Um compressor de ar em cima de um piso de madeira.
Ultima atualização: 22 de maio de 2020

Como escolhemos

12Produtos analisados

17Horas investidas

4Estudos avaliados

68Comentários coletados

Bem-vindo ao Review Box Brasil, o seu guia de compras campeão. Hoje vamos apresentar informações às pessoas com interesse de comprar compressor portátil, tendo mais benefícios e menos custos.

Existe um mini compressor ideal a cada trabalho. Por exemplo, para encher pneus de caminhões é preciso usar certo aparelho mais potente do que os modelos direcionados aos automóveis leves e populares.

Vamos ir fundo no assunto para revelar as características dos principais compressores portáteis. Conheça também algumas das marcas conceituadas, a média de preços e outros conhecimentos que evoluem sua habilidade de consumidor consciente.




Primeiro, o mais importante

  • Os mais potentes compressores portáteis possuem bastante capacidade para calibrar e enchem pneus de forma rápida.
  • Mini compressor é usado para encher pneus ou outros objetos infláveis. Também existem as versões destinadas à pintura.
  • O compressor portátil potente possui elevada taxa de PSI (libra-força por polegada quadrada)

Você também pode gostar:

Melhores compressores portáteis

Compressor portátil Schulz

A melhor marca de compressores do mundo garante qualidade na calibragem com esta versão de 2.2 quilos, nas cores vermelha e preta. Funcionando em 127 volts, o popular produto tem a pressão necessária para encher rápido.

O manômetro acoplado ao produto ajuda para você calibrar pneus com perfeição, conforme as libras recomendadas.

Compressor portátil Vonder

Na estilosa cor amarela está o compressor portátil da Vonder. Em apenas um equipamento existem 5 acessórios diferentes, o que torna flexível o uso em diversos produtos infláveis.

Esta é uma produção bivolt para calibrar, inflar, pulverizar ou pintar. Este modelo serve muito bem para o uso profissional e caseiro, ligado no carro ou na tomada.

Compressor portátil Tramontina

Com potência de 50W (watts) o compressor Tramontina a cada dia ganha mais confiança entre consumidores. A produção apresenta corpo injetado e poderosa pressão máxima de 300PSI.

Acompanha o produto uma mangueira de quase 50 centímetros de comprimento com válvula. A produção também tem ponteira adaptável.

Mini compressor Multilaser

O compressor portátil de 250PSI serve para quem busca menos custos e mais benefícios. Este produto tem flexibilidade ao considerar os 3 adaptadores para encher pneus, bolas ou pequenos produtos infláveis. Este é um modelo que funciona apenas nos carros, particularmente ligado no acendedor de cigarro.

Guia de compra

Quando menos esperamos o pneu do carro fura na viagem. A situação se torna ainda pior quando percebemos que o estepe está murcho. Nestas horas apenas um compressor portátil pode nos salvar!

Veja o que você deve conhecer antes de escolher uma opção de compressor portátil! Prossiga a leitura.

Um homem usando compressor portátil para calibrar um pneu em um carro.

Com o melhor compressor portátil é mais fácil manter a calibragem correta nos pneus (Fonte: Alexsey Kurguzov/ 123RF)

O que é um compressor portátil?

Pneus, bolas, piscinas infláveis, bexigas, boias, colchão de ar enfim, os mais diferentes itens infláveis podem ser enchidos com compressor portátil.

As versões mais populares representam ferramentas que quase sempre se destinam aos carros, de modo que são ligadas no acendedor do veículo.

Compressores portáteis estão disponíveis em diferentes tipos, tamanhos e capacidade. Graças aos modelos os motoristas não precisam mais frequentar postos de gasolina para usar calibradores e manter a calibração em dia, otimizando a vida útil dos pneus.

Como funciona o compressor de ar portátil para encher pneus?

Provavelmente você já deve ter se perguntado: “Como um compressor portátil de 30 centímetros pode encher os pneus do meu carro?”.

Funciona da seguinte maneira: Após ser conectado na fonte de energia surge a eletricidade convertida por movimentos mecânicos no aparelho. Este constante trabalho gera o ar comprimido em diferentes níveis de potência, conforme o modelo.

É simples usar compressor portátil. Basta conectá-lo ao pneu com uso de cabo e um bico para encher. Veja mais no vídeo:

Quais as vantagens do mini compressor?

Como é bom ter um mini compressor no carro para encher pneus ou outras coisas quando você precisar. Produto leve, simples de levar para diferentes locais, tornando assim mais simples a vida dos usuários.

Você pode guardá-lo junto com a chave de aperto, o macaco e o aspirador de mão no carro.

Com o produto até os pneus de bicicletas podem ser enchidos. Na prática, apenas caminhões e carros maiores exigem um uso de compressor grande para a calibragem, modelo este que custa mais caro.

Compressores pequenos são do tipo multiuso. Eles possuem recursos adicionais para ajudar motoristas no caso de emergências. Há versões que têm lanternas, algumas delas são ligadas apenas nos acendedores de carros, não nas tomadas.

Há tantas opções disponíveis no mercado que você pode optar por modelos menos ou mais potentes, por economia e pela necessidade de uso.

Os prós e contras do compressor portátil você também vê na tabela:

Vantagens
  • Compacto
  • Leve
  • Enche pneus de carros e bicicletas
  • Pode encher diferentes produtos infláveis
  • Possui recursos adicionais
  • Variações nos adaptadores de bicos
  • Diferentes tipos de performance
  • Pode desinflar
Desvantagens
  • Ligar apenas no acendedor do carro
  • Versões de preços baixos são menos potentes
  • Não enche todos os tipos de pneus

Qual o melhor compressor de ar portátil para carros?

O melhor compressor de ar portátil para carro é a versão rotativa, já que os modelos centrífugos além de serem maiores possuem mais potência e custam preços elevados.

Para entender com mais consciência a diferença dos dois modelos leia mais adiante.

  • Compressor de ar portátil rotativo: Aparelho de 30 centímetros ou um pouco maior. Você encontra este modelo em 3 níveis de potência: Baixa, média e alta. Versões potentes em nível baixo ou médio servem para encher pneus de carros ou bicicletas e pequenos produtos infláveis. Modelos de potência alta além de trabalharem por diversas horas seguidas também podem encher estruturas maiores.
  • Compressor de ar centrífugo: É uma versão maior, mais potente, destinada aos trabalhos em diferentes ramos da indústria que exigem potência na pressão. Tal produto pode ser chamado de radial, ou, turbocompressor. Jatos de areia, fixação de peças, levantamento de chapa e dosador são apenas alguns dos trabalhos realizáveis com este compressor.

Repare melhor nas diferenças dos compressores de ar ao analisar esta tabela:

Compressor de ar portátil rotativo Compressor de ar centrífugo
Tamanho Pequeno Grande
Potência Baixa Alta
Preço Barato Caro
Compatibilidade Sim Não
Peso Leve Pesado
Uso Pneus de bicicleta, moto ou carro, além de produtos infláveis Pneus de caminhões ou processos industriais
Conexão Acendedor de cigarro do carro Tomada ou bateria do veículo

Quanto custa um compressor portátil?

Os compressores de ar portáteis podem ter um custo que vai de R$ 30 a até R$ 600. A diferença de valores se dá por causa da potência e dos acessórios adicionais existentes em cada versão.

Modelos de marcas confiáveis custam preços superiores, principalmente quando possuem uma elevada taxa de PSI. Edições nacionais custam muito mais barato, embora não sejam escolhas potentes e demorem para encher os pneus.

Onde comprar um mini compressor?

No comércio físico você pode visitar lojas de departamentos que possuem prateleiras específicas com produtos automotivos. Alguns pontos confiáveis para a compra são: Lojas Americanas, Extra Supermercados e Magazine Luiza.

Na internet existem múltiplas opções de compressor portátil, com a diferença de que você não corre o risco de ter seu produto roubado na porta da loja. Amazon Brasil é o site que mais oferece segurança e promoções. Também dá para comprar no Mercado Livre.

foco

Você sabia que não é indicado usar mini compressor por mais de 10 minutos seguidos? Após a utilização deixe o equipamento descansar 30 minutos antes de usá-lo novamente

Critérios de compra: como comparar os modelos de compressor portátil

A compra do compressor portátil está cada vez mais em alta por praticantes de turismo de aventura. Com este produto motoristas ficam precavidos contra os efeitos dos pneus descalibrados, além de ser possível usá-lo para também calibrar sua bicicleta.

Quer comprar com mais certeza de que você leva para a viagem o produto certo? Então fique de olho nos principais pontos para comparar modelos de mini compressor:

Continue lendo para conhecer cada critério.

Potência

Geralmente a potência do compressor portátil é medida conforme o nível de pressão do produto, mensurável através da sigla PSI.

Se você deseja calibrar o pneu do seu carro em menos de 10 minutos a sugestão é comprar um aparelho com pelo menos 300 PSI. Modelos de 250 PSI também funcionam para este objetivo, embora eles exigem mais tempo para realizar a calibragem.

Cabo

Tão importante quanto à potência do compressor portátil é a característica do cabo. Além de ele ser protegido com diversas camadas também deve possuir diferentes adaptadores ao bico, o que permite encher diversas coisas com apenas um aparelho.

Tenha em mente de que muitas vezes o compressor portátil se torna inviável quando o cabo desenvolve problemas, principalmente nos modelos mais baratos. Este acessório do compressor portátil pode alcançar até 3 metros.

Um compressor portátil enchendo um pneu de carro em uma estrada de terra e pedras.

Cabos de qualidade são capazes de resistir até aos intensos raios solares, gerando mais durabilidade ao compressor portátil (Fonte: Владимир Комок / 123RF)

Lanterna

Furou o pneu de carro à noite, em uma estrada quase isolada? Isto acontece com mais frequência do que podemos imaginar! Por este motivo os melhores mini compressores vêm com lanterna acoplada.

A lanterna não torna o modelo muito caro, portanto vale a pena buscar promoções de compressores que possuem esta luz como um adicional que faz a diferença na hora da emergência.

Ligação

Diversas pessoas compram o compressor e quando tiram o produto da caixa acabam tendo uma surpresa desagradável: O modelo apenas pode ser ligado na bateria ou no acendedor de cigarro do veículo!

Isto quer dizer que para usar estas versões é necessário ter automóvel. Cuidado, porque vendedores de compressor portátil não têm costume de devolver seu dinheiro por enganos do gênero.

(Fonte da imagem em destaque: alexlmx/ 123RF)

Por que você pode confiar em mim?

César Ferreira Formado em Engenharia Industrial
César é apaixonado por carros. Talvez tenha sido essa paixão que o levou a, desde pequeno, querer entender como as coisas funcionam. Essa curiosidade, por sua vez, lhe fez cursar Engenharia Industrial. Hoje, ele presta consultoria para pequenas e médias empresas e, nas horas vagas, deixa seu carro - e o de seus amigos - cada vez mais tecnológicos e especiais.