
Como escolhemos
A conta corrente é um dos tipos de conta bancária mais utilizados pelos brasileiros para movimentar dinheiro, receber salário e pegar empréstimos. Mas como as taxas, tarifas e serviços disponibilizados variam de acordo com o banco, pode parecer difícil escolher a melhor.
Se você está querendo abrir uma conta corrente, mas não sabe como escolher a melhor opção, seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! No artigo de hoje vamos tirar todas as suas dúvidas e mostrar quais são os principais critérios que diferenciam uma conta corrente de outra.
Índice
- 1 Newsletter semanal sobre nutrição e suplementos
- 2 Primeiro, o mais importante
- 3 Melhores contas correntes: Nossas recomendações
- 4 Guia de Contratação: O que você precisa saber sobre conta corrente
- 4.1 Conta Corrente: O que é e como funciona?
- 4.2 Qual a diferença entre conta corrente e as outras contas bancárias?
- 4.3 A conta corrente cobra taxas?
- 4.4 Qual a melhor conta corrente: Gratuita ou paga?
- 4.5 Conta corrente online: Banco tradicional ou Banco digital?
- 4.6 O que é preciso para abrir a conta corrente?
- 4.7 Para abrir a conta corrente preciso ter nome limpo?
- 4.8 Como encerrar uma conta corrente?
- 5 Critérios de Contratação: Como analisar as contas correntes
- 6 Resumo
Primeiro, o mais importante
- A conta corrente é uma conta bancária que serve para movimentar dinheiro com frequência.
- Existem contas correntes gratuitas e aquelas que cobram mensalidades, mas que também oferecem benefícios em troca.
- Para abrir a melhor conta corrente é preciso que você analise alguns fatores que podem pesar no seu bolso.
Você também pode gostar:
- Empréstimo para negativado: Qual o melhor em 2021?
- Cartão pré-pago: Qual o melhor em 2021?
- Empréstimo online: Como escolher o melhor em 2021
Melhores contas correntes: Nossas recomendações
Na hora de escolher a melhor conta corrente, você vai se deparar com vários bancos e diferentes propostas. E o fato é que cada uma vai servir a um propósito diferente. Para ajudar você nessa etapa, selecionamos as melhores conta correntes disponíveis atualmente. Confira:
A melhor conta como um todo
Você pode abrir uma conta corrente no Itaú usando o seu celular, por meio do app Itaú Abreconta. O app oferece dois tipos de conta: Conta corrente individual ou Conta corrente individual com autorização de transferência do salário, que é creditado em conta-salário, para esta conta. A aprovação da abertura da CC pode ocorrer em até 5 dias úteis.
A CC mais tradicional de todas
O Banco do Brasil oferece seis tipos de conta correntes: Conta Salário, Jovem, Universitária, Comum, Fácil ou Upgrade. Você pode abrir a sua conta corrente online e, para isso, basta baixar o aplicativo do banco e enviar a documentação requisitada. Em alguns casos, a aprovação ocorre em até 72 horas.
A opção com mais vantagens
No Santander, além do pacote de conta corrente gratuita, existe a opção de ficar livre da anuidade do cartão ao acumular R$100 em compras. Você também pode optar pelo plano Van Gogh, que oferece gratuidade na tarifa e redução da anuidade do cartão de crédito. Além disso, o banco também disponibiliza a conta corrente para universitários.
Guia de Contratação: O que você precisa saber sobre conta corrente
Mas, como existem diversos tipos de contas correntes, é preciso que você entenda como esse tipo de conta bancária funciona para que possa escolher a mais vantajosa e menos onerosa para você.
Neste Guia de Contratação, vamos explicar tudo sobre a conta corrente, o que é preciso para abrir uma e quais são as opções disponíveis hoje em dia.
Conta Corrente: O que é e como funciona?
Ou seja, a conta corrente é ideal para realizar saques, fazer depósitos, pagamentos de boletos, TED e DOC’S, além de permitir que você faça uso de talão de cheque, receba seu salário, entre outros.
Além disso, é por meio da conta corrente que é possível pedir empréstimo ao banco, incluindo aí os financiamentos, seja de imóveis ou de veículos, e o cartão de crédito e o cheque especial.
Para possibilitar todas essas transações, as exigências para conseguir abrir uma conta corrente são maiores.
Quando você usa a conta corrente sem ter fundos, você entra automaticamente no cheque especial. Ou seja, começa a usar um dinheiro emprestado pelo seu banco.
Para você ter uma ideia do custo desse empréstimo, enquanto a cobrança de juros em um empréstimo consignado chega a cerca de 42,8% ao ano, no cheque especial os juros são de 341% ao ano.
Outra característica da conta conta corrente é que ela permite que você utilize alguns serviços essenciais gratuitamente, como algumas quantidades de saques e depósitos.
Para você ter uma ideia, alguns dos serviços essenciais oferecidos pela conta corrente são: Saques, talão de cheques, conferência de extrato mensal, transferência de dinheiro, cartão débito e pagamentos de conta.
Porém, a maioria das instituições financeiras disponibiliza outras opções de conta corrente com mais benefícios e possibilidade de transações, mas também com a cobrança de tarifas e taxas.
Além disso, a conta corrente também pode ainda ser individual ou conjunta, ou até mesmo ter tarifas especiais dependendo da sua idade.
Para resumir, listamos abaixo as principais características da conta corrente:
- É a conta bancária ideal para movimentar dinheiro com frequência.
- Pode ser gratuita ou não, individual ou conjunta.
- Possui limite pré-aprovado de crédito conhecido como cheque especial.
- Permite acesso a talão de cheque e cartão de crédito.
- É possível conseguir descontos em financiamentos e outros empréstimos.
Qual a diferença entre conta corrente e as outras contas bancárias?
Atualmente, podemos dizer que existem, pelo menos, quatro tipos de contas bancárias básicas: A conta corrente, a poupança, a salário e a universitária.
Como vimos, a conta corrente é destinada a quem movimenta com uma maior frequência o dinheiro depositado nela, seja fazendo saques ou pagamentos com o cartão ou cheque.
Já a conta poupança, como o próprio nome sugere, é voltada para quem quer poupar dinheiro. Isso porque, nesse tipo de conta bancária, o dinheiro depositado e mantido ali rende uma pequena porcentagem a cada mês.
Com a conta poupança também é possível realizar transações financeiras, já que você tem direito a um cartão de débito, mas de forma mais limitada e/ou com cobranças de tarifas maiores.
Em geral, na conta poupança você tem direito a fazer dois saques, duas transferências e tirar dois extratos por mês de forma gratuita.
Mas aqui também, se você exceder esses limites, terá que arcar com taxas e tarifas cobradas pelo banco.
Já a conta salário, também como o nome diz, é específica para receber salários, aposentadoria e pensão. Por isso, essa conta tem o diferencial de apenas poder ser aberta pelo empregador.
Além disso, a conta salário também é isenta da cobrança de tarifas se o empregado realizar até cinco saques e dois extratos por mês.
Por fim, existe ainda a conta universitária, que é aquela destinada a estudantes de cursos superiores. Na maioria dos bancos, essa é uma alternativa de baixo custo, ideal para os universitários.
Na conta universitária, em geral, é possível ter até cartão de crédito pagando tarifas mais baixas.
De todo modo, veja a seguir as principais diferenças entre esses tipos de contas bancárias:
Conta poupança | Conta corrente | Conta salário | Conta universitária | |
---|---|---|---|---|
Destinada a | Guardar dinheiro | Movimentar dinheiro | Receber salário | Movimentar dinheiro |
Vantagens | Tem rendimento mensal | Oferece crédito e empréstimos | É aberta pelo empregador | Tem tarifas e taxas mais baixas |
Desvantagens | Rendimento é baixo | Risco de criar dívidas | O correntista não pode escolher o banco | É apenas para universitários |
A conta corrente cobra taxas?
No entanto, caso você exceda o limite de uso dos serviços básicos, o banco irá cobrar taxas e tarifas.
E o fato é que essas cobranças podem variar muito de acordo com o pacote de serviços de cada conta corrente. Falaremos em detalhes sobre isso em Critérios de Compra.
Qual a melhor conta corrente: Gratuita ou paga?
A seguir, vamos mostrar os dois principais tipos de conta corrente e suas características para que você possa escolher a melhor opção.
Conta corrente gratuita
Como vimos, toda instituição bancária é obrigada por lei a oferecer pelo menos uma opção de conta corrente gratuita, sem que haja a cobrança de taxas ou tarifas para que o correntista possa utilizar os serviços básicos.
Por isso, a principal característica da conta corrente gratuita é que ela possui um pacote de serviços que podem ser usados de graça.
Os serviços básicos que devem ser gratuitos em uma conta corrente são:
- 4 saques por mês.
- 10 folhas de cheque por mês
- Consultas pela internet.
- 2 extratos bancários por mês.
- Cartão de débito.
- 2 transferências bancárias entre contas do mesmo banco.
Vale lembrar, no entanto, que, se você ultrapassar esse limite de ações em sua conta corrente, o banco poderá cobrar pelos serviços.
Além disso, mesmo com a conta corrente gratuita, se você tiver direito à crédito e cheque especial você ainda poderá ter que pagar juros e multas caso a sua conta fique no negativo.
Conta corrente com mensalidade
Se você usa mais serviços que os previstos no pacote essencial, então você tem duas opções: pagar pelas tarifas individuais para cada transação excedente ou pagar um valor único por mês para ter acesso a um pacote maior de serviços.
A segunda opção trata-se de outro tipo de conta corrente que costuma ser oferecida pelos bancos: A conta corrente com mensalidade. Esse tipo de conta oferece mais benefícios ao correntista do que a conta bancária gratuita.
Mas, justamente por isso, com essa conta corrente você precisará pagar uma mensalidade que, de modo geral, é conhecida como taxa de manutenção.
As vantagens oferecidas em uma conta corrente paga vão depender do banco mas, em geral, incluem cheque especial sem juros, pontos ao fazer compras e pagamentos, aconselhamento financeiro gratuito, além de descontos em outros serviços do banco.
Além disso, o valor da mensalidade também pode variar. Inclusive, alguns bancos oferece até mais de uma opção de conta corrente paga para você escolher.
Mas, para ter uma conta corrente com benefícios, não raro, o banco exige que o seu saldo seja maior, o que também vai variar de acordo com o banco que você escolher se tornar correntista.
Conta corrente online: Banco tradicional ou Banco digital?
Ou seja, com uma conta corrente digital, você pode fazer transferências, pagamentos, receber salário e sacar dinheiro. O que muda é a forma como você se relaciona com o banco.
Por exemplo, com a conta online em um banco tradicional, você ainda pode ter acesso à assistência física de operadores de caixa ou gerentes, ainda que isso esteja se tornando cada vez mais raro.
A conta corrente online de bancos tradicionais pode ser aberta por meio de app no celular e tem isenção de tarifas para movimentações feitas pela internet.
Já o banco digital, que existe apenas na internet, oferece todo o atendimento por meio de caixas eletrônicos, do internet banking e de aplicativos.
Além disso, ainda que seja raro, já é possível encontrar bancos digitais que oferecem conta corrente com rendimento.
O que é preciso para abrir a conta corrente?
Além disso, é comum que os bancos peçam alguns documentos antes de aprovar a abertura de uma conta corrente.
Entre os principais documentos está o comprovante de renda. Nesse caso, a carteira de trabalho ou o contracheque são os mais recomendados.
Para abrir a conta corrente preciso ter nome limpo?
