Imagem mostra jogadores reunidos, em círculo, com destaque para as pernas dos atletas calçando chuteiras de diversas marcas, cores e modelos.
Ultima atualização: 14 de fevereiro de 2020

Como escolhemos

26Produtos analisados

22Horas investidas

3Estudos avaliados

114Comentários coletados

Um passe preciso, um chute certeiro, uma arrancada sensacional. Hoje a ReviewBox Brasil irá lhe ajudar a escolher a melhor chuteira para que você busque aperfeiçoar suas habilidades.

Muitos improvisam um tênis para a pelada da semana e há até quem jogue descalço. Mas futebol não é só uma bola e um campo, jogadores e duas traves. O equipamento adequado é cada vez mais observado.

E não é só isso. Há também questões de conforto e saúde, pois escolher a chuteira errada, além de piorar seu desempenho, pode lhe trazer alguns problemas físicos e lesões nos tornozelos ou joelhos.

Com tantos modelos no mercado, talvez seja difícil afirmar qual o melhor. Vai depender da finalidade, do objetivo, etc. Mas fique tranquilo, porque a ReviewBox Brasil preparou este artigo com dicas e informações essenciais para fazer a diferença na hora da sua compra.




O mais importante

  • Quantidade e tamanho das travas é um ponto que precisa ser bem analisado na hora da sua escolha. Material de fabricação do calçado e também das travas pode influenciar no valor e qualidade da sua bola.
  • Você encontrará modelos de chuteiras para futebol de campo ou society com preços entre R$ 50 e R$ 1.600. Os modelos mais caros costumam ser aqueles que abusam da tecnologia e são usados por craques no nível de Cristiano Ronaldo, Messi e Neymar Jr.
  • Nike e Adidas fazem um duelo de gigantes entre os melhores modelos de chuteiras disponíveis, tanto no mercado nacional quanto mundial. Quando uma lança um modelo que vem para dominar, a outra se reinventa e chega com algo ainda mais inovador.

Os melhores modelos de chuteira: nossa recomendação dos melhores produtos

O mercado brasileiro tem muitas marcas e modelos de chuteiras, e muitas variações do mesmo modelo também. Para seu futebol de campo ou society, em grama natural ou sintética, uma boa chuteira faz muita diferença. Selecionamos algumas das melhores para você ter excelentes opções de escolha. Confira:

O modelo mais aclamado da Adidas

Este modelo de chuteira da Adidas traz o já renomado conceito Predator, que proporciona um controle e efeito absurdos em cada passe e chute. O cabedal é de material sintético, muito leve e o solado com pedaços de borracha melhoram o contato com a bola. Esta é uma chuteira de campo, tipo FG (Firm Ground), ideal para terrenos com gramado mais baixo e médio. A palmilha é em EVA forrado e removível, o que traz mais conforto e facilidade de limpeza.

Morelia, a chuteira destaque da Mizuno

Nesse momento, o produto selecionado não está disponível no fornecedor. Por isso, o substituímos por outro com características similares. Para relatar um problema.

Das Problem mit diesem Produkt wurde gemeldet. Danke!

Seguindo a linha de modelos excelentes com preços bastante atrativos, a Mizuno Morelia Neo Club é um modelo de destaque, e tem opções para futebol de campo e society. Pesa em média 200 gramas e tem modelos em branco e preto. O foco é qualidade aliada ao conforto aos pés do jogador. As costuras aumentam a sensação do toque e o cabedal em material sintético proporciona, além de maciez e leveza, resistência, segurança e precisão na hora dos passes e chutes.

A chuteira da Umbro que parece um tênis

Nesse momento, o produto selecionado não está disponível no fornecedor. Por isso, o substituímos por outro com características similares. Para relatar um problema.

Das Problem mit diesem Produkt wurde gemeldet. Danke!

Este modelo de society da Umbro é bastante parecido com um tênis comum, tanto visualmente, quanto no conforto que ela proporciona. Destaque para chutes e passes firmes e precisos e velocidade nas arrancadas. Ideal para gramados artificiais, tem cabedal em material sintético com mesh respirável e bico em couro natural camurça. Modelo bastante resistente e robusto com ótima durabilidade.

Uma Penalty com excelente custo benefício

Nesse momento, o produto selecionado não está disponível no fornecedor. Por isso, o substituímos por outro com características similares. Para relatar um problema.

Das Problem mit diesem Produkt wurde gemeldet. Danke!

