Uma cinta de amarração com um gancho de metal.

Boas-vindas a você que acompanha este Guia no ReviewBox BR para saber tudo sobre cinta de amarração de cargas. Vamos desvendar detalhes do assunto a quem quer encontrar as melhores ofertas do produto!

As cintas de amarração possuem materiais diferentes e aguentam certo limite de sustentação de carga. Por este motivo é importante usar as versões corretas para transportar ou içar certas coisas.

Até por questão de segurança você deve ler o presente Guia de Compras de cinta de amarração. Nas palavras a seguir, descubra informações sobre diferença de modelos, média de preços, vantagens ou desvantagens e muito mais!



Primeiro, o mais importante

  • Cinta de amarração de carga pode ser usada para transportar ou erguer cargas.
  • A grande parte das cintas de amarração é composta por poliéster e possui ganchos de metais. As versões sustentam diferentes limites de quilos.
  • As cintas de amarração possuem resistência a temperaturas quentes, produtos químicos e ácidos. Elas são ótimas para transportar com menos chances de gerar danos na superfície das cargas.

Melhores cintas de amarração: Nossas favoritas

Snap One, Vonder e Carbografite são algumas das confiáveis marcas de cinta de amarração. Os produtos destas fabricantes representam tendências seguidas por outras fábricas que fabricam este produto. Conheça alguns recursos dos melhores modelos.

Cinta de amarração Vonder

As cintas da Vonder são populares pela força de trabalho. Por exemplo, esta versão para uma amarração enlaçada pode suportar algumas toneladas!

Para cada cinta de poliéster desta produção existe uma catraca e dois ganchos compostos de aço cromatizado. O produto de cor preta segue todas as normas da ABNT e está aprovado pelo Inmetro.

Cinta de amarração Carbografite

Em uma cor laranja, esta cinta de amarração trabalha com carga de trabalho que pode ir a até 3 toneladas. Este é um produto que não pesa mais de 2 kg.

O comprimento da cinta abrange 7 metros no máximo. É uma produção muito usada para transporte de cargas em embarcações. O modelo vem com 2 ganchos, 1 catraca e a composição de poliéster.

Guia de Compra

A cinta de amarração de carga é um componente indispensável para quem trabalha nas alturas com levantamento de cargas. Já outras pessoas preferem usar este produto para amarrar as entregas no caminhão e realizar longos trajetos com segurança.

Você pode querer a cinta de amarração por estes ou outros motivos. Só que uma coisa não muda, a necessidade de saber comprar o produto para não ter dores de cabeça no final das contas.

Aprenda a escolher a cinta de amarração certa ao seu serviço lendo as informações a seguir no Guia de Compras.

homem amarrando carga com cinta de amarração

A cinta de amarração é indispensável no transporte de cargas. (Fonte: auremar / 123rf)

O que é uma cinta de amarração?

Cinta de amarração de cargas é um instrumento de trabalho para transportar ou erguer coisas pesadas. Na prática a cinta de amarração tem função semelhante a outros produtos como cordas, aço ou correntes, apresentando vantagens e desvantagens na utilização com cargas diferentes.

Em diversos casos é melhor usar a cinta de amarração, seja para não danificar as cargas ou transportar substâncias ácidas, já que este produto tem resistência a químicas.

Uma característica em comum de grande parte das cintas de amarração é que elas são compostas por poliéster, um material flexível, leve, elástico e com resistência contra degradações naturais.

Os ganchos, as catracas e a cinta de amarração imobilizam objetos de diferentes tamanhos ou pesos para içamento ou transporte. O aço cromatizado para evitar as chances de oxidação é um material usado nos ganchos das melhores cintas no mercado.

O uso da cinta de amarração é frequente nas atividades nos setores como:

  • Movimentação de materiais pesados;
  • Transporte de materiais pesados;
  • Montagem de estruturas para edificações;
  • Construção civil;
  • Indústria mecânica.

As cintas de amarração, independente do preço, são produzidas de acordo com rigorosas normas de qualidade nacionais e internacionais antes de estarem disponíveis no varejo.

Quais as vantagens da cinta de amarração?

Amarrar ou erguer coisas com cinta de amarração tem vantagens e desvantagens. Dependendo das necessidades do seu trabalho este pode ser um produto que gera mais benefícios.

A grande parte das empresas de construção civil usa cinta de amarração com poliéster para erguer ou transportar cargas mais leves do que 3 toneladas, como por exemplo, um conjunto de cano transportado para diferentes partes no campo de obras.

Também é comum usar cinta de amarração para transportar cargas valiosas que não podem sofrer danos nas caixas ou na superfície. A capacidade de ser resistente contra químicas faz deste um acessório indispensável no transporte de produtos de laboratórios.

Pontas de uma cinta de amarração alaranjada

A cinta de amarração é lavável. (Fonte: detailfoto/ 123RF)

Logo depois de um serviço, você pode lavar a cinta de amarração sem problemas. Esta é uma forma de deixar o produto higienizado, algo que não pode ser feito com facilidade no caso dos cabos de aço, por exemplo.

A composição da cinta de amarração de cargas com poliéster é leve, fácil de transportar para o uso em diferentes locais.

Agora, vamos considerar as desvantagens da cinta de amarração. Uma delas é o limite de capacidade de trabalho. Até existem algumas versões que sustentam 1, 2 ou 3 toneladas, só que elas custam mais do que um modelo popular de 500 kg.

Também não é indicado usar a cinta de amarração para transportar produtos cortantes. Isto porque há o risco de existirem cortes que podem até romper a estrutura das cintas, gerando acidentes perigosos.

Esteticamente, todas as cintas de amarração parecem iguais, sem muita diferença no formato estético. Não podemos esquecer que os ganchos devem ter metal Inox, caso contrário eles enferrujam rápido e inviabilizam um uso seguro.

Veja as diferenças dos prós e contras da cinta de amarração na tabela abaixo:

Vantagens
  • Há versões baratas
  • Serve para içar ou amarrar cargas
  • Composição que não danifica as cargas
  • Resistente a químicas e altas temperaturas
  • Cinta lavável e não oxidável
Desvantagens
  • Os modelos mais resistentes são mais caros
  • Não possui capacidade de trabalho para muitas toneladas
  • Pode se desgastar mais rápido ao transportar cargas cortantes
  • Sem muitas variações no formato
  • O gancho de aço enferruja fácil se não tem qualidade

Quais os diferentes tipos de cinta de amarração?

Existem alguns pontos que podem pegar de surpresa os compradores de primeira viagem. Um deles é a escolha do tipo de produto. Há duas versões:

  • Cinta de amarração com ganchos e catraca;
  • Cinta de amarração sem gancho e catraca.

Naturalmente, os preços das versões sem ganchos são muito mais baixos. Isto pode levar você a comprar a cinta barata pensando que já vem com o gancho ou a catraca.

Você pode até usar a cinta de amarração sem catraca, apenas amarrando por cima da carga. Só que este procedimento é contraindicado, em principal ao realizar transporte de coisas muito pesadas.

A grande parte das cintas de amarração no mercado brasileiro possui como material principal o poliéster. Só que algumas lojas também vendem produções compostas por polipropileno. E é importante conhecer a diferença entre cintas com polipropileno e poliéster antes de realizar a sua compra!

Cintas de amarração com polipropileno são mais usadas para transportar ou içar produtos em locais com temperaturas frias. Estas produções apresentam menos resistência a chuvas intensas ou a agentes atmosféricos. Normalmente a cinta polipropileno está disponível na cor preta ou branca. Ela não possui muita resistência a substâncias ácidas ou a certos agentes químicos.

Por outro lado, as cintas de poliéster são padrões mais comuns no Brasil. Estes produtos resistem a temperaturas quentes e tropicais, além de oferecer resistência superior a agentes atmosféricos. A versão está disponível em muitas escolhas de cores.

Veja as diferenças na tabela abaixo:

Cinta de amarração com poliéster Cinta de amarração com polipropileno
Resistência a temperaturas Quentes Frias
Resistência a agentes atmosféricos Alta Baixa
Diversidade de cores Alta Baixa

Qual a diferença entre usar um cabo de aço e cinta de amarração de poliéster?

Quem tem a mínima experiência com cargas um dia já pensou se vale a pena usar cabo de aço ou cinta de amarração para realizar determinados serviços. Então, vamos mostrar as diferenças entre estas produções.

Quando você precisa transportar ou içar cargas muito pesadas não tem jeito. A sua melhor opção é utilizar os cabos de aços. Eles podem sustentar dezenas de toneladas e são utilizados com frequência para erguer coisas com bastante peso.

Cinta de amarração azul enrolada posicionada sobre a madeira

A cinta de amarração é ideal para cargas de até 3 toneladas. (Fonte: Suchat Sae-urng / 123RF)

Para transportar produtos de até 3 toneladas dá para usar a cinta de amarração. Ela prejudica menos a superfície e as caixas de cargas, ao passo de que também é mais flexível por ser um pouco elástica.

Embora sejam mais robustos, caros e pesados, os cabos de aço possuem menos durabilidade do que as cintas de amarração. Eles perdem até 5% de diâmetro e podem ter arames rompidos por amassamento, abrasão e colisões.

Interessante notar que no caso da cinta de amarração o produto tem uma validade indefinida, desde que você use conforme as indicações das marcas fabricantes.

Para você entender as diferenças entre os dois produtos veja esta tabela comparativa abaixo:

Cabos de aço Cinta de amarração de poliéster
Capacidade de trabalho Dezenas de toneladas Poucas toneladas
Flexibilidade Baixa Alta
Preços Mais caro Mais barato
Uso Melhor para içar Melhor para transportar
Material Aço Poliéster na cinta e aço nos ganchos
Variação de cores Não Sim
Oxidação Mais chances Menos chances (riscos de oxidação apenas nos ganchos metálicos)
Durabilidade Média Alta

Quanto custa?

Na média do varejo você encontra promoções de cinta de amarração cujos preços vão de R$ 20 a até R$ 200 no valor da unidade.

Existem alguns kits que concedem promoções de até 30% na compra de kits com 4 ou mais modelos.

A marca é algo que conta também nos preços, já que fabricantes internacionais custam preços superiores por terem uma melhor reputação. O tipo de material, a capacidade de sustentação de quilos, o material e o comprimento também interferem nos valores.

Onde comprar?

Você pode comprar estes produtos nas Lojas Americanas ou em outros comércios de departamentos como: Kalunga, Leroy Merlin e C&C.

Na internet existem diversas lojas com promoções exclusivas de cinta de amarração. Na web você pode comprar em lojas como Amazon Brasil, Shoptime e Submarino.

foco

Hoje em dia é proibido amarrar as cargas em veículos apenas com cordas para realizar transporte! Para não sofrer multa você precisa transportar utilizando ferramentas indicadas por lei, como a cinta de amarração.

Critérios de Compra: Fatores para comparar os modelos de cinta de amarração

Como entender quais ofertas do mercado são melhores? É importante saber distinguir os produtos de qualidade para você não pagar muito baixo por uma versão desqualificada. Sempre ao analisar as ofertas de cinta de amarração considere os seguintes fatores:

Descubra o significado de cada um dos pontos listados acima ao ler as descrições abaixo.

ABNT

A segurança de muitas pessoas está envolvida no transporte ou nos levantamentos de cargas.

Por este motivo que é preciso comprar apenas as cintas certificadas pelo INMETRO, que no processo produtivo seguem todas as normas da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas – e também regras internacionais de segurança.

Uma produção produzida conforme normas da ABNT tem a capacidade de içar produtos de modo firme e seguro.

Cinta de amarração alaranjada presa segurando uma carga

É importante checar a capacidade da cinta de amarração. (Fonte: Mr.Smith Chetanachan / 123RF)

É importante saber mais ou menos a média das cargas que você pretende erguer e transportar antes de ir às compras.

Uma cinta de amarração pode suportar o trabalho com cargas de peso que vai de 1 kg a até 3 toneladas. Se as entregas são mais pesadas é recomendável usar cabo de aço.

Reforço

Este fator é um dos melhores para saber quando uma cinta de amarração tem qualidade ou não de verdade.

Analise as beiradas das cintas de amarração. Se estas beiradas têm reforço é um sinal de que as outras partes também possuem uma qualidade confiável.

Quando a fabricante não se preocupa em reforçar as pontas do produto talvez seja melhor você procurar outra oferta.

Cores

Branca, preta, laranja, rosa, azul, amarela, vermelha, verde, enfim existem muitas cores diferentes para cintas de amarração.

Dá para selecionar cores vivas para as cargas serem identificadas com mais facilidade por outros motoristas no tráfego noturno.
Também é possível optar por tons escuros para fazer contraste com o sol no caso de as cargas serem transportadas de dia. Enfim, faça a sua escolha sempre levando a segurança em conta!

Gancho ou catraca

O gancho da cinta de amarração apenas possui qualidade quando o metal da composição é Inox, ou seja, resistente contra oxidação.

É importante prestar atenção na qualidade do metal nos ganchos, já que a cinta fica inviável ao uso seguro se eles estão enferrujados.
Os ganchos são mais usados para erguer cargas. Por outro lado, a catraca que também deve ter metal Inox serve para transporte de cargas.

Veja como usar a catraca da cinta de amarração no vídeo a seguir:

Comprimento

O comprimento de uma cinta de amarração pode ir de 30 centímetros a até 7 metros ou um pouco mais.

Para ter um produto mais flexível é indicado comprar a cinta de amarração que possui ajuste de comprimento.

Com este recurso do ajuste você pode ajustar o tamanho de acordo com as necessidades da carga e transportar ou erguer com mais segurança.

(Fonte da imagem destacada: Hans/ Pixabay)

Por que você pode confiar em mim?

César Ferreira Formado em Engenharia Industrial
César é apaixonado por carros. Talvez tenha sido essa paixão que o levou a, desde pequeno, querer entender como as coisas funcionam. Essa curiosidade, por sua vez, lhe fez cursar Engenharia Industrial. Hoje, ele presta consultoria para pequenas e médias empresas e, nas horas vagas, deixa seu carro - e o de seus amigos - cada vez mais tecnológicos e especiais.