Ultima atualização: 10 de agosto de 2021

Como escolhemos

16Produtos analisados

29Horas investidas

8Estudos avaliados

89Comentários coletados

Quando somos jovens nossa pele geralmente parece suave e radiante, mas nós nunca consideramos o estilo de vida que levamos; cheia de estresse, preocupações e, vamos encarar isso, uma dieta pobre. Tudo isso causa danos terríveis à nossa pele. A partir dos 25 anos de idade começamos a ver alguns efeitos negativos.

Alguns desses efeitos podem ser rugas ou linhas finas. Para combater isso, o mercado cosmético oferece uma grande variedade de produtos, cujo componente chave é o colágeno. Se você quer saber quais são as propriedades do colágeno, preste muita atenção.




O mais importante a saber

  • O colágeno é uma proteína muito abundante em nosso corpo, que atua como um suporte entre vários tecidos e órgãos.
  • A produção de colágeno diminui com a idade, o que tem conseqüências sistêmicas e cosméticas. Além disso, existem outros fatores relacionados ao nosso estilo de vida que podem diminuir a produção de colágeno.
  • O colágeno é usado principalmente para combater os sinais do envelhecimento. Por esta razão, ela está cada vez mais presente nos produtos cosméticos. Os efeitos colaterais da aplicação de colágeno na pele são mínimos: o colágeno é considerado um composto seguro com muitas propriedades benéficas.

Colágeno: nossa recomendação dos melhores produtos

Guia de compra: O que você precisa saber sobre colágeno

Antes de decidir sobre qualquer cosmético de colágeno, você deve conhecer os principais aspectos desta proteína. Por esta razão, incluímos as informações mais relevantes sobre ela, bem como as perguntas mais freqüentes entre os consumidores.

O colágeno tem múltiplas propriedades relacionadas à beleza. (Fonte: Tom: 44191752/ 123rf.com)

O que é exatamente colágeno?

O colágeno é uma das proteínas mais abundantes em nosso corpo. Ela é responsável por dar estrutura ao nosso corpo. Isto significa que o colágeno atua como suporte entre diferentes tecidos, tais como tendões, dentes ou pele. Isto lhes permite manter sua estrutura e estabilidade e funcionar adequadamente.

Com o tempo, as fibras de colágeno se danificam e perdem sua função, o que não só tem repercussões a nível estrutural, mas também a nível cosmético. A degradação do colágeno causa a perda de firmeza da pele, torna-se flácida e aparecem rugas.

Qual é o papel do colágeno em nosso corpo?

Ao contrário do que você possa pensar, não há um único tipo de colágeno. Nós podemos encontrar até 20 tipos diferentes desta proteína em nosso corpo. 99% do colágeno em nosso corpo corresponde aos tipos I a V. A tabela abaixo mostra a distribuição de cada um desses tipos de colágeno no corpo.

Tipo de colágeno Localização no corpo
Tipo I Ossos, tendões, ligamentos, pele
Tipo II Cartilagem, estruturas oculares
Tipo III Fígado, pulmões, vasos sanguíneos, pulmões, vasos sanguíneos
Tipo IV Rins, órgãos internos
Tipo V Superfície celular, cabelo, placenta

Colágeno, como uma proteína estrutural, é parte do tecido conjuntivo do corpo. Em outras palavras, o tecido responsável pela manutenção da organização estrutural, apoio e coesão entre as partes do nosso corpo. O colágeno também fornece tecidos e órgãos com hidratação, força, elasticidade e flexibilidade.

Para simplificar os conceitos, poderíamos dizer que o colágeno é como "a cola" que mantém nosso corpo unido e o mantém funcional.

Em resumo, o colágeno tem uma função essencial. Além disso, ela está presente na maioria dos tecidos do nosso corpo. Isto faz do colágeno um componente fundamental do corpo humano.

Quais são as propriedades de beleza do colágeno?

Como mencionado acima, o colágeno está presente em múltiplos tecidos e órgãos do nosso corpo. Portanto, suas propriedades em termos de beleza não estão apenas limitadas ao rosto, mas também podem envolver unhas e cabelos. Aqui estão os principais benefícios do colágeno em termos de cosméticos. Tome nota!

Na pele, o colágeno é amplamente utilizado por suas propriedades anti-envelhecimento. Ele promove a regeneração da pele, permitindo que pequenas rugas sejam preenchidas e que as linhas de expressão sejam suavizadas. Ele também proporciona maior elasticidade e suavidade. Agora você sabe que uma pele rica em colágeno vai parecer muito mais jovem e saudável!

Além de combater os sinais de envelhecimento, o colágeno nos dá outras vantagens a nível cutâneo. Por exemplo, reduz os processos inflamatórios na pele, como acne, eczema e psoríase. Ele também previne o aparecimento de celulite e estrias e ajuda a melhorar a cura.

O colágeno melhora a aparência de nossa pele, cabelos e unhas. (Fonte: Karalak: 60484932/ 123rf.com)

Como já mencionado, o colágeno também atua no cabelo e nas unhas. Suas principais funções são promover um crescimento forte e saudável do cabelo, dando-lhe uma aparência brilhante e suave. As unhas também serão menos quebradiças e mais resistentes.

Quais outros benefícios o colágeno tem para o meu corpo?

As propriedades desta proteína não estão apenas no nível de beleza, ela também demonstrou ter poder antioxidante, regula a pressão sanguínea e reduz os níveis de gordura corporal. Além disso, ele também tem funções reparadoras na pele, cartilagem e tendões.

Bons níveis de colágeno contribuem para menos dores musculares e articulares. Os tecidos de suporte como ossos, cartilagens e tendões permanecerão fortes e saudáveis. Finalmente, esta proteína também ajuda na recuperação muscular após o exercício.

A tabela a seguir resume os benefícios para a saúde e cosméticos do colágeno:

Beleza Saúde
Diminuir rugas e linhas de expressão Antioxidante
Menos acne e inflamação Regula a pressão sanguínea
Previne celulite e estrias Controla a gordura corporal
Melhor cicatrização Reparo de tecidos
Pele lisa, pele jovem e brilhante Ossos fortes, tendões e cartilagem
Pêlos fortes e brilhantes Melhor recuperação muscular
Unhas fortes e saudáveis Menos dores nas articulações, ossos e músculos

De onde vem o colágeno que usamos nos cosméticos?

Para uso em cosméticos, o colágeno é obtido de dois tipos de fontes: natural e sintético. As fontes naturais podem ser animais ou vegetais. Por ser mais barato e mais fácil de obter, ele é extraído principalmente do gado. Isto pode levar a reações alérgicas e sensibilidade, assim como a transmissão de doenças.

Para evitar estes inconvenientes, foram desenvolvidas fontes sintéticas de colágeno. Isto envolve modificar as moléculas de colágeno para que elas sejam mais compatíveis para uso em humanos e não prejudiquem nossa saúde. O único "pouco grande" inconveniente com este tipo de colágeno é que ele é mais caro e menos eficaz que o colágeno natural.

O colágeno de animais marinhos está agora se tornando mais amplamente utilizado. É uma fonte natural de colágeno e, portanto, mais eficaz. Ela não tem risco de transmitir doenças ou produzir reações colaterais. Embora o colágeno bovino ainda seja o mais utilizado, o colágeno marinho poderia substituí-lo em um futuro muito próximo.

A tabela a seguir resume as vantagens e desvantagens das fontes de colágeno:

Fonte natural: bovina e porcina Fonte natural: marina Fonte sintética
Effect +++ +++ ++
Price + + +++
Reações adversas ++ +/- +/-

Quando é recomendado começar a usar cosméticos com colágeno?

Como já mencionado, as fibras de colágeno perdem suas propriedades com a idade. Com o tempo, elas são geradas e degradadas, de modo que nossa pele perde sua aparência jovem. Na verdade, os cientistas dizem que após os 25 anos de idade, perdemos 1,5% de colágeno por ano!

É por isso que é especialmente aconselhável usar produtos ricos em colágeno a partir desta idade. É também uma boa idéia incorporar produtos que estimulam a produção de colágeno em nossa dieta. Isto aumentará as propriedades desta proteína não só cosmeticamente, mas também sistemicamente.

Quais fatores nos levam a produzir menos colágeno?

Há muitos fatores envolvidos na produção de colágeno e entre os mais importantes estão nossos hábitos e estilo de vida. Nós lhe mostraremos uma lista dos principais fatores que afetam a produção desta proteína, para que você possa considerar modificá-los ou corrigi-los. Entre eles estão

  • Fumando
  • Altos níveis de açúcar no sangue
  • Insuficiente ingestão de vitamina C
  • Exposição sustentada a poluentes ambientais
  • Exposição ao sol

Todos estes aspectos podem danificar, de uma forma ou de outra, nossa pele, além de diminuir a produção de colágeno em nosso organismo. Portanto, é essencial levar um estilo de vida saudável e evitar a exposição a esses fatores. Desta forma, poderemos mostrar uma pele saudável por dentro e por fora.

O colágeno tem algum efeito prejudicial à nossa saúde?

Nos cosméticos, o colágeno é aplicado topicamente (cremes, loções, géis). Por este caminho, ele pode causar muito poucos efeitos colaterais. Entre elas, destacam-se as reações alérgicas ou de hipersensibilidade. Isto porque algumas pessoas podem ser alérgicas ou sensíveis a alguns componentes do colágeno, dependendo de sua fonte.

O colágeno pode ser extraído de fontes bovinas, marítimas e sintéticas.

Portanto, devemos ser cautelosos e nos certificar de que o produto que usamos não contenha substâncias que possam causar quaisquer efeitos indesejados. Ao fazer isso, podemos fornecer cuidados seguros para nossa pele.

Quais são as vantagens e desvantagens do colágeno?

Abaixo está uma tabela que resume as vantagens e desvantagens relacionadas ao uso de cosméticos ricos em colágeno. É importante notar que estes aspectos se referem ao uso tópico do colágeno.

Vantagens
  • Efeito anti-idade
  • Pele rejuvenescida e firme
  • Reduz acne e inflamação
  • Ativo contra celulite/estrias
  • Melhora a cicatrização e reparo dos tecidos
  • Cabelos/caracóis fortes e saudáveis
Desvantagens
  • Reações de hipersensibilidade
  • Alergia

Critérios de compra

Ao comprar um cosmético rico em colágeno, é importante que você leve em conta uma série de características para poder fazer uma boa escolha. Abaixo você encontrará os fatores mais relevantes a considerar ao adquirir seu produto:

Composição

Para evitar reações alérgicas ou sensibilidade cutânea, é importante verificar os ingredientes do produto. Você deve ter certeza de que o cosmético não contém nenhum composto que possa ser prejudicial a você.

Este tipo de reação, como vimos nas seções anteriores, é especialmente freqüente com colágeno de origem animal. Como é o mais usado em produtos cosméticos, é aconselhável levar em conta a composição do produto.

Assim, se você tem pele sensível, recomendamos que você opte por colágeno marinho ou sintético.

Objetivo

Independentemente do produto que você está procurando, sempre se pergunte: O que eu estou procurando? Você deve considerar que o colágeno não é apenas um produto com propriedades anti-envelhecimento. Além disso, traz muitos outros benefícios para a nossa pele e para o nosso corpo. Portanto, é muito importante que você considere qual função do colágeno você precisa.

Os efeitos adversos da aplicação de colágeno sobre a pele são mínimos. (Fonte: Rido: 30273048/ 123rf.com)

Qualidade

Se você não tem certeza de qual é a melhor qualidade. A primeira coisa a fazer é olhar para o conteúdo total de colágeno de cada produto. Leia os ingredientes cuidadosamente, pois alguns deles têm elementos que podem danificar sua pele. Portanto, você deve ser muito cuidadoso e analisar completamente a formulação do produto.

Preste muita atenção e não se deixe enganar. Nós sempre encontraremos produtos "milagrosos", mas a quantidade de colágeno que eles contêm é muito pequena. É por isso que recomendamos que você tome seu tempo e pesquise mais sobre o produto, para saber se ele é de boa qualidade ou se você está apenas sendo enganado.

Preço

Este é um aspecto que deve ser levado em conta antes de fazer qualquer compra. Como sempre, lembre-se de que preço não é sinônimo de qualidade. Portanto, é importante que você faça um equilíbrio entre a qualidade do produto e seu preço. Você deve escolher a que melhor se adapta às suas necessidades e ao seu bolso.

Resumo

O colágeno é uma proteína essencial em nosso corpo. Além de seus múltiplos benefícios em nível sistêmico, ele provou ter propriedades de beleza excepcionais. Tudo isso tornou os cosméticos ricos em colágeno um "must have" para qualquer rotina de beleza.

Vale mencionar que a indústria cosmética está pesquisando novas fontes de colágeno; mais eficazes e sem efeitos colaterais para a nossa saúde. Mais e mais pessoas estão incorporando colágeno em suas vidas diárias. Entre eles estão especialistas em cosmética e dermatologia. E você, já decidiu experimentar?

Se você gostou do nosso guia sobre colágeno, compartilhe o artigo em redes sociais ou deixe-nos um comentário.

(Fonte da imagem em destaque: Guillem: 50532393/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas