e desvantagens e são melhores para tipos diferentes de ambientes.

Como visto no tópico anterior, a churrasqueira a gás é uma ótima opção para o meio ambiente e sua saúde.

Além disso, esse modelo oferece vários outros benefícios. Alguns deles são a praticidade para operar e limpar, rapidez no aquecimento e cozimento, facilidade de instalação e segurança.

As churrasqueiras elétricas também se destacam por sua praticidade e ausência de fumaça. Os dois modelos (a gás e à eletricidade) são muito semelhantes, diferenciando-se apenas no modo de funcionamento.

Para quem tem prazer em fazer o papel de churrasqueiro e comer uma carne defumada, a churrasqueira a carvão é a melhor opção.

Ela proporciona um gosto muito característico à carne, semelhante ao bacon. Porém, já foi comprovado que é prejudicial à saúde, além de só poder ser usada em espaços externos.

Churrasqueira a gás Churrasqueira elétrica Churrasqueira a carvão
Vantagens Não é prejudicial à saúde, é melhor para o meio ambiente e é prática e segura Não é prejudicial à saúde, é melhor para o meio ambiente e é prática e segura Gosto defumado na carne
Desvantagens A carne não fica defumada A maioria dos modelos são muito compactos. A carne não fica defumada Não pode ser utilizada em ambientes fechados e é prejudicial para a saúde

Quanto custa?

Por estar disponível em diversos modelos distintos, uma churrasqueira a gás pode ter preços extremamente variados.

O eletroportátil está disponível em diversos tamanhos e com variadas tecnologias. Se você prefere um modelo mais compacto e simples, é possível achá-los a partir de R$220.

Aquelas churrasqueiras maiores que são ideais para jardins e churrascos grandes custam bem mais. Um modelo no estilo americano pode chegar a custar de R$4.000 a R$20.000.

Resumindo: há diversos modelos de churrasqueira a gás. Com certeza um deles se adequa às suas necessidades e ao seu orçamento.

Onde comprar?

Por ser um produto mais específico, não está disponível em todas as lojas físicas. Porém, se você preferir ver o produto antes de adquiri-lo, consegue fazer isso em grandes lojas. Alguns exemplos são a Leroy Merlin, o Extra e o Carrefour.

Se seu negócio é fazer compras online, será muito mais fácil achar uma churrasqueira a gás perfeita para suas necessidades. Com uma rápida busca, você encontra os melhores modelos na Amazon e Lojas Americanas. Ao realizar uma compra online, escolha sempre sites confiáveis e conhecidos.

Critérios de compra: Fatores para comparar os modelos de churrasqueira a gás

Se você chegou até aqui é porque provavelmente gostou de todos os benefícios que uma churrasqueira a gás pode proporcionar. Entretanto, ainda há muito a se pensar antes de decidir qual é o modelo ideal para você.

Assim como a maioria dos produtos, existem algumas características específicas que devem ser levadas em consideração antes de você adquirir sua churrasqueira a gás. Essas são algumas delas:

  • Modelos
  • Possíveis técnicas de assamento
  • Tipo de ambiente
  • Tamanho e capacidade
  • Objetivo principal da compra
  • Entrada para gás

São muitas coisas para conferir antes de realizar sua compra. Mas não precisa se preocupar, vamos explicar ponto a ponto para não restar nenhuma dúvida.

Modelos

Esse tipo de churrasqueira possui uma gama bem diversificada de tipos e modelos. Esses são os principais: Churrasqueira com carrinho, de embutir, rotativa e de fogão. Vamos ver as características de cada uma delas.

Os modelos embutidos e de fogão são os únicos que não permitem grande mobilidade. O embutido ficará preso em um espaço específico, que pode ser na sua cozinha ou em uma área externa. Já o de fogão, como o nome sugere, pode ser utilizado apenas como se fosse uma panela.

As churrasqueiras com carrinho e as rotativas permitem maior mobilidade e podem ser usadas em áreas externas. São perfeitas para aquele churrasco ao ar livre para aproveitar o verão com uma cervejinha ao lado.

