Foto de um vidro de colônia ou perfume, com duas pequenas rosas ao lado, em um local com fundo e superfície brancas.
Ultima atualização: 25 de abril de 2020

Como escolhemos

16Produtos analisados

18Horas investidas

4Estudos avaliados

65Comentários coletados

Seja bem vindo ao Review Box Brasil! Hoje nós vamos conversar sobre a colônia feminina, um tipo de fragrância mais suave, com menos fixação, mas que funciona muito bem no dia a dia.

Apesar de se assemelhar bastante com as fragrâncias eau de parfum, mais conhecidas como perfume, esse tipo de produto tem suas particularidades.

Se você está planejando comprar uma colônia feminina, saiba que as opções são as mais variadas! No guia abaixo vamos te oferecer todas as dicas sobre o assunto e te contar quais são as suas características.




Primeiro, o mais importante

  • A colônia é um tipo de fragrância que tem uma proposta mais suave, discreta e menos invasiva. Normalmente, possui um frescor que remete a limpeza e banho.
  • É importante citar que a colônia possui baixa fixação. Elas duram na pele, em média, cinco horas.
  • De todos os tipos de fragrâncias que existem, a colônia é a mais barata.

Você também pode gostar:

Melhores colônias femininas: Nossas recomendações

A escolha da colônia é algo muito pessoal. Cada um tem suas próprias preferências de aroma e os diferentes tipos de pele também influenciam no cheiro.

Ainda que os gostos sejam variáveis, selecionamos algumas opções de colônias femininas interessantes e diferentes entre si.

Colônia Abraço L’occitane au Brésil

Se você gosta de aromas mais adocicados, esta é uma boa opção. A proposta da colônia feminina Abraço é transmitir através do cheiro uma das características mais famosas dos brasileiros: o carinho e o acolhimento.

Nesta fragrância você encontra notas de flores e frutas que se envelopam na doçura das notas de baunilha leite e musk, dando um tom de proximidade e conforto. E tudo, claro, feito com ingredientes naturais.

Fragrância Wild Cat Mahogany

A Colônia Wild Cat é deliciosamente refrescante! Seu aroma suave provoca uma sensação de banho e limpeza, com notas florais e frutais. É o equilíbrio perfeito entre o marcante e o sutil. Ela é composta por notas de lírio do vale, bergamota, peônia, mandarina, waterfruits tunísia e almíscar.

Colônia Ninfa das Águas L’occitane au Brésil

A inspiração desta colônia feminina, também da linha L’occitane au Brésil, é a vitória-régia, flor que flutua pelas águas da Amazônia. Este aroma traduz sua feminilidade e misteriosidade com características bem refrescantes.

As notas são aquáticas, com fundo ambarado cremoso, além de conter extrato da própria vitória-régia.

Colônia Verbena Granado

Esta colônia é uma boa opção até mesmo para ser compartilhada com o seu parceiro. Seu aroma é bastante versátil, e fica bem não só em mulheres mas também em homens.

De origem mediterrânea, a Verbena é um clássico da perfumaria e agrada pelo cheiro cítrico e refrescante. Junto à bergamota, ao alecrim e ao musk, resultam em uma colônia revigorante, unissex e confortável.

Guia de compra

As colônias são fragrâncias delicadas e suaves, que funcionam como uma extensão do cheiro de limpeza proveniente do banho. Apesar de possuírem menor fixação, podem ser usadas diversas vezes ao dia.

A seguir, nosso guia irá te apresentar os detalhes deste produto de forma simples e completa.

Foto de uma mulher sentada no chão, se perfumando em frente a uma mesa com espelho e diversas maquiagens.

A colônia feminina é um tipo de fragrância suave e com menor fixação. (Fonte: Kaboompics.com/ Pexels)

Colônia feminina: O que é e quais são suas vantagens?

A colônia feminina é um tipo de fragrância muito utilizada no mundo todo, conhecida por seus aromas suaves e pela fixação mais baixa do cheiro. Elas são perfeitas para serem usadas em países com clima tropical como o Brasil, pois funcionam como um prolongamento do frescor do banho.

Dentre as vantagens deste produto está que ele pode ser aplicado ao corpo com abundância, inclusive nos dias mais quentes. Os seus aromas são os mais variados, podendo ser cítrico, doce ou até amadeirado.

É importante citar que a principal característica da colônia é que ela possui entre 3% e 5% de concentração de essências, e por isso seu poder de fixação é reduzido, fazendo com que o cheiro dure cerca de cinco horas.

Também como consequência disso, o seu preço é bem acessível, sendo uma ótima saída para quem busca se perfumar gastando pouco.

Vantagens
  • Aroma agradável
  • Variedade de aromas
  • Pode ser usado com abundância
  • Bom preço
Desvantagens
  • Baixa concentração de essências
  • Baixo poder de fixação

Qual a diferença entre colônia, eau de toilette e eau de parfum?

É muito comum que as pessoas se confundam na hora de comprar uma fragrância. Muitos, inclusive, não sabem que existem diferenças entre os três principais tipos: colônia (ou eau de cologne), eau de toilette e eau de parfum.

A diferença mais marcante entre eles está na concentração de essência e na fixação. Pra que você entenda melhor, vamos explicar o assunto com mais detalhes.

A colônia, como já dissemos, é a mais sutil. Ela possui de 3% a 5% de concentração de essências, e não dura muito mais do que cinco horas na pele, sendo indicada para compromissos diurnos e rotineiros.

O eau de toilette é intermediário, uma ótima opção para países com temperaturas altas, como o Brasil.

Sua concentração de essenciais está entre 5% e 15%, sendo que sua duração pode chegar a até 12 horas, principalmente se aplicada em pontos de intenso fluxo de circulação sanguínea, como pescoço e pulso.

foco

Você sabia que as fragrâncias são compostas basicamente por três componentes? A essência, o solvente e o fixador.

A essência é o que dá o aroma agradável, normalmente extraído de vegetais como as flores, plantas, e frutas, além dos sintéticos, criados em laboratório.

O solvente é o responsável por dissolver a essência, e o normalmente o escolhido é o etanol, que também possui água em sua composição.

E por fim, o fixador, que serve para diminuir a evaporação da essência e garantir que ela se mantenha ativa na pele por mais tempo.

Já o eau de parfum é a opção mais concentrada. Ele é mais caro que os outros e fixa o aroma por bastante tempo.

Sua concentração de essências gira em torno de 15% a 30%, e por isso deve ser usado com cautela, pois o cheiro pode ficar bem forte!

A fixação pode chegar a até 24 horas, dependendo do perfume. Ideal para ser usado à noite, em ocasiões especiais.

Colônia Eau de toilette Eau de parfum
Concentração de essências 3% a 5% 5% 15% 15% a 30%
Fixação Cerca de cinco horas Cerca de 12 horas Cerca de 24 horas
Recomendação de uso Pode ser aplicada em abundância, ideal para compromissos diurnos e rotineiros Intermediário, mas também é uma boa ideia para ocasiões especiais Deve ser usado sem excessos. Ideal para noite e ocasiões especiais

Quanto custa uma colônia feminina?

Uma das principais vantagens da colônia feminina é o seu preço. Ela seu valor é bem mais acessível do que um perfume, apesar dela acabar rendendo um pouco menos.

O custo de uma colônia varia um pouco de acordo com a marca, porém não costuma fugir muita da faixa entre R$100 e R$170. Vale a pena, né?

Onde comprar uma colônia feminina?

Apesar da colônia ser um cosmético de uso comum e frequente, nem todos os lugares o oferecem para venda, e por isso, as perfumarias são os lugares onde você irá encontrar maior variedade.

Em algumas lojas de cosméticos você também encontra opções bem interessantes, como na Sephora, na The Beauty Box e na Época Cosméticos.

Lojas de departamento também oferecem os esses produtos, mas de forma reduzida. Nesse caso, podemos destacar as Lojas Americanas e a Renner.

E também há sempre a possibilidade de comprar aqui mesmo, pela internet. A Beleza na Web, a Amazon, o Mercado Livre e o Buscapé não irão te deixar na mão.

Foto de dois pequenos vidros, um menor que o outro, contendo um líquido que se assemelha com alguma fragrância. O vidro maior contém um ramo em seu interior. Ao fundo, flores em tons de rosa, roxa e amarelo.

Existem colônias femininas com diferentes aromas. (Fonte: Mareefe/ Pexels)

Critérios da compra: como comparar os modelos de colônia feminina

Antes de escolher a sua colônia, é bom que você observe alguns detalhes que podem fazer toda a diferença na hora do uso, como por exemplo:

Para que não te reste nenhuma dúvida sobre as colônias femininas, vamos explicar ponto a ponto detalhadamente.

Aroma

O aroma é o aspecto principal de uma colônia, é aquilo que te desperta a atenção para aquela fragrância específica, e, por isso, você deve escolher de acordo com o seu gosto.

Existem possibilidades diferentes, e é importante que você experimente o cheiro antes da compra.

Se você tem um estilo mais delicado e gosta de frescor, os cítricos e florais são os ideais pra você.

Mas se você ama os cheiros fortes, sensuais e marcantes, você provavelmente é do time dos amadeirados e adocicados, que costumam chamar mais atenção.

Como dissemos, trata-se de uma escolha pessoal, baseada apenas no seu gosto, ok?

Indicação para pele

Apesar da maioria das pessoas não saber, o tipo de pele influência no cheiro que a colônia irá deixar no seu corpo.

As pessoas com peles oleosas, por exemplo, devem priorizar os aromas cítricos ou florais, que possuem fragrâncias mais suaves. Isso porque a oleosidade é um excelente fixador e acaba intensificando os cheiros.

Uma colônia mais marcante ou adocicada em uma pele oleosa pode ficar exagerada e até enjoativa, então não deve ser sua primeira opção, ok?

Já com quem tem pele seca, a situação é contrária. O ressecamento dificulta a fixação, e por isso o ideal é que quem possui esse tipo de pele opte por colônias mais fortes e chamativos.

Tamanho do frasco

O tamanho do frasco da colônia determina quanto ele irá render, e no caso deste produto, isso é muito importante.

Normalmente, acabamos abusando um pouco mais das colônias do que de um perfume, isso porque elas são mais suaves e possuem baixa fixação.

Existem frascos de 50 ml, assim como existem os de 150 ml, que, obviamente, são um pouquinho mais caros.

O importante é você colocar no papel o custo benefício antes de tomar sua decisão, mas leve em conta que será um produto bastante usado.

Design

Quem disse que o design do frasco da sua colônia não é importante? Ter uma penteadeira em sintonia é tudo de bom!

Apesar de não influenciar no aroma, pode ser bem divertido escolher frascos que te agradem esteticamente, até porque eles acabam servindo de decoração, né?

(Fonte da imagem destacada: Dids/ Pexels)

Por que você pode confiar em mim?

Anna Liz Melo Personal Stylist
Formada em moda e prestes a concluir o curso de cosmetologia e estética, Anna Liz tem no currículo experiência suficiente para aconselhar qualquer pessoa sobre o look certo para qualquer ocasião. A experiência de dois anos em Paris ajudou muito, mas seu feeling é o que faz dela a pessoa certa para te ajudar a escolher a roupa, o perfume e os acessórios certos para cada compromisso.