Ultima atualização: 13 de agosto de 2021

Como escolhemos

18Produtos analisados

33Horas investidas

7Estudos avaliados

88Comentários coletados

Bem-vindo à ReviewBox! Computadores de mesa, ao contrário dos laptops, são equipamentos de computação pessoal não móvel. Este modelo de computador é projetado para ser colocado sobre uma mesa ou escrivaninha. Estes computadores ocupam muito espaço porque seu monitor, CPU, teclado, alto-falantes e mouse estão conectados uns aos outros via cabos ou Bluetooth.

Na ReviewBox queremos lhe fornecer todas as informações que você precisa saber sobre as vantagens, desvantagens, custos e características dos computadores de mesa. Nós sempre vamos além dos detalhes técnicos e mostramos tudo o que você precisa saber para escolher o melhor computador de mesa para você.




Mais importante

  • Um computador de mesa é um computador destinado e projetado para ficar em um único local. Ao contrário dos laptops ou tablets, os computadores de mesa não possuem uma bateria interna e, portanto, devem permanecer conectados a uma tomada elétrica.
  • Em geral, os computadores de mesa têm mais possibilidades de configuração do que os laptops.
  • Para que um computador seja considerado um computador de mesa, suas partes devem estar separadas e devem ser capazes de se comunicar umas com as outras através do uso de cabos ou de um sinal sem fio. Isto contrasta com os laptops e comprimidos que têm todos os seus componentes agrupados em um único corpo ou invólucro.

Computadores de mesa : nossa recomendação dos melhores produtos

Guia de Compras: O que você precisa saber sobre computadores de mesa

Um computador de mesa é um computador destinado e projetado para ficar em um local.
(Foto: Reyes/ Unsplash.com)

O que são computadores de mesa?

Computadores de mesa são computadores projetados para realizar grandes tarefas que exigem alto desempenho de seus componentes. Estes dispositivos, sendo grandes em tamanho, ocupam muito espaço, reduzindo sua mobilidade ao mínimo.

Eles normalmente consistem de uma CPU, monitor, teclado, alto-falantes e mouse. Hoje podemos ver no mercado equipamentos que incorporam a CPU e o monitor no mesmo espaço, o que os torna um pouco mais compactos.

Quais são as vantagens de usar um computador de mesa?

Computadores de mesa têm uma grande vantagem sobre laptops e tablets, e esta é a possibilidade de atualizar seus componentes internos. O usuário tem a opção de mudar e melhorar qualquer elemento; desde adicionar novos discos rígidos, mudar a memória RAM ou qualquer outra parte do computador que ele queira melhorar. Também podemos fazer mudanças mais radicais, como modificar a fonte de alimentação, o sistema de refrigeração, o processador e a própria placa-mãe, sem mencionar o número de dispositivos que podem ser adicionados através das portas USB, como teclado, mouse, webcams, entre outros periféricos.

Vantagens
  • Dependendo das necessidades do usuário, eles podem ser mais econômicos que um laptop
  • Eles têm melhor desempenho quando se trata de trabalho mais especializado
  • A substituição de um componente é geralmente fácil, rápida e barata
Desvantagens
  • Ao contrário de um laptop ou tablet, os computadores de mesa ocupam muito espaço
  • Sendo tão grandes, os computadores de mesa são difíceis de transportar
  • Os computadores de mesa funcionam em uma fonte de alimentação conectada a uma tomada elétrica. No caso de uma falha de energia, não poderíamos trabalhar com nosso equipamento sem uma bateria para fazer o backup

Quando foram criados os primeiros computadores de mesa?

O primeiro computador considerado um computador de mesa foi criado em 1965 pela empresa francesa Olivetti, foi chamado de "Programma 101" e tinha o tamanho de uma máquina de escrever. Antes do Programma 101, existiam computadores, mas eles ocupavam salas inteiras e eram destinados a grandes cálculos matemáticos.

Nos anos 70, os primeiros computadores de mesa para uso doméstico começaram a ser comercializados. Hoje, é muito comum ver um computador de mesa em cada casa, e é até provável que haja mais de um.

Computadores de mesa ou laptops - o que você deve procurar?

Os computadores podem ser divididos em duas categorias: De mesa ou laptops. Dependendo do tipo de trabalho que você vai fazer com ele, o modelo que mais lhe convém dependerá do tipo de computador que você vai usar. Para isso, você deve prestar atenção a certos aspectos:

Computadores de mesa Laptops
Eles são muito mais poderosos do que um laptop Alguns modelos podem fazer o trabalho de um computador de mesa, mas pode levar mais tempo para rodar
Graças a dispositivos externos, podemos transportar nossas informações de um computador para outro Devido ao seu tamanho e peso, podemos levá-las para qualquer lugar
Podemos fazer quantas atualizações de software e hardware quisermos Alguns modelos não permitem atualizações de hardware por causa de como eles são fabricados
A relação custo-desempenho de um computador de mesa é mais barata O preço dos laptops é geralmente muito mais alto do que o de um computador de mesa

Não mencionamos os tablets como eles foram projetados para realizar tarefas muito simples que não requerem o uso excessivo de seu processador e memória RAM como é o caso dos computadores de mesa e laptops

Quanto custa um computador de mesa?

