Um controle Xbox 360 preto ao lado de um controle Xbox 360 branco.
Ultima atualização: 13 de março de 2020

Como escolhemos

6Produtos analisados

16Horas investidas

3Estudos avaliados

38Comentários coletados

Bem-vindo ao ReviewBox Brasil. Hoje vamos informar em detalhes tudo o que você precisa saber antes de escolher um controle Xbox 360. Este texto se dedica às pessoas que precisam comprar esse controle, então, siga com a gente e confira todas as dicas que trazemos aqui!

Existem muitos controles de Xbox 360. Players possuem exigências de jogabilidade que apenas uma das duas principais versões deste joystick pode oferecer. Se você conhecer as características de cada tipo, tem chances de acertar na compra do seu controle.

Neste Guia você conhece os melhores modelos de controle Xbox 360. Conhecerá a média de preços, algumas variáveis do joystick, vantagens tecnológicas e os critérios para comparar ofertas no mercado.




Primeiro, o mais importante

  • Controles Xbox 360 dependem das pilhas ou baterias para funcionar na versão sem fio. Estas produções funcionam em uma distância de até 10 metros do videogame (console).
  • Tome cuidado na hora de comprar: os controles de Xbox One não funcionam no Xbox 360 e vice-versa.
  • Jamais compre controles réplicas. Eles podem ser incompatíveis com alguns jogos e ficam quente rapidamente.

Você também pode gostar:

Ranking: Os 3 melhores modelos de controle Xbox 360

De longe os controles Xbox 360 parecem todos iguais, né? Mas, não é assim que as coisas funcionam de verdade. Há modelos com diferenciais técnicos, já outras escolhas são diferentes nas cores e no acabamento.

Veja o Ranking com as versões mais populares e conheça um pouco dos detalhes técnicos nos atuais padrões para controle Xbox 360.

1° - Controle Xbox 360 wireless clássico

Produto na versão clássica composto por plástico de cor preta e botões com tons coloridos. Esta versão funciona em wireless, não precisa de fios para conectar no console e jogar os seus games favoritos.

Esta produção já vem com 3 pilhas. É um modelo com menos de 400 gramas, não pesa na mão para você jogar diversas horas seguidas sentindo conforto. Este controle Xbox 360 tem uma ótima ergonomia para se encaixar nas mãos de qualquer adolescente ou adulto com perfeição.

2° - Controle Xbox 360 com fio

É a versão clássica de controle Xbox 360 na qual é preciso conectar o cabo USB no console para jogar. Este modelo tem um peso leve de 280 gramas.

O controle possui uma ergonomia de nível intermediário. Um lado positivo deste joystick é que não precisa de pilhas ou baterias para ser utilizado. É só conectar e jogar!

3° - Controle Xbox 360 personalizado

Se você busca uma experiência mais personalizada ao jogar os seus games esta é a escolha certa. O controle Xbox 360 wireless está personalizado no estilo Minecraft!

Este modelo também não precisa de fios para funcionar de uma forma perfeita. O joystick deve ser alimentado por pilhas comuns ou baterias recarregáveis. Os botões não brilham tanto como nos modelos mais clássicos de controle Xbox. Esta versão Minecraft custa um pouco mais caro no varejo por causa da personalização.

Guia de Compra

Certo, você perdeu aquele gol feito no game de futebol e tem certeza de que a culpa é do controle! O joystick não funcionou direito e o seu personagem sofreu tiros dos inimigos? Por estas e outras coisas vale a pena comprar outro modelo imediatamente.

Antes de você escolher o controle Xbox 360 mais barato que encontrar na internet, procure parar, respirar e ler as informações abaixo. Após a leitura será mais fácil achar os melhores controles de acordo com suas características preferidas de uso.

Mão segurando um controle xbox branco.

A qualidade do controle interfere diretamente na performance! (Fonte: tixti / 123RF)

O que é controle Xbox 360?

Desenvolvido pela Microsoft, o controle de Xbox 360 é um joystick feito para funcionar no videogame Xbox 360, como o próprio nome sugere. Ele também funciona em alguns computadores que possuem Windows como sistema operacional.

Existem duas versões de controle Xbox 360 no mercado. São elas sem fio, que tem seu funcionamento à base de pilhas ou bateria, ou com fio, que a conexão acontece via portas USB presentes no videogame.

Como uma forma padrão, ambos os controles do Xbox 360 apresentam 2 gatilhos analógicos e 11 botões. Na parte direita do joystick há 4 botões de tons e letras diferentes: Y - Amarelo, X - Azul, B - Vermelho e A - Verde.

