Imagem de uma churrasqueira portátil.
Ultima atualização: 13 de junho de 2020

Como escolhemos

18Produtos analisados

19Horas investidas

4Estudos avaliados

66Comentários coletados

Posso instalar uma churrasqueira em meu apartamento? Onde devo instalar o equipamento? Qual é o melhor modelo de churrasqueira? Essas são algumas dúvidas comuns para quem está pensando em comprar uma churrasqueira para apartamento.

Caso você esteja com as mesmas dúvidas, veio ao lugar certo! Neste artigo você encontrará todas as informações que precisa saber sobre o tema como recomendações sobre o que é permitido e não permitido, qual é o modelo certo para evitar problemas na estrutura do apartamento ou conflitos com a administração do condomínio e muito mais.




Primeiro, o mais importante

  • Antes de instalar uma churrasqueira em seu apartamento, converse com o síndico do prédio e leia o regulamento interno do condomínio para conhecer todas as regras relacionadas ao assunto. Dessa forma você evita problemas com a administração do condomínio e com seus vizinhos.
  • A churrasqueira para apartamento pode ser movida a carvão, gás ou eletricidade. O equipamento pode ser embutido ou portátil. Os preços variam de acordo com o modelo e marca.
  • Recomendamos que você instale a churrasqueira para apartamento em um espaço aberto e arejado como espaço gourmet, sacada ou varanda do imóvel. Caso seu espaço seja limitado, escolha uma churrasqueira que não produza fumaça e a instale na cozinha.

Você também pode gostar:

As melhores churrasqueiras para apartamento: Nossas sugestões de compra

Confira uma lista com as melhoras churrasqueiras para apartamento segundo recomendações de especialistas. Selecionamos modelos com diferentes estilos de funcionamento para agradar a todos os gostos.

A churrasqueira para apartamento mais versátil

Versátil, a churrasqueira elétrica Automatic Grill da Cadence possui chapa reversível (um lado é liso e o outro é grill) e seis espetos giratórios automáticos. E o melhor, toda a gordura escorre para uma gaveta coletora de gordura removível. O aparelho possui 1800W de potência, três níveis de temperatura e atinge 240ºC. O aparelho possui 28cm de comprimento, 39cm de largura, 14cm de altura e pesa 4Kg.

A melhor churrasqueira a carvão

Para quem não renuncia ao sabor defumado da carne preparada em churrasqueira à carvão, recomendamos a churrasqueira Stiller da Nautika. Essa churrasqueira a bafo possui uma tampa que ajuda a abafar a fumaça e deixar o alimento saboroso e exclusivo sistema de ventilação. Embora seja movida a carvão, o fogo é acionado por eletricidade. O equipamento oferece uma prateleira auxiliar e exclusivo porta-cinzas. Essa churrasqueira possui 43cm de comprimento, 37cm de largura, 65cm de altura e pesa 4Kg.

Uma opção de embutir

Quem procura uma churrasqueira moderna e prática, deve investir na churrasqueira elétrica de embutir da Arke. Perfeita para o espaço gourmet, a Arke Vitreo Smart tem capacidade para 1,5Kg de carne em cada um dos quatro espetos giratórios – também oferece uma grelha multiuso. O aparelho é movido a gás natural ou gás de cozinha. Possui as seguintes dimensões: 50cm de comprimento, 50cm de largura, 48cm de altura e pesa 30Kg.

A churrasqueira para apartamento mais inovadora

A churrasqueira Steakhouse Grill da Polishop prepara churrasco na brasa com muita facilidade. Você só precisa adicionar o carvão no recipiente indicado, colocar álcool em gel nas laterais e apertar o botão de acender. Com sistema de ventilação elétrico, você consegue controlar a intensidade do braseiro, enquanto a grelha antiaderente com revestimento duplo retém o calor de maneira uniforme. Você pode colocar a churrasqueira em qualquer superfície, pois o fundo não esquenta.

Guia de Compra

Preparar um churrasco em casa é perfeito para reunir os familiares e amigos para saborear um bom corte de carne – ou legumes, caso você seja vegetariano ou vegano. Contudo, quem mora em prédio encontra dificuldades para escolher uma churrasqueira para apartamento.

Pensando nisso, preparamos um Guia de Compra com todas as informações que você precisa saber para escolher a melhor churrasqueira para apartamento. Continue a leitura e saiba mais.

Imagem de um homem preparando churrasco.

A churrasqueira para apartamento deve ser escolhida com cuidado. (Fonte: Vincent Keiman/ Unsplash.com)

É permitido churrasqueira em apartamento?

Sim. Quem mora em apartamento pode comprar uma churrasqueira, no entanto, é muito importante consultar o regulamento interno do condomínio para conhecer todas as regras relacionadas ao assunto.

Você também pode conversar com o síndico do prédio ou mencionar o assunto na reunião de condomínio. Desse modo, você evita conflitos com seus vizinhos e com a administração do condomínio.

Muitos empreendimentos novos, inclusive, já oferecem esse atrativo nas sacadas das unidades. Mas se esse não é o caso do imóvel onde você mora, não tem problema algum, basta comprar uma churrasqueira para apartamento.

Onde posso instalar a churrasqueira para apartamento?

Você pode instalar a churrasqueira para apartamento em sua cozinha, varanda/ sacada ou área gourmet. Nossa sugestão é procurar a melhor solução para não incomodar os demais condôminos.

Em ambos os ambientes, considere a instalação de uma coifa para evitar problemas com a fumaça (caso a churrasqueira seja instalada na cozinha, use uma coifa para o fogão e outra para a churrasqueira).

E sugerimos que você contrate uma empresa especializada em instalação de churrasqueira para apartamento para minimizar riscos que poderiam comprometer a estrutura do imóvel.

Imagem de uma churrasqueira.

A churrasqueira para apartamento deve ser escolhida com cautela. (Fonte: Vincent Keiman/ Unsplash.com)

Quais são os melhores modelos de churrasqueira para apartamento?

Existe uma grande variedade de modelos de churrasqueira para apartamento. Para fazer a melhor escolha, você precisa conhecer um pouco mais sobre cada modelo.

A churrasqueira a gás é ideal para apartamentos sem tubulação de saída de fumaça. O equipamento prepara a carne de maneira rápida e uniforme, pois a temperatura é constante.

Outra vantagem é que você pode preparar a carne no modo automático. Mas lembre-se de manter a válvula de pressão bem regulada e certifique-se de que haja ventilação adequada.

É o modelo ideal para apartamentos, no entanto, alguns condomínios não permitem a instalação de churrasqueira a gás na varanda, portanto é fundamental consultar o regulamento interno do condomínio antes de investir no produto.

foco

Você sabia que não é permitido utilizar botijão de gás dentro do apartamento? Portanto, caso você escolha uma churrasqueira a gás, é preciso saber qual é o ramal de gás utilizado, pois o gás natural tem seu ramal dimensionado para um fogão, não para uma churrasqueira.

A churrasqueira elétrica é ideal para apartamentos com metragem reduzida. Pode ser instalada no espaço gourmet ou em uma bancada no interior do apartamento. O equipamento produz pouquíssima fumaça.

Além disso, possui uma bandeja para coletar gordura que facilita a limpeza e manutenção. Recomenda-se o uso da churrasqueira elétrica para preparar refeições especiais para um pequeno grupo de pessoas.

A churrasqueira a carvão tradicional possui estrutura em alvenaria. Geralmente, é erguida em blocos montados confeccionados em material térmico e apresenta coifa embutida em sua estrutura.

Se o imóvel não oferecer a estrutura pronta, você deverá reunir outros condôminos para conversar sobre a instalação deste item, pois pode envolver investimento em uma estrutura para a saída de fumaça.

A churrasqueira ecológica funciona da seguinte maneira: O carvão é colocado em um espaço determinado nas laterais da churrasqueira, envolvendo a grelha e espetos, conservando o calor, consumindo menos carvão e direcionando a fumaça para o alimento não para o ambiente.

Como a gordura da carne não pinga no carvão quente, essa churrasqueira não produz fumaça. Abaixo da grelha e aspetos, há uma bandeja coletora que recebe a gordura do churrasco e simplifica a limpeza do equipamento.

A churrasqueira a bafo pode ser movida a gás ou carvão. Possui uma tampa que concentra a fumaça na carne e produz o bafo que é responsável por cozinhar o alimento e deixá-lo suculento. Possui tamanho intermediário.

Caso você ainda esteja em dúvida sobre qual é o melhor modelo de churrasqueira para apartamento, analise a tabela abaixo:

Onde pode ser usada? Faz fumaça? Vantagens Desvantagens
Churrasqueira a gás Locais abertos Não É mais econômica, prática e ecologicamente correta Preço elevado
Churrasqueira elétrica Espaços abertos e fechados Não É semelhante a churrasqueira a gás na usabilidade e praticidade Consome bastante energia elétrica
Churrasqueira a carvão Locais abertos Sim É mais barata É necessário comprar carvão sempre que for utilizá-la
Churrasqueira ecológica Espaços abertos ou fechados Não É tecnológica e eco-friendly Difícil de encontrar no varejo
Churrasqueira a bafo Espaços abertos Sim Tamanho intermediário Produz muita fumaça

Devo comprar uma churrasqueira para apartamento tradicional ou de embutir?

Você optou pela churrasqueira a gás? Então saiba que você pode escolher entre um modelo de bancada ou de embutir.

Entre os diferenciais da churrasqueira de embutir, devemos ressaltar a organização do espaço e usabilidade – basta ligar a churrasqueira, ajustar a potência, programar o timer e esperar a refeição estar pronta.

A churrasqueira a gás só precisa de um ponto de energia elétrica e de gás natural (o uso de botijão de gás é proibido em apartamento) para funcionar. O equipamento possui dimensões robustas, queimadores superiores e inferiores, espetos giratórios, isolamento térmico e antichamas e acabamento em aço inox escovado.

A eficiência e durabilidade da churrasqueira a gás de embutir para apartamento depende da instalação, uso e manutenção adequados. Busque orientações do manual de instruções ou diretamente com o fabricante.

Imagem de uma churrasqueira embutida.

A churrasqueira embutida é bastante versátil. (Fonte: Divulgação/ Amazon.com)

Quanto custa e onde comprar uma churrasqueira para apartamento?

A churrasqueira elétrica é bem aceita pelo custo inferior quando comparada aos outros modelos, com cerca de R$150 você consegue comprar um modelo portátil. A churrasqueira a carvão também tem preço razoável, em torno de R$400. Ambos os modelos não possuem custo de instalação.

A churrasqueira a gás é um pouco mais cara, você encontra opções a partir de R$500, depende do modelo e tamanho. Se houver ponto elétrico e a gás a instalação é simples e barata (cerca de R$100).

Critérios de compra: Encontre a melhor churrasqueira para apartamento

Algumas características devem ser avaliadas quando você for comprar uma churrasqueira para apartamento, seja para evitar problemas na estrutura do imóvel, conflito com os vizinhos e administração do condomínio ou fazer um investimento pouco vantajoso.

Se você está em dúvida sobre como escolher a melhor churrasqueira para apartamento, siga as dicas abaixo:

O que você achou deste conteúdo? Compartilhe sua experiência através da seção de comentários abaixo.

Dimensões

O primeiro fator a ser analisado ao comprar uma churrasqueira para apartamento diz respeito às dimensões do equipamento. Você deve procurar um modelo que aproveite ao máximo o espaço disponível mas que não atrapalhe a circulação das pessoas.

Além disso, analise sua necessidade de uso (prefere assar espetinhos, pedaços de carne ou peças inteiras?) e a quantidade de pessoas que vão se alimentar – considere os membros familiares e os convidados que você costuma receber em sua residência.

Imagem de uma peça de costela assada.

Para quem pretende assar peças de carne, o tamanho da churrasqueira é uma característica muito importante. (Fonte: Pascal Claivaz/ Pexels.com)

Churrasqueira tradicional ou portátil

Diferente de uma churrasqueira tradicional que deve ser instalada em determinado local do apartamento, a churrasqueira portátil é menor, mais leve e mais prática. Você pode montá-la onde desejar e desmontá-la com facilidade. Outra vantagem é a possibilidade de levar o equipamento em passeios e viagens.

A churrasqueira portátil não é insuficiente em nenhum aspecto quando comparada à churrasqueira tradicional, mas tenha em mente que o equipamento assa poucos pedaços de carne ou espetos de cada vez. Outra desvantagem é o preço elevado.

Imagem de uma pessoa preparando churrasco.

A churrasqueira portátil é bastante versátil. (Fonte: Luis Quintero/ Pexels.com)

Com ou sem fumaça

Conforme mencionamos anteriormente, alguns modelos de churrasqueira produzem fumaça e outros não. Os modelos que não produzem fumaça (churrasqueira elétrica e a gás) são ideais para espaços pequenos e/ ou fechados – a ausência de fumaça facilita a limpeza e impede a absorção do cheiro.

Quem possui um espaço amplo e arejado pode escolher uma churrasqueira que produza fumaça (churrasqueira a carvão ou a bafo) – principalmente se você aprecia o sabor defumado que o carvão deixa na carne.

Acessórios incluídos

Se você estiver em dúvida entre dois ou mais modelos de churrasqueiras, considere os acessórios que cada equipamento oferece. Itens como prateleiras removíveis, espetos giratórios e bandeja coletora de gordura devem ser oferecidos.

Outros modelos também acompanham acessórios utilizados pelo churrasqueiro como tábua de corte, pegadores de carnes, avental e outros acessórios.

(Fonte da imagem destacada: Artem Beliaikin/ Pexels.com)

Por que você pode confiar em nós?

Helena Sartori Cozinheira Profissional
Helena AINDA não participou do MasterChef, mas tem certeza que sua hora vai chegar. Cozinheira desde os 17 anos, quando ajudava no restaurante de sua tia, ela sabe de cor e salteado quais são os utensílios e ingredientes necessários para preparar cada uma das receitas especiais de seu livro. No ReviewBox, compartilha esse conhecimento com o público.
Apaixonada por ler e escrever, empenha-se em produzir conteúdo relevante sobre áreas pelas quais tem muito interesse, como tecnologia, qualidade de vida, beleza e lazer.