A imagem mostra mão de mulher colando pétalas de flor artificial com cola para tecido.
Ultima atualização: 14 de fevereiro de 2020

Como escolhemos

8Produtos analisados

14Horas investidas

2Estudos avaliados

77Comentários coletados

Olá! Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil. Se você gosta de mexer com tecidos, estilizar roupas ou criar suas próprias peças, com certeza já precisou de uma cola para tecido. Ela é um item essencial para os aspirantes a estilistas e também para quem gosta de fazer reparos.

Com capacidade de grudar um pano no outro, a cola para tecido é útil na criação e até remendo de roupas. Com ela, vai ser muito mais fácil dar sua cara para peças de roupa sem necessariamente precisar de uma máquina de costura.

Aqui vamos falar sobre o que você precisa saber antes de comprar sua cola para tecido, como as melhores marcas, suas vantagens, quanto custa e no que você deve prestar atenção antes de escolher a sua. Vem com a gente!




Primeiro, o mais importante

  • Uma cola para tecido raramente pode ser utilizada apenas para essa função. Muitos produtos também oferecem efetividade grudando objetos em madeira, gesso, papel, entre outros.
  • A cola para tecido não serve como substituta para uma máquina de costura, mas sim como um complemento. Elas podem ser utilizadas em situações diferentes.
  • Como escolher a melhor cola para tecido em meio a tantas opções? Nós vamos te ajudar. Alguns itens que precisam ser avaliados são o tamanho do frasco, a resistência à água e se possui substâncias tóxicas.

Você também pode gostar:

Melhores colas para tecido: Nossas favoritas

Apesar de ser um item muito barato, é bom saber quais colas para tecido realmente proporcionam qualidade antes de você comprar a sua. Essas são as preferidas dos consumidores.

Guia de Compra

Customizar uma peça nunca foi tão fácil. Qualquer um pode dar uma nova cara para uma camiseta velha, basta usar uma cola para tecido. Como escolher uma cola quando todas são tão parecidas?

Nessa seção vamos explicar no que você deve se atentar, a diferença entre a cola para tecido e máquina de costura, suas vantagens, entre outros. Vem com a gente!

Mão customizando camiseta branca com pedras.

A cola para tecido é simples e fácil de usar. (Fonte: Iurii Golub / 123RF)

Quais são as vantagens e desvantagens da cola para tecido?

Para começar, a cola para tecido costuma ser útil para colar várias coisas além do tecido. Com uma só cola você consegue grudar itens em gesso, madeira, cerâmica, papelão, papéis, couro entre muitos outros. Ou seja, é um produto multiuso.

Na função de colar tecidos, ela pode te ajudar a personalizar suas peças, grudar coisas pequenas nos tecidos e fazer pequenos reparos. Também é super útil na hora de criar fantasias para você ou crianças. Deixe sua criatividade rolar enquanto você usa seu tubo de cola!

Outra vantagem da cola para tecido é que elas são bem baratas. Você compra e mal sente no bolso. Mesmo que você não vá usar com muita frequência, ainda vai compensar. Além disso, um tubo costuma durar bastante tempo, ou seja, proporciona ótimo custo-benefício.

Uma de suas poucas desvantagens é o fato de que nem sempre é tão eficiente quando costurar o tecido. Porém, em alguns casos, a cola cumpre o que a agulha não consegue fazer.

Vantagens
  • Cola tecidos e diversos outros tipos de superfícies
  • Ajuda na criação e estilização das suas roupas
  • É barato, proporcionando ótimo custo-benefício
  • Costumam durar bastante tempo
Desvantagens
  • Nem sempre funcionam tão bem quanto uma costura

Usar cola para tecido ou costurar?

A máquina de costurar ou a velha agulha e linha são muito efetivas para alguns casos. Por exemplo, será muito difícil criar uma roupa do zero utilizando apenas cola para tecido, a não ser que seja uma fantasia para ser usada um dia só.

Porém, a cola ajuda quebrando galhos e na finalização de alguns itens. Pequenos objetos, como estojos e nécessaires, por exemplo, podem ser facilmente consertados com a cola para tecido.

Ela também é útil na hora de estilizar suas peças, possibilitando que você pregue lantejoulas, pedrinhas e até mesmo outros tecidos.

A cola, porém, possui um tempo de secagem e uma recomendação de não ser lavada antes de, pelo menos, 72 horas. Isso para garantir que o que você colou não vai soltar.

Máquina de costura Cola para tecido
Vantagens Possibilita a criação de peças mais firmes e duráveis. Além disso, não é necessário esperar secar, sendo útil na hora de fazer bainhas de última hora, por exemplo. É super barata e prática, especialmente na hora de estilizar peças ou grudar pequenas partes do tecido que desgrudaram.
Desvantagens É bem mais cara e pode ser difícil de usar em coisas pequenas. Não possibilita que você cole pedrinhas e outras coisas pequenas nos tecidos. Não são tão eficientes quanto a máquina de costura e não dão conta de criar uma roupa do zero. Além disso, é necessário esperar secar antes de utilizar a peça.
Indicação Criação de peças e bainhas urgentes. Pequenos reparos, estilização de roupas e colagem de coisas pequenas.

Como usar a cola para tecido?

Usar uma cola para tecido é muito simples. Mas, para facilitar ainda mais seu manuseio e para que você consiga um resultado incrível, separamos um passo a passo. Confira:

  1. Comece lavando o tecido dias antes de colocar a mão na massa de fato. Assim você tira a goma do tecido e ele estará pronto para uso.
  2. No dia do artesanato, separe todos os materiais que você precisa. Não há nada pior que no meio do trabalho perceber que esqueceu de algo e bem no meio da colagem precisa largar o tecido e correr atrás de algo.
  3. Para fazer uma dobra no tecido, como uma bainha, marque primeiro com o ferro exatamente onde você quer colar.
  4. Para resultados melhores, utilize um pincel para aplicar a cola no tecido desejado.
  5. Cuidado com o excesso de cola. Vá aplicando uma camada fina, aos poucos. Melhor precisar molhar o pincel várias vezes do que encharcar o tecido, o que pode deixar manchas na peça.
  6. Pressione o local por alguns segundos e deixe secar por 72 horas. Respeite esse tempo, segure sua ansiedade e em poucos dias sua peça estará pronta para uso.

Calça jeans estilizada.

A cola para tecido permite que você recrie suas peças mais antigas. (Fonte: Iurii Golub / 123RF)

Quanto custa?

As colas para tecido são super baratas e, por isso, valem muito a pena. Por mais que você não goste da experiência ou quase não use, ainda vale experimentar, pois seu bolso quase não sentirá o impacto.

Um bom vidrinho de cola para tecido custa a partir de R$ 5, raramente ultrapassando a faixa dos R$ 20.

Onde comprar?

Para adquirir sua cola para tecido online, você poderá encontrar diversas marcas e tamanhos em sites como Amazon, Mercado Livre, Kalunga, entre outros.

Já se você prefere comprar a sua pessoalmente, é possível achar em lojinhas pequenas de utilidades, mercados grandes e até mesmo lojas de construção como a Leroy Merlin.

Critérios de Compra: Fatores para avaliar uma cola para tecido

As colas para tecido, no geral, são muito semelhantes. Então, como diferenciar e saber qual você deve comprar? Esses são alguns itens que devem ser levado em conta no momento da compra:

  • Tamanho do pote
  • Resistência à água
  • Utilidade em outras superfícies
  • Presença de elementos tóxicos

Se você ainda está com dúvidas, não se preocupe! Vamos explicar cada um para que você possa escolher com mais confiança.

Tamanho do pote

Se você já andou pesquisando sobre colas para tecido, provavelmente reparou na infinidade de tamanhos de potes que há. Alguns podem vir com menos de 50 g, outros, com cerca de 1 kg. Como escolher o melhor para você?

Esse mistério é fácil de ser resolvido, basta pensar no quanto você utiliza a cola para tecido. Se você utiliza de vez em quando, para fazer um reparo ou outro, um frasco pequeno será mais que suficiente.

Já se você trabalha com isso ou adora estilizar roupas e até usa a cola para outras funções, dê preferência para frascos de tamanhos maiores.

Resistência à água

Antes de comprar sua cola para tecido, é essencial verificar se ela é à prova d’água. Tecidos ficam sujos com frequência e precisam ser lavados. Imagina se você vai lavar uma peça de roupa e ela desmonta porque a cola não era à prova d’água?

Sempre verifique se o produto que você escolheu é resistente e pode ser levado na água após passar no tecido. E mesmo que seja, prefira lavar sempre na mão para evitar acidentes.

Utilidade em outras superfícies

Uma cola para tecido raramente serve apenas para essa função. Muitas delas conseguem colar efetivamente objetos em diversas outras superfícies.

Ao escolher um produto, leia sua embalagem para descobrir o que mais a cola é capaz de grudar. Algumas servem para gesso, madeira, lona, papel e por aí vai.

Sempre invista em uma cola que possa ser útil para fazer outros reparos na sua casa. Assim, você já une o útil ao agradável.

Mulher customizando um vaso de flores artificiais.

A cola para tecido pode colar outras superfícies também. (Fonte: Vitalij Sova / 123RF)

Presença de elementos tóxicos

Algumas colas contêm elementos tóxicos que podem fazer mal para você e sua família. Os modelos que são livres dessas substâncias costumam ter essa sinalização na descrição ou no rótulo.

Sempre pense na sua saúde antes de tudo: dê preferência para as colas para tecido que garantem estar livres de substâncias que possam te prejudicar de alguma forma.

(Fonte da imagem destacada: Irina Timokhina / 123RF)

Por que você pode confiar em mim?

Juliana Perin Designer de Interiores
Aos quatro anos, Juliana já pedia para que sua mãe lhe deixasse decorar seu quarto de seu jeito, organizando as bonecas e os quadros pintados na escola. Essa paixão de infância virou a escolha da faculdade e, depois, profissão. Hoje, Juliana ajuda as pessoas a deixarem suas casas exatamente como elas sonham. Na internet, ajuda o público a escolher entre os melhores modelos de peças decorativas e iluminação, além de compartilhar seu conhecimento sobre sua outra paixão: a técnica DIY.