Bem-vindo ao ReviewBox Brasil. Hoje vamos falar sobre a coenzima Q10, nutriente relacionado a uma série de benefícios ao organismo, que envolve desde o fortalecimento muscular até o aumento da vitalidade.

Embora essa substância seja produzida naturalmente pelo organismo, a suplementação de coenzima Q10 é indicada para adultos saudáveis a partir dos 30 anos de idade, pois nessa fase, há um declínio na produção do nutriente.

A melhor maneira de consumir a dosagem adequada de coenzima Q10 é associar o suplemento a uma alimentação balanceada e hábitos saudáveis. Para saber todos os benefícios dessa substância, continue lendo este artigo.

Primeiro, o mais importante

  • Apesar de ser produzida naturalmente pelo organismo, a coenzima Q10 não é encontrada em concentração suficiente, isso faz com que a suplementação seja a principal maneira de garantir todos seus benefícios.
  • Com o avançar da idade, a produção de coenzima Q10 começa a diminuir, por isso é importante incluir alimentos ricos nessa substância e adotar um suplemento dietético.
  • Quando for escolher um suplemento de coenzima Q10 analise a concentração da substância, se o produto é enriquecido com outros nutrientes e a quantidade de cápsulas que vem no frasco.

Você também pode gostar:

Os melhores suplementos de coenzima Q10: Nossos favoritos

Para ajudá-lo a escolher um bom suplemento de coenzima Q10, selecionamos alguns dos melhores produtos nesta categoria. Levamos em consideração as características de cada um.

Opção para fortalecer o sistema cardiovascular

O suplemento da WVegan fornece 200 mg de coenzima Q10 e 600 mg de vitamina E por cápsula (o frasco tem 60 cápsulas). Esses nutrientes têm propriedades antioxidantes e são capazes de retardar os efeitos dos radicais livres.

Esse suplemento também é eficaz no fortalecimento do sistema cardiovascular e é um aliado para quem treina, pois fornece a energia necessária para praticar os exercícios e auxilia na recuperação muscular.

Suplemento com efeito estimulante

O suplemento da Fitoactive fornece 100 mg de coenzima Q10 e 10 mg de vitamina E por cápsula, 100% da recomendação diária dessas substâncias, que se destacam pelo efeito antioxidante.

Esse suplemento também tem efeito estimulante. Para aproveitar esses benefícios, basta ingerir uma cápsula ao dia, durante uma das refeições e, de preferência, com alguma fonte de gordura para auxiliar na assimilação da substância.

Para quem quer melhorar a performance esportiva

O suplemento da Soulife é bem completo, pois cada dose (2 cápsulas) fornece 30 mg de coenzima Q10, 45 mg de vitamina C, 10 mg de vitamina E e 700 mg de colágeno, componentes essenciais na manutenção da pele, cabelo e unhas.

É particularmente benéfico na melhora da performance esportiva, pois funciona como catalisador de metabolismo e auxilia na vasodilatação sanguínea, que otimiza o transporte de nutrientes e oxigênio pelo corpo.

Ótima opção com benefícios estéticos expressivos

A coenzima Q10 da Vital Natus traz benefícios estéticos expressivos por causa da propriedade antioxidante, que reduz as linhas de expressão, rugas, flacidez e demais sinais do envelhecimento.

O suplemento também possui efeito anti-inflamatório, fortalece o sistema imunológico, previne e auxilia no tratamento de doenças cerebrais e cardiovasculares. Cada dose (2 cápsulas) fornece 100 mg de coenzima Q10. O frasco tem 60 cápsulas.

Para quem quer um produto vegano

O suplemento da Unilife fornece 100 mg de coenzima Q10 por cápsula. Essa molécula participa do metabolismo energético das células e ainda possui ação antioxidante.

A recomendação é ingerir uma cápsula ao dia, após a refeição. Esse produto é vegano (tanto a composição, quanto a constituição da cápsula), não contém glúten, nem lactose. Cada frasco vem com 60 cápsulas.

Guia de Compra

Ter um corpo saudável e boa aparência é o desejo de qualquer pessoa. Com uma alimentação balanceada, prática de exercícios físicos e alguns suplementos nutricionais, é possível alcançar esses objetivos.

Um desses suplementos essenciais é a coenzima Q10. Se você quer saber os benefícios dessa substância e aprender a tomar o suplemento corretamente, leia este Guia de Compra.

Imagem de uma mulher tomando uma cápsula de coenzima Q10.

Após completar 30 anos, é essencial incluir uma suplementação de coenzima Q10 em sua rotina. (Fonte: Antonio Guillem / 123RF)

O que é coenzima Q10?

Também conhecida como Ubiquinona, a coenzima Q10 é uma substância produzida naturalmente pelo organismo e localiza-se dentro das células (na mitocôndria), especialmente nos rins, coração, fígado e cérebro.

Na mitocôndria, a coenzima produz ATP, a principal fonte de energia das células, além de atuar no processo de respiração celular, ao direcionar o uso e controlar o fluxo de oxigênio.

Como todas as atividades das células dependem de energia, a coenzima Q10 é essencial na saúde de todos os tecidos e órgãos que compõem o organismo

Além disso, essa substância está presente no mesmo local onde a maioria dos radicais livres é produzido, e como a coenzima tem função antioxidante, ela neutraliza os radicais livres convertendo-os em compostos atóxicos, incapazes de gerar danos às células saudáveis.

Quando há o acúmulo de radicais livres nos tecidos, muitas células perdem sua função e morrem. Esse processo é uma característica de doenças neurodegenerativas como Parkinson e Alzheimer.

A capacidade antioxidante da coenzima Q10 traz uma série de benefícios ao organismo: fortalece os sistemas cardiovascular e imunológico, reduz a incidência de alguns tipos de cânceres, melhora a saúde neurológica, etc.

Quais os benefícios da coenzima Q10 para o sistema cardiovascular?

A coenzima Q10 traz benefícios ao sistema cardiovascular como um todo. O nutriente regula os movimentos de contração e relaxamento do órgão, o que faz com que os batimentos cardíacos fiquem em uma frequência adequada.

Outro benefício é o fortalecimento dos tecidos do coração.

Outro benefício é o fortalecimento dos tecidos do coração. Essa substância também auxilia na diminuição das taxas de colesterol ruim (LDL) e contribui para aumentar os níveis de colesterol bom (HDL). Com os níveis de colesterol regulados, o coração fica mais protegido.

Dessa forma, a coenzima auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares como diabetes, hipertensão e aterosclerose (entupimento e endurecimento das artérias que levam ao coração). As melhorias também são sentidas por quem já tem problemas cardiovasculares.

Quais os benefícios da Coenzima Q10 para quem pratica atividades físicas?

Se você pratica atividades físicas regularmente ou é atleta, saiba que o suplemento de coenzima Q10 pode trazer muitos benefícios para você. Esse nutriente proporciona vitalidade ao corpo, dá mais energia, potencializa o desempenho físico e estimula o bom funcionamento do metabolismo.

O ganho de energia acontece por causa da produção de ATP (fonte de energia das células) e do efeito catalisador da coenzima Q10, que proporciona vasodilatação e auxilia no transporte de nutrientes e oxigênio por todo o corpo. Com energia, o rendimento físico aumenta.

Imagem de uma mulher fazendo musculação.

A coenzima Q10 aumenta o seu rendimento na academia. (Fonte: CATHY PHAM / Unsplash)

Também é possível notar um aumento na velocidade de funcionamento do metabolismo, o que auxilia na queima de calorias de uma maneira eficiente e traz benefícios para quem deseja perder peso.

Outro benefício é que a coenzima Q10 tem propriedades antioxidantes que inibem a liberação de radicais livres, que ocorre quando você realiza treinos muito intensos e de longa duração.

A coenzima Q10 tem benefícios estéticos?

As mulheres vaidosas vão adorar saber que a coenzima Q10 traz benefícios para a saúde dos cabelos e da pele. Nos cabelos, você irá notar mais hidratação, brilho e sedosidade.

Outro efeito da coenzima Q10 é a ação antioxidante que combate os radicais livres, desacelerando o processo de envelhecimento do tecido cutâneo e trazendo resultados visíveis. A coenzima Q10 tem efeitos práticos como diminuir linhas de expressão, rugas e manchas.

Imagem do rosto de uma mulher.

A coenzima Q10 retarda o envelhecimento precoce. (Fonte: Apostolos Vamvouras / Unsplash)

Essa substância também inibe flacidez na pele, pois auxilia no aumento da produção de fibroblastos, substâncias envolvidas na produção de colágeno e elastina, duas proteínas muito importantes na estrutura da pele.

Os benefícios da coenzima Q10 são provenientes dos alimentos, suplemento e também de produtos de uso tópico, como loções hidratantes que têm essa substância como princípio ativo.

Imagem de um frasco com hidratante facial.

Alguns dermocosméticos têm coenzima Q10 na composição. (Fonte: DanaTentis / Pixabay)

A coenzima Q10 ajuda a emagrecer?

Ser magra se tornou o objetivo de muitas mulheres. E embora esse desejo esteja ligado à beleza, não deixa de refletir na melhora da saúde e qualidade de vida dessas pessoas.

A busca pelo corpo perfeito intensificou a procura por academias, dietas e suplementos emagrecedores. Um desses suplementos é a coenzima Q10.

Esse nutriente auxilia no processo do emagrecimento pois favorece a redução de açúcar no sangue, diminui o colesterol e dá energia para praticar atividades físicas.

Imagem de uma mulher com o corpo torneado.

A coenzima Q10 vai ajudá-la a alcançar o corpo dos sonhos. (Fonte: Jon Ly / Unsplash)

Mas não espere um milagre, para ver esses efeitos você deve fazer reeducação alimentar e ter uma rotina de exercícios físicos (pode ser algum esporte, atividade aeróbica, musculação ou ambos).

É verdade que a coenzima Q10 fortalece o sistema imunológico?

A coenzima Q10 auxilia no fortalecimento do sistema imunológico, pois, estimula a produção dos glóbulos vermelhos, linfócitos T e anticorpos que atuam na defesa contra agentes infecciosos externos como bactérias, vírus e fungos.

Além disso, quando associada à vitamina C, oferece proteção antioxidante, que ajuda a neutralizar os radicais livres e reduzir o envelhecimento das células saudáveis, oferecendo maior proteção ao sistema imunológico.

Quais são os outros benefícios da coenzima Q10?

  • Melhora a saúde neurológica: a coenzima Q10 traz benefícios ao sistema nervoso, pois fornece nutrientes essenciais para o cérebro lutar contra doenças neurodegenerativas como Parkinson e Alzheimer.
  • Evita o surgimento de câncer: além do efeito antioxidante, a coenzima Q10 ajuda a regular os níveis de doxorrubicina, uma substância que atua na prevenção da formação de tumores.
  • Aumenta a fertilidade: esses efeitos são notáveis nos homens (aumenta a produção de espermatozoides). Outro benefício é o aumento da libido e da energia sexual em homens e mulheres.
Imagem de um casal se beijando na praia.

A coenzima Q10 aumenta a libido e estimula a fertilidade em homens e mulheres. (Fonte: Adam Kontor / Pexels)

Outros benefícios são:

  • Evita a lipoperoxidação, ou seja, a oxidação dos lipídios.
  • Tem ação anti-inflamatória.
  • Diminui os sintomas da fibromialgia.
  • Previne a enxaqueca.
  • Auxilia na absorção de vitaminas, principalmente as vitaminas C e E.
  • Aumenta a concentração, foco, raciocínio rápido e inteligência.
Vantagens
  • A concentração varia: 30, 100 ou 200 mg por porção
  • O suplemento pode ser enriquecido com vitaminas e colágeno
  • A cápsula de gelatina auxilia na absorção da coenzima Q10
  • Tem preço acessível
Desvantagens
  • Suplementos com concentração abaixo de 100 mg/dose não são tão eficazes
  • O suplemento só está disponível em cápsulas ou comprimidos

Mas por que suplementar com coenzima Q10?

A produção natural da coenzima Q10 começa a diminuir por volta dos 30 anos de idade. Aos 50 anos, os níveis dessa substância caem de 30 a 60%. Com essa redução, é essencial incluir um suplemento de coenzima Q10.

Além disso, a concentração de coenzima Q10 fornecida pela alimentação não é capaz de suprir as necessidades do organismo, pois apenas 10% dessa substância é absorvida.

E mesmo em uma dieta rica de alimentos fontes de coenzima Q10, você só estará consumindo de 2 a 20 mg do nutriente, o que não aumenta os níveis dessa substância nos sangues ou tecidos. Portanto, a suplementação é indispensável.

Imagem de um prato com alimentos saudáveis.

Apenas 10% da coenzima Q10 que é ingerida pela alimentação é absorvida pelo corpo. (Fonte: Brooke Lark / Unsplash)

A presença de coenzima Q10 no organismo é necessária e sua ausência é nociva. Os principais sintomas da deficiência dessa substância é o aumento da fadiga, dores e fraqueza muscular.

A suplementação de coenzima Q10 aumenta os níveis da substância no corpo, por isso é defendida por médicos ortomoleculares, funcionais e terapeutas e uma prática no mundo inteiro.

Quais são as fontes naturais de Coenzima Q10?

A coenzima Q10 está presente na carne de boi, frango e em alguns peixes como sardinha, cavala, atum e salmão. A substância também está presente em vegetais de folhas verdes como brócolis e espinafre.

O ovo também é uma fonte dessa substância.

Nos grãos, você encontra coenzima Q10 em feijão azuki, milho, gergelim, soja e alguns cereais. Nas oleaginosas, a substância está presente em nozes, castanhas e pistache. O ovo também é uma fonte dessa substância.

Quem deve aderir ao suplemento de Coenzima Q10?

A suplementação de coenzima Q10 é indicada tanto para pessoas saudáveis, quanto para aqueles que estão com deficiência dessa substância no organismo.

Pessoas com os problemas descritos abaixo devem consumir doses maiores de coenzima Q10 (prescritas por um médico ou nutricionista):

  • Pessoas com dores no peito constantes (angina) e problemas cardíacos.
  • Diabéticos.
  • Portadores de câncer (principalmente mulheres com câncer de mama).
  • Homens e mulheres com problemas relacionados à infertilidade.
  • Quem está com a imunidade baixa.
  • Pessoas com fadiga muscular.

Quem não deve consumir o suplemento de Coenzima Q10?

Embora seja de origem natural, a suplementação de coenzima Q10 não é indicada para todas as pessoas. Mulheres grávidas e lactantes devem evitar esse suplemento. O mesmo vale para pessoas com hipersensibilidade à substância.

Imagem de uma mulher grávida.

Gestantes não devem consumir o suplemento de coenzima Q10. (Fonte: Chema Photo / Unsplash)

Qual é a dosagem ideal de Coenzima Q10?

Para adultos saudáveis, o suplemento de coenzima Q10 deve fornecer de 100 a 200 mg da substância por dia. Pessoas com determinadas doenças ou necessidades fisiológicas específicas podem precisar de doses maiores.

Dica: consuma o suplemento de coenzima Q10 durante suas refeições e sempre inclua uma fonte de gordura boa no alimento, pois a substância é lipossolúvel, ou seja, solúvel em gordura.

A coenzima Q10 tem efeitos colaterais?

Apesar dos inúmeros benefícios à saúde, a coenzima Q10 pode causar alguns efeitos colaterais, como redução dos níveis de açúcar no sangue (pessoas diabéticas devem passar por avaliação médica antes de iniciarem a suplementação).

Além disso, doses acima de 100 mg ao dia podem causar insônia leve, desconfortos abdominais e dores estomacais. Quantidades exageradas (acima de 300 mg/dia), por um período prolongado pode causar os seguintes efeitos:

  • Aumentar os níveis de enzimas no fígado e toxicidade hepática.
  • Azia
  • Alergias
  • Inchaço no rosto e na boca
  • Tonturas e desmaios
  • Diarreia

Quanto custa a coenzima Q10?

A média de preço de um suplemento de coenzima Q10 é de R$40 a R$65. A quantidade de cápsulas por embalagem varia, mas pode ser 30, 60 ou 120 cápsulas. A concentração também é diferente: 30, 100 ou 200 mg por porção.

Onde comprar a coenzima Q10?

Você encontra suplementos de coenzima Q10 em lojas físicas e virtuais de suplementos alimentares e produtos naturais. Algumas lojas de departamento virtuais também vendem o produto, como a Amazon e o Mercado Livre.

Critérios de Compra: Fatores para comparar os suplementos de Coenzima Q10

Poucas características mudam de um suplemento de coenzima Q10 para o outro, mas essas pequenas diferenças podem mudar bastante a sua experiência com o produto. Quando for comprar o suplemento, analise as seguintes características:

  • Concentração
  • Outros componentes
  • Cápsulas

Vamos explicar item por item ao longo desta seção.

Concentração

O suplemento de coenzima Q10 pode ser encontrado em diferentes níveis de concentração: 30, 100 ou 200 mg. Evite produtos que forneçam apenas 30 mg, pois essa concentração é facilmente alcançada com uma alimentação balanceada.

Para ter os benefícios descritos ao longo deste artigo, compre um suplemento com 100 mg de coenzima Q10 por dose. Dosagem superior deve ser prescrita por um médico ou nutricionista, após a realização de exame de sangue.

Imagem de um homem tomando uma pílula de coenzima Q10.

Doses acima de 100 mg de coenzima Q10 devem ser prescritas pelo médico. (Fonte: belchonock / 123RF)

Outros componentes

O suplemento de coenzima Q10 pode ser enriquecido com outros componentes com propriedades e funções similares, como colágeno, vitaminas A, C, E e/ou complexo B.

foco

Você sabia que o colágeno é uma proteína que tem um papel importante na manutenção da saúde e aparência da pele, unhas e cabelos. A vitamina A é essencial no crescimento das unhas e cabelos.

As vitaminas C e E se destacam pelas propriedades antioxidantes que combatem os danos causados pelos radicais livres. As vitaminas do complexo B possuem funções complementares que incluem metabolismo da glicose, ação antioxidante e produção de glóbulos vermelhos.

Cápsulas

É importante que o suplemento de coenzima Q10 esteja na forma de cápsulas gelatinosas líquidas (softgels), pois a substância é lipossolúvel, ou seja, é absorvida com maior eficácia quando ingerida com uma fonte de gordura.

Imagem de cápsulas em gel.

A cápsula em gel é absorvida mais rapidamente pelo organismo. (Fonte: Monfocus / Pixabay)

Outra característica importante se refere a quantidade de cápsulas que vem no frasco, que pode ser 30, 60 ou 120 unidades. Observe também se a dose recomendada diz respeito a uma ou duas cápsulas por porção.

(Fonte da imagem destacada: Pixabay / Pexels)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
24 Voto(s), Média: 5,00 de 5
Loading...