Imagem mostra um par de chuteiras laranjas da Adidas apoiados numa grama cinza. Um está com as travas na grama, a outra com as travas ao ar.
Ultima atualização: 6 de dezembro de 2019

Como escolhemos

10Produtos analisados

15Horas investidas

2Estudos avaliados

74Comentários coletados

Olá, seja muito bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Hoje falaremos absolutamente tudo sobre a chuteira Adidas, um dos mais modernos e populares pisantes do mundo da bola, que calça boleiros, profissionais e amadores com a mesma eficiência e qualidade.

Neste Guia, vamos olhar os melhores modelos, suas inovações, seus designs e, claro, como tudo isso pode melhorar o jogo de seus usuários, do driblador ao defensor, do meia ao atacante. E tanto faz se para grama, rua ou quadra: o importante é você encontrar a sua chuteira Adidas ideal.




Primeiro, o mais importante

  • A Adidas trabalha com linhas de chuteiras, que reúnem tecnologias específicas, voltadas para potencializar certos atributos do jogo, como o chute, o passe, o controle de boa.
  • As principais linhas são a Predator, X, Nemeziz e Copa.
  • Independente das linhas, os modelos podem apresentar características diferentes em seu design, como a tornozeleira embutida (a famosa “botinha”), cabedal sem cadarço, tecido respirável, etc.

Você também pode gostar:

As melhores chuteiras Adidas: Os pares ideais para cada situação

São vários os modelos de chuteira Adidas no mercado, com tecnologias, designs e finalidades diferentes. Pensando nisso, montamos uma lista não só com as melhores, mas com as ideais para cada situação, para cada tipo de boleiro.

A melhor chuteira Adidas para meio-campistas

A Predator Instinct é a chuteira da Adidas ideal para você fazer o seu jogo à vontade no mais firme dos terrenos, graças à tecnologia Traxion, que traz encaixes de borracha leves para o solado. Com a bola no pé, você tem todo o auxílio da linha Predator, que, com design exclusivo do cabedal, tem padrões que potencializam o controle e a criação de efeitos nos passes e chutes.

A melhor chuteira Adidas para atacantes

A linha de chuteiras usadas por Lionel Messi não poderia ter uma indicação diferente do que para atacantes. Seu cabedal de material sintético é mais macio, e, junto da amarração de cadarço assimétrica, potencializa a precisão de chutes e passes. A palmilha em EVA e a trava baixa e fixa de borracha, por sua vez, asseguram que você execute toda a sua potência nos campos de society.

A melhor chuteira Adidas para futebol society

A linha Tango faz das chuteiras da Adidas perfeitas para performar no indoor, e, combinado com a tecnologia Predator, com padrões exclusivos para um melhor domínio de bola, temos um modelo para quem quer controlar o jogo no society. Com o calcanhar desenhado anatomicamente, amarração simétrica de cadarço e “botinha” no tornozelo, você tem enorme sustentação no gramado, e leveza dentro do calçado, com o cabedal em Primemesh.

A melhor chuteira Adidas clássica

A chuteira Copa é para você que combina um estilo clássico com a intensidade dos jogos modernos. A cor preta com detalhes vermelhos é o melhor exemplo disso. Ademais, o cabedal é de couro sintético, com um toque tradicional mas uma leveza moderna, pesando menos de 300 g, facilitando o controle de bola e garantindo precisão nos lançamentos. Para finalizar, o solado em TPU tem alto relevo e trava fixa.

Guia de Compra

As chuteiras Adidas não estão entre as líderes do mercado à toa. Elas carregam a compreensão do que é o futebol nos dias de hoje, um esporte complexo, calculado e diverso em seus estilos, ideias e praticantes.

Neste Guia de Compra, veremos como esse entendimento da Adidas se traduz nos modelos de suas chuteiras. Mostraremos, portanto, as diferentes linhas, tecnologias, indicações e adaptações dos modelos. Tudo para que você possa encontrar a chuteira ideal.

 Imagem mostra o momento de um jogo em que uma jogadora, usando a camisa número dois, persegue a sua adversária, com a camisa dez, que corre com a bola.

As chuteiras Adidas são tão diversas e complexas como o futebol nos dias de hoje.(Fonte: Jeffrey F Lin/ Unsplash.com)

Chuteira Adidas futsal ou society?

Se as chuteiras Adidas de futebol de campo são as mais famosas, inspiradas em craques do futebol profissional e com grandes campanhas publicitárias, as chuteiras de futsal e society são as mais vendidas.

A final, são modalidades mais acessíveis para os praticantes comuns, seja pelo seu tamanho, seja pela sua praticidade, ou mesmo pela sua exigência física. Mesmo assim, as chuteiras Adidas próprias para suas práticas não têm uma linha própria.

Imagem mostra uma fileira de chuteiras Adidas, próprias para diversas superfícies, sobre uma grama sintética bicolor.

As chuteiras Adidas de futsal e de society tem as mesmas tecnologias dos modelos para campo, mas com adaptações para suas devidas quadras. (Fonte: Fachry Zella Devandra/ Unsplash.com)

Ao contrário, são adaptações das linhas principais, a maioria com a sub-linha Tango, que adapta os modelos para ambientes indoor. Elas são modificadas onde realmente importa - nesses casos, o solado.

Nas chuteiras society, são inseridas travas de borracha, pequenas ou grandes, fixas ou móveis. Nas chuteiras de salão, as travas são substituídas por ranhuras variadas, privilegiando controle de bola, estabilidade ou aceleração nas quadras.

Futsal Society
Linha própria Não há Não há
Tecnologias Controle, Precisão, Potência Controle, Precisão, Potência
Solado Travas de borracha Borracha com ranhuras

Quais jogadores profissionais usam a chuteira Adidas Nemeziz?

Um expediente tradicional entre fabricantes de chuteiras é o contrato com jogadores profissionais para que não somente usem seus produtos, mas modelos específicos. Os jogadores recebem pisantes personalizados para seu estilo de jogo e a marca ganha uma excelente publicidade.

No caso da chuteira Adidas Nemeziz, talvez aconteça a melhor publicidade de todas. Ninguém menos que Lionel Messi calça os pisantes da linha mais recente da fabricante alemã, idealizada para facilitar o controle de bola e principalmente a rápida mudança de direção durante o jogo, com e sem a redonda no pé.

Mas o craque argentino não é o único privilegiado com os atributos da Nemeziz. O brasileiro Roberto Firmino e o alemão Timo Werner, ambos jogadores de frente, também calçam a chuteira.

Por que a chuteira Adidas X é ideal para atacantes?

Um atacante pode ter muitas características e atributos, mas, para ter sucesso no jogo, precisa de suas coisas: potência, para vencer os zagueiros, e precisão, para vencer os goleiros.

Pois são justamente essas habilidades que são privilegiadas na Adidas X. Seu solado tem a tecnologia Speedframe, de travas mistas (pontudas na frente e redondas no calcanhar), que fazem o calçado ser ultraleve e de fácil aceleração.

Imagem mostra um par de chuteiras deitados sobre uma rede de gol, que por sua vez está em cima da grama.

A Adidas X privilegia duas das características essenciais de um bom atacante: velocidade e precisão. (Fonte: Alex/ Unsplash.com)

Outro atributo é o cabedal com revestimento patenteado Skeletalweave, que é uma camada de fios finos que facilitam não só a velocidade no controle de bola como a precisão do chute.

Não à toa, a chuteira é usada por dois principais atacantes do futebol mundial, o egípcio Mohammed Salah e o uruguaio Luis Suárez.

Vantagens
  • Leveza
  • Facilita o controle em velocidade
  • Arranque potencializado
Desvantagens
  • Menor estabilidade
  • Menor resistência

Como é a nova chuteira Adidas Copa?

Em 1979, a Adidas lançou a chuteira Copa Mundial, que viria se tornar uma das mais clássicas da empresa alemã, quase um símbolo da marca. O modelo eventualmente saiu de linha, como resultado da eterna busca do mercado por evolução.

Recentemente, porém, a Copa Mundial foi relançada, mas dessa vez apenas como “Copa”, uma nova e adaptada versão. O visual se manteve clássico, sem grandes alterações no formato do cabedal ou na lingueta, mas agora com cores variáveis, para além do preto, que aliás passa a se combinar com outras cores, como o vermelho.

