Imagem mostra um pé calçado de uma chuteira Nike, que apoia seu bico num gramado baixo.

Olá, seja muito bem-vindo ao ReviewBox Brasil! No texto de hoje, falaremos sobre um dos equipamentos esportivos mais badalados do mundo, a chuteira Nike, que domina o mercado com calçados estilosos e tecnológicos.

Neste Guia, mostraremos os melhores e diferentes modelos, suas tecnologias, seus designs e até os craques os calçam, entre outras informações valiosas, tudo para que você saia daqui um craque da bola e das prateleiras.



Primeiro, o mais importante

  • As principais linhas das chuteiras Nike são a Mercurial, a Phantom e a Tiempo.
  • Essas linhas podem ter sub-linhas, como a Mercurial Vapor e a Mercurial Superfly e a Phantom Venom e Phantom Vision.
  • As linhas também se adaptam à cada modalidade de futebol, entre campo, futsal e society.

Você também pode gostar:

As melhores chuteiras Nike: Os pares favoritos da nossa equipe

Pensando na enorme variedade das chuteiras Nike, e, é claro, em você, nossa equipe montou uma lista exclusiva com os melhores pares do mercado. Os modelos foram eleitos com cuidados e critérios que vão do tipo de amarração ao material do cabedal.

A melhor chuteira Nike para futsal

A chuteira Nike Mercurial Futsal é cheia de tecnologias voltadas para o melhor desempenho, presentes em todos os seus pedaços. A sola IC auxilia a tração e a movimentação nos pisos mais lisos, e a tecnologia non-marking, impede o calçado de marcar o piso e o forro do calcanhar deixa a chuteira no lugar certo. Há ainda o Dynamic Fit Collar, que dá firmeza para as passadas rápidas do salão.

A melhor chuteira Nike para jogos fora de casa

Um jogo fora de casa é sempre complicado. Não bastasse o adversário e a torcida, há ainda o obstáculo do campo. Ou havia, com a chuteira Nike Phantom Vision Multi-Ground que tem uma placa versátil multi superfície para melhor tração, independente do gramado. Para completar, o modelo tem o colarinho Dynamic Fit em material texturizado que abraça o pé e auxilia o controle de bola e a precisão nas ações.

A melhor chuteira Nike para controlar o jogo

A chuteira Nike Magista é tão elegante quanto deve ser o jogo que auxilia. Sua cor branca com detalhes vermelhos dá o tom, e o cabedal de couro sintético texturizado dá a elegância. Indicado para meio-campistas, o modelo conta com o colarinho Dynamic Fit para maior conforto, trava de superfícies rígidas para maior estabilidade e a zona rotacional do antepé é pensada para facilitar giros e outras jogadas rápidas.

A melhor chuteira Nike

Chuteira inspirada em ninguém menos que Cristiano Ronaldo, a Nike Mercurial Superfly 6 é ideal para quem lidera em campo e destrói na área adversária. Um modelo robusto, com solado multi superfície e colarinho Dynamic Fit, para melhor ajustar o pé dentro do calçado, e com o material leve para acompanhar a sua explosão no gramado. O cabedal microtexturizado, por sua vez, garante um melhor controle de bola nas arrancadas.

Guia de Compra

Escolher uma chuteira Nike é uma tarefa fácil, mas trabalhosa. Fácil porque todos os modelos disponíveis no mercado (e bota modelo nisso) são de alta qualidade; trabalhosa porque são muitas características, tecnologias e detalhes a se considerar.

Mas não tema. No Guia de Compras a seguir, apresentaremos as melhores linhas, suas inovações, diferenças e usos indicados. Assim, você pode encontrar o modelo que melhor se adequa ao seu jogo e aos seus gostos.

Imagem mostra o momento de um jogo em que duas adversárias disputam a bola na intermediária, observadas por duas outras jogadoras, uma que está de costas para a câmera, em primeiro plano, e outra que está em segundo plano e de frente para a câmera.

Dois times e duas chuteiras Nike: afinal, há um infinidade de linhas e modelos para se escolher. (Fonte: Jeffrey F Lin/ Unsplash.com)

Chuteira Nike para campo, futsal ou society?

O futebol de campo pode ser a mais importante e relevante modalidade do esporte no mundo, mas a prática do futebol é bem dividida entre o futsal e o society. Afinal, são modalidades mais acessíveis para o boleiro “comum”.

Essa lógica é de certa forma seguida pelas chuteiras Nike, que tem nos seus modelos de campo seus principais produtos, mas todos adaptados às quadras, sejam elas de taco ou de grama sintética.

Assim, todas as inovações nos cabedais, na amarração, no conforto interno, etc, são transpostas para os modelos das quadras. O que de fato muda são os solados, cada modalidade com um, e com variedades entre si, ainda por cima.

No campo, as travas são longas e podem ter formatos diferentes, entre arredondadas e pontudas; no futsal, o solado pode ser liso ou com sulcos de padrões diferenciados que auxiliam na tração dentro da quadra.

Já no society, as travas são como um meio termo entre o solado de salão e o de campo, compridas o bastante mas rasas, ainda assim.

Imagem mostra somente os pés de uma pessoa, calça chuteira Nike. Seu pé direito se apoia no gramado, enquanto o pé esquerdo está apoiado numa bola.

As chuteiras Nike de campo ditam a tendência, mas são os modelos de futsal e society que capitalizam as vendas. (Fonte: flooy/ Pixabay.com)

Quais as características da chuteira Nike Mercurial?

É possível dizer, com segurança, que a Mercurial é a principal linha da chuteira Nike. Como? Bom, estão nessa linha os modelos de ninguém menos que Neymar Jr. e Cristiano Ronaldo.

foco

Você sabia? Com chuteiras fornecidas pela Nike há pelo menos uma década, Cristiano Ronaldo usa em média de dois a três modelos de chuteira por ano.

Um dos usos da palavra Mercurial, em inglês, é para descrever uma pessoa que muda rápido, uma pessoa imprevisível. Essa é a grande inspiração da linha, feita para jogadores que mudam rapidamente de direção, rápidos, ágeis e imprevisíveis.

As duas sub-linhas principais são a Mercurial Vapor e a Mercurial Superfly, mas há modelos especiais e lançamentos únicos, como a Mercurial Dream Speed, feito para Cristiano Ronaldo, Mbappé e a australiana Sam Kerr.

Imagem mostra em plano detalhe a parte traseira de um par de chuteiras Nike Mercurial, apoiada sobre uma grama alta. Ao fundo, uma bola parece estar apoiada nos bicos do par.

A Mercurial é o peso pesado da chuteira Nike, mas são feitos para os mais leves, ágeis e imprevisíveis jogadores .(Fonte: Pixabay/ Pexels.com)

São três as características que unem todos estes modelos. A primeira é a tecnologia Flyknit, uma trama aberta e flexível que é a base do cabedal. Ela envolve o pé no intuito de diminuir sua distância da base do calçado e assim dar o encaixe perfeito, proporcionando conforto e confiança nas arrancadas com e sem bola.

As travas também são posicionadas estrategicamente para dar tração e sustentar as mudanças de direção sem prejudicar o atleta. São travas que ficam no calcanhar e na ponta do pé.

Outras características marcantes são o avanço na clássica All Conditions Control, que dão um acabamento fosco na camada superior do cabedal com um toque clássico e que sustenta um bom controle de bola em vários tipos de gramado.

Vantagens
  • Leveza
  • Conforto e estabilidade em velocidade
  • Controle de bola auxiliado em qualquer campo
Desvantagens
  • Maior preço
  • Menor resistência

Como é a chuteira Nike do Neymar?

Neymar, com todas as suas polêmicas, é sem dúvidas um dos maiores jogadores de futebol do mundo. Isso é inquestionável. É também um dos jogadores mais falados, comentados e midiáticos.

As chuteiras Nike exclusivas de Neymar combinam, portanto, tecnologias para a sua habilidade dentro de campo e principalmente referências a seu tamanho fora dele. Já são mais de dez modelos desde que o brasileiro virou jogador profissional.

A sua chuteira-base é a Mercurial Vapor, voltadapara dribles em velocidade.

A sua chuteira-base é a Mercurial Vapor, voltada, como descrevemos acima, para dribles em velocidade, que combina o cabedal de Flyknit, solado com travas especiais e o acabamento texturizado no antepé.

O que destaca os modelos, no entanto, são as referências ao astro da seleção brasileira, de tatuagens à mantras, como “Ousadia e Alegria”, “Sonho Dourado”, , IV, “Shhh” que viram espécies de logotipos.

Imagem mostra o momento de um jogo em que Neymar, calçando chuteiras Nike, é marcado por dois adversários.

(Fonte: Laurent Lairys/ 123rf.com)

Qual é a linha infantil da chuteira Nike?

A Nike trabalha com uma sub-linha que não é exclusiva aos pequenos jogadores, mas está presente em basicamente todos os melhores modelos de chuteira infantil do mercado: a Academy.

A Nike Academy é uma linha que aposta, como diz o nome, no aprendizado e na busca por evolução, mas também investe muito em conforto, segurança e estabilidade durante o jogo.

Assim, a maioria dos modelos vêm com o Flyknit para deixar o pé justo na chuteira, mas respeitar o crescimento do corpo ao mesmo tempo, assim como têm travas que reforçam a tração durante corridas.

Imagem mostra um árbitro de uma partida de futebol de crianças amarrando as chuteiras Nike de um dos pequenos jogadores.

As chuteiras infantis da Nike são tecnológicas, mas respeitam o processo de crescimento e amadurecimento dos pequenos jogadores.(Fonte: Adrià Crehuet Cano/ Unsplash.com)

Como a chuteira Nike Tiempo ajuda defensores?

A chuteira Nike Tiempo foi pensada para dar aos defensores o mesmo suporte tecnológico que os atacantes costumam receber da empresa americana. Por isso mesmo, Van Dijk, Piqué, Thiago Silva e Sergio Ramos, quatro dos maiores zagueiros do futebol moderno, as usam.

Mais leve, a Nike Tiempo combina o Flyknit com um inovador couro premium no cabedal, para dar maior conforto e segurança para um jogador que invariavelmente necessita ser preciso nas ações.

Até por isso, conta com a tecnologia Fit-Mesh, que auxilia o domínio de bola na parte interior do pé. Há ainda a Nike Hyperstability, uma tecnologia no solado que tenta dar espelhar o auxílio dado à atacantes para mudanças de direção. Afinal, um bom zagueiro precisa ser tão ágil quanto aquele que o quer driblar.

Por fim, é um modelo que combina os mais modernos designs da Nike, mas com um tom um pouco mais sóbrio. Até porque zagueiro não pode sorrir, não é mesmo?

Imagem mostra o zagueiro Virgil Van Dijk, da Holanda, disputando um lance com o atacante Milik, da Polônia. Ambos usam chuteiras Nike.

Van Dijk não está sorrindo, mas está certamente feliz com a chuteira Nike Tiempo dele..(Fonte: Maciej Gillert/ 123rf.com)

Porque a chuteira Nike Phantom Vision é a ideal para meio-campistas?

No futebol moderno, o meio-campista tem pouco espaço para controlar a bola, e um tempo menor ainda para pensar no que fazer. Os movimentos, então, tem de ser precisos, e com a bola grudada no pé.

A chuteira Nike Phantom Vision, usada por feras do meio campo como Casemiro, Philippe Coutinho e o belga Kevin De Bruyne oferece exatamente isso, com um design moderno deixa a chuteira justa no pé, mas não apertada.

Tudo na Nike Phantom Vision é pensado para otimizar o controle de bola. A Ghost Lace, por exemplo, deixa o cadarço completamente escondido para diminuir qualquer ponto de choque com a bola.

A grande novidade, porém está na evolução do Flyknit, que é otimizado para uma região chamada “triângulo medial”, uma área do pé que conecta três ossos e que segundo as pesquisas da Nike, é essencial para o controle de bola preciso.

Imagem mostra o meia De Bruyne, da seleção belga, controlando a bola durante um jogo contra a Suécia, que tem um jogador ao fundo do quadro, desfocado.

Com a Nike Phantom Vision, o controle de bola é preciso, deixando você livre para observar o jogo.(Fonte: Oleksandr Prykhodko/ 123rf.com)

Qual o preço da chuteira Nike?

A Nike costuma a dividir os preços de suas chuteiras entre os modelos oficiais, usados pelos jogadores, e réplicas, com algumas adaptações nos materiais. No caso dos oficiais, esses preços orbitam tranquilamente na casa dos R$ 1000 e não são encontrados em qualquer lugar, restritos à algumas lojas oficiais da Nike.

As réplicas, por sua vez, têm uma faixa de preço que vai dos R$ 100, preço mais comum em modelos que já saíram de linha, à R$ 600, modelos que, ao contrário, são lançamentos. No mais, o “acúmulo” de tecnologias e a exclusividade do design de um modelo vão o tornando mais caro.

Critérios de Compra: O que notar na sua chuteira Nike

Abaixo, apresentamos mais uma lista, desta vez de critérios de compra. Seus itens foram pensados considerando os elementos característicos da chuteira e claro, para ajudar a sua escolha.

Vamos, então, falar sobre cada um dos itens, para que você reúna o máximo de informações possível antes de comprar a sua chuteira Nike.

Posição

Um dos grandes apelos da chuteira Nike é o seu desenvolvimento pensando na posição dos jogadores em campo. Basicamente, há modelos ideais para defensores, meio-campistas e atacantes.

Assim, na hora de comprar o seu modelo, leve em consideração no seu posicionamento. Se seu lugar for a zaga, olhe as chuteiras Nike Tiempo com carinho; se for meio campo, as Phantom são excelentes escolhas; a Mercurial, por sua vez, calça com perfeição os jogadores de frente.

Imagem mostra duas jogadoras próximas à linha do meio campo disputando a bola durante um jogo.

Para a defesa ou para o ataque, não importa: há uma chuteira Nike.(Fonte: Jeffrey F Lin/ Unsplash.com)

Tipo de Campo

Este critério pode parecer óbvio, mas o tipo de campo vai além de escolher o modelo adequado entre futebol de campo, society ou futsal. A ideia, na verdade, se aprofundar no tipo de campo e de quadra.

Pense, se possível, se o campo em que você joga é mais pesado ou mais ligeiro, se a quadra é de taco ou de concreto, e até o preenchimento do gramado sintético da quadra de society.

Depois, é só optar pelo modelo com a combinação de solado e travas que melhor se adapte a essa superfície.

Estabilidade x Velocidade

Este aqui é um ponto importante. No fim das contas, os conjuntos de características, inovações e tecnologias da chuteiras Nike gravitam em torno de dois elementos do jogo, a estabilidade e a velocidade.

Solados e cabedais são os pontos de maior interesse, neste caso. A Nike Tiempo, por exemplo, é mais estável, enquanto a Mercurial, mais veloz. Assim, atente-se a o que você precisa dentro de campo, que a chuteira Nike oferece.

Design

Ainda que a chuteira Nike seja rica em tecnologias e inovações, você não precisa pensar apenas no seu desempenho. O visual é também uma parte muito importante, e, francamente, um dos maiores destaques dos calçados da marca americana.

Note, portanto, o formato do modelo, o design de sua língua e cano, sua(s) core(s), e seus detalhes – no cabedal, no solado, até no cadarço -, outro ponto alto das chuteiras Nike, e escolha a combinação que mais agrade.

Imagem mostra dois pés apoiados num banco e com chuteiras Nike apenas apoiadas nas suas pontas.

Não é só desempenho: nas chuteiras Nike, o visual não é um detalhe pequeno.(Fonte: flooy/ Pixabay.com)

Jogador Favorito

Por último, se você continuar perdido, pense nos seus jogadores favoritos. Por que não usar a chuteira do seu ídolo? O quanto melhores eles forem, maiores são as chances de serem patrocinados pela Nike.

Uma rápida pesquisa pode informar o modelo de chuteira que usam. Faça o que quiser com essa informação. Compre o modelo exato, se guie pela linha usada, enfim, deixe seu ídolo inspirar a sua compra.

(Fonte da imagem destacada: Tom Sodoge/ Unsplash.com)

Por que você pode confiar em mim?

Lucas Ayres Jornalista
Fanático por esportes e apaixonado por música, vive antenado às novas tecnologias e tendências da moda masculina. Escreve sobre os produtos que orbitam nesses assuntos, e outros que deixam a casa e o dia a dia mais fácil, prático e, além de tudo, saudável.