Imagem mostra um rapaz no ar, calçado de um par de chuteiras society e prendendo a bola entre os pés. Ao fundo, um extenso gramado e gols, todos desfocados.
Ultima atualização: 1 de março de 2020

Como escolhemos

16Produtos analisados

17Horas investidas

2Estudos avaliados

95Comentários coletados

Olá, seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil. No texto de hoje, vamos falar tudo sobre a chuteira society, produto que oferece controle e estabilidade ao usuário, a ferramenta essencial para a prática de uma das modalidades mais populares do nosso futebol.

O society é também único, seja pelo número específico de jogadores, comumente sete para cada time, seja onde é jogado, na maioria das vezes gramado sintético, outras de terra batida ou até numa grama baixinha. Nada mais natural, então, que se use chuteiras próprias para a sua prática.

Neste Guia, iremos ajudar você a encontrar não só o modelo ideal para cada local, mas também para seu estilo de jogo e até para sua posição dentro do seu time. Vamos mostrar também os melhores do mercado, suas vantagens, desvantagens e outras dicas valiosas.




Primeiro, o mais importante

  • Antes de olhar preço, marca, desenho, veja se o modelo que você quer é confortável. É a maneira mais simples de escolher um par de chuteiras society que seja seguro e eficiente.
  • Você pode ser uma pessoa prática, mas saiba que o uso de chuteiras society não é recomendado para o futebol de campo nem para o de salão.
  • Seu preço varia bastante, de R$ 50 a R$ 350, dependendo de seu material, tecnologia e sua marca.

Melhores modelos de chuteira society: Nossas recomendações

Se você está começando no mundo do society, se você já é regular ou mesmo se está buscando dar um passo à frente no seu desempenho: há um modelo certo para você.

A ReviewBox Brasil analisou o atual mercado de chuteiras society e fez uma lista com os cinco melhores modelos. Sua classificação é baseada na qualidade de seu material, na sua tecnologia e no seu custo-benefício, principalmente.

Chuteira Nike elegante e tecnológica

No products found.

O Superfly 6 da Nike chama a atenção pelo visual, com a cor preta contrastando com o logo amarelado posicionado no calcanhar, mas está aqui pela sua tecnologia. Conta com cabedal de acabamento liso, que proporciona maior controle de bola, e forro acolchoado na palmilha na região do calcanhar.

O modelo tem também tem suporte em tecido para o calcanhar, deixando o calçado mais justo no pé e dando suporte ao tornozelo, além dos cravos em seta, que dão maior estabilidade durante um sprint.

A chuteira Adidas para os fãs de Messi

A chuteira Nemeziz, da Adidas, combina o melhor da tradição com a da tecnologia, com os cadarços bem centralizados e acima do peito pé, mas com cabedal e forro sintéticos, além da palmilha em EVA.

O carro chefe, porém, é a estampa no cabedal em referência à Lionel Messi, craque no qual o modelo foi inspirado e cujo desenvolvimento foi pensado para seu estilo de jogo - o que pode ser bom ou ruim para o jogador comum, mas que com certeza dá uma moral na hora do jogo.

A chuteira Mizuno mais aclamada da internet

O modelo Mizuno Morelia Neo Club para society é um dos mais bem avaliados da marca na internet. Feita em material sintético e com solado de borracha, a Morelia traz segurança e precisão aos jogadores. O ajuste aos pés é perfeito, e as costuras aumentam a sensação do atleta ao tocar na bola.

Guia de Compra

A popularidade do futebol society está associada à sua praticidade - campo menor, de fácil manutenção, menos jogadores necessários - e também ao fato de se aproximar muito do esporte que vive no imaginário de qualquer boleiro, o futebol de campo.

Por isso, as fabricantes passaram a “exportar” para o society suas grandes chuteiras de campo, com tecnologia e trabalho de marketing, gerando uma grande e variada oferta de modelos. No Guia de Compra abaixo, mostraremos essas variedades, assim como seus benefícios e quais as marcas que fazem mais sucesso.

Imagem mostra uma perna esquerda, com o pé calçado de uma chuteira, com uma bola ao seu lado. Tanto perna quanto bola repousam sobre um gramado que aparenta ser sintético.

A chuteira society foi especialmente fabricada para melhor desempenho em gramados sintéticos. (Fonte: Frantzou Fleurine/ Unsplash)

O que é a chuteira society?

O que caracteriza a chuteira society, isto é, o que a diferencia de suas “irmãs” do salão e do campo, são as suas travas. Na modalidade em questão, elas são de borracha, menores e distribuídas praticamente por toda a extensão da sola.

Hoje, elas são assim para a melhor adaptação em gramados sintéticos, que são revestimentos de fibras sintetizadas industrialmente com o objetivo de simular a aparência e o aspecto da grama. Mas só na aparência.

Imagem mostra um par de chuteira society da umbro na cor preto

A chuteira society é caracterizada por suas travas baixas, de borracha e fixas. (Fonte: Zella/ Unsplash)

Esse tipo de gramado deixa o jogo bem mais veloz, por ter um comprimento e um atrito muito menores comparados ao natural. A chuteira, então, precisa oferecer uma estabilidade própria para este piso, e, portanto, uma trava própria.

Qual a história do futebol society?

A massificação da chuteira society é um fenômeno recente, até porque a modalidade em si é recente.

Foi criada em 1985, no Brasil - outro motivo de sua popularidade no País -,e teve sua primeira associação em 1988, que padronizou as regras e unificou o nome (que ficava entre Futebol Social e Futebol Suíço) como Society.

A Federação Internacional nasceu somente em 2004, lançando a modalidade como um esporte de fato. A partir daí começou que começou crescer economicamente, atraindo mais praticantes, investidores, e finalmente as grandes marcas.

Imagem mostra um gol de um campo de futebol society, no momento em que um provável chute faz a bola disparar rumo ao canto direito do goleiro, que salta, mas está distante da bola. Ao fundo, crianças assistem à cena.

O futebol society é um “produto” 100% brasileiro, surgido com o nome “Futebol Social” e se aproveitando do vácuo do Futebol de Várzea. (Fonte: ÁLVARO MENDOZA/ Unsplash)

Quais as vantagens e desvantagens da chuteira society?

As vantagens da chuteira society giram em torno de sua adaptabilidade às diferentes quadras em que o futebol de sete pode ser jogado.

Uma delas, portanto, é a sua versatilidade, oferecendo conforto e possibilitando um jogo dinâmico tanto em gramado sintético, em grama natural bem baixa e até na terra batida, tradicional nos campos de várzea, um dos “ancestrais” do society.

Outra vantagem é a estabilidade que dá ao movimento do jogador, devido ao seu desenho, com travas baixas, de borracha e com múltiplos pontos de tração pela sola.

Dessa forma, ela é também mais segura, o que também é uma vantagem. Receber uma pancada das travas de chuteira society é com certeza menos doloroso e perigoso do que as travas metálicas do campo, e os pares não escorregam como nos de salão, por exemplo.

Imagem mostra o momento em que um menino, caracterizado apenas pelas suas pernas, que calçam chuteiras society, tenta aplicar a chamada carretilha, uma maneira específica de levantar a bola.

A chuteira society é versátil e estável, devido ao tamanho e ao material de suas travas, à ponto de poder até ser usada numa brincadeira ou outra numa grama maior. (Fonte: Markus Spiske/ Unsplash)

Por outro lado, o produto é muito específico, e seu uso está longe de ser recomendado para a prática de futebol de salão ou futebol de campo.

Com a entrada agressiva das grandes marcas no futebol society, o preço dos modelos subiu muito, o que é também uma desvantagem.

Por fim, apesar da enorme adaptabilidade ao gramado sintético, a chuteira society simplesmente não consegue resolver um pequeno, tradicional e incômodo problema: o acúmulo das “borrachinhas” que se soltam do piso durante o jogo.

Vantagens
  • Versatilidade
  • Estabilidade
  • Segurança
Desvantagens
  • Apenas para Society
  • Preços altos
  • Acúmulo de “restos” do gramado sintético

Qual a melhor: Chuteira society de controle ou equilíbrio?

Os modelos mais modernos de chuteira society acumulam características e tecnologias diversas, a ponto de ser difícil fazer uma diferenciação objetiva entre os modelos, como a diferença no material das travas dos modelos de campo ou no formato do bico nos de salão.

No entanto, é possível dividir os “pisantes” pelo impacto que seu conjunto de características tem dentro da quadra, no sentido da adaptação ao estilo de jogo de seus usuários.

Assim, temos as chuteiras que chamamos de “Controle” e as que chamamos de “Equilíbrio”.

  • Controle: Como diz o nome, é para quem preza e precisa de maior controle da bola, como atacantes de área, armadores e outros meias mais centrais. Seus principais atributos são um bico mais alongado e travas mais curtas, que contribuem para o melhor traquejo da redonda.
  • Equilíbrio: Por outro lado, visa maior estabilidade com o gramado, para jogadores não necessariamente mais velozes, mas que correm bastante em campo, como laterais, pontas e outros jogadores de lado campo, e até zagueiros, pela velocidade que precisam mudar de direção.

Travas um pouco mais compridas e em maior número, costuras reforçadas, bicos não necessariamente menores, mas justos, assim como todo o calçado em si, enfim, tudo pensado na maior tração da chuteira com o gramado, especialmente o sintético.

Imagem mostra um jogo de futebol society, no momento em que um jogador de um time começa a ter o controle da bola e seu adversário começa a se aproximar para fazer a marcação

As chuteiras society se desenvolveram a tal ponto que podem influenciar o seu desempenho, a partir de seu estilo de jogo. (Fonte: ezequielfarjat_7910/ Pixabay)

Chuteira society, salão ou campo?

Uma realidade muito comum aos boleiros casuais ou de fim de semana é variedade de campos e até de modalidades de futebol, entre o de campo, o society e o futsal. É normal, inclusive, esses boleiros terem um modelo só para todos. Mas isso não é o mais recomendado.

As diferenças entre as chuteiras de cada um desses tipos de jogo são básicas, mas grandes o bastante para tornar a prática insegura quando o modelo está fora de seu “habitat”.

Essas disparidades entre modelos são encontradas no seu solado e no seu bico. A chuteira de campo, por exemplo, tem bicos mais pontudos e principalmente travas de materiais, tamanhos e quantidades diferentes.

Imagem mostra quatro pares de chuteiras, para futebol de campo, e de society, sob um gramado sintético. Elas seguem um padrão que o pé esquerdo está deitado e o pé direito, apoiado com a sola no chão.

As principais diferenças entre as chuteiras para society, campo e salão estão no seu formato e no seu sistema de aderência. (Fonte: Fachry Zella Devandra/ Unsplash)

Os tênis de futsal mais característicos contam com bicos mais arredondados e sem travas, mas com ranhuras no solado, para dar aderência aos pisos lisos de suas quadras de taco ou concreto liso.

As chuteiras society, como falamos lá em cima, têm travas pequenas, de borracha e sem quantidade definida, distribuídas ao longo do solado. Seu bico mais característico é um meio termo entre os modelos de salão e de campo.

Então, se possível, procure a chuteira correta para o tipo de campo em que você pretende jogar.

Uma chuteira de campo no salão pode gerar lesões em joelhos e ligamentos, assim como uma de futsal não oferece nenhuma estabilidade na grama, ocasionando perigosos deslizes e escorregões.

Os modelos society até oferecem uma certa versatilidade em outros tipos de campo, por serem, se olharmos atentamente, um meio termo entre os cravos de campo e as ranhuras dos salões. No entanto, passam longe de garantir desempenho, sequer estabilidade.

Chuteira de Campo Chuteira de Salão Chuteira Society
Sistema de aderência Travas altas Ranhuras no solado Travas baixas de borracha
Formato Bico pontudo Bico arredondado Bico “neutro”

Chuteira society: Quais as melhores marcas?

Com a popularidade e o apelo do futebol society, a maioria das grandes marcas de artigos esportivos passou a atuar especificamente na modalidade, levando consigo a tecnologia, o marketing e o know-how das chuteiras de campo.

A Nike, por exemplo, líder mundial calçados e outros produtos voltados ao esporte, adaptou alguns de seus campeões de venda, como a Mercurial e a Hypervenom, além das variedades desenvolvidas para algumas estrelas que patrocina, como Neymar e Cristiano Ronaldo.

A Adidas fez o mesmo, tanto com as chuteiras, quanto com os craques. Messi, Luis Suárez, Pogba, todos têm seus modelos convertidos para o society, com chuteiras consagradas como a Adidas X e a Predator.

Correm logo atrás a Puma, a Umbro, a Kappa e até a Mizuno, que apostam em modelos com uma faixa de preço intermediária, além de conforto e resistência para competir com as tecnologias de sucesso da Nike e da Adidas.

Imagem mostra dois pares de chuteira, lado a lado, espelhados a partir da região do calcanhar. O par da esquerda é society, o da direita, campo.

A grandes marcas, como a Adidas, levaram para o society muitas das tecnologias consagradas no futebol de campo. (Fonte: Fachry Zella Devandra/ Unsplash)

Quanto custa e onde comprar uma chuteira society?

A faixa de preço da chuteira society é bem grande. O material, a marca, o marketing com estrelas do futebol de campo profissional, tudo contribui para essa grande variação.

Assim, é possível encontrar modelos mais baratos por volta de R$ 50 a R$ 350, ou ainda mais caros.

As chuteiras, independentemente de sua modalidade, costumam ser um dos carros chefes da maioria das lojas de calçados e de artigos esportivos.

Mas nas grandes redes como Centauro e Decathlon que se encontram a maior variedade de marcas e preços, enquanto na World Tennis e semelhantes, há mais modelos, cores e tamanhos.

Para ter a diversidade desses dois tipos de estabelecimentos e até maior opção de preços, e tudo na velocidade de um clique e no conforto de sua casa, as lojas online são a melhor escolha. Amazon, Mercado Livre, Netshoes são referências na área.

Critérios de Compra: Como comparar os modelos de chuteira society

A seguir, você encontrará a nossa seleção de critérios para a escolha da sua chuteira society na hora da compra. Ela foi pensada a partir de características do produto e aspectos do seu uso.

Agora vamos falar de cada um desses itens, para informá-lo da melhor forma possível, e para que a sua compra seja da mesma maneira:

Nível de prática

Uma boa maneira de se guiar nesse “mar” de modelos e marcas é pensar no seu nível de prática, que não tem nada a ver com a sua habilidade ou técnica, mas com a regularidade em que atua.

Dividimos aqui esses níveis em Básico, regular ou avançado.

  • Básico: No primeiro caso, opte por modelos com maior amortecimento, para você se acostumar com tipo de campo e seu impacto no pós-jogo.
  • Regular: As chuteiras com precisão, seja no ajuste, seja na “mira”, são os mais recomendados para a melhor adaptação à velocidade do society.
  • Avançado: Acostumados com o campo e a rapidez do jogo, o melhor é buscar modelos leves e confortáveis, para reduzir ao máximo o impacto e otimizar o seu desempenho.

Estilo de jogo e posição

Outro critério diretamente ligado às suas futuras partidas é o seu estilo de jogo e a posição que ocupa em campo. Esses aspectos tem especificidades atendidas por modelos diferentes.

Um meia passador, por exemplo, de muitos giros e poucos sprints, precisa de uma chuteira do tipo “Controle”, enquanto um ponta velocista pode se dar melhor com os que chamamos acima de “Equilíbrio”.

Via de regra, esse critério segue este modelo, os que atuam mais na bola precisando de maior controle, e os de maior movimentação, de equilíbrio.

Um zagueiro, portanto, precisa de equilíbrio, assim como um volante; um armador, por outro lado, necessita de controle, tal qual um driblador e até um goleador.

 Imagem mostra um jogo de futebol society feminino. Ao centro da imagem, a jogadora de um time carrega a bola, enquanto é observada por adversárias e colegas de equipe.

Os aspectos do seu jogo, como o seu nível de prática e posicionamento dentro de campo, influenciam na escolha do modelo ideal. (Fonte: Kyle Pham/ Unsplash)

Conforto

Especialistas em calçados não cansam de indicar: o conforto é o melhor critério. Optar por esse método de escolha é dar ouvidos à sabedoria do seu corpo. Um pé confortável é inevitavelmente seguro e com melhor desempenho.

Assim, priorize as chuteiras em que seu pé fique à vontade, como o nível de aperto do cabedal no peito do pé, a distância entre seus dedos e o bico, o acolchoamento na região do calcanhar, enfim, que te deixem livre para pensar só no jogo.

Acabamento

A complexidade dos modelos de chuteira society cria diversos “pontos de tensão” pelo calçado, cujo acabamento acaba por ditar a durabilidade do produto, assim com sua segurança.

Observe, portanto, a fixação das travas na sola, a qualidade das costuras, se houver, especialmente no bico e nas junções laterais com o solado, além do material na região do tornozelo e do calcanhar.

Quanto maior a qualidade desses acabamentos, maior será a vida útil do modelo, e menor será a probabilidade dele te deixar na mão (ou no chão) durante uma partida.

(Fonte da imagem destacada: Ruben Leija/ Unsplash)

Por que você pode confiar em nós?

Andrey Duarte Educador Físico
O sonho de ser jogador profissional de futebol foi abandonado aos 21 anos, mas isso não fez com que Andrey se afastasse do esporte. Professor de educação física, hoje ele passa seu tempo livre pesquisando e compartilhando conhecimento sobre as mais diferentes modalidades esportivas.
Lucas Ayres Jornalista
Fanático por esportes e apaixonado por música, vive antenado às novas tecnologias e tendências da moda masculina. Escreve sobre os produtos que orbitam nesses assuntos, e outros que deixam a casa e o dia a dia mais fácil, prático e, além de tudo, saudável.