Conjunto para jardim
Ultima atualização: 25 de junho de 2020

Como escolhemos

16Produtos analisados

29Horas investidas

7Estudos avaliados

75Comentários coletados

Olá! Seja muito bem-vindo à ReviewBox Brasil. No artigo de hoje vamos te ajudar a escolher um produto que pode deixar sua área externa muito mais convidativa e aconchegante: o conjunto para jardim.

Composto por mesas e cadeiras; ou poltronas e mesa com sombreiro; ou chaise, cadeiras e mesa de centro. São diversas as combinações que podem formar um conjunto para jardim, mas com o mesmo efeito: tornar seu quintal mais aconchegante, uma área ideal para relaxar, receber amigos e curtir momentos ao ar livre com conforto e tranquilidade.

Acompanhe este artigo até o final e confira as melhores opções do produto, além das características para as quais você deve atentar para fazer a melhor escolha de conjunto para jardim para deixar ainda mais especial a área externa de sua casa.




Primeiro, o mais importante

  • Para escolher o conjunto para jardim ideal, alguns fatores devem ser considerados. Defina qual será o local de instalação e a configuração desejada para o conjunto, e escolha de acordo com o estilo do jardim e o espaço disponível para instalação dos móveis.
  • Tamanho, material, modelo, montagem e quantidade de peças são algumas das características principais a serem avaliadas no momento da compra do conjunto para jardim.
  • Os preços são bem variados. As flutuações ocorrem de acordo com o material, a marca escolhida a quantidade e os tipos de peças inclusos no conjunto. É possível encontrar versões simples a partir de R$300. As versões mais completas e sofisticadas podem custar bem mais.

Melhores conjuntos para jardim: Nossos favoritos

Que o jardim é o ambiente da casa que mais transmite paz, tranquilidade, relaxamento e conexão com a natureza é consenso para muitos. E nada melhor que um belo conjunto para deixar seu jardim ainda mais bonito, confortável e convidativo.

Seja na versão clássica com mesa cadeiras e guarda sol, ou nas versões mais despojadas com sofás, chaises, bancos e mesas baixas de centro ou apoio, existem conjuntos de jardim para todos os públicos. Se você também quer dar um “up” em sua área externa, vamos apresentar alguns dos modelos mais interessantes de conjunto de jardim para te inspirar.

Confira:

Conjunto de mesa, cadeiras e guarda-sol Acapulco

Ideal para complementar seu jardim ou área externa, é composto por um guarda-sol, uma mesa, e quatro cadeiras, fabricadas com materiais de qualidade, garantindo durabilidade e visual sofisticado.

Mesa quadrada com tampo em vidro temperado, estrutura de aço e acabamento em pintura epóxi. Cadeiras dobráveis com estrutura de aço, acabamento em pintura epóxi e tela 70% PVC e 30% poliéster. Guarda-sol em tecido 100% poliéster com proteção até FPS 70.

Conjunto Premium para área externa

Conjunto com mesa, um sofá e um chaise. Design casa com o estilo tropicália, ideal para reunir amigos e familiares para curtir o verão e outras estações. Estrutura em Aço revestido em fibra sintética. Tecido das almofadas 100% Poliéster. Mesa com tampo de vidro temperado 5 mm na cor preta.

Conjunto de mesa e cadeiras para jardim Atacama

Com uma mesa e quatro cadeiras, este conjunto é a escolha certa para reunir os amigos e a família. Produzido em rattan e alumínio, tem mesa com tampo em vidro temperado e acabamento em junco sintético. Muito resistente às condições climáticas, é ideal para quem quer harmonizar o jardim com produtos modernos e de qualidade.

Guia de Compra

Agora que você já conferiu nossas sugestões de conjunto para jardim, vamos ao Guia de Compra. Nesta seção você irá acompanhar as informações mais relevantes sobre os conjuntos para jardim, para que você possa escolher com mais segurança o modelo que melhor lhe atende.

 Casal de idosos juntos em um banco de conjunto no jardim

Conjuntos de jardim tornam o convívio em áreas externas muito mais convidativo. (Fonte: Hans / Pixabay )

O que é um conjunto para jardim?

O conjunto para jardim é um kit formado por móveis destinados a uso em áreas externas como quintais, varandas, jardins, etc. Pode ser formado de três, quatro ou mais itens, variando em combinações de mesas e cadeiras com ou sem guarda sol, sofás e poltronas com mesa de centro, chaises com mesas e guarda sol, dentre outras.

Existem versões em materiais diversos como ferro, madeira, alumínio, plástico, bambu e outros materiais resistentes, uma vez que o produto está constantemente exposto às ações desgastantes do sol, da chuva e do vento.

Quais as vantagens do conjunto para jardim?

Além de serem peças decorativas, a grande vantagem dos conjuntos para jardim é ser um produto extremamente funcional. Adquirindo um conjunto para jardim você poder ter uma série de móveis e acessórios para a sua área externa com o mesmo visual e padrão, gerando um efeito harmonioso e sofisticado na decoração de seu quintal.

Os conjuntos podem ser usados próximos a piscinas, em áreas cobertas e descobertas, ajudando a valorizar e compor a decoração das áreas externas, criando um ambiente convidativo e confortável, perfeito para os momentos de curtir a natureza e receber amigos.

Modelos adequadamente preparados para uso externo demandam pouca manutenção, dando mais tranquilidade aos donos do produto e praticidade no dia a dia de cuidados com o jardim.

Vantagens
  • Decorativos e funcionais
  • Servem para mobiliar o jardim seguindo padrão estético e de material
  • Demandam pouca manutenção, se escolhidos adequadamente
  • Existem versões com diversas configurações e valores
Desvantagens
  • Modelos com muitas peças são caros

Como escolher o conjunto para jardim ideal?

Para definir o modelo de conjunto ideal para seu jardim, primeiro é preciso considerar o espaço disponível e o tipo de uso que se pretende dar aos móveis. Se eles forem ser usados em áreas cobertas você pode optar por qualquer modelo e material.

Caso o conjunto vá ser usado em áreas descobertas, é fundamental que o material seja resistente e impermeável, a fim de resistir às ações climáticas. Na sequência, pondere: decorar, receber amigos, servir de apoio em eventos e churrascos, ou para o uso da piscina, para relaxar, ler ou meditar. Quais desses objetivos o levaram a querer um conjunto de jardim? Escolha o modelo que seja capaz de atender a maioria dessas expectativas.

Se você costuma receber bastante gente na área externa, considere conjuntos com mais itens, mesas em tamanhos maiores, maior número de cadeiras ou bancos e sofás com capacidade para acomodar uma quantidade maior de pessoas. Se a prioridade for conforto, prefira modelos com assentos ergonômicos, sofás, poltronas ou chases com almofadas e foutons.

Quanto custa um conjunto para jardim?

Os valores dos conjuntos para jardim podem variar muito de acordo com modelo, material utilizado e design do produto. É possível encontrar versões mais simples a partir de R$300. Já modelos mais completos, em materiais mais resistente e designs diferenciados podem ter preços bem mais elevados.

Vale a pena atentar, ainda, para os valores de frete cobrados pelas plataformas de venda online. Como o produto é pesado e volumoso, o frete pode encarecer o valor final.

Onde comprar conjuntos para jardim?

Você pode comprar seu conjunto para jardim em lojas físicas que oferecem móveis, produtos de decoração e utilidades para casa, como Havan, Etna, Tok Stok, dentre outras.

No entanto, é comprando online que você poderá desfrutar de maior variedade de marcas e modelos, aproveitando de toda a comodidade que os sites de e-commerce como a Amazon e o Mercado Livre oferecem.

Conjunto para jardim em madeira posicionado em terraço

Conjuntos para jardim são opção ideal para receber amigos e criar espaço para convívio com a natureza. (Fonte: cocoparisiense/ Pixabay)

Critérios de compra: como comparar os conjuntos para jardim

Encerrando este artigo, daremos mais uma forcinha para você realizar uma compra acertada e escolher sem medo de errar o seu conjunto para jardim. Confira a lista das características para as quais você deve estar atento na hora de comparar modelos, tipos e marcas deste produto:

Ainda indeciso? Veja abaixo o detalhamento de cada uma das características, para comprar sem titubear:

Material

Os materiais mais usados na fabricação de conjuntos para jardim são o ferro fundido, alumínio ou aço inoxidável – com ou sem adição de tecidos e fibras -, a madeira e o plástico. Como os conjuntos se destinam ao uso em área externa, com exposição direta ou indireta ao sol, chuva e vento, é fundamental que o material seja resistente e adequado para este uso.

Compare abaixo as características dos quatro materiais mais populares:

Madeira natural Ferro fundido Alumínio/ aço inoxidável Plástico
Resistência Demanda manutenção do verniz e pode escurecer com o tempo Resistente e sólido, pode durar anos demandando só retoques de pintura Resistente, não enferruja com facilidade Pode manchar e apresentar ranhuras com o tempo
Valores Material custoso, o que encarece o produto Material custoso, o que encarece o produto Existem versões em todas as faixas de preço Existem versões em todas as faixas de preço
Diferenciais Pode ser reformado com pinturas, pátina, etc. Superfície aceita bem pintura e outros acabamentos É leve e fácil de transportar Disponível em muitas opções de cores e modelos

Manutenção

O tipo de manutenção demandada pelo seu conjunto para jardim será determinado pelo material que o constitui. Se a escolha do material for adequada ao uso dado para o produto, ele demandará manutenção mínima, dependendo do modelo. Conjuntos em madeira, geralmente, exigem um pouco mais de atenção que os demais materiais.

Enquanto ferro e o alumínio podem precisar apenas de limpeza rotineira e renovação da pintura a cada 5 ou mais anos, a madeira precisa ser hidratada ao menos quinzenalmente. Além disso, deve ser limpa apenas com pano úmido, e envernizada sempre que necessário.

Conjunto para jardim com mesa, cadeiras e guarda sol usado próximo a churrasqueira

Modelos feitos em metais e com fibras sintéticas demandam menos cuidados e manutenção que os em madeira e fibras naturais. (Fonte: SanremoDomains/ Pixabay)

Componentes

Além das características acima citadas, os conjuntos para jardim se diferenciam uns dos outros pela quantidade e tipo de itens componentes. Existem conjuntos padrão, formados por mesa e cadeiras, para dois, quatro ou mais lugares. Esses podem contar com adição ou não de guarda sol ou sombreiro.

Existem ainda conjuntos compostos por combinações de mesa com poltronas, mesa com bancos, poltronas com sofás, cadeiras e espreguiçadeiras, sofás com chaises, e por aí vaí. A escolha deve levar em consideração a estética, estilo e o uso pretendido para o conjunto.

Imagem de cadeiras

Conjuntos compostos por mesa com guarda sol e espreguiçadeiras são ideais para uso em áreas próximas à piscina. (Fonte: JayMantry / Pixabay)

Capacidade de acomodação

A capacidade de acomodação do conjunto para jardim é determinada pelo número de assentos proporcionados pelo kit. A configuração mais popular do produto é a com 4 assentos, mas esse número pode variar de acordo com o modelo e marca do conjunto.

Escolha de acordo com a demanda e o uso pretendido para o seu kit. Caso você precise de um grande número de assentos, uma boa sugestão é investir em 2 ou mais conjuntos e combiná-los entre si.

(Fonte da imagem destacada: FietzFotos/ Pixabay)

Por que você pode confiar em mim?

Paula Diniz Jornalista
Brasiliense, é redatora, social media e inventora de moda nas horas vagas. Apaixonada por projetos DIY de moda e artesanato, é leitora voraz, fã de séries, atividades ao ar livre e jogos de tabuleiro. Expert em compras online, não fica de fora dos lançamentos e tendências de decoração, cuidados estéticos e com a casa.