Você gostaria de poder apreciar um churrasco mesmo morando em apartamento? Ou mora em uma casa, mas gostaria de comer uma carne assada no meio da semana sem fazer muita sujeira? A churrasqueira elétrica pode ser o que você está procurando.

Seja bem-vindo ao site da ReviewBox Brasil. Nesse artigo queremos te ajudar a encontrar a churrasqueira elétrica perfeita para seu lar. Com baixo investimento e com muitas vantagens, é um item indispensável para quem tem pouco espaço e aprecia um churrasco.

Temos certeza que podemos te ajudar na escolha da sua churrasqueira. Fique conosco até o fim desse artigo para conferir os 7 melhores modelos e aprender tudinho sobre uma churrasqueira elétrica, inclusive como preparar uma carne saborosa e limpar o aparelho.

Primeiro, o mais importante

  • A churrasqueira elétrica é uma solução para quem vive em apartamento – ou não tem espaço externo – poder preparar um churrasco delicioso e rápido.
  • Além de saber todas os detalhes importantes para comprar uma churrasqueira elétrica, aqui você vai aprender dicas para preparar um delicioso churrasco usando esse equipamento tão prático. Também vamos te ensinar a limpar sua churrasqueira e tomar cuidados para prolongar a vida do seu equipamento.
  • Leia os critérios de compra para garantir a escolha da churrasqueira elétrica perfeita para suas necessidades.

Você também pode gostar:

Ranking: Os 7 melhores modelos de churrasqueira elétrica

Fazer churrasco nunca foi tão fácil. A churrasqueira elétrica é uma solução para quem tem pouco espaço e quer praticidade. Confira os melhores modelos nesse ranking preparado pela ReviewBox Brasil.

1º – Churrasqueira Elétrica – Arke

Essa churrasqueira elétrica é o sonho de qualquer assador que procura praticidade. A Vitta Smart 3 possui entrada para 3 espetos que acompanham o produto, 2 simples e 1 triplo. Uma bandeja para a gordura que cai dos alimentos também está inclusa no item.

Os espetos são rotativos garantem que as carnes sejam assadas de forma homogênea sem você se preocupar. É uma churrasqueira muito fácil de usar e o acendimento é automático. Além disso, é prática para limpar, tanto por dentro quanto por fora.

2º – Churrasqueira Elétrica – Cadence

A churrasqueira elétrica da Cadence também funciona como grill. Ela chega a 240 graus e possui 3 níveis de temperatura para você poder escolher o ponto que mais gosta. Ela vem com 6 espetinhos que giram automaticamente para preparar petiscos, sejam carnes ou legumes.

A chapa é de ferro fundido, com revestimento antiaderente e possui 2 lados, um liso e outro é grill. Tem 1.200 Watts de potência. É bem compacta com 39 centímetros de largura, 14 de altura e 28 de profundidade e assim já dá para ter uma noção do tamanho dos espetos.

Review em Vídeo
A Cadence tem um vídeo para apresentação do produto:

3º – Churrasqueira Gourmet – Britânia

Essa churrasqueira elétrica da Britânia é um modelo bem diferente das já mencionadas. Ela tem um pedestal removível para apoiá-la. No pedestal há uma prateleira grelhada para você colocar tudo que precisa para seu churrasco.

A bandeja para água tem 1,2 litros de capacidade e funciona como coletor de gordura, evitando que grude. você pode ajustar a grelha em duas opções de altura.

4º – Churrasqueira Elétrica – Cadence

Esse modelo da Cadence é muito semelhante ao anterior. Por conta da base removível é possível usar tanto ao ar livre, quanto dentro de casa ou até mesmo na sacada do apartamento. Possui uma prateleira suporte para deixar tudo que você precisa a mão.

O termostato tem temperatura ajustável e essa churrasqueira elétrica é totalmente desmontável, sendo de fácil limpeza. Possui também um bandeja para coleta resíduos que pode ser retirada para lavagem.