View this post on Instagram

Promoção 3899

A post shared by Char Broil Brasil (@charbroilbrasil) on

Se você costuma fazer churrascos para poucas pessoas, os modelos rotativos pequenos e de fogão são ótimas opções. Já se sua família curte fazer churrasco quase todo final de semana e para mais pessoas, a churrasqueira com carrinho ou a embutida podem ser uma boa pedida.

Possíveis técnicas de assamento

Alguns modelos de churrasqueira a gás possuem espetos giratórios e queimador tangencial. Eles permitem que você possa escolher algumas técnicas de assamento. Se você gosta de variar, é necessário prestar atenção nisso.

Essas são algumas das técnicas de assamento possíveis com esses modelos:

  • Grelhar: É necessário utilizar apenas a fonte inferior de calor.
  • Charbroilar: É preciso uma tampa fechada para gerar calor na parte superior, assando por irradiação de infravermelho.
  • Rotissar: Com espetos giratórios você consegue rotissar, contando com a fonte de calor posterior em infravermelho.

Tipos de ambiente

Cada churrasqueira a gás é apropriada para um tipo de ambiente diferente. Se você mora em um apartamento pequeno, precisará de um modelo apropriado para ambientes internos. Já para quem tem um jardim, os modelos podem ser outros.

A churrasqueira com carrinho, por exemplo, é perfeita para um churrasco externo. Por ocupar bastante espaço, ela não será muito cômoda para cozinhas pequenas. As churrasqueiras giratórias, porém, podem funcionar tanto para ambientes internos como externos. Isso vai depender apenas do tamanho escolhido.

As churrasqueiras de fogão e embutidas serão melhores para quem quer assar carnes em ambientes internos. Porém, a de fogão é mais adequada para churrascos pequenos, enquanto a embutida pode servir várias pessoas.

Tamanho e capacidade

Se você mora sozinho e raramente faz churrascos, não há necessidade de uma churrasqueira grande e espaçosa. Levar em conta esse fator é essencial para garantir mais praticidade para você.

Para quem cozinha pouco, a churrasqueira de fogão pode ser mais indicada. Por fazer porções pequenas, é ideal para cozimento rápido e sem desperdícios. Já famílias grandes necessitam de uma churrasqueira maior, assim você não precisará assar carne o dia todo.

Objetivo principal da compra

Algumas pessoas adquirem uma churrasqueira a gás para satisfazer desejos esporádicos. Porém, no Brasil, é muito comum famílias que organizam churrascos com bastante frequência. Independente de você ser um churrasqueiro esporádico ou habitual, existe o tipo certo de churrasqueira a gás para você.

Se seu objetivo for assar uma carne de vez em quando, prefira modelos pequenos e fáceis de armazenar. Já para quem quer adquirir a churrasqueira para uso recorrente, o ideal é um modelo maior.

Há, ainda, os que adquirem a churrasqueira a gás com objetivos de venda. Hoje em dia, vários churrasqueiros profissionais estão adotando a churrasqueira a gás. Isso porque ela é muito mais prática e proporciona maior produtividade.

Se esse for seu caso, é necessário comprar uma churrasqueira específica, que possui maior capacidade. Algumas marcas de gás GLP já comercializam esse tipo de churrasqueira.

Entrada para gás

Quem mora em apartamento, pode se deparar com a dificuldade de usar o gás GLP. Na cidade de São Paulo, por exemplo, é proibido pela Instrução Técnica Nº28/2004 do Corpo de Bombeiros o uso do botijão tradicional. Se você mora em um apartamento com gás encanado, precisará tomar medidas específicas.

Assim como na compra de um fogão, será necessário fazer a modificação da entrada de gás. Para fazer isso, é só entrar em contato com o fabricante da churrasqueira ou empresa indicada.

Após seguir esses passos, é só ligar a churrasqueira na entrada de gás encanado e começar a assar seu churrasquinho!

(Fonte da imagem destacada: Tom Baker / 123RF)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
35 Voto(s), Média: 4,00 de 5
Loading...