Ultima atualização: 19 de outubro de 2021

Como escolhemos

4Produtos analisados

45Horas investidas

13Estudos avaliados

215Comentários coletados

Você está planejando acampar ou ir a um festival, ou você vai visitar em breve um amigo ou parente? Quaisquer que sejam seus planos, você provavelmente vai precisar de um colchão inflável. Estes são muito práticos e confortáveis para usar tanto ao ar livre quanto dentro de casa.

A verdade é que quando vamos em uma viagem, vamos em uma aventura ou visitamos alguém, nosso objetivo é nos divertir muito. Entretanto, não devemos esquecer que um descanso adequado nos permitirá ter mais energia e, portanto, aproveitar cada momento muito mais.

É por isso que um colchão inflável de alta qualidade para descansar é essencial quando as camas convencionais não estão disponíveis.




O mais importante

  • Os colchões infláveis são usados principalmente para dormir ou descansar, pois proporcionam um bom nível de conforto. No entanto, eles são adequados apenas por curtos períodos de tempo.
  • Eles são ideais para certas ocasiões, seja ao ar livre, em tendas ou em casa.
  • Existem muitos modelos diferentes dependendo das necessidades de cada pessoa, mas para escolher o melhor você deve levar em conta critérios como tamanho, resistência ou facilidade de transporte, entre outros.

Colchão Inflável: nossa recomendação dos melhores produtos

Guia de compra: O que você deve saber sobre colchões infláveis

Antes de comprar um colchão inflável, você deve saber o básico sobre eles. Portanto, nesta seção nós respondemos as perguntas mais frequentes sobre colchões infláveis.

chica en camping

O colchão inflável fará você dormir melhor quando for acampar (Fonte: cottombro: 5994748/pexels)

O que queremos dizer com colchão inflável?

Antes de tudo, um colchão inflável é um tipo de colchão que pode ser inflado e esvaziado. Eles são usados principalmente para dormir ou descansar. Além disso, esses colchões são geralmente feitos de materiais resistentes, como plásticos ou similares. Desta forma, eles tentam proporcionar um bom nível de conforto.

No entanto, eles são adequados apenas para certas ocasiões. Na verdade, eles são ideais para dormir ao ar livre ou em barracas, porque geralmente são à prova d'água e isolantes. No entanto, existem diferentes tipos de colchões infláveis, por exemplo, mais grossos ou mais finos.

Assim, dependendo de suas características, você pode usá-los para dormir em casa ou ao ar livre.

Quais são as vantagens e desvantagens de um colchão inflável?

Se você ainda não tem certeza sobre a compra de um colchão inflável, você deve saber que eles são muitas vezes muito práticos e benéficos. Por outro lado, você também deve estar ciente de algumas de suas características menos positivas.

Mesmo assim, lembre-se que as desvantagens de um colchão inflável são frequentemente devidas ao uso excessivo ou à má qualidade.

Vantagens
  • Eles são muito práticos e fáceis de usar
  • há uma grande variedade de modelos adaptados a cada orçamento.Eles oferecem um descanso mais agradável e confortável que tapetes ou sofás
  • são a melhor opção para acampamentos, festivais ou excursões
  • são uma boa opção para hóspedes quando você não tem camas extras
  • ocupam pouco espaço de armazenamento
  • podem ser facilmente transportados
  • podem segurar uma, duas ou mais pessoas
  • são geralmente rápidos e fáceis de inflar e esvaziar
  • podem ser usados para uma, duas ou mais pessoas
  • são geralmente rápidos e fáceis de inflar e esvaziar.
Desvantagens
  • Eles podem ser perfurados, tornando-os desconfortáveis ou inutilizáveis.
  • Se forem usados várias noites seguidas, podem perder algum ar.
  • São adequados por alguns dias porque não oferecem o mesmo conforto para as costas que um colchão convencional.
  • Alguns deles fazem barulho quando você se move devido à fricção da borracha.
  • Eles podem se deformar com o passar do tempo e uso contínuo.

Que tipos de colchões infláveis existem?

Existe um colchão ideal para cada ocasião. Alguns são projetados para usos muito específicos. Outros são adequados para quase todas as situações. Estes são os principais tipos de colchões infláveis

  • Colchão inflável padrão: Este é um colchão de solteiro que pode ser simples ou duplo. Eles são geralmente feitos de plástico resistente e alguns são forrados com veludo. É o mais versátil, pois pode ser usado dentro de casa ou para acampar.
  • Colchão de acampamento inflável: Eles são especialmente projetados para acampar na praia, nas montanhas ou em qualquer lugar ao ar livre. Por esta razão, eles geralmente são à prova d'água e resistentes. Eles também são muito leves e fáceis de transportar. Eles também não são muito altos para que possam caber facilmente em uma tenda.
  • Colchão inflável de alto perfil: Sua altura é semelhante à de uma cama tradicional. Portanto, é geralmente o tipo mais confortável de colchão. Além disso, eles geralmente têm uma estrutura reforçada e formas ergonômicas. Devido ao seu tamanho e características, ele é ideal para interiores.
  • Colchão de carro inflável: Devido à sua forma, eles podem ser adaptados aos assistentes traseiros do carro ou outro veículo. Portanto, eles são um bom recurso para descansar durante as longas viagens. Além disso, eles são geralmente finos e resistentes e são feitos de PVC com uma superfície de veludo.

Quando e onde eu preciso de um colchão inflável?

Você pode estar se perguntando: o que acontece se eu dormir em um colchão inflável? Se for apenas por um curto período de tempo, ou seja, durante um feriado ou por três ou quatro dias, está tudo bem. Por outro lado, não é aconselhável fazê-lo de forma regular.

Isto porque não é saudável para as suas costas dormir em um colchão por um longo período de tempo. No entanto, os tapetes infláveis são muito versáteis e uma escolha ideal para qualquer uma das seguintes ocasiões

  • Quando você tem convidados em casa: É aconselhável que isto seja de boa qualidade e de altura dupla. Desta forma, esta opção é mais confortável do que o sofá.
  • Quando você vai acampar: Se você vai à praia, às montanhas ou aos festivais. Ter um colchão inflável ajudará você a dormir muito melhor do que o típico tapete ou saco. Neste caso, é melhor escolher um colchão que seja menos alto e mais leve para que você possa carregá-lo e colocá-lo dentro da sua barraca.
  • Quando você está em uma longa jornada de carro: É a melhor opção para descansar quando você pára e consegue forças para continuar. Além disso, os colchões infláveis para carros são muito convenientes porque podem ser colocados na parte de trás do carro. Entretanto, você também deve considerar o tamanho do colchão e o espaço disponível em seu carro.

chica durmiendo

Se você não tiver uma cama extra, um colchão inflável permitirá que seus hóspedes descansem (Fonte: cottonbro: 4980311/pexels)

Como usar e cuidar corretamente de um colchão inflável

Aqui estão algumas dicas para ter em mente para prolongar a vida útil do seu colchão

  • Não encha o colchão inflável com muito ar. Suas costuras provavelmente sofrerão com o excesso de pressão e será mais fácil para elas rasgarem ou vazarem.
  • Você também não deve enchê-lo com muito pouco ar: você vai dormir desconfortavelmente e o colchão corre o risco de ficar deformado. Por estas razões, encha o colchão até cerca de 90% da sua capacidade.
  • Os colchões infláveis têm um limite de peso: você não deve excedê-lo. O limite de peso varia de acordo com o modelo, tamanho e material do colchão. Você deve, portanto, consultar as instruções do fabricante.
  • Certifique-se de que a superfície em que você coloca o colchão seja plana.
  • Evite o contato direto entre o colchão e o chão: É altamente aconselhável colocar um pano, tapete, colchão ou outro material embaixo do colchão. Isto evita atrito direto, o que pode causar irritação e perfurações.
  • Armazene o colchão seco e bem dobrado em um local seco e fresco: A umidade e o calor podem danificar os materiais.

Critérios de compra

Para escolher o colchão inflável certo, você precisa considerar quem o utilizará, onde e quando. Nesta seção você encontrará os critérios essenciais para escolher o colchão inflável correto.

Tamanho

Antes de escolher o tamanho do colchão inflável, por favor, leve em consideração

  • Quantas pessoas vão dormir sobre ele.
  • O peso e a altura dessas pessoas.
  • Onde você quer colocá-lo.

Em termos do número e das características das pessoas que irão dormir no colchão inflável, podemos encontrar três tamanhos diferentes:

Single Medium Large
Largura aproximada (cm) 90 135 150 a 180
Número de pessoas Uma pessoa Duas pessoas de construção leve ou uma pessoa para mais espaço Duas pessoas ou duas pessoas e uma criança
Usos Ideal para acampar, pois geralmente são econômicos e ocupam pouco espaço Acampamento, visitas domiciliares, etc. Visitas domiciliares, acampamento com muito espaço, etc.

Material

O material do qual é feito o colchão inflável está diretamente relacionado à sua qualidade e resistência a furos. Isto é, portanto, essencial, especialmente se você quiser garantir sua durabilidade.

Tenha em mente a resistência do material, especialmente se você for usar o colchão ao ar livre, como nas montanhas. Além disso, se você tiver animais de estimação em casa, como cães e gatos, suas garras podem rasgar buracos no colchão quando eles sobem nele.

Por esta razão, tente certificar-se de que o colchão inflável seja feito de um material resistente como PVC ou nylon. Além disso, para proteção extra você pode comprar um colchão com tecnologia Tritech com uma estrutura reforçada.

chicos de camping

Se você usar o colchão de ar nas montanhas, lembre-se de colocar um tapete na base para que ele não seja perfurado (Fonte: Eric Sanman: 1365425/pexels)

Altura

Como regra geral, quanto mais alto for o colchão de ar, mais confortável é dormir sobre ele. Isto porque quanto mais alto o colchão, mais distância há entre o chão e suas costas. Isso dá uma sensação semelhante à de dormir em uma cama.

Além disso, colchões infláveis de dupla altura são especialmente recomendados para pessoas mais velhas, pois é mais fácil deitar-se e levantar-se sem esforço.

No entanto, isso não significa que um colchão inflável mais fino não seja confortável. Isto depende de muitas outras características. Além disso, colchões com menos altura são frequentemente mais leves e fáceis de transportar em uma tenda.

Qual mecanismo de inflação você usa?

Existem diferentes maneiras de inflar um colchão. Existem dois tipos diferentes de colchões infláveis

  • Colchões que inflamam manualmente
  • Colchões que inflamam automaticamente

Para colchões que são inflados manualmente existem sistemas diferentes, alguns mais fáceis e rápidos do que outros. Há dois tipos de bombas de ar disponíveis

  • Bomba manual: Este método é um pouco mais caro porque requer um certo esforço, já que você tem que usar seu pé ou braço para inflar o colchão. Também é um pouco mais lento do que a bomba elétrica.
  • Bomba elétrica: Algumas delas estão conectadas à rede elétrica, o que é recomendado se você for usar o colchão dentro de casa. Por outro lado, outros são operados a bateria, o que é muito prático quando se usa o colchão ao ar livre. De qualquer forma, o colchão infla automaticamente e muito rapidamente.

Por outro lado, há colchões infláveis elétricos com bomba embutida para que você não tenha que comprá-los separadamente. Eles também são conhecidos como colchões auto-infláveis.

Tudo o que você precisa fazer é conectar a bomba à energia para que ela comece a encher com ar até atingir a pressão correta. Esta é uma das formas mais convenientes e rápidas se você for usar o colchão em casa.

Retenção de ar

Você já dormiu em um colchão inflável e acordou quase nivelado com o chão? Isto é bastante comum, já que muitos colchões perdem ar enquanto suportam o peso, especialmente se você usá-los por várias noites seguidas. Para evitar isso, existem colchões com uma válvula integrada que retém o ar e evita que ele escape.

Nós podemos até encontrar colchões infláveis que incorporam uma válvula de auto-enchimento, geralmente elétrica. Este sistema permite que o colchão se encha durante a noite e compensa pequenos vazamentos de ar. Isto é especialmente importante se o colchão dormir uma ou duas pessoas com uma constituição forte.

Fácil de transportar!

Se você quiser levar seu colchão inflável de um lugar para outro, é importante que ele seja leve. Suas costas irão apreciá-lo se você carregá-lo em sua mochila.

Para tornar mais fácil e seguro que seu colchão inflável o acompanhe em suas viagens e aventuras, é importante que ele tenha um tamanho pequeno quando dobrado. Também é altamente recomendado que ele venha com um saco de armazenamento.

Este saco vai facilitar a vida ao transportar o colchão e ao mesmo tempo protegê-lo.

Resumo

Os colchões infláveis são muito práticos e fáceis de usar, pois nos permitem dormir ou descansar quando não podemos ter uma cama. Eles são mais confortáveis que um tapete ou um sofá.

No entanto, eles não são adequados por períodos muito longos de tempo, pois podem ser prejudiciais às suas costas. Além disso, para evitar perfurações, elas devem ser usadas e cuidadas corretamente.

Além disso, para escolher o colchão inflável perfeito para você, você deve levar em conta quem vai usá-lo, onde e quando, entre outros critérios. Deixe um comentário se você achou este artigo útil.

(Fonte da imagem em destaque: Jack Sloop: qelGaL2OLyE/ unsplash)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas