Livros em prateleiras.
Ultima atualização: 1 de setembro de 2019

Como escolhemos

28Produtos analisados

20Horas investidas

3Estudos avaliados

134Comentários coletados

Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Hoje vamos falar de um gênero literário que nunca sai de moda: os clássicos da literatura brasileira.

Obras que atravessam o tempo, os clássicos da literatura brasileira tratam de temas atemporais e universais, como amor, ódio, alegria e sofrimento.

Em meio a tantos autores e temáticas, vamos mostrar neste artigo o que você deve considerar antes de comprar os melhores clássicos da literatura brasileira.




Primeiro, o mais importante

  • Mesmo com linguagem desafiadora, os clássicos são responsáveis por ampliar a cultura geral, o vocabulário e o conhecimento sobre épocas e regiões específicas de um país.
  • Os clássicos da literatura brasileira também são muito utilizados na escola e no vestibular.
  • Vamos mostrar quais são os fatores que você deve observar para escolher os melhores clássicos da literatura brasileira.

Você também pode gostar:

Ranking: Os 3 melhores clássicos da literatura brasileira

Quem busca por clássicos da literatura brasileira vai se deparar com uma lista enorme. Isso porque existem títulos para todos os gostos e objetivos de leitura. Para ajudar você nessa escolha, a seguir, nós vamos apresentar os melhores clássicos da literatura brasileira.

1º - Grande Sertão: Veredas

Um dos principais clássicos da literatura brasileira é o livro ‘Grande Sertão: Veredas’, de João Guimarães Rosa. O renomado autor trata de maneira única de amor, morte, sofrimento e alegria por meio do jagunço Riobaldo e suas aventuras no sertão mítico.

Publicado originalmente em 1956, esse clássico vem em edição comemorativa de capa dura por meio da editora Nova Fronteira. Além disso, conta com 496 páginas e mede 23,6 x 16,3 x 3,3 cm.

2º - A Hora da Estrela

Último livro escrito por Clarice Lispector, ‘A hora da Estrela’ é um dos clássicos da literatura brasileira mais famosos. Com 88 páginas, essa versão impressa é da editora Rocco e mede 20,8 x 13,6 x 0,6 cm.

Lançado pouco antes da morte da autora, em 1977, a obra conta os momentos de criação do escritor Rodrigo S. M. (a própria Clarice) narrando a história de Macabéa, uma alagoana órfã, virgem e solitária, criada por uma tia tirana, que a leva para o Rio de Janeiro, onde trabalha como datilógrafa.

3º - Vidas secas

‘Vidas Secas’ é outro dos clássicos da literatura brasileira. Com 176 páginas, esse clássico é da editora Record e em sua 135ª edição conta com as seguintes dimensões: 27,9 x 21,6 x 3,2 cm.

Escrito por Graciliano Ramos, esse clássico foi lançado em 1938. No livro, o que impulsiona os personagens é a seca, áspera e cruel, e paradoxalmente a ligação afetiva entre eles, que estão à procura de meios de sobrevivência.

Guia de Compra

São tantos os clássicos da literatura brasileira, que pode ser uma tarefa difícil escolher por onde começar. Por isso, é fundamental que você compreenda um pouco do que está por trás desse gênero literário.

Para ajudar você, criamos este Guia de Compra com todas as informações que você precisará para tomar a melhor decisão e comprar os melhores clássicos da literatura brasileira.

Menina lendo livro.

Os clássicos da literatura brasileira são livros atemporais. (Fonte: Rahul Shah / Pexels)

O que são clássicos da literatura brasileira?

Um clássico é, em geral, um livro que retrata o período em que foi escrito, mas que, ainda assim, atravessa gerações ao tratar de temas universais.

Ou seja, os clássicos da literatura contêm histórias que são capazes de tocar pessoas de diferentes culturas, idades e contextos sociais.

Assim também ocorre com os clássicos da literatura brasileira, que são as obras que marcaram uma época, mas que também a atravessaram o tempo e se mantém vivas e atuais até hoje.

Por isso, dificilmente um livro recém-publicado, como romances, por exemplo, é categorizado como uma obra clássica.

View this post on Instagram

Iniciando Vidas Secas 🙂

A post shared by Rodrigo Villela (@leiaparaviver) on

Além disso, os clássicos da literatura brasileira exercem influência não só na vida dos seus leitores, mas também na forma de escrever de outros autores, que buscam inspirações sobre estilo e ideias para criarem suas obras.

Para você ter uma noção mais clara, os especialistas consideram que os clássicos da literatura brasileira são assim categorizados por conterem pelo menos três características. São elas:

  • Não perdem seu valor com o tempo
  • Têm apelo temático universal
  • Influenciam a escrita de outros autores

Quais são os subgêneros dos clássicos da literatura brasileira?

Ainda que os clássicos da literatura brasileira sejam bastante amplos em relação à linguagem e ao tema, é possível definir alguns subgêneros como, por exemplo, os para crianças e livros juvenis.

A seguir, listamos alguns dos subgêneros dos clássicos da literatura brasileira e os títulos mais famosos de cada um:

  • Clássicos da literatura brasileira infantil: ‘O meu pé de laranja lima’, de José Mauro de Vasconcelos; ‘Ou isto ou aquilo’, de Cecília Meireles; ‘Reinações de Narizinho’, de Monteiro Lobato.
  • Clássicos da literatura brasileira em quadrinho: ‘Auto da Barca do Inferno’, de Gil Vicente; ‘Dom Casmurro’, de Machado de Assis; ‘Os Sertões’, de Euclides da Cunha.
  • Clássicos da literatura brasileira que caem no vestibular: ‘Iracema’, de José de Alencar; ‘O Cortiço’, de Aluísio Azevedo; ‘O Primo Basílio’, de Eça de Queiroz.

Quais são os maiores escritores dos clássicos da literatura brasileira?

São inúmeros os autores que escreveram clássicos da literatura brasileira. Mas o fato é que muitos dele se destacam pela quantidade de livros escritos que atravessaram os tempos e se mantêm atuais até hoje.

Selecionamos para você alguns dos principais autores dos maiores clássicos da literatura brasileira:

  • Monteiro Lobato (1882-1948)
  • José de Alencar (1829-1877)
  • Cecília Meireles (1901-1964)
  • Machado de Assis (1839-1908)
  • Clarice Lispector (1920-1977)
  • Graciliano Ramos (1892-1953)
  • Guimarães Rosa (1908-1967)

Qual a importância de ler clássicos da literatura brasileira?

Não raro os clássicos da literatura brasileira são deixados de lado até mesmo por leitores assíduos. Isso porque a linguagem desses livros muitas vezes remete ao período e ao local do enredo, se tornando de difícil leitura.

Mas, ainda assim, os especialistas garantem que o desafio deve ser enfrentado. Afinal, essas obras refletem a cultura das diferentes regiões do país e períodos importantes de nossa história. O que por si só já é motivo de aprendizado.

Além disso, citamos abaixo outros motivos pelos quais você deve se aventurar na leitura dos clássicos da literatura brasileira.

São atemporais

Os clássicos da literatura brasileira costumam tratar de aspectos da vida que são comuns a todos, como o amor, a vida e a morte.

Por contar com temas universais, os clássicos literários são sempre contemporâneos e podem influenciar na vida dos leitores.

Representam a realidade

Um autor é considerado importante e continua sendo lido por várias gerações devido a sua habilidade de recriar a realidade de acordo com o seu ponto de vista.

Por isso, ao ler os clássicos da literatura brasileira, você desenvolve uma atitude crítica diante do que acontece ao seu redor, por meio de diferentes visões do mundo.

Homem sentado no banco lendo um livro.

Ao ler clássicos da literatura brasileira você amplia conhecimento e pontos de vista. (Fonte: Porapak Apichodilok / Pexels)

Ampliam o conhecimento

A escrita usada nos clássicos da literatura brasileira é de fato considerada difícil. Mas a riqueza do conteúdo e da linguagem vale o desafio, já que o contato com uma escrita diferente da que você está acostumado também é uma forma de adquirir conhecimento.

Melhoram o vocabulário

Consequentemente, quem lê os clássicos acaba entrando em contato com palavras novas, muitas vezes pouco utilizadas no dia a dia. Isso enriquecerá o seu vocabulário, sua forma de se expressar e de escrever.

Quais as vantagens dos clássicos da literatura brasileira?

São muitas as vantagens de se aventurar pelos clássicos da literatura brasileira. A maior vantagem é que você amplia o seu conhecimento sobre fatos históricos e contextos diferentes, melhorar o seu vocabulário e ainda cria bases críticas para a leitura de outros livros.

Mais do que isso, com os clássicos da literatura brasileira você também entra em contato com a história de uma época e de regiões diferentes do país e, com isso, aumenta sua visão de mundo.

Como os clássicos da literatura brasileira são atemporais e tratam de temas universais, também são úteis para ampliar seu entendimento sobre o comportamento humano e de si mesmo.

Por outro lado, há quem considere como uma das desvantagens de se ler os clássicos da literatura brasileira o fato de a linguagem ser mais complexa.

Ainda assim essa desvantagem também pode ser considerada um benefício para desafiar o leitor a sair da zona de conforto e descobrir novas palavras. A seguir, reunimos as principais vantagens e desvantagens dos clássicos da literatura brasileira.

Vantagens
  • Temas universais e atemporais
  • Amplia vocabulário e construção gramatical
  • Forma base crítica para leitura de outras obras
  • Acesso à história de um período e região do país
  • Leitura desafiadora
Desvantagens
  • Linguagem muitas vezes é difícil

Quanto custa?

O preço de clássicos da literatura brasileira varia dependendo da editora, da edição e do tamanho dos livros. Por isso, você pode encontrar clássicos da literatura brasileira custando entre R$20 e R$200.

Mas você não precisa comprar o livro mais caro. Isso porque, os mais caros costumam ser versões para colecionadores ou coletâneas.

Onde comprar?

Você vai encontrar clássicos da literatura brasileira em livrarias, lojas de departamento e hipermercados como Lojas Americanas e Extra.

Mas, nós recomendamos que compre em lojas online como a Amazon Brasil. Assim, você adquire os clássicos da literatura brasileira do conforto da sua casa e por preços promocionais.

Critérios de compra: O que considerar ao comprar os clássicos da literatura brasileira

Agora que você já conhece mais sobre os clássicos da literatura brasileira e seus autores, é preciso que você saiba como escolher o melhor livro. Para ajudar você, selecionamos os fatores que devem ser observados antes de escolher os clássicos da literatura brasileira:

  • Escritores
  • Enredo
  • Impresso ou digital
  • Qualidade editorial

A seguir, explicaremos cada um desses fatores para que você invista nos melhores clássicos da literatura brasileira.

Escritores

Como vimos, existem diversos escritores que são considerados autores de obras clássicas da literatura brasileira.

Mas o fato é que, se você quer iniciar a leitura dessas obras é importante conhecer sobre a vida, experiência e o tipo de linguagem usada pelo escritor.

Alguns tem linguagem mais simples, outros são mais prolixos e descritivos. De qualquer forma, a escolha desse quesito é pessoal.

Imagem de livros empilhados.

Cada escritor tem um estilo de linguagem e esse quesito é bem pessoal. (Fonte: Pixabay / Pexels)

Enredo

Você já sabe que os temas dos clássicos da literatura brasileira são atemporais. Mas recomendamos que você verifique o enredo e a temática antes de comprar o livro.

Em geral, você encontrará os clássicos literários com enredos que tratam de amor, ódio, morte, traição, aventuras entre outros.

Uma dica é ler as primeiras páginas do livro para ter uma ideia sobre o enredo. Na Amazon, esse recurso é disponibilizado em alguns dos clássicos da literatura brasileira.

Impresso ou digital

Observe também a forma de leitura que pode ser em livro impresso ou digital. Se você optar por ler os clássicos da literatura brasileira em livro impresso, fique atento ao tamanho, peso e número de páginas.

Isso pode ser um empecilho caso você queira levar seu livro na bolsa ou mochila, por exemplo.

Kindle com livros ao fundo.

Você pode ler clássicos da literatura na versão impressa ou digital. (Fonte: Perfecto Capucine / Pexels)

Já o livro digital é uma forma mais prática de ler os clássicos, já que utiliza Kindle, iPad ou outro dispositivo. Com isso, você consegue ter vários clássicos da literatura brasileira armazenados no aparelho.

Sem contar que é uma forma mais leve para ler suas obras em qualquer local. Por outro lado, a tela do dispositivo pode cansar os olhos durante a leitura.

Confira as principais diferenças entre o livro impresso e o digital:

Livro impresso Livro digital
Praticidade Menor Maior
Transporte Difícil Fácil
Prazer na leitura Maior, pode folhear as páginas Menor

Qualidade editorial

Por fim, observe a qualidade da impressão, do papel, da capa e, principalmente a revisão do texto. Todos esses fatores podem ajudar ou atrapalhar na fluidez da sua leitura.

Em geral, as editoras que se preocupam com esses detalhes contam com várias obras de clássicos da literatura brasileira em seu catálogo.

(Fonte da imagem destacada: Pixabay / Pexels)

Por que você pode confiar em mim?

Izabel Toscano Jornalista
Nômade digital, jornalista, leitora e questionadora compulsiva. Já trabalhou em jornais diários e sites de notícias no Brasil, e em plataformas online na Irlanda e na França. Hoje, roda o mundo escrevendo sobre temas variados, sempre atenta às novas tecnologias e a tudo que surge para trazer leveza à vida.