Imagem de uma pessoa preparando um shake.
Ultima atualização: 8 de janeiro de 2020

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A citrulina é um aminoácido produzido naturalmente pelo organismo, mas está presente em alguns alimentos e é encontrado como suplemento dietético. O suplemento é utilizado para melhorar o desempenho físico em exercícios de musculação e atividades aeróbicas.

Também auxilia na saúde como um todo, afastando doenças cardiovasculares e no tratamento de disfunção erétil. Quer saber mais sobre a citrulina e seus inúmeros benefícios? Continue conosco no ReviewBox Brasil.




Primeiro, o mais importante

  • O suplemento de citrulina fornece uma dosagem superior deste aminoácido quando comparado aos alimentos.
  • A citrulina é um suplemento versátil, pois pode ser utilizado por desportistas, bodybuilders, levantadores de peso e atletas de diversas modalidades esportivas.
  • Esses suplemento pode ser combinado a outros como L-Cartinina, L-Arginina, Creatina, vitaminas do complexo B e Coenzima Q10.

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Os melhores suplementos de citrulina: Nossas recomendações

Preparamos uma lista com os melhores suplementos de citrulina do momento. Você encontra opções em pó ou cápsulas de marcas nacionais e importadas e preços para todos os bolsos – o suplemento de citrulina não é barato. Continue lendo!

Um suplemento natural

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Esse suplemento oferece citrulina derivada de processo de fermentação natural. Cada porção oferece 2g de citrulina pura – livre de aditivos. Você pode utilizar o suplemento como um reforço para o treino ou para cuidar da saúde no geral. O pote vem com 200g que rende 10 porções – a dose diária recomendada é de duas colheres dissolvidas em um copo com água ou bebida da sua preferência (o suplemento é sem sabor).

O melhor suplemento de citrulina em cápsulas

Quem busca praticidade na suplementação deste aminoácido, deve investir na citrulina em cápsulas da NOW Foods. Cada comprimido fornece 1,2mg de citrulina, embora a dosagem seja relativamente baixa, o formato e o material das cápsulas facilita a ingestão de vários comprimidos por porção. Cada frasco vem com 120 cápsulas.

O melhor suplemento para atletas

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Se você pratica exercícios físicos regularmente, deve comprar citrulina com malato, um suplemento de rápida absorção, que pode ser consumida no pré-treino para promover energia e disposição ou no pós-treino para auxiliar na reparação e crescimento muscular. O suplemento em pó pode ser adicionado a shakes.

Um suplemento completo

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Este suplemento da Now Foods é ideal para praticantes de atividade física, pois fornece 500mg de L-Citrulina e 250mg de L-Arginina por porção. Cada frasco oferece120 cápsulas, mas você também encontra versão com 240 cápsulas.

Guia de Compra

Associar a prática de atividade física a uma alimentação equilibrada e ao consumo de suplementos alimentares que forneçam vitaminas, minerais e aminoácidos essenciais ao organismo é cuidar da saúde, beleza e bem-estar. Um dos melhores suplementos do momento é a citrulina. Conheça este superalimento neste Guia de Compra.

Imagem de uma mulher segurando uma coqueteleira.

A citrulina deve ser ingerida como suplemento dietético. (Fonte: Brandless/ Unsplash.com)

O que é citrulina?

A Citrulina ou L-Citrulina é um aminoácido não essencial (produzido naturalmente pelo organismo) que pode ser encontrado em alguns alimentos e ingerido através de suplementação alimentar.

Quando sintetizada pelo organismo, a L-Citrulina transforma-se em L-Arginina. Ambas as substâncias desempenham funções importantes no organismo, fazendo com que a citrulina seja uma importante aliada da saúde de homens e mulheres de diferentes idades.

Quais são os benefícios de consumir citrulina?

O suplemento de citrulina traz diversos benefícios para a saúde. Listamos os mais importantes abaixo:

Tratamento de doenças causadas pelo ciclo da ureia uma complicação decorrente de problemas genéticos que diminui a capacidade do organismo de eliminar substâncias tóxicas através da urina.

Promove efeitos cardiovasculares benéficos, pois estimula a dilatação e relaxamento dos vasos sanguíneos, aumentando o fluxo de sangue pelo coração e todo o corpo.

Também ajuda a prevenir a formação de coágulos sanguíneos e atua como antioxidante. Dessa forma, previne doenças cardiovasculares como aterosclerose, hipertensão, parada cardíaca e AVC (Acidente Vascular Cerebral).

Trata a disfunção erétil, pois aumenta o fluxo sanguíneo nos órgãos genitais masculinos. A suplementação de citrulina é uma alternativa à medicação tradicional para tratar essa complicação.

Conheça mais vantagens deste suplemento na tabela abaixo:

Vantagens
  • Proporciona benefícios para pessoas fisicamente ativas ou não
  • Suplemento em pó ou comprimidos
  • O suplemento citrulina malato tem absorção rápida
  • É uma alternativa natural ao tratamento de disfunção erétil
Desvantagens
  • É um suplemento caro
  • Absorção lenta
  • A dose diária recomendada varia de 3 a 8g

Quais são os benefícios da citrulina para praticantes de musculação?

A suplementação de L-Citrulina estimula a produção de óxido nítrico (NO) uma substância de que regula o fluxo sanguíneo, fornece oxigênio para as células, absorve o excesso de glicose no sangue, melhora a performance esportiva e favorece o crescimento muscular.

O suplemento também aumenta a produção de energia aeróbia e ATP – principal fonte de energia celular – durante o exercício e auxilia na recuperação de fosfocreatina após a atividade física.

A citrulina aumenta a resistência física.

Dessa forma, o suplemento melhora a resistência física e desempenho muscular, normaliza o metabolismo energético e reduz a fadiga e fraqueza. Outro benefício é a eliminação de amônia e outras substâncias tóxicas através da ureia liberada pela urina.

Ao melhorar a performance e diminuir o cansaço, você conseguirá realizar treinos longos e intensos. A redução das dores pós-treino e aumento dos níveis de hormônio do crescimento auxiliam na recuperação e crescimento muscular.

Ou seja, o suplemento de citrulina não aumenta a massa muscular ou diminui a gordura de forma direta, mas o faz indiretamente.

Imagem de uma mulher se exercitando.

A citrulina traz muitos benefícios para praticantes de musculação. (Fonte: Cathy Pham/ Unsplash.com)

Quem pode se beneficiar da citrulina?

Como você pode perceber pelos benefícios mencionados nas duas últimas seções deste Guia de Compra, muitas pessoas podem se beneficiar do consumo da citrulina.

Os grupos mais beneficiados são atletas, homens de meia idade com disfunção erétil e homens e mulheres com pré-disposição ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Qual é a dose diária recomendada de citrulina?

A dose diária recomendada de citrulina depende das características, hábitos e objetivos pessoais, portanto recomendamos a procura por um nutricionista, nutrólogo ou endocrinologista para recomendação personalizada.

No entanto, recomendamos uma dose de 1g de L-Citrulina, três vezes ao dia, para controle de pressão arterial, estímulo da circulação sanguínea e controle da disfunção erétil.

Para aumentar o desempenho esportivo, sugerimos a ingestão de 6 a 8g de L-Citrulina Malato uma hora antes do treino. Não faz diferença a apresentação do suplemento.

Imagem de duas mulheres conversando na praia.

A citrulina vai ajudá-lo a conquistar os resultados desejados com o treino. (Fonte: Nathan Cowley/ Pexels.com)

Devo ingerir L-Citrulina ou L-Citrulina Malato?

Alguns suplementos são a base de L-Citrulina em sua forma natural, mas outros contêm ácido málico/ Malato na composição.

Estudos sugerem que o consumo de Citrulina Malato antes do treino pode aumentar o desempenho do atleta ou desportista, pois o ácido málico estimula o ciclo de Krebs, um processo natural que consiste em transformar nutrientes em energia.

Imagem de uma mulher na academia.

A citrulina aumenta seu desempenho nos treinos. (Fonte: Sule Makaroglu/ Pexels.com)

Dessa forma, a pessoa é capaz de realizar mais repetições, com carga maior e em menos tempo – e demorar mais tempo para apresentar fadiga muscular.

Portanto, o suplemento de L-Citrulina Malato é indicado para atletas, desportistas e levantadores de peso, enquanto o suplemento de L-Citrulina é indicado para quem busca os outros benefícios deste suplemento.

Ainda em dúvida sobre qual é a melhor opção para você? Veja a tabela comparativa abaixo:

Citrulina Citrulina Malato
Indicação de uso Qualquer pessoa – exceto gestantes e lactantes Praticantes de atividade física
Efeito Progressivo Instantâneo
Vantagem Proporciona vários benefícios a saúde Aumenta a energia para treinar
Preço Mais baixo Mais alto

A citrulina apresenta efeitos colaterais?

Não há relatos de efeitos colaterais causados pela suplementação de citrulina. Mas o consumo não é recomendado para gestantes ou lactantes, pois não há evidência científica que comprove a segurança de consumir citrulina nessas condições.

Consulte seu médico antes de ingerir suplemento de citrulina.

No entanto, o suplemento pode interagir com alguns medicamentos, como os utilizados para tratar hipertensão, doenças cardíacas e disfunção erétil, portanto consulte seu médico antes de iniciar a suplementação com citrulina.

A citrulina pode ser associada a outros suplementos?

Os suplementos Citrulina ou Citrulina Malato podem ser associados a outros suplementos para melhores resultados:

  • Creatina para aumentar o desempenho nos treinos
  • L-Cartinina para utilizar gordura como fonte de energia no organismo
  •  Vitaminas do Complexo B para aumentar a energia
  •  L-Arginina para estimular a produção do hormônio de crescimento, produzir óxido nítrico e neutralizar a produção de amônia
  •  Coenzima Q10 para produzir energia nas células e prevenir a ação dos radicais livres
  •  Zinco para aumentar a produção de testosterona e fortalecer o sistema imunológico – ideal para quem fará uso da citrulina para tratar disfunção erétil.

Já produzimos artigos sobre quase todos esses suplementos. Confira algumas sugestões de leitura abaixo:

Critérios de compra: Como analisar os suplementos de citrulina

Muitas marcas nacionais e internacionais produzem suplementos de citrulina de altíssima qualidade. Mas tantas opções podem dificultar a escolha, por isso é importante avaliar alguns fatores no momento da compra:

Você já experimentou o suplemento de citrulina? Quais foram os seus resultados? Comente abaixo! Caso nossas dicas o ajudem a encontrar um bom suplemento, compartilhe este artigo em suas redes sociais.

Concentração de citrulina

O fator mais importante a ser analisado no momento da compra é a concentração de L-Citrulina ou L-Citrulina Malato por porção.

Não esqueça que a dosagem recomendada varia de 3g a 8g de citrulina ao dia, portanto ao comprar um suplemento com baixa concentração, você precisará consumir várias doses para atingir a recomendação diária.

Pó ou cápsulas

A citrulina em cápsulas pode ser consumida a qualquer momento do dia. O suplemento em pó pode ser dissolvido em um copo de água ou outro líquido de sua preferência e ingerido como shake no pré-treino ou pós-treino.

Você não precisa consumir a citrulina junto a um alimento. Alguns fabricantes recomendam a ingestão com estômago vazio. Mas não há comprovação científica que ingerir o suplemento em jejum traz resultados melhores.

Imagem de uma pessoa colocando duas cápsulas na mão.

Você encontra o suplemento de citrulina em pó ou cápsulas. (Fonte: Brandless/ Unsplash.com)

Associação com outras substâncias

Você encontra suplementos de citrulina em sua apresentação pura, associada com L-Citrulina Malato ou combinada com outros componentes como Arginina, Alanina, BCAA, aminoácidos, entre outros componentes.

Antes de comprar um suplemento de citrulina com outros componentes, consulte um nutricionista ou nutrólogo para que o profissional possa avaliar a necessidade dessas substâncias.

Aprovação da Anvisa

Ao comprar um suplemento de citrulina de fabricação nacional, certifique-se que o produto foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Produtos sem essa certificação são irregulares.

Quando um suplemento é fabricado de modo irregular, não há padronização da produção nem garantia de higiene, portanto não é possível ter certeza sobre a qualidade do suplemento.

Marca

Reserve um momento da pesquisar sobre a reputação da fabricante do suplemento e conferir as avaliações de outros consumidores. Compre produtos de marcas reconhecidas para obter os melhores resultados possíveis.

Em nossa lista com os melhores produtos do momento, escolhemos apenas produtos de marcas confiáveis, indicadas por profissionais de saúde e bem avaliadas pelos consumidores.

Imagem de uma mulher preparando um shake.

Procure um suplemento bem avaliado por especialistas e consumidores. (Fonte: Brandless/ Unsplash.com)

Preço

No momento da compra, não deixe de avaliar o preço do suplemento. Considere o valor total e o valor por dose.

O preço da citrulina em cápsulas depende da concentração da substância, adição de outros componentes e número de cápsulas no frasco. Você encontra opções com concentração de 500mg/ dose por R$0,50 a cápsula, sendo uma embalagem com 120 cápsulas por R$60.

Quando a concentração é maior – 1000 ou 1200mg/dose – o preço varia entre R$0,60 a R$1,00 a cápsula. Geralmente, a citrulina malato é um pouco mais cara, pois a maioria dos produtos com a adição dessa substância são importados.

O suplemento em pó é um pouco mais barato. Produtos com L-Citrulina pura custam entre R$30 a R$110 a cada 100g. Opções com adição de outros componentes podem custar acima de R$200 a cada 100g.

(Fonte da imagem destacada: Brandless/ Unsplash.com)

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Gustavo Conceição Nutricionista
Na escola, Gustavo participava de todas as modalidades. Ele acabou não se tornando atleta profissional, mas manteve-se próximo do universo esportivo cursando nutrição e, depois de graduado, prestando consultoria a atletas de várias modalidades e clubes de futsal e vôlei pelo país. Pós-graduado em suplementação, compartilha online seu conhecimento sobre o que há de melhor em complementos alimentares.
Apaixonada por ler e escrever, empenha-se em produzir conteúdo relevante sobre áreas pelas quais tem muito interesse, como tecnologia, qualidade de vida, beleza e lazer.