Computadores de mesa têm voltado ao mercado depois que os laptops dominaram o mercado por muitos anos. O preço variará dependendo do uso pretendido do computador, dos componentes que ele possui e das capacidades que possui.

Como em qualquer equipamento eletrônico, o padrão de qualidade pode ser muito bom ou ruim, dependendo do computador de mesa que você escolher.

Critérios de compra

Saber qual computador de mesa é melhor para nós pode ser complicado se não tivermos conhecimento suficiente sobre tecnologia. Portanto, antes de fazer uma compra, é aconselhável visitar várias lojas e olhar para as diferentes opções oferecidas pelas diferentes marcas. Também é importante descobrir sobre os últimos componentes disponíveis para estes computadores.

Capacidade de processamento

A CPU de um computador de mesa oferece ampla capacidade para processar grandes quantidades de dados porque tem espaço suficiente para armazenar muitos componentes. Normalmente, uma CPU permite que você aloje módulos para conectar 2 RAM, um disco rígido e uma placa de vídeo.

Mas no mercado podemos obter CPU'S que permitem ter 3 e 4 módulos para abrigar as memórias RAM, o que daria a possibilidade de colocar até 8 memórias conectadas ao mesmo tempo e vários discos rígidos conectados uns aos outros para alcançar uma maior capacidade de armazenamento de dados.

Estes computadores com maior capacidade podem ser encontrados em áreas como design, engenharia, edição de vídeo porque eles precisam de toda a capacidade possível para rodar programas muito complexos e pesados que consomem muita memória RAM, disco rígido e placas de vídeo.

Para o usuário médio, seria melhor ter uma configuração básica de CPU junto com um par de boas memórias e um disco rígido com boa capacidade, para que você tenha um computador mais do que ideal para as tarefas diárias.

Bill GatesCo-fundador da empresa de software Microsoft
"Quando o PC foi lançado, as pessoas sabiam que era importante".

Conectividade

Quando temos um laptop, geralmente reclamamos da falta de portas que temos e acabamos comprando adaptadores para remediar isso. Com um computador de mesa este não é o caso, pois ele tem uma infinidade de portas para conectar nossos dispositivos adicionais.

Um computador de mesa pode ter, dependendo de sua CPU, múltiplas portas USB 3.0, USB Type-C, leitores de cartões, conexão HDMI, porta Thunderbolt, uma porta Ethernet e 3 portas jack para entrada e saída de áudio e uma para o microfone.

Em geral, os computadores de mesa têm mais possibilidades de configuração em comparação com laptops.
(Foto: Niclas/ Unsplash.com)

Possibilidade de personalizar

O fato de podermos comprar os componentes que compõem um computador de mesa separadamente e construir nossos equipamentos de acordo com nossas necessidades e imaginação, é uma das grandes vantagens oferecidas pela seleção de um computador desktop.

Hoje podemos ver que existe uma grande variedade de componentes personalizados para computadores de mesa; gavetas com designs extravagantes, sistemas de refrigeração à base de água e até mesmo teclados com backlight são algumas das coisas que podemos personalizar nossos computadores de mesa. Tudo depende do orçamento que você tem e quais componentes personalizados estão disponíveis no mercado atualmente.

Embora os computadores de mesa ofereçam a possibilidade de serem personalizados, não é possível fazer essas mudanças em laptops. Isto porque no momento da compra a configuração oferecida pelo fabricante é a melhor que podemos obter e isto nos limita.

Possibilidade de atualização

Isto pode ser considerado outra das grandes vantagens dos computadores de mesa. Podemos atualizar praticamente qualquer componente do computador sem qualquer tipo de restrição: o disco rígido, a memória e a placa de vídeo, a fonte de alimentação, o sistema de refrigeração e até mesmo a placa-mãe.

É aconselhável fazer este tipo de atualização conforme você perceba o desempenho do seu computador de mesa. Se os processos que você normalmente executa são executados lentamente, é possível que seu computador precise de uma atualização de alguns de seus componentes.

Conforto

Finalmente, há um fator de conforto que os computadores de mesa proporcionam. Aqueles que trabalham com eles desfrutam de uma maior ergonomia. Embora os usuários tenham se acostumado a usar laptops por causa das vantagens que eles têm, é inegável que quando nos sentamos em frente a um computador de mesa nós desfrutamos do tamanho certo para nossas mãos e visão.

Para manter uma posição confortável quando sentados para o trabalho, é recomendado ter os cotovelos, joelhos e quadris em um ângulo de 90 graus em frente ao computador. Para isso, é necessário ter uma cadeira suficientemente confortável que nos ajude a manter nossa postura. Em termos de visão, é necessário que a tela esteja ao nível dos olhos para que não tenhamos que dobrar o pescoço. É por isso que é aconselhável ter uma boa mesa de computador desktop.

(Foto da imagem em destaque: Niclas/ Unsplas.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas