Imagem de uma claquete.
Ultima atualização: 10 de junho de 2020

Como escolhemos

11Produtos analisados

14Horas investidas

3Estudos avaliados

43Comentários coletados

A claquete é uma das ferramentas mais utilizadas nas gravações de uma produção audiovisual roteirizada. Sua função não se resume a pontuar a sincronização de imagem e som, mas inclui identificação, catalogação e organização das gravações.

Independentemente se você é estudante ou profissional, não deixe de utilizar a claquete nas gravações de curtas, documentários e filmes. Neste artigo, conheça as funcionalidades da claquete, aprenda como preencher e utilizar essa ferramenta.




Primeiro, o mais importante

  • Em produções audiovisuais, a imagem e o som são gravados em dispositivos diferentes, a claquete ajuda a sincronizá-los no momento da edição do material.
  • Na claquete são adicionadas informações relevantes como título da produção, nome do diretor, nome do operador de câmera, data e horário de gravação, número da cena, número da tomada etc.
  • Depois de devidamente preenchida, a claquete deve ser posicionada frente à câmera e suas informações devem ser lidas em voz alta. Ao bater a claquete, os atores iniciam a cena.

Você também pode gostar:

As melhores claquetes: Nossas recomendações

Quem trabalha com produção de conteúdo multimídia roteirizado, não pode deixar de investir em uma claquete. O acessório serve para identificar, organizar e facilitar a edição do material produzido. Descubra quais são as melhores claquetes para estudantes e profissionais abaixo:

A escolha dos profissionais

Você está produzindo um conteúdo audiovisual como curta-metragem, longa-metragem ou documentário? Então você precisa comprar essa claquete. Este modelo é um quadro branco, com letras gravadas na cor preta, varas multicoloridas e parafusos ajustáveis. Confeccionada em acrílico, essa claquete mede 30 x 25cm e pesa 485g.

Uma claquete completa

Para quem deseja o máximo de organização na produção audiovisual, essa claquete é a escolha perfeita, pois permite inserir inúmeras informações como título da produção, rolo, cena, plano, tomada, diretor e cameraman. No verso da claquete, você pode inserir outras informações importantes. O equipamento é confeccionado em acrílico e pode ser preenchido com giz ou canetas coloridas.

A melhor claquete para estudantes

Geralmente, estudantes universitários possuem o orçamento limitado, pensando nisso selecionamos uma claquete mais barata para ajudar nas produções audiovisuais estudantis. Este modelo é confeccionado em madeira na cor preta, é leve e compacto. Você pode marcar o título da produção, o nome do diretor e do cameraman, data, cena e tomada.

Guia de Compra

Depois da frase “Luz, câmera e ação”, a batida da claquete sinaliza o início de uma gravação. Esse instrumento é muito importante na produção audiovisual, pois a batida da claquete serve como ponto de referência na sincronização entre imagem e som.

A claquete é um item muito importante na organização de um curta-metragem, longa-metragem ou documentário. Quer aprender para que serve a claquete, como preenchê-la e como usá-la? Continue lendo este Guia de Compra.

Imagem de um assistente de produção utilizando uma claquete.

A claquete é um item fundamental em uma produção audiovisual. (Fonte: Avel Chuklanov/ Unsplash.com)

O que é uma claquete?

Uma cena é gravada em pequenos trechos, denominados tomadas, em que a posição da câmera é ajustada em diferentes ângulos.

A claquete é a identidade visual da produção.

Para organizar as cenas e suas respectivas tomadas, é utilizada a claquete, pois o instrumento carrega as principais informações sobre cada uma dessas gravações, auxiliando na identificação e organização do material.

Na claquete são inseridas algumas informações referentes a produção, sendo que os dados mais importante são: Cena, plano e número da tomada. Tais informações devem ser inseridas e removidas a cada novo take.

O conjunto dessas informações junto à batida da claquete são utilizados para sincronizar o som e a imagem que são captados pelo microfone e câmera, respectivamente. Conheça as vantagens e desvantagens de utilizar uma claquete na tabela abaixo:

Vantagens
  • Serve para identificar, catalogar e organizar as gravações
  • Ajuda na sincronização de som e imagem
  • Pode ser utilizada no início e fim da gravação
  • É um instrumento relativamente barato
  • Você encontra opções nas cores preta e branca
Desvantagens
  • Deve ser preenchida a mão
  • A cada nova tomada, algumas informações devem ser alteradas

Por que devo utilizar a claquete?

