Imagem de um dispositivo de controle de acesso.
Ultima atualização: 4 de agosto de 2020

Como escolhemos

14Produtos analisados

18Horas investidas

3Estudos avaliados

55Comentários coletados

Um sistema de controle de acesso possibilita a identificação e controle da entrada e saída de pessoas de um ambiente residencial ou empresarial. Entre as opções de sistema de controle de acesso você encontra desde senha numérica à leitura biométrica.

Mas como escolher o melhor dispositivo de controle de acesso? Com tantos modelos disponíveis, essa decisão pode ser complexa. Pensando nisso, preparamos um artigo com todas as informações sobre o assunto. Boa leitura!




Primeiro, o mais importante

  • Um dispositivo de controle de acesso restringe a entrada de pessoas ou veículos não autorizados ao imóvel residencial ou comercial, garantindo a segurança das pessoas e bens materiais.
  • O controle de acesso pode ser físico ou digital. A primeira opção exige o auxílio de um profissional responsável pela portaria e vigilância. Já a segunda opção é realizada por um dispositivo eletrônico.
  • O sistema de controle acesso integra diversos dispositivos como sensores de presença, interfone e câmeras de segurança.

Você também pode gostar:

Os melhores dispositivos de controle de acesso: Nossas recomendações

Para garantir a segurança dos bens materiais e imateriais no imóvel comercial ou residencial, você precisa investir em um sistema de controle de acesso. Conheça os melhores dispositivos para esse propósito na lista abaixo:

O melhor sistema de controle de acesso

Esse sistema de controle de acesso da Intelbras oferece muita segurança para seu patrimônio material ou imaterial, pois utiliza sistema de biometria (leitura de impressão digital) ou cartão de proximidade. Esse dispositivo possui capacidade para registrar 10.000 cartões de acesso e 1500 digitais.

O dispositivo de controle de acesso mais barato

O controle de acesso da AGL permite cadastro de até 500 usuários com senhas de quatro dígitos. O registro inclui nome completo, fotografia, data e horário de acesso. O equipamento é fabricado em alumínio, possui teclas de silicone com iluminação individual, bip de confirmação de digito e sistema eletrônico que disfarça a senha digitada.

O melhor controle de acesso para áreas externas

Esse dispositivo de controle de acesso da AGL utiliza sistema de identificação a partir de cartão de acesso. O aparelho acompanha quatro mini cartões, dois cartões de tamanho convencional, uma chave mestra e uma fonte de alimentação. Este dispositivo é a prova d’água – certificação IP68.

Guia de Compra

Os avanços tecnológicos na área da segurança patrimonial realmente impressionam. Entre as diversas soluções em segurança, uma das mais inovadoras é o sistema de controle de acesso.

Diversos dispositivos podem ser utilizados no controle de acesso do imóvel residencial ou comercial. Pensando nisso, preparamos um Guia de Compra com as características, vantagens e desvantagens dos principais dispositivos de segurança.

Imagem de uma mulher utilizando um sistema de controle de acesso.

O sistema de controle de acesso é indispensável em uma empresa. (Fonte: Olena Kachmar/ 123RF.com)

O que é um sistema de controle de acesso?

Com o aumento da criminalidade, o investimento em segurança patrimonial aumentou bastante. A ocorrência de invasões e roubos a imóveis comerciais ou residencial revela a importância de garantir maior controle sobre a circulação de pessoas e veículos.

Sistemas de controle servem para proteger patrimônio material ou imaterial.

Para proteger seu patrimônio material ou imaterial, é necessário investir em um sistema de controle de acesso, que permite saber quem é o indivíduo ou veículo adentrando sua residência ou empresa, respectivos dados pessoais e motivos da visita.

Quando falamos sobre bens materiais, nos referimos aos equipamentos, máquinas, produtos em estoque, documentos e tudo aquilo que pode ser desviado, furtado ou roubado. Já os bens imateriais referem-se a moradores, funcionários, colaboradores e clientes.

Imagem de uma pessoa controlando um sistema de segurança controlado por celular.

O sistema de controle de acesso pode ser controlado via smartphone. (Fonte: Sebastian Scholz/ Unsplash.com)

Como funciona um sistema de controle de acesso?

O sistema de controle de acesso funciona da seguinte maneira: Ao chegar em um imóvel residencial ou estabelecimento comercial, o visitante deve ter seu acesso liberado através de um dispositivo de controle de acesso, liberado por senha, cartão de acesso ou biometria.

Para realizar o desbloqueio, a pessoa deve possuir cadastro prévio – é necessário informar nome completo, documento e registrar uma foto. Depois o portão de acesso é destravado e a pessoa pode adentrar o local.

O sistema de controle de acesso deve ser utilizado em quais contextos?

Um sistema de controle de acesso pode ser utilizado em um condomínio residencial e interligado a portões, cancelas da garagem e outros meios de acesso. Garante enorme facilidade no cadastro e gerenciamento de moradores.

Já o sistema de controle de acesso para empresas centraliza a entrada e saída de funcionários, colaboradores e visitantes com maior rapidez e agilidade.

Quais as vantagens do sistema de controle de acesso em uma empresa?

Você deve estar se perguntando, de qual maneira um dispositivo de segurança consegue auxiliar no cotidiano de uma empresa, certo? Resumidamente, podemos ressaltar maior nível de segurança dos funcionários, privacidade dos dados, facilidade de acesso e redução de custos com contratação de funcionários responsabilizados pela segurança do patrimônio.

Também podemos mencionar a economia de energia elétrica e um maior controle por causa da emissão de relatórios com informações sobre entrada e saída de pessoas e veículos.

Imagem de um leitor biométrico.

O leitor biométrico é um dos melhores dispositivos de controle de acesso. (Fonte: Belchonock/ 123RF.com)

Quais as vantagens do sistema de controle de acesso em condomínios residenciais?

As vantagens de investir em um sistema de controle de acesso para sua residência são inúmeras. Listamos os principais fatores abaixo:

  • Diminui o risco de roubos e invasão: Uma das principais preocupações nos centros urbanos é o crescente número de invasões e furtos a imóveis, principalmente condomínios residenciais. Nesse caso, um sistema de controle de acesso é utilizado para limitar a entrada e circulação de pessoas no ambiente, dificultando a ação dos bandidos e deixando os moradores mais seguros.
  • Controle da circulação de pessoas: Durante a semana, é comum que um condomínio residencial receba a visita de eletricistas, jardineiros, pintores, limpadores de piscinas, entre outros profissionais. Durante os finais de semana, os visitantes são parentes de moradores e convidados para eventos. Em ambos os casos, é importante manter o controle de acesso e saber exatamente quem entrou ou saiu do imóvel durante determinado período.
  • Auxilia na localização de visitantes: O sistema de controle de acesso possibilita localização e acompanhando dos visitantes. É possível acompanhar o comportamento das pessoas, conhecer os horários de visitação e tempo de permanência no local.
  • Redução de gastos: Com um sistema de controle de acesso, não é necessário realizar a contratação de porteiro, segurança ou aquisição de sistema de portaria remota. Também é importante mencionar o baixo custo de manutenção do sistema.
  • Segurança contra danos patrimoniais: Casos de vandalismo e outros danos patrimoniais podem acontecer dentro de um condomínio residencial e um sistema de controle de acesso pode ajudar a identificar o(s) possível(is) autor(es) do crime.

Preparamos uma lista com mais algumas vantagens – e desvantagens – de investir em um sistema de controle de acesso. Conheça:

Vantagens
  • Aumento da segurança das pessoas e bens materiais
  • Redução de custos com profissionais
  • Acesso rápido e descomplicado de pessoas autorizadas
  • Registro e controle do fluxo de pessoas
  • Respostas rápidas em situações críticas
  • Relatórios completos que colaboram com a gestão
  • Restrição de acesso a áreas de risco
  • Possibilidade de criar uma lista de acesso para eventos
  • Possibilidade de localização dos colaboradores ou moradores
  • Possibilidade de integração com o sistema de ponto
Desvantagens
  • Alguns sistemas de controle de acesso podem ser burlados

Critérios de compra: Encontre o melhor sistema de controle de acesso

Segurança é um aspecto primordial, seja em uma residência ou empresa. Ao instalar um sistema de controle de acesso, você será capaz de permitir, controlar e analisar a entrada ou saída de pessoas e veículos com facilidade.

Mas como escolher o melhor sistema de controle de acesso para seu imóvel residencial ou comercial? Basta seguir os critérios de compra listados abaixo:

Vamos detalhar cada um dos tópicos no decorrer desta semana. Não esqueça de avaliar e comentar este conteúdo.

Sistemas de controle de acesso

Existem dois sistemas de controle de acesso, o físico e o digital. Para saber qual forma de identificação funcionará melhor para o estabelecimento comercial ou condomínio residencial, é preciso conhecer as potencialidades de cada sistema.

O controle de acesso físico depende de um porteiro na entrada do imóvel que ficará responsável pela identificação do visitante, comunicação com o visitado e controle de acesso.

O acesso pode ser controlado por meios mecânicos como portões ou cancelas, ou meios eletrônicos como catracas e fechaduras eletrônicas. Já o suporte é feito por telefone, interfone ou PABX.

O controle de acesso digital é diversificado, seguro e contribui com a redução de custos, pois não demanda a ação de um funcionário na gestão do(s) dispositivo(s). Entre as opções temos senha, RFID, reconhecimento facial, leitura biométrica e ID de acesso.

Imagem de chaveiros de acesso.

O sistema de controle de acesso pode ser físico ou digital. (Fonte: Bombrain/ Pixabay.com)

Dispositivo de controle de acesso

Um dispositivo de controle de acesso digital pode ser liberado através do uso de senha, cartão de acesso, biometria ou reconhecimento facial. Conheça os aspectos positivos e negativos de cada uma das opções abaixo:

Senhas

O controle de acesso pode ser liberado por senha numérica, dispensando o uso de chaves. O dispositivo pode ser instalado em diferentes pontos da empresa ou condomínio, cada um com determinado nível de acesso.

O nível de segurança proporcionado por esse dispositivo é alto, pois é necessário realizar um cadastro prévio em que o usuário informa seus dados pessoais.

Cartão de acesso

É um cartão magnético que armazena informações pessoais sobre o usuário e possibilita sua entrada e saída com a aproximação deste cartão.

Esse dispositivo oferece vantagens importantes, como possibilidade de armazenar dados das pessoas cadastradas, registros de entrada e saída de cada um desses indivíduos e até a possibilidade de bloquear a entrada da pessoa.

Biometria

Um meio bastante eficiente de controle de acesso é o controle por biometria, que funciona por meio do reconhecimento de uma das características pessoais do visitante, como impressão digital, reconhecimento de voz, leituras de íris ou reconhecimento facial.

O nível de segurança é bastante elevado, pois evita diversos tipos de fraudes e elimina possibilidade de falsificações.

Tipo de leitura biométrica Como funciona
Impressão digital Leitura de impressão digital através de leitor óptico
Identificação da íris Exige que o indivíduo se posicione frente ao aparelho e olhe fixamente para um feixe de luz que realiza o reconhecimento da íris
Reconhecimento da assinatura Praticamente impossibilita que assinaturas sejam falsificadas

Reconhecimento facial

É uma das alternativas mais modernas quando o assunto é controle de acesso. Com um sistema de reconhecimento facial, a entrada da pessoa é liberada automaticamente quando ela olha diretamente para a câmera, seja em curta ou longa distância.

O dispositivo analisa a composição as características faciais da pessoa e cruza com informações registradas em sistema. Não é possível burlar o sistema com fotografias ou vídeos.

Imagem de um sistema de reconhecimento facial.

O sistema de reconhecimento facial analisa diversos aspectos do rosto de uma pessoa. (Fonte: Geralt/ Pixabay.com)

Funcionalidades

Quando for escolher um sistema de controle de acesso, analise as funcionalidades deste equipamento, as principais estão listadas abaixo:

  • Possibilidade de cadastros completos de todos os moradores, funcionários, colaboradores, visitantes, prestadores de serviços e até animais domésticos. Alguns modelos permitem o cadastro de até 30 mil perfis.
  • Controle do tempo de permanência dentro do condomínio ou empresa;
  • Bloqueio de acesso individual;
  • Cadastro de múltiplos setores da empresa ou unidades condominiais;
  • Relatórios de movimentação detalhados, com informações relativas aos horários de entrada e saída de cada indivíduo.
  • Resgate rápido de informações para acessos posteriores.
  • Possibilidade de cadastrar permissões específicas para pessoas e locais específicos em horários determinados.

Marca

Além de encontrar o dispositivo de controle de acesso mais apropriado às necessidades da empresa ou condomínio, é preciso avaliar as fabricantes que fornecem essas soluções de segurança.

Procure checar a reputação da empresa e sua confiabilidade no mercado. Procure avaliações no site Reclame Aqui, converse com outros clientes e entre em contato com o setor de atendimento da empresa para esclarecer todas as suas dúvidas.

(Fonte da imagem destacada: Parinya Agsararattananont/ 123RF.com)

Por que você pode confiar em mim?

Apaixonada por ler e escrever, empenha-se em produzir conteúdo relevante sobre áreas pelas quais tem muito interesse, como tecnologia, qualidade de vida, beleza e lazer.