Um estojo, uma tesoura, um tubo de cola bastão, uma borracha e um apontador.
Ultima atualização: 5 de agosto de 2019

Como escolhemos

7Produtos analisados

15Horas investidas

2Estudos avaliados

56Comentários coletados

Boas-vindas ao ReviewBox Brasil. Aprenda a comprar cola bastão, um produto famoso no mundo inteiro por estar presente nas mãos das crianças enquanto realizam trabalhos escolares.

As melhores produções são ecológicas, compostas por matéria-prima que não denigrem o meio-ambiente, seja na hora da extração, produção ou quando as pessoas usam a cola bastão no escritório.

Você acha que há só aquela versão básica de cola bastão usada na sua antiga escola? Este pensamento é um engano, tendo em vista que o mercado oferece uma diversidade de opções diferentes. Siga na leitura e tenha ótima experiência de compra.




Primeiro, o mais importante

  • Já existem as versões de cola bastão colorida.
  • Quem precisa comprar mais unidades deve optar por pacotes que possuem 10 bastões ou mais.
  • O produto seca com mais rapidez do que a cola líquida.

Você também pode gostar:

Melhores colas bastão: Nossas favoritas

Com tantas ofertas de cola bastão acabamos levando a primeira promoção que encontramos na frente e depois nos arrependemos. Para saber o que esperar das melhores produções sugerimos que você leia a lista abaixo:

Guia de Compra

Acabaram as férias escolares. A cola bastão é sempre um dos itens indispensáveis para as aulas. Se você não sabe ao certo qual modelo comprar recomendamos a leitura do Guia que te orienta facilmente.

Crianças sentadas ao redor de uma mesa realizando trabalhos artísticos com materiais de papelaria.

Compre uma cola bastão que facilita os trabalhos artísticos dos seus filhos. (Fonte: Sergey Novikov / 123rf)

O que é cola bastão?

A cola bastão é um adesivo para colar papéis, cartas, selos, tecidos, fotos, entre outras coisas. Muitas crianças a usam para construir os próprios jogos de tabuleiro ou outros brinquedos infantis.

Por ser sólida apresenta menos riscos ao uso infantil se comparar com as colas líquidas. Existem diversas marcas nacionais e internacionais de versões bastão, presentes em embalagem de plástico.

Uma cola bastão Pritt.

A parte inferior da cola em bastão possui um regulador que regula o tamanho do produto que sai da embalagem (Fonte – Counselling / Pixabay)

Quem inventou cola bastão?

Nos laboratórios da Henkel, o Dr. Wolfgang Dierichs junto com sua equipe desenvolveu a primeira cola bastão conhecida pela humanidade, em 1967.

A invenção foi produzida em uma embalagem de batom, o que estimulou a ideia na atual cola bastão com regulador. O produto da marca alemã Henkel chegou ao mercado no ano de 1969 com nome de Pritt.

Hoje a cola Pritt é a mais famosa do mundo entre a edições do tipo bastão!

Quais as vantagens das colas bastão?

Muitas pessoas preferem usar cola bastão porque ela pode colar rápido. Os preços por unidade são populares, sendo considerado um dos materiais escolares mais baratos e duradouros.

Existem até as versões coloridas de cola bastão. O uso da edição gera menos chances de você ficar com mãos sujas, favorecendo assim na manutenção de higiene no ambiente de trabalho.

Além de segura, a cola bastão gera menos cheiros ruins quando manejada. É desaconselhável o uso para fazer slime ou colar varetas que formam a estrutura da pipa.

Reunimos nas tabelas abaixo as vantagens e desvantagens da cola bastão:

Vantagens
  • Seca rápido e é sem cheiro
  • Barato
  • Diferentes modelos
  • Versões coloridas
  • Não suja as mãos
  • Uso mais seguro
Desvantagens
  • Não dá para fazer slime
  • Não indicado para pipas
  • Não vale a pena usar em madeira

Cola bastão ou cola líquida: Qual é melhor?

O período letivo se inicia no começo do ano, momento no qual os responsáveis pelas crianças procuram promoções para completar a lista de materiais escolares. Nestes momentos é comum ter dúvidas sobre qual cola comprar.

Para você diminuir as indecisões recomendamos a leitura sobre cada um dos tipos de colas, logo abaixo:

Cola bastão

O item está presente em uma embalagem no formato de um batom, com a roda pequena na parte de baixo. Você gira a rodinha para um lado no sentido de subir a cola e ao outro lado para abaixar a cola antes de colocar a tampa para guardar.

Esta produção gera menos sujeira e bagunça na mesa, sendo mais simples corrigir os erros da colagem antes de a cola secar.

Um trabalho simples pode exigir bastante quantidade de cola bastão, o que gera menos durabilidade ao modelo. Esta cola é pequena e cabe fácil na mochila infantil sem riscos de vazar.

Cola líquida

Produto líquido em um tubo com diferentes tamanhos. A maioria dos modelos possui uma tampa com abertura e fechamento. O poder de colagem da edição é superior, de modo que dura mais tempo.

Embora mais durável, este modelo pode gerar bastante sujeira, deixando as mãos melecadas. Existe o risco de crianças menores engolirem o líquido ou as melecas das mãos.

É a melhor produção para fazer slime. Até que esta cola consegue colar muito bem os papéis, mas não serve em brinquedos de madeira quebrados que colam melhor com cola de madeira.

Após o uso é preciso limpar a ponta do tubo de cola líquida para evitar ressecamentos que entopem o bico (Fonte: Natalia Davydova / 123RF)

As principais diferenças entre cola bastão e cola líquida estão reunidas abaixo:

Cola bastão Cola líquida
Durabilidade Menos Mais
Controle na aplicação Mais Menos
Secagem Rápida Lenta
Cheiro Menos Mais
Slime Não Sim
Versão glitter Não Sim
Variedade de marcas Menos Mais
Uso em varetas de pipas Não Sim
Uso em artesanatos Não Sim
Segurança Mais Menos
Uso para crianças menores de 5 anos Mais indicado Menos indicado
Potência Menos Mais

Quanto custa?

O preço vai de R$ 2 a até R$ 15. Tudo depende da marca que você pretende comprar e das quantidades de gramas no produto. Quem precisa de muitas unidades deve optar pelo pacote de 10 unidades.

As marcas importadas de cola em bastão custam preços superiores. Elas possuem mais poder na colagem do que as produções nacionais de valores baixos no varejo e têm qualidade nas rodinhas para subir ou descer o produto.

Onde comprar?

Nas melhores papelarias você encontra diversas opções de cola bastão. Kalunga, Americanas e Carrefour são locais conhecidos por terem prateleiras reservadas para materiais escolares.

Na internet é mais fácil achar tanto versões menores como também modelos maiores. Encontre até pacotes com 10 unidades de colas bastão grandes nos sites: Amazon Brasil, Mercado Livre ou Submarino.

foco

Você sabia que a cola bastão Pritt foi testada na Estação Espacial Internacional? No espaço este produto se demonstrou útil, sem problemas na regulagem o no poder da colagem. A produção tem o selo Space Proof Quality.

Critérios de Compra: Fatores para comparar modelos de cola bastão

Na educação artística os nossos filhos aproveitam para usar e abusar da criatividade. Diversas criações são desenvolvidas com tesouras e cola bastão, desde que ela tenha qualidade, do contrário tudo pode acabar em choro.

Vamos aprender agora os 4 critérios indispensáveis que te fazem jamais errar na escolha de cola bastão para as crianças:

  • Tampa
  • Toxicidade
  • Cor
  • Tamanho

Mais sobre cada critério será revelado adiante:

Tampa

De repente você usa cola bastão e produto não cola mais. Isto acontece quando se compra produções sem uma tampa de qualidade.

As melhores edições de tampinhas são conhecidas por fecharem todas as entradas de ar, evitando problemas como o ressecamento, estas são as chamadas tampas com vedação.

Observe o tipo de tampa da cola antes de confirmar a compra.

Toxidade

Quanto mais matéria-prima natural presente na cola bastão melhor é para a segurança das crianças. Os produtos não tóxicos possuem uma composição a base de água e outras coisas, como, por exemplo, extratos vegetais.

Grandes fabricantes já trabalham com a fabricação de modelos compostos de açúcar e amido de batata, gerando baixo nível de impacto ambiental no processo de produção.

Uma cartolina com um desenho ao lado de alguns pedaços de cartolina, uma tesoura, uma canetinha e uma cola bastão.

Sem toxicidade na cola o seu filho sente mais bem-estar nas aulas (Fonte - Zoia Lukianova / 123RF)

Cor

Fotos, feltro, tecido, cartolina, papel, enfim, qualquer um destes materiais pode receber um acabamento colorido com uso da cola bastão colorida. Normalmente existem as seguintes cores disponíveis: Preta, rosa, vermelha, azul e amarela.

Dificilmente você encontra estas edições em embalagens maiores de 10 gramas. Elas custam mais caro do que o padrão branco / transparente.

Tamanho

Comprar via internet é mais barato, mas você precisa ficar de olho no tamanho da cola.

Alguns pedaços de cartolina, um cartão de papel, uma tesoura e uma cola bastão.

Escolha o tamanho de acordo com a frequência de uso. (Fonte - Zoia Lukianova / 123RF)

Diversas pessoas se surpreendem ao encontrar uma promoção com preços baixos, adquirir o produto e quando a cola chega em casa perceber que o tubo é menor do que o imaginado.

Modelos podem ir de 10 gramas a até 50 gramas ou um pouco mais. As versões de 10 gramas chegam a custar 5 vezes menos do que os modelos de 50 gramas.

(Fonte da imagem destacada: tookapic / Pixabay)

Por que você pode confiar em mim?

Natália Nunes Professora
Professora do Ensino Fundamental nas redes pública e particular, Natália tem experiência de sobra para saber o que faz as crianças felizes e o que lhes incomoda. Além dos pequenos, ela também é apaixonada pelas palavras. Na internet, une as duas paixões e escreve sobre o curioso universo dos pequenos.