A claquete mostra que está sendo gravada determinada cena e suas respectivas tomadas. Dessas tomadas, as melhores são selecionadas para a edição - essa escolha é feita pelo diretor durante a gravação.

Para a ilha de edição vão apenas as melhores tomadas. No momento de editar o conteúdo audiovisual, não é necessário assistir cada minuto do material bruto para escolher quais tomadas serão utilizadas na composição da cena.

Imagem de um homem utilizando o computador.

A claquete simplifica a edição do produto audiovisual. (Fonte: Lukasbieri/ Pixabay.com)

Como preencher a claquete?

Você já reparou que a claquete possui alguns campos para preenchimento manual? Esses espaços em branco são utilizados para anotar algumas informações relevantes como título da produção, nome do diretor, nome do operador de câmera, data e hora da gravação, número da cena, da tomada, plano utilizado e rolo.

Essas informações auxiliam na hora da edição, pois identificam as cenas, desse modo, o editor de vídeo não precisa perder tempo assistindo o material para descobrir qual é a cena filmada e em qual contexto o trecho se encaixa.

No canto inferior das melhores claquetes, você encontra mais algumas informações referentes às filmagens. Essas informações devem ser circuladas com uma caneta. Saiba quais são essas informações adicionais na tabela abaixo:

Marcação A que se refere
Dia/ Day Circule se a gravação foi realizada durante o dia
Noite/ Night ou “Nite” Circule se a gravação foi realizada durante a noite
Interna (Int) Essa indicação serve para sinalizar se a gravação ocorreu em um estúdio
Externa (Ext) Essa indicação serve para sinalizar se a gravação ocorreu em uma locação aberta
MOS Essa sigla indica que a cena não tem captação de áudio, ou seja, não será necessário sincronizar imagem e som
Sincronização (Sync) Este termo indica que será necessário sincronizar imagem e som na edição do material
Filtro (Filter) Indica que a gravação foi realizada com o auxílio de um filtro, para produzir uma imagem mais técnica ou artística

Você pode utilizar o verso da claquete para marcar outras informações relevantes como configurações da câmera, por exemplo. Essas anotações podem ajudá-lo a manter o nível de qualidade da gravação quando é necessário filmar a mesma cena em diferentes momentos.

Para preencher essas informações, utilize uma caneta hidrográfica, você encontra opções nas cores azul, preta, vermelha ou verde. Essas informações devem ser apagadas e inseridas a cada nova tomada. E não esqueça de apagar todas as informações ao final do dia de gravação, caso contrário sua claquete pode manchar.

Imagem de uma pessoa preenchendo uma claquete.

A claquete deve ser preenchida a mão antes do início de cada tomada. (Fonte: Avel Chucklanov/ Unsplash.com)

Como usar a claquete?

Depois de preencher a claquete com as informações mencionadas na seção anterior, certifique-se que os dispositivos de captação de áudio e imagem estão prontos para a filmagem, depois, posicione a claquete em frente a câmera, leia as informações daquela cena em voz alta e em seguida bata a claquete.

Ao manter a claquete em cena antes de iniciar a gravação, os primeiros do quadros do plano já apresentarão as informações básicas referentes à cena. Caso você esqueça de utilizar a claquete no início da gravação, pode utilizar a ferramenta ao final da cena.

Basta continuar rodando após o “corta”, colocar a claquete de cabeça para baixo para indicar que se refere ao último plano gravado e depois girá-la para a posição normal para facilitar a leitura das informações.

foco

Você sabia que no início da história do cinema a claquete era bem diferente do que é atualmente? Antigamente, uma pessoa segurava uma placa com as informações referentes à cena em frente à câmera, enquanto outra pessoa batia duas varas de madeira para reproduzir o som de palmas.

Mas fique atento, como você baterá a claquete perto dos rostos dos atores, é importante batê-la com suavidade para não atrapalhar a concentração ou performance dos profissionais em cena.

Em cenas sem a presença de atores, a claquete deve ser posicionada próxima à área de foco, para não fazer com que o operador de câmera perca tempo reajustando o foco. Ao seguir esse passo-a-passo, o editor consegue trabalhar o material de maneira eficiente e rápida.