5º – Churrasqueira Elétrica – Mondial

A churrasqueira elétrica Grand Steak & Grill II da Mondial segue o mesmo modelo portátil e com pedestal. Como as já mencionadas na terceira e quarta posição, na sua base possui uma prateleira grelhada para fácil acesso de tudo que precisa se resolver usá-la ao ar livre.

A altura da grelha é regulável e por ter resistência, grelha e bandeja removíveis é um modelo muito fácil de lavar. A bandeja é revestida para que a gordura dos alimentos não grude nela.

6º – Churrasqueira Elétrica – Cadence

Essa churrasqueira da Cadence é um excelente modelo para se ter em casa. Com temperatura ajustável, grelha com dois níveis de altura e totalmente removível, ela se torna um produto com ótimo custo/benefício. Funciona com 1.800 watts de potências.

7º – Churrasqueira Gourmet – Britânia

Uma opção barata e prática, essa churrasqueira elétrica da Britânia que não possui base é mais um modelo perfeito para quem quer fazer um churrasquinho em casa sem fazer fumaça, especialmente dentro do apartamento.

Ela possui uma grelha em aço inox com 45 centímetros de comprimento e você pode ajustar a altura em dois níveis. Tem um controlador de temperatura e a bandeja de inox onde se coloca a água tem capacidade para 1,2 litros. Ela é totalmente desmontável e fácil de limpar.

Guia de Compra

A churrasqueira elétrica veio trazer a oportunidade de qualquer pessoa poder comer um churrasquinho delicioso, mesmo morando em um apartamento. Se não fosse por elas, seria difícil apreciar um bom churrasco para quem não tem espaço externo.

Confira todos os detalhes sobre esse tipo de churrasqueira ao longo desse Guia de compra completo.

Imagem de pessoa preparando churrasco em churrasqueira elétrica.

A churrasqueira elétrica é muito boa para quem mora em apartamento ou locais pequenos e quer preparar um churrasco. (Fonte: Andrea Obzerova / 123RF)

O que é uma churrasqueira elétrica?

A churrasqueira elétrica é um aparelho que tornou o churrasco de domingo simples e prática, especialmente para aqueles que não possuem muito espaço. Existem diferentes modelos disponíveis no mercado.

Algumas que possuem espetos giratórios, outras também funcionam como grill ou as mais simples, mas muito procuradas porque são uma cópia da churrasqueira tradicional, mas sem necessidade de usar o carvão.

E justamente por isso esse tipo de churrasqueira não deixa cheiro de fumaça dentro de casa. Muitas pessoas que possuem varanda no apartamento ou uma área externa em casa continuam optando por uma dessas pela economia e praticidade.

Elas possuem uma resistência que pode ser regulada através de um botão, conforme for aquecendo a carne vai assando.

É um equipamento simples que pode ser usado para o preparo de muitos alimentos, oferecendo mais saúde e bem estar por não precisar de óleo.

Espetinhos, legumes diversos, batatas, cebolas e frutas caramelizadas são exemplos do que você pode preparar em uma churrasqueira elétrica, que não serve apenas para assar carne.

Banana com casca aberta sendo assada na churrasqueira elétrica.

Você pode variar no cardápio e fazer muito mais do que um simples churrasco com uma churrasqueira elétrica. (Fonte: stockphototrends / 123RF)

Quais são as vantagens e desvantagens da churrasqueira elétrica?

A primeira – e mais importante – vantagem é a praticidade que uma churrasqueira elétrica oferece. Basta colocar sua carne ou qualquer outro petisco na grelha ou no espeto, conectar na tomada e regular a temperatura.

Isso poupa e muito o trabalho de quem assa, já que não precisa ficar controlando o fogo. Sem necessidade de carvão, sem fazer fumaça e com menos sujeira seu churrasco ficará prontinho sem muito trabalho.

Além de prática, ela gera também uma economia de carvão. E você ainda não vai precisar correr no mercado e buscar um saco de carvão sempre que sentir vontade de comer uma carne “na brasa” – nesse caso, na resistência.

Imagem de frango sendo preparado na churrasqueira elétrica.

A churrasqueira elétrica é muito prática para preparar os alimentos. (Fonte: Martin Kucera / 123RF)

Se praticidade e economia já são excelentes vantagens para você, pode continuar conosco e ficar ainda mais feliz porque não terminou por aqui. Elas são muito compactas e podem ser guardadas após o uso. Sem necessidade de ficar exposta ou ocupando espaço na sua cozinha.

E justamente por conta da mobilidade você poderá levar sua churrasqueira elétrica para qualquer lugar. Seja para um churrasco na casa dos amigos ou parentes, é uma garantia de poder comer um churrasco não importa a situação.

Além disso, você consegue comprar uma dessas com apenas R$109. Um baixo investimento em um aparelho que oferece muitas vantagens só pode resultar em ótimo custo benefício.

Para finalizar essa lista de vantagens, vale ressaltar que é muito fácil e rápido limpar uma churrasqueira elétrica. Elas são totalmente desmontáveis e isso facilita o processo.

Um ponto que desfavorece o produto é que fica difícil reproduzir o sabor da carne assada pelo carvão, pois não há fumaça para defumar o alimento.

Além disso, dispensa quase todo o trabalho do assador e isso pode deixar aqueles que adoram assar carne bem chateados.

Vantagens
  • Permite assar churrasco dentro de casa ou apartamento
  • Praticamente não emite fumaça e é fácil e rápido de limpar
  • Compacto, não ocupa muito espaço e geralmente pode ser guardado no armário após o uso
  • Gera economia de carvão e tem baixo investimento
  • Pode ser levado para qualquer lugar
Desvantagens
  • Não deixa a carne defumada por não utilizar carvão
  • Dispensa quase todo o trabalho do assador

Como deixar a carne saborosa com uma churrasqueira elétrica?

Dependendo da espessura da carne é possível preparar um churrasco em 20 minutos. Isso também depende, é claro, da potência da churrasqueira elétrica que você escolher. Quanto maior for a potência em Watts, mais rápido será o processo.

Mas para garantir aquele churrasco delicioso, muito parecido com o tradicional – já que igual não é possível pela ausência de carvão que defuma a carne – temos algumas dicas para compartilhar com você.

View this post on Instagram

Conta pra nós: qual o seu ponto preferido da carne? 😋

A post shared by Churrascaria Jardim do Lago (@churrascariajardimdolago) on

Anote aí para colocar em prática assim que sua churrasqueira elétrica chegar:

  1. Escolha uma carne macia e de espessura não muito grosso. Picanha, alcatra, costela, contra filé e fraldinha são os melhores cortes. Quanto mais fina, mais bem passada será, assim como carnes mais grossas tendem a ficar mal passadas;
  2. Tempere do seu jeitinho com antecedência. Os mais tradicionais usam apenas sal grosso na hora, mas você pode temperar suas carnes como desejar;
  3. Coloque água na bandeja, ela permite que a carne não resseque e impede a fumaça, além de facilitar na limpeza do recipiente;
  4. Regule o termostato na temperatura de sua preferência, lembrando que quanto mais quente mais rápido assará. E isso pode alterar o ponto da carne. A temperatura baixa pode demorar mais, mas você tem menos chances de errar no ponto;
  5. Monitore sua carne para checar a suculência, não deixe ela na grelha sem verificar com frequência. Ela assa mais rápido do que na churrasqueira a carvão e pode ressecar ou queimar com facilidade;
  6. Se necessário, vire o alimento de vez enquanto;
  7. Você pode fazer um molho líquido de sua preferência, como de limão, por exemplo, para regar a carne com uma colher enquanto assa, tomando o cuidado para o líquido não pingar no termostato;
  8. Pronto, só apreciar seu churrasco.

Como limpar uma churrasqueira elétrica?

Uma das grandes vantagens desse equipamento é a facilidade de limpar. Mas por ser tratar de um produto elétrico, alguns cuidados são necessários para maior segurança e também para prolongar a vida da sua churrasqueira elétrica.

A primeira dica é desconectar o aparelho da tomada. Nunca faça a limpeza com ele ligado a fonte de energia. Também não coloque sua churrasqueira embaixo da torneira, por exemplo. Primeiro desmonte todas as peças dela.

Você pode lavar a grelha quando ela ainda estiver morna, tomando muito cuidado não se queimar. Isso facilita a limpeza da gordura retida na grelha. Ou você também pode apenas remover o excesso enquanto estiver quente e deixá-la de molho na água e detergente enquanto come.

Grelha de metal de churrasqueira elétrica limpa com fundo branco.

Lavar sempre após o uso ajuda a manter a grelha da sua churrasqueira elétrica nova por mais tempo. (Fonte: Piyapoj Chalermsukh / 123RF)

O mesmo pode ser feito com a bandeja onde a gordura acumula. Retire a água que foi adicionada antes do preparo e coloque água limpa com detergente.

Depois lave normalmente em água corrente. Vale ressaltar que para não danificar sua churrasqueira, você sempre deve limpar os componentes com a parte menos abrasiva da esponja.

Você pode lavar a bandeja e a grelha sem restrição de água, mas deve passar apenas um paninho umedecido com água sem produtos químicos para remover a gordura da resistência. Mantendo-as bem longe das torneiras. Por fora do equipamento, um pano úmido já basta.

Para finalizar, nunca utilize papel alumínio para forrar sua bandeja, isso pode prejudicar o termostato porque fica muito perto dele. Esses cuidados vão garantir sua segurança e também uma vida mais longa a sua churrasqueira elétrica.

Você sabia que existem diferenças entre o churrasco de Norte a Sul do Brasil?

O churrasco é o queridinho do domingo, especialmente no Sul do país. Mas é uma tradição que já se espalhou de Norte a Sul pelo Brasil.

E essa diversidade, em um país tão grande, foi sendo adaptada de acordo com a cultura local, transformando assim suas ideias originais e espalhando diferentes práticas pelo nosso país.

  • Sul: Muitas pessoas seguem à risca o preparo desse prato, especialmente usando apenas sal grosso para temperar a carne. As carnes mais usadas são picanha e costela. Linguiça, arroz branco, salada, maionese de batatas e pão de alho são os principais acompanhamentos nessa região do país.
  • Nordeste: É muito comum utilizar a carne de sol e ter queijo coalho e macaxeira cozida ou frita como acompanhamento.
  • Sudeste: As carnes mais pedidas nas churrascarias são picanha, coração da alcatra e carne de porco. Para acompanhamentos é comum ver batata frita, farofa de bacon, feijão, cebola frita, ovo e linguiças.
Carne e legumes sendo preparados em churrasqueira elétrica.

Cada parte do nosso país faz o churrasco de uma maneira específica. (Fonte: Darius Dzinnik / 123RF)

Quanto custa?

Uma churrasqueira elétrica realmente possui um ótimo custo benefício. Um modelo simples pode ser comprado a partir de R$ 100. Se você busca uma que possua o pedestal, o valor médio de investimento fica em torno de R$ 160.

As mais sofisticadas, como o assador giratório, podem custar entre R$ 500 e R$ 800, dependendo do modelo e da quantidade de espetos que cabem nela.

Mas fazendo uma média geral é possível comprar uma ótima churrasqueira elétrica com menos de R$ 180.

Onde comprar?

Hipermercados e lojas de departamentos costumam vender esse produto, como o Angeloni, Big, Lojas Americanas ou Havan.

Se essas lojas não existem na sua cidade, confira na internet. Comprando online você recebe o produto em casa, garante os melhores preços e também mais variedade de modelos.

Todas as churrasqueiras citadas podem ser encontradas no site da Amazon. Alguns modelos também podem ser comprado na Magazine Luiza, Ponto Frio ou Lojas Americanas. Clicando nos links do ranking você é direcionado automaticamente para o modelo mencionado.

Critérios de compra: Fatores para comparar os modelos de churrasqueira elétrica

Agora que você já sabe todas as vantagens em ter uma dessas em casa, pode ser que esteja difícil escolher o modelo certo para você. Por esse motivo vamos abordar ainda alguns critérios essenciais, que podem te ajudar a decidir de uma vez por todas.

Antes de finalizar sua compra, é importante analisar:

  • Tamanho
  • Potência
  • Base
  • Material

Lembre-se de que a churrasqueira elétrica perfeita não é a mais completa, nem a mais cara, e sim a que mais vai atender as suas necessidades. Por isso é tão importante pensar no seu dia a dia e analisar esses critérios antes de escolher o modelo. E entre as churrasqueiras que trouxemos nessa seleção, uma delas foi feita para você.

Tamanho

O tamanho dela é importante por dois fatores. Primeiro, por causa da quantidade de alimentos que você pode assar de uma única vez. E segundo, por conta do espaço que ocupa na sua cozinha ou ainda no seu armário.

Isso não significa que maior seja melhor. Se você pretende ter uma churrasqueira elétrica para assar carnes para duas ou três pessoas, um modelo pequeno pode ser suficiente. Ainda mais se você mora em um lugar pequeno.

É até mesmo ideal que você uma churrasqueira mais compacta. Pense onde você quer guardar o aparelho e o espaço que ocuparia no seu armário. Uma grande demais poderia acabar atrapalhando no dia a dia de um apartamento.

Mas poderia ser excelente para quem tem um espaço maior para guardar, ou ainda poderia montar em uma área externa. Especialmente se você gosta de receber amigos em casa.

Pense onde você gostaria de usar, no espaço que ocuparia e se há espaço para quem assa poder trabalhar. Pense como é sua realidade e de que forma gostaria de usar sua churrasqueira. Então fique atento as dimensões para que você fique satisfeito depois da compra.

Potência

A potência desses aparelhos costuma variar entre 1.400 e 2.000 Watts. É um detalhe que pode ou não ser importante para você.

As churrasqueiras elétricas mais potentes costumam aquecer mais e assam mais rapidamente os alimentos. Ainda mais se usado no máximo. Mas isso pode deixar sua carne mais seca.

As que utilizam mais Watts também podem consumir mais energia. Especialmente se você usar a potência máxima do aparelho. A churrasqueira elétrica costuma ter um botão onde você regula a temperatura que deseja do termostato.

Se você busca mais economia de energia, opte por uma churrasqueira com menos Watts. Se você deseja que sua churrasqueira elétrica seja ainda mais rápida, escolha uma de 2.000 Watts de potência.

Base

Novamente convidamos você a refletir. Onde pretende usar sua churrasqueira? No local de você deseja usar tem espaço para um modelo com pedestal?

A churrasqueira elétrica que possui a base é perfeita para usar em cozinhas mais espaçosas, na sacada de um apartamento ou qualquer área externa. Inclusive para um churrasco ao ar livre.

Se você se encaixa nessas características, vale a pena investir nos modelos com esse pedestal. A prateleira ajuda a deixar tudo que precisa a mão para o preparo do seu churrasco. Com certeza é uma opção prática para quem tem espaço suficiente.

O investimento costuma ser cerca de R$50 mais caro do que os modelos sem a base. Veja se vale a pena para sua realidade. Com essas dicas você já pode escolher um dos modelos do ranking, efetuar sua comprar e aguardar sua churrasqueira elétrica chegar para aquele churrasco delicioso de domingo.

Material

O material da peça é o que vai garantir a durabilidade da sua churrasqueira elétrica. Critério importante, afinal, ninguém quer comprar um produto e ter que substituí-lo em breve.

Imagem de espetinhos sendo preparados em churrasqueira.

É importante escolher a churrasqueira de um bom material para durar muito tempo. (Fonte: Winyoo Noorekha /123RF)

Perceba que quanto mais resistente for a matéria prima, mais tempo de vida útil sua churrasqueira terá. Leve em conta que alguns materiais, quando exposto ao tempo, seja chuva, ou sol, podem ser danificados.

O material também dita a facilidade de limpeza. E a limpeza correta e frequente, também garante a durabilidade do produto.

(Fonte da imagem destacada: Natpol Rodbang / 123RF)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
25 Voto(s), Média: 4,04 de 5
Loading...