O couro se manteve, mas agora mais macio, para facilitar a precisão de passes e chutes. O solado agora é de TPU, com camadas internas macias, que amortecem os principais pontos de impacto do pé.

Imagem mostra um par de chuteiras Adidas Copa Mundial, com o pé direito apoiado na vertical sobre o pé esquerdo.

A Adidas repaginou um de seus modelos mais clássicos, o Copa Mundial, agora chamado apenas de “Copa”..(Fonte: CrichyStock/ Pixabay.com)

Outra novidade é a gola elástica em Primemesh, que faz circular o ar na região do tornozelo e ainda faz o calçado vestir o seu pé como uma meia. A amarração, porém, continua clássica, por cadarço, e simétrica.

Os mais tradicionalistas podem ficar tranquilos. Além do “Copa”, a Adidas lançou uma réplica da Copa Mundial, toda preta com detalhes brancos, e cabedal com o couro de canguru, que marcou época em seu lançamento.

foco

A Copa Mundial foi lançada em 1979, mas era planejada para ser lançada apenas em 1982, durante a Copa do Mundo - daí o nome - da Espanha, vencida pela Itália, um dos Mundiais mais presentes no imaginário popular brasileiro.

Quais as tecnologias da chuteira Adidas Predator?

Mais do que para alguma posição específica, as chuteiras Adidas Predator são feitas para quem quer controlar o jogo. E só é possível ter tal desempenho com a bola no pé, e com passes certos.

Para isso, a Predator conta com duas tecnologias patenteadas, a Controlskin e a Primeknit. Ambos são posicionados no cabedal têxtil da chuteira. A Controlskin aumenta a tração entre calçado e bola, facilitando a condução, e com padrões de alto relevo que “guiam” a bola durante um passe.

A Primeknit, por sua vez, dá um suporte superior no cabedal, dando firmeza na passada durante o controle de bola. Há ainda o Controlframe, um quadro no antepé que facilita o domínio da bola e o contato final antes de passes e chutes.

No mais, as inovações são voltadas ao conforto do jogador, com calcanhar anatomicamente desenhado e acolchoado. Afinal, é preciso estar à vontade com seu equipamento para estar à vontade em campo.

magem mostra em plano detalhe o cabedal do pé direito de uma chuteira preta da Adidas, que está apoiada numa grama alta..

O cabedal da Adidas Predator auxilia a condução e o passe, tudo o que você precisa para controlar um jogo.(Fonte: NadinLisa/ Pixabay.com)

Qual a melhor chuteira Adidas infantil?

Como é de se imaginar, as chuteiras Adidas infantis também contam com as mesmas linhas das chuteiras adultas e profissionais. Elas têm também boa parte das tecnologias de controle, estabilidade, etc, mas adaptadas à pés e corpos em desenvolvimento.

Esse ponto, aliás, é bem importante para determinar as melhores chuteiras Adidas para crianças. O ideal é que os modelos tenham tecnologias no cabedal, calcanhar e cano que se moldem aos pés dos pequenos jogadores.

“Botinha”, cabedal em mesh, calcanhar anatômico, tudo isso é válido para que os pés das crianças tenham conforto e tenham seu ritmo de crescimento e desenvolvimento respeitados.

Imagem mostra um par de chuteiras infantis da Adidas apoiadas no concreto, com foco seletivo.

O mais importante é que a chuteira Adidas infantil seja confortável e anatomicamente correta para os pequenos jogadores..(Fonte:Alexas_Fotos/ Pixabay.com)

Quanto custa uma chuteira Adidas?

Com vários modelos e tecnologias, a chuteira Adidas tem uma grande faixa de preços. Você encontra modelos a partir de R$ 80, principalmente modelos infantis, de futsal e os fora de linha.

Conforme as versões vão ficando mais atuais, as tecnologias mais avançadas, os modelos podem chegar a até R$ 800, por vezes até mais, se a chuteira for profissional, isto é, exatamente a mesma usada pelos jogadores profissionais.

Critérios de Compra: Escolhendo a sua chuteira Adidas

Vamos agora com a nossa lista exclusiva de critérios de compra. São elementos característicos das chuteiras que, se notadas com atenção, podem ajudar você na hora de escolher o modelo ideal.

Falaremos, é claro, de cada um destes itens, para que você vá muito bem preparado e informado para comprar a sua chuteira.

Estilo de jogo

Como vimos ao longo deste Guia, as chuteiras Adidas têm um alto nível de especialização, com tecnologias e adaptações pensadas para potencializar certos atributos de seus usuários, como o passe, a condução de bola, até o chute.

Assim, uma boa maneira de começar a sua pesquisa é pensar na ideal para o seu estilo de jogo, isto é, se você passa mais a bola, se você arrisca mais dribles, se gosta de acelerar com a redonda no pé, e então encontrar a linha e/ou o modelo com as adaptações adequadas às suas especialidades.

Imagem mostra um jogador, representado no quadro somente por suas pernas, e usando chuteiras Adidas, no momento que parte para driblar o adversário à sua frente, também representado por suas pernas.

Pense nas suas especialidades - passar, driblar, chutar, defender - para depois buscar a chuteira Adidas ideal. (Fonte: flooy/ Pixabay.com)

Superfície

As chuteiras Adidas alcançaram um nível que permite diferenciar entre superfícies firmes e terrenos flexíveis.

De nada adianta uma chuteira especializada para a sua posição se ela não é adequada à superfície - grama natural, grama sintética, concreto, taco de madeira, e por aí vai - que você irá jogar.

Note que não é apenas uma questão de modalidade, entre campo, society ou quadra. As chuteiras Adidas alcançaram um nível de especificidade que permite diferenciar entre superfícies mais firmes (grama sintética, por exemplo) e terrenos flexíveis (gramado alto).

Característica

Outro ponto que pode ajudar na sua seleção de chuteiras são os elementos marcantes dos modelos, que a Adidas chama em seu site de “características”. São inovações de design que mudam a dinâmica e a ergonomia dos modelos.

Entre características mais importantes estão: as socks, que são as tornozeleiras embutidas no cano dos calçados; os cabedais sem cadarço, que fixam o pé com um material elástico; os chamados respiráveis, com cabedais e/ou painéis laterais em mesh ou outra trama vazada; e os modelos leves, que também tem mesh em sua composição.

Trava

Por motivos óbvios, este critério é voltado para as chuteiras de futebol de campo e society. Nesse caso, as travas são elementos essenciais para o tipo de desempenho que os modelos terão durante o jogo.

São dois pontos a se notar e optar, o tamanho e o material das travas. Sem entrar no mérito de qual trava é melhor para qual campo, em termos gerais as travas grandes dão maior sustentação, mas diminuem a velocidade, e as travas pequenas fazem o inverso.

O mesmo acontece com travas flexíveis e travas rígidas. As primeiras dão maior agilidade e menor sustentação, enquanto as rígidas dão firmeza na pisada mas lentidão na passada.

Imagem um par de chuteiras pretas da Adidas, calçadas por uma perna com meião preto. O pé esquerdo pisa na grama, enquanto o direito somente apoia o bico no gramado.

As travas das chuteiras de campo e de society ditam a sustentação e a velocidade da sua passada.(Fonte: Feo con Ganas/ Unsplash.com)

Visual

Nos últimos anos as chuteiras Adidas passaram a dar cada vez mais importância em questões estéticas. Combinações de cores e designs diferenciados se multiplicaram no mesmo ritmo das inovações técnicas.

Assim, escolhidos os atributos que a sua chuteira Adidas precisa ter, vale dar uma olhada no visual que mais agrada. Há modelos sóbrios, clássicos, modernos e extravagantes. Basta escolher.

(Fonte da imagem destacada: Fachry Zella Devandra/ Unsplash.com)

Por que você pode confiar em mim?

Lucas Ayres Jornalista
Fanático por esportes e apaixonado por música, vive antenado às novas tecnologias e tendências da moda masculina. Escreve sobre os produtos que orbitam nesses assuntos, e outros que deixam a casa e o dia a dia mais fácil, prático e, além de tudo, saudável.