Imagem de uma mulher filmando.

O operador de câmera guia seu trabalho pelo uso da claquete. (Fonte: Beegaia/ Pixabay.com)

Critérios de compra: Como comparar os diferentes modelos de claquete

Como você pôde notar ao longo do texto, a claquete é uma ferramenta muito relevante na produção audiovisual. Usada para identificação, catalogação, organização e edição do produto, a claquete deve ser utilizada na gravação de documentários, filmes e comerciais.

Independentemente se você é entusiasta, estudante ou profissional em comunicação, sugerimos a escolha de uma claquete com base nos seguintes critérios de compra:

Vamos detalhar cada um desses critérios ao longo da seção, caso fique com alguma dúvida, deixe um comentário. Compartilhe este conteúdo com seus colegas de profissão.

Claquete digital ou analógica

Você conheceu todas as características da claquete convencional ao longo deste artigo, então vamos nos concentrar na claquete digital/ claquete inteligente, utilizada durantes as gravações de grandes produções cinematográficas.

Este modelo possui um visor de LED e um timecode que atua com o gravador de áudio. Os dois equipamentos são sincronizados e a claquete só é mostrada para a câmera antes do início das gravações.

O timecode é um sistema que indica com precisão quando a gravação começa, é interrompida e finalizada, ou seja, o profissional não precisa mais do som da claquete para sincronizar áudio e imagem.

Imagem de uma claquete digital.

A claquete digital possui um timecode que funciona em sincronismo com o gravador de som. (Fonte: Jakob Owens/ Unsplash.com)

É importante mencionar que a claquete digital não é encontrada com facilidade no mercado nacional. Geralmente, a claquete eletrônica é utilizada apenas em grandes produções cinematográficas.

Material

Você encontra a claquete confeccionada em acrílico e madeira. A claquete de acrílico pode ser preenchida com uma caneta hidrográfica colorida ou giz de lousa e apagada com um apagador de quadro branco.

Já a claquete de madeira pode ser preenchida com giz de lousa branco ou colorido e apagada com uma flanela. Não utilize canetas coloridas para preencher as informações na claquete de madeira, pois pode manchar.

Sugerimos que você compre uma claquete com imã embutido, pois o material fornece um som claro enquanto diminui o impacto entre as hastes.

Cor da claquete

No momento da compra, você pode escolher se prefere quadro branco ou quadro negro. As hastes podem ser em P&B ou coloridas. A escolha da tonalidade do quadro está relacionada à preferência pessoal.

Mas se você optar por comprar uma claquete preta, lembre-se de escolher um conjunto de canetas coloridas que contrastem com a cor do quadro, caso contrário, as anotações ficarão ilegíveis.

Imagem de uma claquete.

As informações da claquete devem ser facilmente lidas. (Fonte: Martin Lopez/ Pexels.com)

Campos para preenchimento e idioma

Conforme mencionamos anteriormente, a claquete vem com alguns campos para preencher informações relativas à produção. No momento da compra, avalie quais são as informações a serem preenchidas, pois elas mudam de um modelo para o outro.

Outra característica que merece sua atenção são as informações de rodapé da claquete. Quanto mais informações solicitadas, mais completa é sua claquete.

Por fim, avalie se as inscrições estão em português ou inglês, pois embora sejam dizeres simples, quem não tem conhecimento em inglês pode se confundir ao preencher as informações.

Imagem de uma claquete.

A maioria dos modelos de claquete possui informações em inglês. (Fonte: Bokskapet/ Pixabay.com)

Conjunto de canetas

Conforme mencionamos anteriormente, você deve preencher as informações na claquete com uma caneta hidrográfica colorida – azul, preta, verde ou vermelha. Essas canetas podem ser compradas a parte.

Algumas claquetes acompanham canetas.

Entretanto, alguns modelos de claquete acompanham um estojo com quatro canetas coloridas e um apagador de quadro branco. Embora não seja um critério de compra muito relevante, recomendamos que você privilegie os modelos com esses acessórios.

(Fonte da imagem destacada: Olegdudko/ 123RF.com)

Por que você pode confiar em mim?

Apaixonada por ler e escrever, empenha-se em produzir conteúdo relevante sobre áreas pelas quais tem muito interesse, como tecnologia, qualidade de vida, beleza e lazer.