Isso porque quem está com o CPF cadastrado como inadimplente em órgãos de proteção ao crédito, como o SPC e Serasa, costuma ter o pedido de abertura de conta bancária do tipo corrente negado.
Afinal, esse tipo de conta oferece crédito pré-aprovado, por meio do cheque e do cartão de crédito.
E o fato é que esses serviços apenas são concedidos para aqueles que o banco considera ser um bom pagador e que terá renda suficiente para arcar com o pagamento da dívida.
O banco entende que o risco de inadimplência de quem está negativado é mais alto, por isso é preciso ter o nome limpo para abrir uma conta corrente.
Como encerrar uma conta corrente?
Mas como, em geral, uma conta corrente possui despesas, você corre o risco de entrar no negativo se apenas zerar a conta.
Por isso, quando você decidir encerrar a sua conta corrente, talvez até mesmo porque encontrou uma conta corrente que ofereça melhores opções em outro banco, você deve solicitar formalmente e por escrito o fechamento dela ao seu banco.
Critérios de Contratação: Como analisar as contas correntes
O tipo de conta corrente, o pacote de serviços e a tarifação são itens importantíssimos na hora de escolher o melhor banco para abrir a sua conta.
Mas esses não são os únicos critérios que você deve analisar. Outros pontos a considerar na hora de abrir a melhor conta corrente são:
Abaixo vamos explicar como avaliar cada um desses tópicos.
Rede de agências
Embora a oferta de serviços eletrônicos e pela internet seja cada vez maior, contar com uma rede agências bancárias acessíveis pode facilitar e muita a sua vida, principalmente se você precisar realizar uma transação que ainda precisar ser feita em uma agência.
Em princípio, isso pode ser bastante útil caso você faça muitas viagens, por exemplo.
Por isso, opte por abrir uma conta corrente em um banco que possua uma rede de agências numerosa e bem distribuída, tanto pelo Brasil e até pelo mundo.
Atendimento ao cliente
Leve em conta também o atendimento ao cliente do banco onde você pretende abrir a conta corrente.
Para tanto, você deve analisar a avaliação dos clientes e a forma de contato. Ainda que a maioria dos bancos ofereça atendimento ao cliente online vale checar quais são e como funcionam os canais de atendimento.
Produtos financeiros
Se você quiser obter um empréstimo ou realizar um investimento é importante conhecer as opções que o banco da sua conta corrente pode lhe oferecer.
Não raro, contratar produtos financeiros no mesmo banco onde você pretende abrir a conta corrente pode trazer benefícios como, por exemplo, a redução de tarifas e a gratuidade na anuidade do cartão de crédito.
Taxas e tarifas
É fundamental que você compare as taxas e tarifas cobradas pelos bancos antes de abrir a sua conta corrente.
Isso vale, inclusive, se você optar pela conta corrente gratuita. Afinal, não é impossível que você precise exceder o uso dos serviços básicos e, com isso, tenha que arcar com taxas extras.
Mas esse fator é ainda mais importante caso você decida abrir uma conta corrente cujo pacote de serviços já cobra taxas e serviços.
Prazo de abertura
Por fim, leve em conta que cada banco possui um prazo diferente para aprovar a abertura de uma conta corrente. O período pode variar, em média, entre 72 horas e 5 dias.
Resumo
Abrir uma conta corrente tem mais vantagens do que desvantagens. Com esse tipo de conta bancária, você pode movimentar e investir dinheiro com mais frequência, além de ter acesso a crédito pré-aprovado e empréstimos.
Para escolher a melhor conta corrente, porém, é preciso analisar a idoneidade do banco assim como a forma de atendimento ao cliente, além das taxas e tarifas cobradas pelas transações e produtos oferecidos.
Lembrando que todo banco é obrigado a oferecer uma opção básica de conta corrente gratuita que permite uma quantidade limitada de transações por mês.
(Fonte da imagem destacada: Jason Cox/ 123rf.com)