A chuteira de society juvenil Amazonas da Penalty foi feita especialmente para os boleiros da nova geração. O cabedal é sintético laminado e o forro tem um acolchoamento reforçado nos calcanhares. Tem micro travas fixas, o solado é emborrachado e lingueta flexível ao cadarço. É o modelo ideal para os primeiros gols dos jovens craques nos gramados sintéticos.

Guia de Compra: o que você precisa saber sobre chuteiras

Há chuteiras para todos os gostos, solos, estilos e até posição em campo. Mas tudo isso fica bem claro quando você tem as informações necessárias ao seu alcance.

E esse é o nosso objetivo com esse Guia de Compra: trazer todas as informações essenciais para você fazer uma boa compra e garantir um ótimo desempenho em campo.

close das pernas de um homem chutando bola no gol em campo de futebol

A chuteira deve ser escolhida com cuidado para que o jogador consiga o desempenho que deseja. (Fonte: flooy/ Pixabay)

O que é uma chuteira?

Certamente você já ouviu a expressão: “Pendurar as chuteiras”. É uma frase bem comum para ilustrar o que acontece quando um jogador de futebol se aposenta ou simplesmente deixa de jogar bola.

As chuteiras são um símbolo do futebol e saber como escolher é tão ou mais importante do que definir a melhor bola para as partidas.

Trata-se de um calçado, muito parecido com um tênis, e que às vezes pode ser até confundido com tênis esportivos. Porém, as chuteiras têm características próprias, design diferenciado e sistemas de amortecimento e travas que garantem mais segurança e desempenho nos jogos.

A sua escolha vai depender do seu gosto, claro, mas também do tipo de local em que você pratica o esporte. Há diferenças entre a grama natural ou sintética e isso implica no modelo a ser escolhido.

Os meus heróis foram sempre os jogadores de futebol.” – Ronaldinho, jogador de futebol

Qual a diferença entre as chuteiras?

A principal diferença entre tênis e chuteiras são as travas. Existem modelos com mais ou menos cravos e também com cravos mais curtos ou mais longos.

Os cravos influenciam na estabilidade da chuteira para jogos em gramados mais úmidos ou mais secos.

Quem costuma jogar em quadras esportivas, cobertas e com grama sintética certamente terá que optar por chuteiras diferentes de quem prefere os campos abertos com gramados que ficam mais úmidos e escorregadios.
Para os dias de chuva, também se recomenda outro tipo de chuteira mais específica.

 Homem com chuteira de travas grandes com o pé sobre uma bola em um campo de futebol.

De tamanhos e quantidades variadas, as travas têm papel fundamental em uma chuteira, pois influenciam na estabilidade, tração, velocidade, entre outros fatores. (Fonte: flooy/ Pixabay)

Conhecidas como SG e FG, as chuteiras Soft Ground e Firm Ground foram desenvolvidas especificamente para tipos diferentes de gramados. Sua posição no time também influencia nessa escolha.

Se você é daqueles que vai para o ataque no estilo Neymar, vai preferir uma chuteira SG que te deixa mais solto e livre para mostrar sua habilidade. Quem joga na defesa talvez prefira uma FG para garantir mais estabilidade.

Para contribuir com a sua escolha a ReviewBox Brasil preparou esta tabela com as principais características desses dois estilos que te permite comparar na hora de escolher sua chuteira:

Soft Ground (SG) Firm Ground (FG)
Indicada para Campos macios e úmidos Campos mais secos
Cravos Mais longos em menor quantidade Mais curtos em maior quantidade
Travas De alumínio ou poliuretano Podem ter variadas formas
Destaque Prendem mais os pés dos jogadores Proporcionam mais mobilidade

As chuteiras são diferenciadas especialmente pelo tipo de trava que possuem. São indicadas para quadras de grama sintética os modelos AG, ou Artificial Ground, que possuem cravos menores e uma base maior.

Outros tipos como Hard Ground (HG) e Multi Ground (MG), também são ideais para jogos em campos com pouca grama ou até em uma quadra de terra firme. A ideia é distribuir a pressão e aumentar a tração.

Por que eu preciso de uma chuteira para o futebol com os amigos?

Aquela pelada na praia com amigos não exige nenhum acessório específico além de um boné na cabeça para te proteger do sol, mas se o futebol da galera já tem dia e hora definidos semanalmente ou a cada quinze dias, talvez esteja na hora de você buscar realmente o calçado ideal.

Os novatos sempre acabam tentando entrar no time com algum tênis de passeio mais usado e logo percebem que não é tão simples quanto parece. O risco de lesões, de escorregar ou simplesmente de não conseguir participar ou finalizar nenhuma jogada fazem parte dessa escolha.

Reaproveitar um tênis pode parecer um jeito mais econômico de entrar no time, mas certamente não será o mais seguro.

Algumas pessoas até consideram as chuteiras desconfortáveis em função das travas, mas quando colocadas em prática certamente você vai perceber as suas vantagens.

Destacamos para você quais são as vantagens e desvantagens de usar uma chuteira para jogar seu futebol no quadro abaixo. Acompanhe:

Vantagens
  • Mais segurança e menos risco de lesões
  • Melhora o desempenho na partida
  • Resistente para os impactos com o chão ou bola
Desvantagens
  • Investimento financeiro extra
  • Não é indicada para passeio
  • Pode ser desconfortável para caminhar fora do campo

O que é a moda das botinhas ou chuteiras de cano alto?

Ultimamente, está cada vez mais comum ver jogadores usando modelos de chuteiras que sobem até ou acima do calcanhar.

Consideradas uma evolução nos modelos do calçado, as chamadas botinhas surgiram em 2014, mas só caíram no gosto dos atletas nos últimos dois anos.

O objetivo das chuteiras de cano alto é bem específico: trazer mais sensibilidade ao atleta no contato com a bola e o campo. Além disso, as botinhas são mais confortáveis, mais leves e mais firmes nos pés.

Elas também costumam se adaptar ao jogador e mais fáceis de calçar. Os cadarços são mais finos e, consequentemente, proporcionam melhor contato com a bola em um momento crucial, o chute.

Quanto custa uma chuteira?

O preço de uma chuteira de futebol varia entre R$ 60 e R$ 1.600 e depende de alguns fatores como material de fabricação, design, finalidade e tecnologia usada na fabricação. Há muitas variações de preços inclusive entre modelos oferecidos pelo mesmo fabricante.

Se você quer seguir, literalmente, os passos de Cristiano Ronaldo, Messi e Neymar Jr, e calçar as mesmas chuteiras que estes craques, prepare o bolso. Estes costumam ser os modelos mais caros do mercado, e geralmente se alternam no topo da lista de preço e qualidade.

Mas para o futebol do dia a dia, do campeonato do clube, do encontro semanal da empresa, há excelentes opções disponíveis no mercado com preços na casa dos R$ 100 a R$ 300.

Carlos Drummond de AndradePoeta
"Fazer mil gols como Pelé não é difícil. Difícil é fazer um gol como Pelé."

Onde comprar uma chuteira?

Alguns grandes supermercados e lojas de departamento, como Walmart e Americanas, costumam ter uma pequena variedade de modelos e numeração. Elas estão no setor de produtos esportivos.

Lojas de calçados são outra opção, com uma variedade maior, mas o destino certo são as lojas especializadas em esportes, sejam de pequeno porte, ou gigantes como Centauro e Decathlon. É lá que você vai ver muito mais opções de chuteiras, para todos os gostos, estilos e finalidades.

Se não quiser finalizar a compra em uma destas lojas, você pode aproveitar a visita para conhecer todos os modelos, sentir o conforto, o material, cor, enfim, fazer um test drive completo.

Depois disso, você pode chegar onde está a maior oferta e variedade de chuteiras, que é o mercado online.
Para quem gosta de praticidade e já decidiu exatamente o modelo que quer, o e-commerce é a melhor opção e pode ser o grande facilitador da sua compra.

Um número enorme de marcas e modelos pode ser encontrado na Amazon, assim como na Netshoes, ou na loja virtual da Centauro, por exemplo.

close em pernas de jogador correndo atrás da bola em campo de grama sintética.

Você pode testar o conforto da sua chuteira em uma loja física e comprar pelo mercado online, que geralmente oferece melhores ofertas. (Fonte: birgl/ Pixabay)

Critérios de compra: Fatores para comprar e qualificar os diferentes modelos de chuteira

Você já leu aqui que entender a finalidade e a forma que você pretende utilizar sua bola de futebol são muito importantes. E você também já sabe da importância de ter o material adequado para conquistar bons resultados ou até mesmo prazer e satisfação na hora dos exercícios.

Seja para treinar para um jogo importante, para organizar um campeonato no seu clube, ou para aquela pelada de fim de semana, você vai precisar saber o que analisar na hora da compra.

Se você está buscando conhecer melhor os atributos de uma bola de futebol, para dar o ponto final em sua decisão, a ReviewBox Brasil vai lhe ajudar com a escolha da bola de futebol ideal, observando principalmente:

Esses são fatores muito importantes para você analisar antes de comprar a sua chuteira. Detalhamos cada um deles para que você possa encontrar a melhor opção e partir para o jogo.

Travas

Considerada incômodo para muitos jogadores, o terror das canelas tem um papel mais importante do que se imagina. Conhecer a função, o tipo e até mesmo a quantidade ideal de travas pode ser um diferencial no seu jogo.

As travas, ou cravos, exercem influência na velocidade, estabilidade, tração, entre outros fatores.

  • Trava de borracha. Costuma ser mais indicada para solos mais duros, campos de grama baixa, média ou artificial. Com menos grama para amortecer o impacto, chuteiras com travas mais leves proporcionam maior conforto e menor risco de lesão nos joelhos e tornozelos. Indicadas para futebol society, as travas de borracha só devem ser usadas em gramados secos. Elas perdem totalmente a aderência na chuva ou solos molhados, dificultando que o jogador se mantenha de pé.
  • Já as travas de alumínio e poliuretano têm maior aderência e são ideais para gramados mais altos e também molhados. São mais utilizadas por jogadores que buscam mais segurança e estabilidade, pois permitem arrancadas e freadas bruscas.
Você sabia que o número de travas interfere na posição do jogador dentro de campo. As chuteiras costumam vir com 6 ou 10 travas (podendo ser mais em alguns modelos). Como um número maior de travas costuma significar mais mobilidade em campo, jogadores de ataque, meio-campo e laterais ofensivos optam pelos modelos de 10 travas. Já os atletas da defesa, incluindo o goleiro, que precisam de mais estabilidade, usam os modelos de 6 travas.

Formato

A variedade de modelos de chuteiras disponíveis no mercado brasileiro não se reflete só em cores, texturas e design.

A sua chuteira ideal pode ser encontrada nas mais variadas formas (arredondadas, quadradas, bicudas, emborrachadas, altas, baixas, etc).

Os atacantes e jogadores de explosão e velocidade costumam ter preferência pelas chuteiras mais longas e bicudas. Elas proporcionam mais agilidade e maior controle para o jogador.

Os defensores, em contrapartida, buscam as chuteiras mais altas, que proporcionam mais conforto e preenchimento. Estes modelos costumam ser mais lentos e podem diminuir a performance em corrida individual.

Nas laterais e na meia cancha, os jogadores buscam os modelos mais arredondados, chuteiras mais versáteis. Estes atletas são responsáveis, na maioria das vezes, pelos toques de mestre, os passes precisos e as melhores cobranças de falta e as chuteiras dão maior precisão nestas jogadas.

Design

Embora seja um critério bem pessoal, vale lembrar que o design não pode passar despercebido.

Existem chuteiras básicas, com tons de preto, cinza e branco, algumas com poucas cores em detalhes como logo da marca e cadarços e até mesmo aquelas que são totalmente coloridas, incluindo as travas.

Elas podem ser lisas, estampadas ou texturizadas. Hoje em dia, as chuteiras são desenhadas para que o jogador possa mostrar um pouco mais do seu estilo e personalidade em campo. Então, cabe a você refletir qual é o seu.

Você faz o tipo mais sério, que gosta do neutro e básico? Opte por uma chuteira preta, azul marinho ou outros tons mais sóbrios. Elas costumam ser discretas e combinar com qualquer uniforme.

Agora se você gosta mesmo de cor, existem até as amarelas fluorescentes ou verde limão, que não vão passar despercebidas.

close de perna de jogador de futebol com chuteira colorida em campo.

O design da chuteira diz muito sobre o estilo do jogador. (Fonte: flooy/ Pixabay)

Marca

Sim, muitos atletas usam a marca como critério definitivo para sua escolha. Já falamos ao longo desse artigo que as duas gigantes Nike e Adidas disputam esse mercado e lançam chuteiras com novas tecnologias frequentemente.

Além dessas duas, outras marcas confiáveis e renomadas também ganham destaque, como a Umbro, Puma ou Mizuno. A garantia de comprar de uma dessas marcas é a confiança em um produto de alta qualidade.

Então, fuja de marcas pouco conhecidas e muito baratas. O investimento pode acabar saindo caro, como ter pouca durabilidade e machucar o pé.

Alguns jogadores acostumam com uma marca e não trocam por nada. Mais uma vez, é o gosto pessoal que determina essa escolha e somente você pode tomar essa decisão. Experimentar a chuteira e ver se ela encaixa perfeitamente no pé pode ser uma direção para essa escolha.

(Fonte da imagem destacada: Gellinger/ Pixabay)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas