Ultima atualização: 19 de outubro de 2021

Como escolhemos

17Produtos analisados

23Horas investidas

4Estudos avaliados

111Comentários coletados

Se você é um fã de ordem e decoração, você sabe que escolher uma cômoda pode se tornar um desafio devido ao grande número de opções disponíveis no mercado. A variedade de materiais, tamanhos e desenhos disponíveis torna a decisão de comprar uma cômoda complicada.

Cômoda é um móvel altamente funcional, ideal para qualquer sala e para armazenar uma infinidade de objetos. Além disso, devido à diversidade de seus designs, eles podem se tornar um elemento decorativo adicional. Em resumo, são móveis que nos proporcionam armazenamento e decoração de nossa casa.




O mais importante

  • Cômodas são peças de mobiliário muito práticas, indispensáveis para organizar nossa casa. Existem inúmeros modelos no mercado que nos permitem satisfazer nossas necessidades de armazenamento.
  • Sua versatilidade significa que as gavetas podem ser colocadas em qualquer cômodo da casa ou local de trabalho e podem armazenar todos os tipos de objetos. Os diferentes tamanhos permitem que eles se adaptem ao espaço que temos disponível.
  • A variedade de materiais dos quais podem ser feitos os torna resistentes a diferentes condições ambientais e freqüência de uso.

Cômoda: nossa recomendação dos melhores produtos

Guia de compras: O que você deve saber sobre cômoda

Se você está procurando uma cômoda para organizar sua casa ou local de trabalho, você deve conhecer uma série de perguntas relevantes sobre este tipo de mobiliário. Por esta razão, vamos mostrar uma série de fatores para levar em conta e responder às dúvidas que os consumidores normalmente têm.

Cômoda é um móvel muito prático, essencial para organizar nossa casa. (Fonte: Yastremska: 155884312/ 123rf.com)

Quais são as vantagens de uma arca de gavetas?

As vantagens de uma arca de gavetas estão relacionadas tanto às suas características funcionais como estéticas. Por um lado, eles são peças de mobiliário muito práticas e versáteis.

Por outro lado, seu design pode transformá-los em outro elemento decorativo. A seguir, um resumo das diferentes vantagens e desvantagens da cómoda:

Vantagens
  • Grande funcionalidade
  • Mobiliário versátil
  • Uma grande variedade de desenhos
  • Uma grande variedade de usos
  • Uma grande quantidade de objectos pode ser armazenada
Desvantagens
  • Ocupam espaço
  • Podem ser difíceis de montar

Que tipos de cómoda existem?

Para escolher o tipo de gaveta, é necessário ter em mente o conteúdo que vamos introduzir e sua localização, bem como o nível de hermeticidade que estamos procurando. Os tipos de gavetas são diferenciados pelo design de suas gavetas, como mostrado na tabela a seguir:

Tipo Gavetas Conteúdo
Aberto Sem alças. Há espaço entre as gavetas Pode ser visto.
Semi-aberto Sem alças. Eles têm menos espaço entre eles você pode vê-los.
Fechado Têm alças Não podem ser vistas.

Quais são os usos das gavetas?

As gavetas são peças de móveis muito versáteis, pois há inúmeros designs no mercado e podem ser usadas para armazenar uma grande quantidade de objetos.

Os usos dados às unidades de gaveta dependem de onde elas estão localizadas, pois isso determinará o tipo de objetos a serem armazenados dentro delas. Abaixo, mostramos os diferentes locais e os objetos que podem ser armazenados dentro:

Localização Itens que podem ser armazenados
Quarto Roupas, lençóis, toalhas, brinquedos.
Guarda-roupa Roupas, acessórios, sapatos.
Escritório Documentos, cabos, carregadores, dispositivos de armazenamento.
Cozinha talheres, toalhas de mesa, guardanapos, especiarias.
Lavanderia Utensílios de limpeza, panos, panos, pinças.
Casa de banho Produtos de higiene pessoal, toalhas, ambientadores, pentes, secadores de cabelo.

O que torna uma unidade de gaveta resistente?

A resistência de uma unidade de gaveta depende principalmente do material de que ela é feita. A fim de saber qual material é mais adequado às suas necessidades, é importante antecipar com que freqüência você usará a unidade. Quanto maior a freqüência de uso, maior a resistência dos materiais.

Para as gavetas que vão ser usadas com freqüência, é aconselhável que elas tenham corrediças metálicas, enquanto para aquelas que são usadas com menos freqüência, é aconselhável que as corrediças sejam feitas de plástico.

As condições às quais uma gaveta será submetida também devem ser levadas em conta, a fim de procurar materiais resistentes a essas condições.

As gavetas cabem no guarda-roupa?

Os guarda-roupas são um dos lugares onde as gavetas costumam ser encontradas. Como o espaço do guarda-roupa é limitado, é aconselhável que as gavetas não tenham alças e sejam projetadas para serem abertas ou semi-abertas. Isto permite que você faça melhor uso do espaço e veja o que está dentro das gavetas.

O design das gavetas abertas ou semi-abertas também é ideal para armários, pois como são espaços fechados, menos poeira entra dentro das gavetas.

Sua versatilidade significa que as gavetas podem ser colocadas em qualquer cômodo da casa ou local de trabalho e podem armazenar todos os tipos de objetos. (Fonte: Białasiewicz: 136949237/ 123rf.com)

O que considerar ao escolher uma gaveta de banheiro

Há dois fatores principais a considerar ao procurar a gaveta de banheiro certa: tamanho e materiais. O tamanho da gaveta deve ser adaptado ao espaço disponível no banheiro. Também é necessário levar em conta os elementos que serão colocados dentro, para conhecer o tamanho das gavetas.

Os banheiros são espaços onde há muita umidade, por isso é aconselhável que os materiais da unidade de gavetas sejam impermeáveis e resistentes à água. Também é aconselhável que os materiais sejam não porosos, para que não absorvam água e umidade.

O que deve ser levado em conta ao instalar uma cômoda no escritório?

Uma cômoda é um móvel ideal para organizar diferentes documentos e materiais. Dependendo do conteúdo a ser colocado em suas gavetas, as seguintes unidades de gavetas são recomendadas

  • Unidades de gaveta semi-aberta ou aberta: Estas unidades de gaveta são ideais para colocar em cima da mesa de trabalho, pois permitem que os documentos estejam à vista e fácil acesso a eles.
  • Unidades de gavetas fechadas: Estas unidades de gavetas são ideais para armazenar documentos ou objetos que você não quer deixar à vista ou que, por razões de segurança, não devem ser facilmente acessíveis. Há também gavetas com fechaduras que requerem o uso de chaves.

As unidades das gavetas brancas cabem em uma infinidade de salas. (Fonte: Sidekix Media: UDDULE_eIBY/ Unsplash.com)

Critérios de compra

Ao comprar uma cômoda, há uma série de fatores que você deve levar em conta para que o produto se adapte às suas necessidades, tanto para armazenamento quanto para decoração. Por esta razão, selecionamos um conjunto de aspectos que consideramos fundamentais ao escolher uma cômoda, que são os seguintes:

Localização

O local onde a cômoda será localizada é fundamental para determinar seu tamanho e material, pois não é o mesmo se estiver dentro de um guarda-roupa ou de um banheiro.

O local também determinará as condições nas quais o gabinete estará localizado, em termos de fatores como luz, poeira e umidade.

A variedade de materiais a partir dos quais eles podem ser feitos os torna resistentes a diferentes condições ambientais e freqüência de uso. (Fonte: Andrushchenko: 56095850/ 123rf.com)

Tamanho

Existem gavetas de diferentes tamanhos no mercado, portanto, ao tomar uma decisão, você deve levar em conta tanto o espaço disponível quanto suas necessidades de armazenamento.

Além disso, o tamanho do gabinete influenciará a capacidade de armazenamento das gavetas. O número de gavetas também deve ser levado em consideração, pois isso influenciará a altura das gavetas. De modo geral, quanto mais gavetas o gabinete tiver, maior será.

Material

As gavetas são feitas usando uma variedade de materiais, sendo os mais comumente usados madeira, plástico ou metal. Mas eles também podem ser feitos de outros materiais, como tecido ou papelão.

Ao escolher o material, é importante considerar onde os móveis serão colocados e a que condições estarão expostos, a fim de encontrar o material mais adequado e resistente.

Para gavetas colocadas em banheiros, é aconselhável que os materiais sejam resistentes à água. (Fonte: Christian Mackie: yb9b2wbhxG4/ Unsplash.com)

Design

Ao escolher o design da gaveta, é importante levar em conta o estilo do restante dos móveis ao seu redor, para que ele combine com ele. Há muitos estilos, como rústico, escandinavo, industrial ou retro.

Por exemplo, para uma casa com estilo industrial, uma boa opção seria uma cômoda de metal; enquanto para uma casa de estilo rural, seria uma de madeira. O design das gavetas também é determinado pelo tipo de gavetas que elas possuem.

Use

É importante levar em conta a freqüência com que os móveis serão usados, pois isso determinará o material da gaveta e suas corrediças. Quanto mais os móveis forem usados, mais resistentes devem ser os materiais de que são feitos.

Se os móveis forem usados regularmente, é necessário que as lâminas sejam mais resistentes, por isso é recomendável que sejam feitas de metal. Por outro lado, se os móveis não forem usados com tanta freqüência, podem ser usadas lâminas menos resistentes, como as de plástico.

Resumo

As gavetas são peças de móveis muito versáteis que se destacam por sua praticidade e pela variedade de usos a que podem ser colocadas. A grande diversidade de modelos no mercado nos permite encontrar aquele que melhor se adapta às nossas necessidades de armazenamento, enquanto serve como elemento decorativo.

Em resumo, as gavetas são móveis que nos permitem organizar nossa casa e/ou local de trabalho, enquanto decoramos e acrescentamos estilo.

(Fonte de imagem em destaque: Białasiewicz: 101223708/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas