Imagem mostra o momento em que um homem, cujo rosto não é mostrado no quadro, ajeita o seu colete social e sua gravata.
Ultima atualização: 28 de fevereiro de 2020

Como escolhemos

7Produtos analisados

15Horas investidas

2Estudos avaliados

50Comentários coletados

Olá, seja muito bem-vindo ao ReviewBox Brasil. Hoje é dia de falarmos do colete masculino, uma das peças mais versáteis e estilosas da moda dos homens, e uma das mais icônicas também.

Com um colete masculino, você deixa sua silhueta delineada enquanto trabalha seu visual com uma terceira camada, dando um toque de elegância ou mesmo de irreverência ao seu estilo próprio. Neste Guia, veremos todas essas possibilidades, e mais, como valiosas dicas de compra e nossa seleção com os melhores modelos do mercado.




Primeiro, o mais importante

  • Existe uma grande variedade de coletes masculinos, mas que podem se dividir simplesmente entre coletes sociais e coletes casuais.
  • Os principais expoentes dos coletes masculinos casuais são o puffer e o jeans.
  • Independentemente de sua classificação, a palavra-chave para um bom colete masculino é o caimento, que deve sempre ser justo, mas não apertado.

Você também pode gostar:

Os melhores coletes masculinos: O ideal para cada situação

Para ajudar na sua busca pelo colete masculino ideal, montamos a lista abaixo, contendo não só os melhores modelos do mercado, mas situação mais indicada para seu uso. Design, material, conforto, tudo isso foi avaliado, além de seu custo-benefício.

Colete Adidas: Estilo e proteção

O modelo de colete Originals da Adidas é uma ótima pedida para quem prefere optar por marcas consagradas. Tem zíper na parte interna e forro acolchoado e estampado. Disponível em tamanho P, esse modelo se destaca pela versatilidade, pois pode ser usado em diversas ocasiões.

O colete ideal para situações mais formais

Esse colete em gola V e tricot da Vila Romana é uma opção excelente para situações onde a elegância importa mais do que a proteção ao frio. Disponível em diversos tamanhos, do M ao XG, esse colete preto básico é feito de algodão e, além de confortável, vai trazer muito estilo a seu look de inverno.

O melhor colete masculino com proteção UV

O colete masculino Fleece tem proteção solar Extreme UV e é feito 100% em poliéster. É ideal para caminhadas, atividades ao ar livre, cidades frias e viagens em geral. Para lavar, não é preciso utilizar amaciante e nem ferro de passar. Está disponível nos tamanhos P, M, G e GG.

Guia de Compra

Por muito tempo restrito ao chamado “terno completo” - junto do paletó, gravata e da calça -, o colete masculino ganhou independência e passou a adornar looks básicos e sociais, e até a definir um estilo próprio.

Isso se deu pela sua versatilidade dentro da moda, podendo dar um toque elegância à um visual e também compor um look mais urbano ou mesmo um esportivo. Neste Guia de Compra, veremos de perto seu transitar por diferentes estilos e as melhores maneiras de vesti-lo.

 Imagem mostra um homem usando um colete esportivo por cima de uma camisa xadrez e combinando com um boné. Ao fundo do quadro, a água de um rio movendo-se..

Social, urbano, esporte: com muita variedade, o colete masculino transita facilmente entre estilos. (Fonte: Mitch Walker/ Unsplash.com)

Colete masculino social ou casual?

O colete masculino é um tipo de roupa com uma grande variedade cortes e designs, a tal ponto que é possível dividi-lo em dois grupos: o colete social e o colete casual. O primeiro, com basicamente um corte, pode ser melhor explicado como formal, o pioneiro, o tirado do conjunto do terno completo.

Os coletes casuais são o maior grupo, pelo menos em número de designs e materiais. Destacam-se o colete jeans, o puffer, os modelos com capuz e até os coletes de couro.

São menos regrados em seus caimentos e peças que compõem um visual. São altamente versáteis, e acabam formando um estilo mais urbano ou até mesmo esportivo.

Social Casual
Versatilidade Média Alta
Estilo Formal Urbano, Esporte
Caimento Justo Variável

Como usar o colete masculino social?

Como usar o colete masculino social?
A primeira pergunta que você deve fazer ao usar um colete masculino social é: com ou sem paletó? A primeira opção limita suas opções de cor, tendo que ser a mesma do paletó ou no mínimo harmoniosa com ele.

foco

Você sabia? Um colete masculino social deve ter o mesmo cuidado de um paletó e de uma camisa, isto é, cuidado nas dobras, ao passar no ferro e não abotoar o último botão.

A segunda opção, por sua vez, aumenta as possibilidades, mas também a complexidade, tendo que ser levado em conta o tipo de roupa que você vestirá, se uma camisa, uma camiseta, se uma calça social, sarja, jeans.

O ideal é que a calça seja mais formal ou de sarja, e, se não for usada uma camisa, que a camiseta seja básica. O colete deve terminar a 2,5 cm abaixo da cintura da calça e não deve ter seu último botão abotoado. O caimento, em qualquer caso, deve ser justo, mas não apertado.

 Imagem mostra um homem usando um colete social com camisa, gravata e calça. Ele usa ainda um óculos escuros, um relógio masculino e leva o paletó no ombro direito.

O colete social, quando usado num terno, deve ter cores iguais ou pelo menos harmoniosas com o conjunto. (Fonte: R A/ Unsplash.com)

O que é o colete masculino puffer?

O colete masculino puffer é um dos sucessos de venda entre os modelos casuais, e bota casual nisso. Inteiro em materiais sintéticos, como o poliéster, o puffer combina um estilo urbano com o esportivo.

 Imagem mostra um homem usando um colete do tipo puffer enquanto olha para o horizonte. Ao seu fundo, o verde das árvores se encontra com o cinza do asfalto em pedaços de estrada e de cidade.

Um tanto disruptivo quanto ao caimento de um colete, o puffer combina o estilo urbano com o esporte. (Fonte: Free-Photos/ Pixabay..com)

Isso porque seu design é bem básico, com “gomos” horizontais empilhados, como um casaco de pesca (estilo esportivo), e tem um caimento despojado (estilo urbano) que contrapõe às outras peças de um visual.

Vantagens
  • Quente
  • Versátil
  • Confortável
Desvantagens
  • Um tanto barulhento
  • Não valoriza a silhueta

Qual o melhor estilo do colete masculino jeans?

O colete masculino jeans é um dos modelos mais “polêmicos”, por ser constantemente taxado de brega, apesar de ser muito versátil. O que causa um pouco dessa confusão são os diversos padrões de jeans e o seu caimento diferenciado, justo nos ombros e relaxado na cintura.

A chave para encaixar um bom visual com coletes jeans são camisetas e camisas de manga curta e principalmente acessórios, como óculos, correntes, chapéus, gorros, enfim, que quebrem a textura do jeans.

 Imagem mostra um homem usando um colete jeans posando paara a câmera em um parque de diversões abandonado.

Informalidade na camiseta e muitos acessórios: a chave para um colete jeans estiloso. (Fonte: Ray Rodriguez/ Pexels..com)

Não há necessariamente um momento certo para usar um colete masculino, mas definitivamente um momento menos aconselhável, que é o calor, até porque o colete é, em termos, um agasalho, uma terceira camada.

No entanto, há ocasiões que são perfeitas para um colete, como eventos que pedem elegância, mas não uma formalidade extrema, no caso dos modelos sociais, e em lugares fechados durante climas amenos ou frios, porque te protege na hora de sair mas não te obriga à tirá-los ao entrar.

Quanto custa e onde comprar um colete masculino?

Devido a essa enorme variedade que falamos, o colete masculino tem também uma grande faixa de preço, que vai dos R$ 50 aos R$ 2000, sendo obviamente os modelos sociais os de maior valor, sem falar nos feitos sob medida.

Você encontra coletes em qualquer grande loja de roupas, como a Hering ou a C&A, em redes de trajes sociais, como a Brooksfield e a Colombo, fora nos sites como a Amazon e o Mercado Livre, que têm enorme oferta de modelos e preços, além do conforto da compra direto da sua casa.

https://www.instagram.com/p/B3KjKoDlQBI/

Critérios de Compra: O que notar no seu colete masculino

Vamos, então, à nossa lista exclusiva de critérios de escolha, cujos itens nada mais são que pontos do colete masculino a serem notados antes de ir em frente com a sua compra, e que vão ajudar você a encontrar o modelo ideal.

Falaremos, é claro, de cada um dos itens, para que você vá para a loja muito bem informado e decidido!

Ocasião

Para fazer a compra com o melhor custo-benefício possível, é muito bom ter em mente as ocasiões em que você pretende usar seu novo colete. Até porque não adianta nada ter um belo colete social sem eventos para ir, certo?

Portanto, se você tiver um casamento ou uma formatura em vista, vá de colete social sem medo. Se, no entanto, você estiver procurando uma terceira camada que seja diferente dos casacos do seu guarda-roupa, vale pensar num puffer ou num jeans.

 Imagem mostra um grupo com trajes sociais combinando, fazendo um brinde com garrafas de cerveja. Apenas um deles usa um terno completo, com colete.

Você pode até tentar, mas é difícil de usar um colete social fora de eventos como casamentos ou outras festas de gala. (Fonte: Kats Weil/ Unsplash.com)

Peça de composição ou acessório?

Outro ponto para se ter mente na hora da compra é o seu intuito com o colete masculino, isto é, se é para de fato compor um visual ou ser apenas um acessório.

A diferença é que no primeiro você precisa ter em mente um dos looks já montados, com parte de cima, de baixo e adornos já pensados, com os quais o seu colete combinará. Já no segundo caso, a peça deve ser mais versátil, para combinar com os diferentes visuais que você pode fazer no seu guarda-roupa.

Botões

Os botões são importantíssimos num colete. Eles devem ser de qualidade, fáceis de se abotoar, com costuras reforçadas e pelo menos um botão reserva, além de ter cores que combinam com o modelo.

Vale também observar como fica o colete sem o último botão abotoado, expediente essencial para a correta manutenção desse tipo de peça.

 Imagem mostra o momento em que as mãos de um homem, cujo rosto não é mostrado no quadro, abotoa o primeiro botão de seu colete social.

Os botões devem ser bonitos, práticos e bem costurados. (Fonte: Hermes Rivera/ Unsplash.com)

Caimento

É sempre bom reforçar a importância do caimento do colete masculino, especialmente o social. Primeiro que ele deve ser justo, para valorizar a sua silhueta, mas não apertado, para te deixar confortável e confiante.

Depois, sua parte inferior deve acabar a uns dois dedos da cintura da calça, para não parecer que você tem um número errado de colete.

(Fonte da imagem destacada: 350543/ Pixabay.com)

Por que você pode confiar em nós?

Os anos em passarelas do Brasil e do mundo fazem de Erazo uma fonte mais do que confiável quando o assunto é o guarda-roupa masculino. Seja para ocasiões mais formais ou para encontros casuais com os amigos, ele sabe qual estilo escolher. No ReviewBox, compartilha com o público online todo seu conhecimento - e bom gosto.
Lucas Ayres Jornalista
Fanático por esportes e apaixonado por música, vive antenado às novas tecnologias e tendências da moda masculina. Escreve sobre os produtos que orbitam nesses assuntos, e outros que deixam a casa e o dia a dia mais fácil, prático e, além de tudo, saudável.