Diversos cinzeiros com tampa de abertura e fechamento.

Bem-vindo ao ReviewBox Brasil para saber tudo sobre o cinzeiro. Tire suas dúvidas e aprenda informações novas que ajudam você a ter uma melhor experiência ao comprar este produto através desse Guia de Compra completo.

Poucas produções são populares como o cinzeiro. Hoje ele está disponível em diferentes formatos e estilos. Alguns deles podem até evitar que os cheiros da bituca de cigarro queimando se espalhe pelo ar do ambiente.

Vamos conhecer os diferentes tipos de cinzeiro e como cada um funciona para uma necessidade em especial. Seja para comprar estes produtos ao seu negócio ou à sua casa vale a pena acompanhar a leitura até o fim deste Guia.

Primeiro, o mais importante

  • Há cinzeiros com tamanhos maiores que possuem na parte superior um compartimento para colocar bitucas e o lado de baixo na forma de lixeira.
  • Hoje em dia existem os cinzeiros com tampa no sistema de abertura e fechamento. Eles são escolhas portáteis que reduzem odores de cinzas no ambiente.
  • O cinzeiro tradicional pequeno de vidro ou porcelana tem baixa resistência contra as quedas, ao contrário das composições de plástico, metal ou silicone que são mais resistentes.

Você também pode gostar:

Ranking: Os 4 melhores cinzeiros

São muitas as versões de cinzeiros disponíveis no mercado, fica até difícil escolher o ideal para você ou seu negócio. Mas, se considerar a preferência do público brasileiro podemos dizer que existem alguns tipos que mais fazem sucesso. São eles:

1° – Cinzeiro grande de aço inox

Esta é a clássica escolha de cinzeiro. Trata-se de uma produção com preços mais elevados em virtude da qualidade do metal Inox, o material que não enferruja. Tal modelo exige pouco trabalho de limpeza para ficar sempre brilhante.

Na prática o cinzeiro grande de aço inox funciona como um produto 2 em 1, já que tem a parte de baixo que funciona na forma de lixeira espaçosa.

2° – Cinzeiro grande de plástico

A grande parte da composição do produto tem plástico. Cinzeiros do tipo estão disponíveis nos tons branco ou escuro. Estas são versões mais econômicas, ideais para serem utilizadas em baladas, condomínios, escritórios, entre outros locais.

Interessante notar que a parte do cinzeiro está composta por metal Inox. O lado de cima é removível para facilitar a recolha de bitucas e a higienização.

3º – Cinzeiro pequeno fechado

Este é o cinzeiro que mais faz bem à saúde. Isto porque existe um sistema de fechamento capaz de impedir que a fumaça da bituca acesse o ambiente. Representa uma escolha bacana para reduzir o intenso cheiro de fumaça de bituca queimada, especialmente dentro de casa.

Quando o compartimento de bitucas estiver cheio, você deve retirar a parte da abertura e do fechamento para eliminar a sujeira. Outro fato interessante é que estas versões estão presentes com bastante variedade de personalização.

4° – Cinzeiro pequeno aberto

Esta é a clássica escolha de cinzeiro de mesa que não pode faltar na sua casa ou no seu estabelecimento comercial. Leve, pode ser levado a diferentes locais de forma simples, rápida e prática.

O produto é composto por vidro. Sendo assim, ele tem pouca resistência contra as quedas, embora seja uma das opções mais baratas disponíveis no mercado.

Guia de Compra

A cada dia existem mais pessoas em busca do cinzeiro com tampa de abertura ou fechamento. Estas versões são melhores ao ambiente por diminuírem os odores da fumaça das bitucas.

Independente do tipo de cinzeiro que você procura tenha em mente, ler o Guia a seguir é uma forma de aprender a comprar com mais benefícios.

Uma mulher de vestido sentada em uma cadeira, apoiada em uma mesa, fumando cigarro.

Aprenda a comprar os melhores cinzeiros para não sujar o ambiente com cinzas (Fonte: ivanmikoimages / Pixabay)

O que é um cinzeiro?

Um cinzeiro se trata de uma forma de recipiente para recolha ou depósito das cinzas e de bitucas de cigarros, charutos, entre outros fumos. Existem diversos jogos de louças que já vêm acompanhados com cinzeiros.

Os cinzeiros podem estar disponíveis nos mais diversos tipos de tamanhos, pesos e materiais, tais como: plástico, madeira, porcelana, metal, prata, diamante ou até ouro.

Quais as vantagens e desvantagens do cinzeiro?

O lado positivo e negativo dos cinzeiros é um fato que você precisa conhecer. Com estas informações na mente os compradores podem saber mais ao certo se vale a pena usar ou não este tipo de produto.

No mundo não existe algo mais prático para depositar cinzas e cigarros. Quase todos os cinzeiros são feitos para serem levados com facilidade a diferentes partes de uma casa, de um bar ou de outros locais.

Há tantos formatos diferentes de cinzeiro, com design exclusivo e materiais diversos, que decoradores não encontram problemas em achar versões que combinam na proposta decorativa dos ambientes.

O cinzeiro aberto, sem a tampa de fechamento, pode sujar o ambiente com cinzas se surgirem ventos no ambiente. As versões de porcelana ou vidro quebram fácil nas quedas.

Veja a tabela abaixo que resume as vantagens e desvantagens do cinzeiro:

Vantagens
  • Recipiente para cinzas e bitucas
  • Fácil de carregar
  • Diferentes versões
Desvantagens
  • As melhores versões são mais caras
  • Baixa resistência
  • Estruturas abertas podem sujar ambientes

Qual escolher: Cinzeiro aberto fechado?

Ao procurar pelas ofertas de cinzeiros no mercado você pode encontrar muitas variações em materiais e na personalização. Porém, de forma prática a grande parte dos modelos pertence a 3 tipos de versões diferentes: cinzeiro pequeno aberto, cinzeiro grande aberto com lixeira e cinzeiro com tampa para abrir e fechar. Vamos à definição de cada uma das versões de cinzeiro mais populares no mercado.

Cinzeiro pequeno aberto

Estas versões são populares por causa do uso em mesas de estabelecimentos comerciais ou residências. Elas podem ser compostas por diferentes materiais: plástico, metal, porcelana, plástico, acrílico, entre outras.

Alguns cinzeiros abertos possuem o tamanho médio e oferecem mais capacidade para bitucas ou cinzas. Estas produções não têm tampa de abertura e fechamento, de modo que sujam mais o ambiente.

A escolha se destaca por ter uma ampla diversidade de opções em personalização. Por este motivo os decoradores preferem esta escolha para compor a decoração. As estruturas de vidro ou madeira são mais pesadas.

Um cinzeiro, um charuto e um copo com conhaque.

Cinzeiro pequeno de vidro é um dos mais comuns. (Fonte: StockSnap / Pixabay)

Cinzeiro grande aberto com lixeira

De todas as versões esta oferece preços superiores. A estrutura é grande porque o lado de baixo serve como uma lixeira. Há tampa de abertura no formato de disco apenas para retirar a parte que tem as cinzas, ou seja, não protege o ambiente 100% contra sujeiras porque o centro é aberto.

Não há muitas variações de personalização do cinzeiro grande. Quase todas as escolhas possuem o formato redondo com uma abertura para a lixeira no lado e outra abertura na parte superior que serve como cinzeiro.

Cinzeiro com tampa para abrir e fechar

Esta é a versão de cinzeiro com tampa para abrir e fechar. Em geral a abertura ou o fechamento acontece após a pessoa empurrar o botão localizado na parte de cima. Quando o compartimento está cheio é só abrir para eliminar a sujeira.

Estes produtos são pequenos, mas também existem versões de tamanho médio com mais capacidade para armazenar bitucas. A produção é conhecida por impedir que o cheiro das cinzas fique presente nos ambientes.

Imagem de cinzeiro com tampa.

Cinzeiro com tampa para abrir e fechar é melhor opção para dentro de casa. (Fonte: Death_Proof / Pixabay)

De longe esta escolha é a que oferece mais opções para a personalização! Como há compartimento para fechar ou abrir se pode dizer que o ambiente fica menos sujo de cinzas graças ao cinzeiro com tampa.

Veja a tabela abaixo para conhecer melhor os tipos de cinzeiro:

Cinzeiro pequeno aberto Cinzeiro grande aberto com lixeira Cinzeiro com tampa para abrir e fechar
Preço De baixo para alto Médio De baixo para médio
Tamanho De pequeno a médio Grande De pequeno a médio
Sistema de abertura Não Sim Sim
Sujeira no ambiente Sim Sim Não
Personalização Alta Baixa Alta
Peso De leve a pesado De médio a pesado Leve

Quanto custa?

Na média em geral é possível encontrar preços para cinzeiro que vão de R$ 20 a até R$ 1.000, ou mais. As versões menores de plástico, vidro, metal ou louça são conhecidas pelos preços baixos.

Os tipos menores de cinzeiro também são aqueles que custam mais caro quando compostos por materiais como diamantes, ouro ou prata. Os cinzeiros que tem LED apresentam valores superiores do que as versões populares.

Com preços médios estão os cinzeiros grandes que têm lixeiras e algumas versões dos modelos com tampa de abertura e fechamento.

Onde comprar?

É muito fácil encontrar cinzeiros em lojas do varejo no Brasil. Você pode adquirir as suas compras nos locais como Etna, Americanas, Extra, Carrefour, Armarinhos Fernando, Leroy Merlin, entre outros.

Na internet fica mais fácil encontrar as variedades diferentes no estilo ou tamanho. A Amazon Brasil se trata da loja mais confiável para fazer as suas compras. Também é possível encontrar ofertas em sites como Mercado Livre ou Submarino.

Comprando online você tem chances de conseguir as melhores ofertas, sem contar que nem precisa sair de casa e bater perna procurando pelo cinzeiro ideal.

Diversas mesas e cadeiras de metal. Em cada uma das mesas há um cinzeiro branco.

Ao comprar diversos cinzeiros de uma só vez dá para pagar mais barato. (Fonte: cocoparisienne / Pixabay)

Critérios de compra: Fatores para comparar os diferentes modelos de cinzeiro

Para pessoas não especialistas pode ser um verdadeiro desafio buscar ofertas no mercado. Só que as suas buscas pelo produto correto têm mais chances de êxito quando você segue os seguintes critérios de comparação de cinzeiro:

  • Tipo
  • Materiais
  • Capacidade
  • Kits

Entenda agora o significado de cada um desses critérios para realizar uma boa compra.

Tipo

Não se esqueça de que os cinzeiros podem ou não ter o sistema de abertura e fechamento. Se você deseja fornecer mais saúde ao ambiente é melhor comprar as versões com sistema de fechamento.

Além disso, esses cinzeiros são perfeitos para quem mora com, outras pessoas que não sejam fumantes. Por outro lado, quando você quer mesmo é economizar ao máximo com a compra do cinzeiro pode comprar as versões abertas.

Materiais

As estruturas robustas que cabem mais bitucas são compostas por porcelana ou vidro às vezes. O problema é que tais produções quebram muito fácil quando caem no chão. Então, antes da compra você deve pensar se vale a pena ter uma linda produção que pode quebrar fácil na primeira queda.

Entre os modelos menores os cinzeiros de porcelana ou de vidro são aqueles que oferecem mais personalização e melhor combinam com decorações.

Se você acha que o alto valor pago pode não valer a pena por causa da baixa resistência, para economizar opte pelas versões de plástico, madeira ou metal.

Capacidade

Este é um dos aspectos que mais pegam os consumidores de surpresa. Muitas vezes a gente compra o cinzeiro muito pequeno que cabe poucas cinzas e bitucas ao uso no dia a dia. Aí não tem jeito, o ambiente sempre fica sujo.

Compre um cinzeiro que se adapte ao tipo de uso. Se o produto vai servir mais para decorações vale a pena escolher modelos pequenos. Por outro lado, quando o uso acontece de forma diária para diversas pessoas ao mesmo tempo, é melhor priorizar um modelo de cinzeiro maior.

Imagem de cinzeiro cheio.

Verifique a capacidade do cinzeiro antes de comprá-lo. (Fonte: Bob_Dmyt / Pixabay)

Kits

Se você quer comprar cinzeiros para o seu estabelecimento comercial opte por promoções que vêm com 10 ou mais unidades no pacote. Assim fica muito mais barato no final das contas do que comprar cada unidade.

Geralmente é comprando online que você encontra essas ofertas. Sem contar que é a garantia de ter todos os cinzeiros iguais no seu estabelecimento.

(Fonte da imagem destacada: RitaE / Pixabay)

Por que você pode confiar em mim?

Renato Duarte
Os redatores do portal REVIEWBOX pesquisam e escrevem artigos informativos de alta qualidade sobre os mais variados produtos e assuntos.