Olá! Seja muito bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Hoje vamos falar sobre uma peça indispensável para os jogadores de PlayStation: o controle para PS4! Sem ele não é possível realizar os comandos mais básicos, por isso, é um acessório que não pode faltar.

Ao comprar o console, uma unidade de controle, normalmente, já está inclusa. Mas, para aprimorar sua experiência e jogar com mais pessoas, ter pelo menos dois controles é interessante.

Neste Guia de Compra você aprenderá um pouco mais sobre o controle para PlayStation 4, além de conhecer alguns modelos, saber quanto eles custam, onde comprá-lo e como utilizá-lo, além de vantagens e desvantagens e os principais critérios de compra.

Primeiro, o mais importante

  • Comprar um controle para PlayStation 4 requer alguns cuidados, como verificar se é original, se funciona com e sem fio, além da qualidade do material.
  • É importante também prestar atenção no design do acessório, pois diferentes modelos podem apresentar diferentes botões e funções, por exemplo.
  • O controle é vendido em diversos sites, por isso é essencial fazer uma boa pesquisa para realizar a compra em uma loja de confiança. Repare se o produto é original e se segue as características descritas.
  • Para finalizar, o controle PS4 da própria Sony não varia muito de preço – eles possuem valor diferente de acordo com a cor e caso seja de uma edição especial. Mas outras marcas vendem o periférico por preços mais caros e mais baratos. Neste guia listamos opções de pelo menos R$ 148 até R$ 1.300.

Você também pode gostar:

Ranking: Os 5 melhores modelos de controle para PS4

A seguir, vamos apresentar alguns modelos diferentes do controle para PlayStation4 para que você possa fazer uma compra com segurança e confiança.

1º – Revolution Pro Controller PS4 Branco da Nacon

Projetado e desenvolvido com jogadores profissionais de eSports, o Revolution Pro Controller vai levar as competições deste tipo a um outro nível.

Totalmente personalizável e com muita precisão, o controle oferece aos usuários a possibilidade de configurá-lo para cada jogo de forma a ser mais eficiente em competições.

Possui touchpad e entrada P2 para fone de ouvido, é confortável nas mãos, resistente e durável para longas horas de torneios.

2º – Controle para PS4 Arcade Fighting Stick Mini Hori

Este divertido e compacto controle compatível com PlayStation 4 tem um layout de oito botões completo, além de um joystick (manípulo).

Apesar de pequeno, é muito confortável e possui amplo espaço para descansar os pulsos. Seus pés de borracha dão uma estabilidade firme ao controle mesmo em superfícies lisas.

Com um longo fio, o acessório conta ainda com botão para compartilhar e outras funções convenientes. É ideal para jogos de luta e de estilo arcade.

3º – Controle PS4 Sem Fio DualShock

Este controle para PS4 na cor preta conta com sensor altamente sensível de seis eixos e touchpad localizado no topo do periférico, que oferece aos jogadores formas completamente novas de jogo e interação.

O novo botão share disponibiliza streaming de vídeo e compartilhamento com apenas um toque e os quatro leds coloridos oferecem uma forma mais simples de identificar jogadores.

O produto possui ainda alto-falante mono e entrada para fones de ouvido, além de vibração aprimorada, com vários mecanismos que proporcionam aos gamers maior grau de expressão.

4º – Controle PS4 DualShock Azul

A light bar com quatro leds coloridos deste modelo oferece uma forma mais simples de identificar jogadores e ver rapidamente informações úteis do jogo, como quando um personagem está com pouca energia ou um ferimento grave.

Com o botão share é possível compartilhar as vitórias e realizações, transmitindo o vídeo do jogo em tempo real para o Ustream ou carregando vídeos gravados no Facebook.

Além disso, o DualShock apresenta vários mecanismos de vibração que amplificam o senso de envolvimento dos jogadores durante as partidas.

5º – Controle Gamer para Ps4 da Warrior

Compatível com PS3, PS4 e PC, este controle da marca Warrior possui gatilhos de alta sensibilidade que respondem aos comandos na hora correta e botão home, que dá atalho para tela inicial do console.

Tem ainda superfície emborrachada que evita que o controle escorregue ou escape na hora dos comandos mais rápidos.

Guia de Compra

Escolher jogos, realizar comandos e selecionar configurações em um PlayStation 4 só é possível por meio de um controle. Por isto, este é um item essencial e no mercado existem marcas e modelos variados.

Para entender um pouco mais, neste Guia de Compra você encontrará detalhes sobre os diferentes controles para PS4, além de conhecer as principais vantagens e desvantagens, saber a faixa de preço e onde comprá-lo.

Imagem mostra uma sala com TVs e pessoas sentadas em sofás jogando videogame.

O controle é parte essencial de um videogame. (Fonte: Sean Do / Unsplash)

Controle para Playstation 4: O que é?

Para jogar qualquer tipo de game, são necessários alguns equipamentos: um console de videogame ou um PC, uma TV ou um monitor, alguns acessórios, como mouse e teclado, e o controle, que é essencial.

O controle para PlayStation é um item imprescindível, já que tem a função de realizar os comandos necessários para se jogar. Pelo menos uma unidade já está inclusa ao comprar o PS4, mas para jogar com mais pessoas ou para ter diferentes experiências de jogo, é interessante ter mais de um.

Além do original da Sony, com touchpad e os quatro botões (quadrado, triângulo, bola e xis), existem outros modelos à venda no mercado, de outras cores, mas também de diferentes marcas e formatos.

Não importa qual tipo você for usar, é importante estar atento a alguns detalhes, como se o produto é original e se será compatível ao seu videogame. Fique atento às próximas dicas deste guia.

Inclusive, neste vídeo do canal Luan da Hora, que tem 1,6 milhão de inscritos, o youtuber mostra de forma detalhada as diferenças entre um controle para PS4 original e um falsificado. Confira abaixo:

Quais as vantagens do controle para PS4?

A principal característica de um controle para PlayStation obviamente é controlar e realizar os comandos do videogame e nos jogos. Sem ele não é possível selecionar as configurações e nem mesmo o game a ser jogado.

No entanto, há outros detalhes – vantajosos e desvantajosos – a serem observados. Um deles é o fato do controle ter ou não ter fio.

Uma das vantagens do controle original da Sony é ser sem fio, tendo apenas um cabo para carregar a bateria. Isso ajuda nas jogadas, movimentos e na independência, pois não é preciso estar limitado a um certo espaço físico.

Mas, apesar de ser sem fio (Bluetooth), ele também dá a opção de ser usado por meio do cabo USB. Desse modo é possível ter comandos com respostas mais rápidas, que são ideais para partidas mais frenéticas e para jogadores mais competitivos.

Outro ponto forte são as saídas para fone de ouvido. A maioria dos controles listados neste guia possuem essa característica e ela possibilita uma imersão maior nos jogos.

Aqui neste vídeo, o youtuber O Figaro ensina como configurar para utilizar fones de ouvido, independentemente de qual marca seja, no controle do Ps4.

Uma outra vantagem é o próprio DualShock. O sistema de vibração do controle (que consistem em dois motores internos) vai de acordo com o game sendo jogado. Com ele você acaba entrando no ritmo do jogo, dando mais interação e até mesmo emoção.

O produto ainda oferece a possibilidade de customizar os botões, facilitando o manuseio do mesmo para pessoas com alguma limitação muscular, por exemplo, e tornando o controle mais confortável.

Como desvantagem, podemos considerar o fato de alguns modelos de outras marcas funcionarem apenas por meio do fio. Esta característica acaba limitando um pouco o jogador e suas ações de movimento.

Outro fator que pode ser considerado um ponto negativo para alguns jogadores são os motores do mecanismo de vibração do DualShock que acabam deixando o acessório um pouco mais pesado do que as versões anteriores.

Apesar de ser facilmente carregado, via cabo no console ou tomada USB, a bateria do controle da Sony, nas configurações de fábrica, não costuma durar mais de dez horas.

Outra desvantagem é o fato de existirem réplicas piratas do controle da Sony. Por isso, é preciso tomar cuidado ao comprar uma versão falsa – sem você saber – pagando o mesmo preço de um original. Ela obviamente será de qualidade inferior e não funcionará perfeitamente.

Confira na tabela abaixo as principais vantagens e desvantagens do controle para PS4 para facilitar na comparação.

Vantagens
  • Sem fio
  • Também pode ser usado por meio do cabo USB
  • Saídas para fone de ouvido dão uma imersão maior nos jogos
  • Sistema de vibração do controle coloca o jogador no ritmo do jogo
  • Possibilidade de customizar os botões
Desvantagens
  • Alguns modelos funcionam apenas por meio do fio
  • Motores do mecanismo de vibração deixam o acessório um pouco mais pesado
  • Bateria do controle Sony não costuma durar mais de dez horas

Controles que não são da Sony são originais?

Para jogar qualquer tipo de videogame é necessário utilizar um controle. Ele direciona o cursor, realiza os comandos e seleciona todas as opções.

Cada console possui o seu próprio controle. No entanto, existem marcas que comercializam acessórios diferentes do da Sony (fabricante do PlayStation 4) e que são compatíveis com o vídeo game.

Esses produtos funcionam de forma diferente dos originais, entregando outras funções, como joystick (manípulo), por exemplo. Além disso, eles também são uma outra opção para quem joga o PS4 e está a fim de mudar um pouco ou experimentar outras opções de acessório.

Mesmo que você opte por um controle que não seja da marca Sony, é muito importante prestar atenção se o produto é mesmo original. Hoje em dia existem falsificações quase que perfeitas, mas que entregam menos qualidade e podem danificar o videogame, além de durar bem menos.

Quanto custa?

Os controles para PS4 da Sony não variam muito de preço. Os diferentes valores estão relacionados às cores do periférico e se ele é de alguma edição especial, por exemplo.

Mas existem modelos de outras marcas que são tanto mais caros quanto mais baratos que o original para PlayStation 4.

Neste guia apresentamos produtos que custam entre R$ 140 e R$ 1.300. Queremos dar opções de preços e marcas variadas para poder atender diferentes gostos, necessidades e orçamentos.

Onde comprar?

Os controles para PS4 podem ser comprados tanto na internet quanto em lojas físicas. Se você decidir pela maneira mais conveniente, que é comprar on-line, diversas lojas, como Amazon, a loja oficial da Sony, Lojas Americanas, Mercado Livre, Submarino e Ponto Frio vendem diferentes controles.

Ao adquirir o acessório pessoalmente, você pode checar o produto de perto e conversar com vendedores experientes no assunto. Livrarias, como a Saraiva, e grandes redes de supermercados que possuem seção de eletrônicos geralmente vendem o acessório.

E lembre-se sempre: ao comprar o periférico pela internet, veja sempre as opiniões e reviews de usuários que já tenham comprado o controle em questão. Desse modo, as chances de fazer uma ótima compra são maiores!

Imagem mostra um console de Ps4 e um controle na cor preta sobre uma mesa de madeira.

Além do original da Sony, outras marcas comercializam controles compatíveis com o PlayStation 4. (Fonte: InspiredImages / Pixabay)

Critérios de compra: Fatores para comparar os modelos de controle PS4

Para fazer a melhor compra de um controle PS4, você pode prestar atenção em alguns critérios importantes. Eles ajudarão a avaliar e decidir qual a melhor opção para você adquirir entre os diferentes modelos de controle para PlayStation 4.

Elaboramos a lista abaixo para que você faça a escolha perfeita – dentro das suas necessidades e bolso – do acessório. Confira a seguir:

  • Modelo
  • Cor
  • Qualidade do material
  • Marca
  • Com ou sem fio
  • Bateria

Abaixo, vamos explicar detalhadamente cada critério, com o que deve ser observado em cada um dos fatores a serem considerados na hora de adquirir o seu controle para Playstation 4 ideal.

Modelo

O controle original da Sony, que vem incluso no PlayStaion 4, possui design ergonômico e confortável, é mais largo que as versões anteriores e possui manoplas maiores.

Ele conta também com os quatro botões principais – quadrado, triângulo, bola e xis – além dos gatilhos L2 e R2, botões L1 e R1, botões de direção, de opções e de controle.

Outros modelos de outras marcas possuem uma configuração bastante semelhante, mas podem se diferenciar em alguns aspectos, como as luzes de iluminação e a presença de um joystick (manípulo), por exemplo.

Cor

Além do controle para PS4 tradicional preto, que já vem com o produto, o acessório da própria marca é vendido também em diferentes cores. Branco, camuflado, chumbo, azul, vermelho, dourado são algumas das opções disponíveis no mercado.

Se você quiser se diferenciar e ter um controle diferente do que já vem de fábrica, este é um fator interessante para você se basear na hora da compra. Vale lembrar também que os modelos de cores diferentes possuem preços variados entre si.

No vídeo do canal Wla Games, que possui 18 mil inscritos, é possível ver algumas das diferentes cores disponíveis do controle Ps4:

Qualidade do material

A qualidade do material do controle original todo mundo já conhece. Robusto e mais pesado que a versão para PlayStation 3, ele tem uma durabilidade de anos, apesar de poder enfrentar alguns pequenos problemas com o passar do tempo, como rachaduras ou desgaste da borracha.

Produtos mais baratos, que não são da marca Sony, podem apresentar uma qualidade inferior, fabricados com materiais mais simples, justamente pelo preço que custam.

Se você busca por um controle bom que dure anos, mas que custa mais caro, a qualidade do material será um critério de compra relevante. Mas é possível escolher também acessórios mais simples e mais em conta, mas que apresentarão durabilidade menor.

Marca

A marca pode estar ligada diretamente à qualidade do material. Além do controle da Sony, existem à venda acessórios de outras marcas que são compatíveis com o PlayStation 4.

Há marcas renomadas de game que produzem ótimos controles e outros acessórios para jogos que são ótimas opções para quem quer ter um controle que não seja da mesma marca do PS4.

Com ou sem fio

A presença ou não de um cabo no controle pode fazer diferença na experiência de jogo. Acessórios com fio acabam limitando um pouco o jogador, seja em seus comandos ou movimentações.

No entanto, por estarem conectados diretamente ao console, eles possuem tempo de resposta mais rápido, sendo interessante para aqueles jogadores mais competitivos e para partidas mais frenéticas.

Um controle sem fio acaba sempre dando mais independência ao usuário, que pode se movimentar livremente e não precisa sentar necessariamente perto e longo à frente do videogame.

O youtuber Dudu Skraba, em seu canal Site Shop B, com 51 mil inscritos, ensina no vídeo abaixo como configurar o controle do Playstation 4 para ser jogado com fio e sem fio. Veja abaixo:

Bateria

A questão da bateria é também um critério a ser levado em conta. O controle próprio do Ps4 dura cerca de dez horas por carga e pode ser carregado no próprio console ou por uma tomada USB.

Outros modelos mais caros, por exemplo, podem durar cerca de 19 horas com uma única carga e outros funcionam até mesmo por meio de pilhas que precisam ser trocadas de tempo em tempo.

(Fonte da imagem destacada: StockSnap / Pixabay)

Avalie este artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
33 Voto(s), Média: 4,50 de 5
Loading...
Avatar

Publicado por REVIEWBOX