Imagem mostra homem fazendo flexões vestindo um colete de peso.

Olá, seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil. Hoje vamos falar sobre coletes de peso. Se você está pensando em comprar um, acessou a página certa. Utilizar um colete de peso durante seu treinamento aeróbico ou funcional poderá aumentar sua força e resistência, além de melhorar sua atividade cardiorrespiratória e auxiliar na perda de peso.

Para te ajudar a encontrar o colete de peso ideal, fizemos esse artigo com tudo o que você precisa saber sobre esse tipo de acessório. Mas lembre-se, antes de usar o equipamento, consulte um profissional de educação física para verificar qual o peso ideal para o seu treinamento e seu corpo.

Primeiro, o mais importante

  • Os preços dos coletes de peso podem variar bastante. Essa diferença de valores está relacionada à qualidade dos materiais usados na produção do equipamento.
  • Os coletes de peso são vendidos com diferentes capacidades de peso, como 5 kg ou 10 kg. A carga utilizada em seu treinamento vai depender de sua massa corporal e tipo de atividade a ser executada.
  • Esse tipo de equipamento pode ser usado em diferentes atividades, como exercícios aeróbicos e musculação, crossfit e preparação física.

Você também pode gostar: 

Ranking: Os 3 melhores coletes de peso

Você está querendo intensificar sua rotina de exercícios e chegou à conclusão de que um colete de peso vai poder te ajudar nisso? Então aqui está nossa lista com três dos melhores modelos, para que você possa escolher qual deles será ideal em seus treinamentos.

1º – Colete de Peso 10Kg Neoprene Acte

Esse colete de peso em Neoprene T89 da Acte é ideal para o fortalecimento muscular, trabalhando também a resistência. O modelo presa 10 quilos e vem na cor preta.

A facilidade de uso e a segurança são destaques tanto da marca quanto do modelo. A marca ainda garante seis meses de garantia contra defeitos de fabricação.

2º – Colete de Peso Para Treinamento De Força 5Kg Ziva

Com fitas laterais para melhor ajuste de tamanho, esse colete proporciona um ótimo ajuste ao corpo. Seus bolsos distribuem o peso de forma segura e equilibrada, tornando esse equipamento um ótimo auxiliar no aumento da resistência física e muscular.

É feito com proteção em nylon durável e Neoprene de alta qualidade, o que aumenta seu conforto e durabilidade. Inclui 5 pesos de 1kg cada.

3º – Colete de Peso ajustável 5kg WCT Fitness

Outro colete que conta com sistema ajustável de peso, o que possibilita que você escolha a carga ideal para o seu treino.

Além do fortalecimento muscular e aumento de resistência, esse produto promete benefícios para a condição cardiorrespiratória e ajuda no processo de emagrecimento.

Guia de Compra

Coletes de peso têm ganhado cada vez mais importância nas academias e estúdios fitness. Isso porque eles são um ótimo reforço para quase todos os tipos de treinamento. Mas você sabe como escolher o ideal para você?

Continue lendo, descubra e, em breve, você estará treinando com seu colete novinho em folha, assim como o cantor Lucas Lucco.

O que é um colete de peso?

Coletes de peso são acessórios, cada vez mais comuns em academia e muito utilizados por praticantes de crossfit, que servem para aumentar a força necessária para a realização de cada exercício. Eles são utilizados sobre o torso, como um colete, de fato, e adicionam carga ao corpo de quem estiver o utilizando.

Esse tipo de colete pode ser utilizado em muitos exercícios, como por exemplo:

  • Trilhas
  • Caminhadas e corridas
  • Agachamentos
  • Abdominais
  • Burpees

Alguns coletes têm a opção de adicionar ou remover peso, para que você possa ajustá-lo conforme a intensidade desejada para o exercício. Quando mais experiente for o atleta/frequentador de academia, mais peso poderá ser colocado no colete.

Quais as vantagens e desvantagens do colete de peso?

Em busca de aumento da força e resistência, melhora da atividade cardio respiratória e perda de peso, frequentadores de academia e praticantes de crossfit estão cada vez mais utilizando coletes de peso durante os seus treinos.

Esses equipamentos podem trazer grandes benefícios para a saúde, como melhora de postura, ganho de agilidade, aumento de força e resistência, além de gerar ganhos para a atividade cardiorrespiratória e auxiliar na perda de peso com uma maior queima de calorias durante os treinos.

Com isso, estão surgindo no mercado nacional e internacional cada vez mais fabricantes e distribuidoras desse tipo de produto. Mas ainda é difícil encontrar avaliações e informações sobre a qualidade desses equipamentos e como eles podem te ajudar.

Muitas pessoas não procuram orientação profissional para decidir o peso que será usado durante as atividades. O que é um grande erro, já que o excesso de carga pode resultar em lesões, trazendo prejuízos ao invés de benefícios para o atleta amador.

Confira, abaixo, quais são as principais vantagens e desvantagens de se utilizar um colete de peso em seu treinamento.

Vantagens
  • Benefícios ao corpo e ao sistema cardio respiratório
  • Modelos Para todos os bolsos
  • Pode ser usado em diferentes modalidades
Desvantagens
  • Pode aumentar a sensação de calor
  • Pode causar lesões, se usado incorretamente
  • Alguns não se ajustam bem ao corpo

No que devo prestar atenção ao escolher meu colete de peso?

Quando for comprar o seu colete de peso, avalie o tipo de material utilizado em sua fabricação e também se o equipamento conta com dispositivos que proporcionam um bom ajuste ao corpo. Além disso, leve em consideração a capacidade de peso máxima do produto, que pode variar de 5 kg a 90 kg.

Afinal, com o passar do tempo e aumento de sua força e resistência, você provavelmente precisará aumentar a carga para melhorar seus resultados e alcançar novos níveis durante seus treinos.

Caso vá usar um colete pela primeira vez, comece a atividade física com uma carga mínima e aumente gradativamente, seguindo sempre a orientação médica ou de um profissional de educação física.

Quais as dicas de segurança e saúde para utilizar o colete?

Além de seguir a orientação de profissionais para definir sua carga de treino com o colete de peso, é fundamental ficar atento aos movimentos executados enquanto você está utilizando o equipamento. Movimentos errados podem causar danos potencializados com a carga extra do colete de peso.

Entre os possíveis problemas, estão danos as articulações, dores no corpo e, em casos mais graves, lesões sérias que podem levá-lo ao hospital e te afastar das atividades físicas por um bom tempo.

O uso correto desse equipamento, por outro lado, só trará benefícios ao usuário. Profissionais de educação física podem te auxiliar a tirar o máximo de proveito dos coletes de peso para te ajudar a extrair o máximo de benefícios de suas atividades físicas.

Quanto custa?

O valor de um colete de peso costuma variar bastante por conta da diferença de qualidade dos materiais utilizados na fabricação desses produtos.

Os preços dos equipamentos presentes neste guia, por exemplo, vão de R$ 138 a R$ 599. E, dependendo da quantidade de carga desejada, podem ser ainda mais caros, como é o caso dos coletes de peso de 10 kg.

Por isso, é de grande importância fazer uma boa pesquisa antes de realizar a sua compra.

Onde comprar?

É recomendável procurar o seu colete de peso em lojas de materiais esportivos, onde você poderá experimentar o equipamento e verificar como ele se ajusta ao seu corpo. Faça diferentes movimentos para testar o ajuste ao corpo e o conforto proporcionado.

Visitando lojas como Decathlon e Centauro você poderá encontrar diferentes marcas e tipos de coletes de peso. E assim escolher o que melhor se adequa ao seu corpo, a sua rotina de exercícios e ao seu gosto.

Não se esqueça de consultar um profissional antes de definir a carga que usará em seu treino.

Caso opte por concretizar sua compra ou realizar suas pesquisas em lojas online, recomendamos que você visite as páginas das lojas físicas acima citadas e também das varejistas Amazon e Netshoes. Essas lojas oferecem diversos coletes de peso que atendem a todos os públicos com preços para todos os bolsos.

https://www.instagram.com/p/BrkhCZcnCTS/

Critérios de compra: Principais características para avaliar um colete de peso

Existem alguns critérios importantes para avaliar coletes de peso. Fique atento a essas características ao pesquisar e analisar cada um dos modelos que você encontrar no mercado. Veja a seguir o é importante ficar de olho:

  • Capacidade de peso
  • Material
  • Ajuste
  • Fecho
  • Design

Para que você não fique com dúvidas, confira o que exatamente você deve avaliar em cada um desses itens.

Capacidade de Peso

Os coletes atualmente disponíveis no mercado brasileiro costumam ter uma capacidade de 5 kg ou 10 kg. Mas também é possível encontrar equipamentos de cargas superiores até 90 kg. A escolha de sua carga irá depender de sua massa corporal, sua força e a atividade que será executada.

É por isso que recomendamos que você consulte um profissional de educação física ou um médico antes de começar a utilizar um colete de peso em seus treinos. Sejam essas atividades de musculação, aeróbicas ou crossfit.

Esse profissional poderá orientar qual o peso ideal a ser utilizado durante a atividade, te ajudando a evitar lesões causadas por excesso de carga e movimentos incorretos.

Material

Uma atividade intensa com movimentação constante poderá exigir que você use um colete com material de maior qualidade e que ofereça maior durabilidade.

De acordo com os fabricantes, coletes de peso feitos com materiais como nylon durável, ferro galvanizado e Neoprene, costumam durar mais e oferecer mais conforto ao usuário durante a atividade física.

É claro que quanto melhor a qualidade do material, mais caro será o preço do colete de peso. Mas, dependendo da sua condição financeira e necessidade, poderá optar por um equipamento mais barato com bom custo benefício.

Ajuste

É fundamental que o colete de peso se ajuste perfeitamente ao seu corpo. Assim você sofrerá menos desconforto durante a atividade física e consequentemente, irá ter um rendimento maior.

Os coletes mais confortáveis costumam contar com mais de um tipo de feixe, o que aumenta a precisão do ajuste ao corpo e diminui a sensação de que algo está te atrapalhando.

No começo das atividades, você poderá sentir que está usando o colete de peso. Mas se estiver com um produto bem ajustado, logo se esquecerá que o colete de peso está em seu corpo.

Fecho

Ainda relacionado com o ajuste, perceba qual o tipo de fecho de colete de peso mais te agrada. Eles podem ser apenas de velcro ou ter um engate de plástico.

Ambos são fáceis de colocar e tirar sozinho, mas alguns modelos podem facilitar – ou dificultar – ainda mais esse processo. No caso dos coletes com fecho de velcro, tenha em mente que eles podem se desgastar com mais facilidade, comprometendo a durabilidade do produto.

Já os coletes com fecho de plástico, se possível, teste para ver se é fácil manusear essa pecinha.

Design

Embora a maioria dos modelos seja preto, é possível comprar um colete de peso colorido ou até mesmo estampado. Isso pode dizer muito sobre a personalidade do atleta.

Ainda sobre o design, alguns coletes possuem até mesmo um bolso, dependendo do esporte em que for utilizado pode ser muito útil.

E para finalizar, você deve analisar se o colete foi desenhado para permitir que você transpire. É claro que você vai suar muito com esse produto, mas observe o design, se ele possui locais mais abertos para transpiração.

(Fonte da imagem destacada: Luis Mario Hernández Aldana / 123RF)

Por que você pode confiar em mim?

Avatar
Os redatores do portal REVIEWBOX pesquisam e escrevem artigos informativos de alta qualidade sobre os mais variados produtos e assuntos.