Imagem de um climatizador.

Muito bem-vindo ao ReviewBox Brasil. O assunto de hoje é: climatizador, um aparelho usado para refrescar o ar do ambiente, deixando-o muito mais agradável em dias quentes.

O climatizador tem várias funções interessantes como umidificador de ar, filtro, ionizador e muito mais. Existem duas versões deste aparelho: o climatizador de parede e o modelo portátil, cada um é adequado para determinado ambiente e contexto.

Se você está querendo comprar um climatizador para a sua casa ou escritório, então veio ao lugar certo. Hoje vamos dar várias dicas de como aproveitar ao máximo os benefícios desse aparelho.

Primeiro, o mais importante

  • Existem dois modelos de climatizador de ambientes. O aparelho portátil é de uso residencial por isso é menor e tem rodinhas. Deve ser reabastecido manualmente com água gelada, gelo ou bolsa de gel.
  • O climatizador de parede é indicado para o uso comercial, pois além de demandar uma reforma (ele deve ser instalado em um local fixo na parede), o aparelho precisa ser ligado diretamente ao sistema de abastecimento de água, pois o reservatório é reabastecido automaticamente.
  • Você pode encontrar modelos de climatizador com outras funções além de refrescar o ar. Alguns possuem umidificador, aquecedor, ionizador e até filtro. Você também pode procurar por recursos extras como função timer e reservatório maior.

Você também pode gostar:

Melhores modelos de climatizador: Nossos favoritos

O climatizador de ar é uma excelente alternativa para refrescar a casa e o escritório nos dias mais quentes, pois esse aparelho tem várias funções interessantes como umidificar, purificar e ventilar.

O mais legal é que o climatizador possui controle de velocidade e oscila em ambas as direções, para garantir que todo o ambiente fique fresco. Se é disso que você está precisando, confira nosso Ranking com os melhores modelos de climatizador.

1º – Climatizador de ar Mondial

O climatizador de ar da Mondial tem tecnologia Filter System, que conta com sistema duplo de filtragem para reter bactérias, mofo e poeira do ar. Conta com controle de velocidade e oscila, para garantir uma melhor distribuição de ar pelo ambiente.

Esse modelo tem painel digital, controle remoto e função timer para até sete horas de funcionamento. O reservatório tem capacidade para até 6 litros e tem indicador de nível de água.

2º – Climatizador de Ar Air Fresh Plus Lenoxx

O climatizador de ar Air Fresh Plus da Lenoxx tem quatro funções em um só aparelho: climatiza, umidifica, ventila e filtra o ar. Você pode controlar a temperatura desejada através das três opções de velocidades.

O mais bacana é que o reservatório tem excelente capacidade de 7 litros e o produto acompanha gel para resfriamento, assim você não precisa colocar água e gelo no reservatório.

3º – Climatizador De Ar BCL01F Britânia

O climatizador de ar da Britânia tem três funções: ventila, resfria e umidifica o ar. Possui controle de velocidade com três opções e função oscilar, que dispersa o ar por todo o ambiente.

Esse modelo tem função timer e você pode programá-lo para funcionar de 30 minutos a quatro horas (sempre com acréscimo de meia hora entre uma opção e outra). Esse modelo acompanha gel de resfriamento e o reservatório tem capacidade para 3,2 litros.

4º – Climatizador de Ar Breeze 506 Cadence

O climatizador de ar Breeze 506 da Cadence é o modelo ideal para quem é alérgico, pois conta com filtro que é capaz de reter poeira, ácaros, bactérias e vírus deixando o ar mais limpo.

Esse modelo conta com três opções de velocidade e duas funções: resfriar e oscilar. O Breeze 506 vem com um recipiente com capacidade para 5,3 litros.

Guia de Compra

As altas temperaturas, comuns no verão, são ótimas para quem está tomando uma água de coco gelada em uma praia ou sentado à beira de uma piscina. Mas sejamos realistas, a maioria de nós está em ambientes fechados, seja em casa ou no escritório.

Por causa disso, existem vários aparelhos criados para ventilar, purificar e umidificar o ambiente. Se você quer todos esses benefícios, mas não sabe qual modelo escolher, chegou a hora de conhecer o climatizador, que reúne todas essas funções em um só aparelho.

Close em pernas de casal sentado no sofá com climatizador perto deles.

O climatizador cumpre a função de umidificador, ventilador e ar condicionado. (Fonte: Mariia Boiko / 123RF)

O que é um climatizador?

O climatizador é um aparelho usado para deixar a sua casa ou escritório com uma temperatura agradável tanto nos dias quentes quanto nos frios. O mais legal é que o aparelho tem várias funções e é muito simples de usar.

Para refrescar o ambiente e trazer mais umidade ao ar, o climatizador não usa produtos químicos e sim água gelada, cubos de gelo ou bolsas de gel, que ficam em um reservatório dentro do aparelho.

O ar que entra no aparelho é direcionado para esse reservatório, se torna um vapor ou névoa fresca e úmida e retorna para o ambiente. Existem dois modelos de climatizador de ambientes:

  • Climatizador portátil: esse aparelho é menor e costuma ter rodinhas, por essa razão é mais indicado para o uso doméstico.
  • Climatizador de parede: o aparelho é bem maior, de uso fixo, mais potente e é ligado diretamente na rede de água, para ser reabastecido automaticamente, esse modelo é indicado para o uso comercial.

Quais as vantagens e desvantagens do climatizador?

O climatizador é um modelo tão versátil que substitui outros três aparelhos: ar condicionado, ventilador e umidificador de ar, afinal ele cumpre com as principais funções dos três.

Ele refresca ou esquenta o ambiente (vamos falar disso mais adiante), como um ar condicionado. Faz a troca de ar assim como um ventilador, puxa o ar seco e devolve ar úmido, assim como o umidificador de ar.

Outra característica do climatizador que o aproxima do ventilador é o baixo consumo de energia elétrica. Esse aparelho tem o gasto médio de 14 Kw/ mês, o mesmo consumo de um ventilador, o que significa um valor mínimo na conta de luz.

Além de ser econômico, esse aparelho é relativamente barato. Outra vantagem em relação à custos, é que você não vai precisar fazer nenhuma reforma na sua casa para instalar um climatizador.

Além de ocupar pouco espaço, o aparelho tem rodinhas e alças, que possibilitam que você o carregue para onde quiser: sala, cozinha e até no quarto (ele emite pouco ruído, então você pode usá-lo durante a noite, sem prejudicar o sono).

Outro diferencial do climatizador é que ele cuida da sua saúde respiratória, pois além de tornar o ar bem úmido, alguns modelos possuem filtro interno e externo que retém poeira, ácaro, bactérias e vírus.

Vantagens
  • Refresca o ambiente usando água gelada, gelo ou bolsa de gel
  • Não utiliza gases ou produtos químicos para refrigerar o ambiente
  • Há modelos próprios para o uso doméstico e para fins comerciais
  • Torna o ar mais fresco, úmido e puro
Desvantagens
  • Não é indicado para regiões em que a umidade relativa do ar é superior a 75%
  • Aparelho portátil precisa ser reabastecido manualmente
  • O climatizador de parede exige uma pequena reforma para ser instalado

Qual é o jeito correto de usar o climatizador?

Para extrair o máximo de desempenho do climatizador, você precisa instalar e usar o aparelho da maneira correta. Siga as dicas a seguir:

  • Em primeiro lugar, ele deve ser posicionado a uma distância mínima de 15 cm de parede, pois a parte traseira do aparelho é responsável pela entrada de ar. Essa distância é essencial para otimizar a circulação de ar pelo aparelho.
  • Outra recomendação é colocá-lo em uma superfície plana, para evitar que ele tombe ou caia e, com isso, cause vazamento de água e possíveis danos (talvez irreparáveis).
  • Evite colocar o aparelho em locais onde costuma bater sol, pois além de estar submetendo as peças eletrônicas ao superaquecimento, isso diminui a eficiência do aparelho.
  • Também é importante deixá-lo longe de qualquer coisa que possa bloquear a circulação de ar, seja na entrada ou saída de ar do aparelho. Isso inclui móveis e cortinas.
  • Se você for usar o aparelho na função umidificador, é importante que o ar que circule pelo ambiente seja sempre renovado, por isso é essencial manter uma janela ou porta aberta.
  • Sempre coloque a bolsa de gel (ou água com gelo) antes de ligar o climatizador, para evitar que o aparelho queime.
  • Use gelo industrializado ao invés de gelo feito em casa para abastecer o reservatório do climatizador. O motivo é simples: o gelo industrializado demora mais para derreter.
  • Troque a água do reservatório toda vez que você for usar o climatizador. Se você costuma usá-lo todos os dias, faça esse procedimento pelo menos três vezes por semana.

Como limpar o climatizador?

A primeira coisa que você deve fazer quando for limpar o climatizador, é tirar o aparelho da tomada para evitar choques. Na parte de fora basta passar um pano úmido para o aparelho ficar limpinho.

O reservatório também é simples de limpar, basta remover a peça, lavar com água corrente e um pouco de sabão líquido. Depois espere secar ou agilize o processo usando um pano limpo e seco que não solte fiapos.

Nunca use produtos químicos fortes para limpar o reservatório como desinfetante e cloro, pois eles fazem mal para a saúde, principalmente quando usados para limpar um aparelho que vai liberar o ar que você e sua família vão respirar depois.

Outras peças que merecem bastante atenção são os filtros externo e interno, afinal, é essencial que eles estejam limpos para que o ar continue saindo bem forte (e limpo) do aparelho.

Use água e sabão neutro para limpá-los, depois é só deixar secar à sombra antes de encaixá-los novamente no aparelho (primeiro o filtro interno e depois o externo). Se a peça estiver muito gasta, a dica é trocar por um filtro novo. Faça esse procedimento uma vez por semana ou a cada 15 dias.

Veja como é simples manusear um climatizador:

Em que contextos o climatizador se apresenta como a melhor opção?

Um fator relevante na escolha de um climatizador ao invés de outras opções de refrigeração e ventilação é considerar os contextos em que o aparelho será usado e se certificar se essa é a melhor opção.

O climatizador é indicado para regiões de clima seco, ou seja, localidades onde a umidade de ar é inferior aos 75%. Em regiões com umidade relativa do ar acima desse percentual (como na região norte, litoral e Santa Catarina), o climatizador deixa de cumprir com a sua função e age mais como um circulador de ar.

Climatizador branco com fundo branco.

O climatizador é indicado para locais onde a umidade de ar é menor que 75%. (Fonte: Amazon)

Também é uma excelente opção em locais em que há uma grande concentração de pessoas, pois o aparelho vai proporcionar uma circulação de ar adequada, redução da temperatura e adicionar mais umidade.

Tenha em mente que, quanto menor a umidade relativa do ar e maior a temperatura ambiente, maior é a capacidade do climatizador de reduzir a temperatura e deixar o ambiente agradável.

Climatizador ou ar condicionado?

Não tem como falar do climatizador sem se lembrar de um aparelho relativamente parecido nas funções: o ar condicionado. Mas saiba que ambos os modelos, possuem características que os tornam únicos.

O climatizador pode ser uma excelente alternativa ao aparelho de ar condicionado, pois consome menos energia elétrica e é ecologicamente correto.

O funcionamento de um ar condicionado é simples: o aparelho absorve o ar do ambiente, refrigera-o dentro da máquina e o devolve na temperatura selecionada pelo usuário, que pode ser mais quente ou mais fria do que a temperatura ambiente.

A peça responsável por deixar a temperatura do ar fria ou quente, é o compressor. Essa peça só é desativada depois que o ambiente adquire a temperatura média selecionada no controle remoto.

Depois outras peças do sistema de refrigeração do aparelho passam a ser responsáveis por manter a temperatura média e o compressor só é reativado quando ela começa a variar.

Climatizador branco e preto visto de cima com fundo branco.

O climatizador é mais barato que o ar condicionado e pode funcionar como um complemento dele. (Fonte: wstockstudio / 123RF)

O climatizador funciona como um ventilador, que força o ar presente no ambiente a entrar pela parte de trás do aparelho e passar por um reservatório com água muito gelada ou cubos de gelo, voltando ao ambiente mais fresco e úmido.

Ainda em dúvida sobre qual modelo é ideal para você? Confira as principais diferenças entre o climatizador e o ar condicionado na tabela abaixo:

Climatizador Ar condicionado
Funções Climatizar o ambiente, deixando o ar mais fresco e úmido Serve para gelar ou esquentar o ar do ambiente. Também pode ser usado na função exaustor ou ventilador
Como funciona O ar entra em um reservatório com água gelada, gelo ou bolsa de gel e sai mais fresco e úmido Usa componentes químicos, geralmente gases, para alterar a temperatura artificialmente
Principais vantagens Pode ser usado em dias frios ou quentes, deixa o ar mais úmido e o consumo de energia é mínimo Controle rigoroso de temperatura de acordo com a preferência do usuário
Desvantagens Climatizador portátil: reservatório precisa ser abastecido manualmente pelo usuário. Climatizador de parede: exige uma minirreforma torna o ar seco, o que pode prejudicar a saúde respiratória das pessoas. O consumo de energia é muito alto
Preços É bem mais barato, chega a custar duas ou três vezes menos do que um aparelho de ar condicionado É a opção mais cara de aparelho de refrigeração de ambientes

Quanto custa?

Os aparelhos climatizadores de ar podem ser encontrados em duas versões: o modelo portátil de uso doméstico, e o de parede (fixo), mais voltado para ambientes comerciais.

Os preços variam de R$ 250 a R$ 580 nos modelos portáteis e R$ 920 a R$ 1.150 nos modelos de parede.

Onde comprar?

Várias lojas comercializam climatizadores de ar, é o caso da Leroy Merlin (loja de casa e construção) e das lojas de móveis e eletrodomésticos Casas Bahia, Ponto Frio e Magazine Luiza.

Se preferir, dá para comprar pela internet, nas lojas virtuais dos próprios fabricantes, ou em e-commerces maiores como Amazon, Mercado Livre e Submarino.

Na Amazon, por exemplo, você consegue comparar diferentes modelos e marcas, e adquirir um produto a um preço bastante acessível.

foco

Você sabia que a tecnologia usada no climatizador de ar foi inspirada em uma prática comum no Egito Antigo? Os egípcios colocavam grandes jarros com água na entrada das pirâmides, quando o ar passava por esses recipientes, havia a transferência de calor com a água e ele se tornava muito mais fresco.

Esse é o mesmo princípio de funcionamento do climatizador: o ar em temperatura ambiente passa pelo reservatório de água gelada do aparelho, regula a umidade, esfria e retorna ao ambiente com a temperatura mais baixa.

Critérios de Compra: Fatores para comparar os modelos de climatizador

Alguns recursos e características dos climatizadores podem tornar a sua experiência com esse aparelho ainda melhor, pois, assim como qualquer outro aparelho eletroeletrônico, existem modelos de climatizador de menor ou maior qualidade.

Quando for comprar o seu, observe alguns critérios importantes que vão desde as funções mais básicas até os recursos mais interessantes. Falaremos sobre eles nesta seção:

Agora, confira em detalhes cada um desses pontos para fazer a melhor escolha.

Ar quente e frio

Além do climatizador comum que deixa o ar úmido e mais geladinho, você encontra modelos de climatizador com as funções de ar frio e quente, que permite que você deixe o ambiente fresco nos dias quentes e bem quentinho e aconchegante nos dias frios.

O melhor é que para mudar de uma função para a outra você só precisa apertar um botão, ou seja, você não vai precisar ter o trabalho de tirar a água, gelo ou bolsa de gel de dentro do aparelho.

O climatizador consegue aumentar em até 12ºC a temperatura ambiente nos dias mais frios. Em função “ar frio”, o aparelho pode reduzir de 5 a 10ºC a temperatura dos dias quentes.

O bacana é que mesmo na função “quente”, o climatizador consome pouca energia. A diferença de consumo em relação ao ar condicionado é de quase 90%. Então não se preocupe, sua conta de luz vai continuar vindo baixa.

Imagem de uma mulher sentada em uma poltrona dentro de casa em um dia frio.

Dá para usar o climatizador para deixar a casa bem quentinha no inverno. (Fonte: bruce mars / Pexels)

Reservatório

Geralmente nas temporadas mais quentes do ano você não quer desligar o climatizador de ar nem por um minuto, para usufruir ao máximo os benefícios do ar fresquinho e úmido.

O mesmo vale para os dias mais frios, em que o aquecedor deixa o ar quentinho e o ambiente muito mais aconchegante (ninguém vai querer sair de perto do ar quente do climatizador).

Mas para conseguir usar o aparelho por bastante tempo você vai precisar investir em um modelo com reservatório grande. Um modelo com capacidade para 6 ou 7 litros dura de 8 a 9 horas.

Você também tem a opção de escolher um modelo que venha com duas caixas de gel. No caso de você escolher essa opção, deixe uma gelando enquanto você usa a outra.

Filtro antimofo e antibacteriano

Como já mencionamos anteriormente, o climatizador pode ser um aliado da sua saúde respiratória, pois esse aparelho deixa o ar mais úmido (a umidade relativa do ar deve estar acima dos 60% para ser considerada boa para os seres humanos).

O que você talvez não saiba é que alguns modelos vêm com filtros que combatem bactérias, mofo e poeira. O melhor é que esses filtros são laváveis, então você não vai precisar investir em uma peça nova toda vez que o aparelho estiver sujo.

Na hora de lavá-lo basta usar água e sabão neutro e enxaguá-lo bastante com água corrente. Depois de seco (deixe-o secar à sombra), coloque primeiro filtro interno e depois encaixe o externo.

Ionizador

Além do ar úmido, livre de bactérias, mofo e poeira, se você adquirir um modelo de climatizador com função ionizador, você vai ter um ar ainda mais limpo, já que esse recurso elimina vírus e ácaros e limpa o ar do ambiente.

Além disso, os íons estimulam a circulação sanguínea do nosso corpo, minimiza problemas respiratórios e alergias.

Outros recursos

Além das funcionalidades que mencionamos acima, você pode encontrar aparelhos de climatizar o ar com os seguintes recursos extras:

  • Controle remoto
  • Base com rodinhas
  • Alça para transporte
  • Painel digital
  • Controle de velocidade
  • Controle de direção do ar
  • Botão auto desligar (que desliga o aparelho automaticamente quando a água termina)
  • Sensor de auto aquecimento (desativa o aparelho quando ele superaquece)

Timer

O timer é aquele tipo de função que as pessoas não consideram importante, mas que no dia a dia faz toda a diferença, pois traz muito mais praticidade e conforto.

Um climatizador com função timer permite que você programe com até 12 horas de antecedência quando você quer que o aparelho ligue, em qual posição ele deve direcionar o ar, a velocidade que deve atuar e por quanto tempo quer que ele permaneça ligado.

(Fonte da imagem destacada: Alexxlmx/ 123rf)

Por que você pode confiar em mim?

Apaixonada por ler e escrever, empenha-se em produzir conteúdo relevante sobre áreas pelas quais tem muito interesse, como tecnologia, qualidade de vida, beleza e lazer.