Controle xbox 360 preto com fundo branco.

Esse controle possui 2 gatilhos analógicos e 11 botões. (Fonte: Olichel / Pixabay)

No lado inferior da parte direita no produto existe um controlador analógico direito. Já no lado esquerdo tem o controlador direcional. Um pouco mais acima existe o controlador analógico esquerdo.

Ao centro no joystick com o logotipo do console existe o botão guia X. Ele possui um LED que funciona como índice sobre a conexão dos controles.

Nas partes de cima, tanto no lado esquerdo como também direito, existem botões para ativar ou controlar recursos adicionais nos games.

Quais as vantagens do controle Xbox 360?

O controle Xbox 360 mais popular é a versão com fio. Além de ser leve, esta produção não exige gastos com bateria especial recarregável ou pilhas. É só você conectar na porta USB do console e jogar.

Mas, se existir um mínimo descuidado com os fios o controle pode parar de funcionar e deve seguir aos reparos técnicos. Para ter um controle deste tipo é preciso bastante cuidado ao guardar, principalmente no momento de enrolar os fios. Este modelo também torna menos confortável e flexível o uso diário.

Veja as vantagens e desvantagens gerais do controle Xbox 360 com fio:

Vantagens
  • Não precisa da bateria ou pilha
  • Mais leve
  • Mais barato
  • Conexão USB para conectar no console ou nos computadores
Desvantagens
  • Qualquer problema no fio impossibilita o uso
  • Menos resistente
  • Algumas versões são menores
  • Só dá para jogar no máximo com 2 pessoas

Não podemos esquecer de comentar sobre os controles Xbox 360 sem fio que funcionam em tecnologia wireless. Com estes produtos é confortável jogar por diversas horas, embora tais versões sejam um pouco mais pesadas.

É mais fácil encontrar versões coloridas ou com alto nível de personalização nas edições de joystick Xbox 360 sem fio. Mas, você precisa tomar cuidado para não comprar réplicas pensando que são produções originais.

Os componentes no controle são trabalhados com uma engenharia superior para permitir o uso perfeito a distância. O principal lado negativo é que precisa gastar dinheiro com pilhas ou esperar certo tempo para recarregar a bateria do joystick sem fio.

No quadro abaixo você encontra as vantagens e desvantagens do controle Xbox 360 sem fio:

Vantagens
  • Mais resistente
  • Mais flexível por funcionar sem fio
  • Melhor ergonomia
  • É possível jogar a distância
  • Dá para jogar de 1 a 4 pessoas no modo multiplayer
Desvantagens
  • Mais pesado
  • Precisa de bateria ou pilhas
  • Mais caro
  • Funciona em no máximo 10 metros de distância
  • Mais difícil de identificar as versões réplicas nas vitrines ou lojas virtuais

Qual a diferença entre o controle Xbox 360 e Xbox One?

Para certas pessoas isto pode ser algo ruim, mas a verdade é que o controle do Xbox 360 não funciona no Xbox One, e vice-versa.

Quem não conhece muito do videogame pode fazer uma confusão muito comum. Ou seja, comprar o controle de Xbox One para jogar Xbox 360. Cuidado para não pagar caro por um produto que não funciona.

Considere que os controles Xbox 360, além de serem mais baratos, são diferentes em alguns aspectos. Por exemplo, no joystick Xbox One não existe a lombada na parte de trás para colocar as pilhas, já que os modelos funcionam com bateria interna.

Outro ponto muito importante em nível de comparação está nos parafusos. Os controles de Xbox 360 possuem parafusos aparentes, ao contrário dos modelos para Xbox One.

Imagem de controle de xbox branco.

Ao comprar o seu controle, não confunda com o Xbox One. (Fonte: qiye / Pixabay)

Fique atento também na estética das alavancas analógicas. No controle Xbox One elas possuem um acabamento mais trabalhado e são menores. Nos joysticks Xbox 360 há mais espaços nas zonas neutras entre os botões.

É interessante notar que existem até dessemelhanças no direcional digital. As edições do Xbox 360 são muito mais baixas e possuem menos conforto. Basta colocar os olhos nos dois controles para perceber as mudanças consideráveis nos gatilhos RT e LT. Eles são maiores no joystick Xbox 360.

No topo do controle existe o botão central X. Nas versões mais novas para Xbox One há uma iluminação forte com tons brancos neste botão. Os 4 principais botões de ação localizados na parte direta são mais claros no controle Xbox 360.

Abaixo veja uma tabela comparativa que compara as diferenças entre os controles Xbox 360 e Xbox One.

Controle Xbox 360 Controle Xbox One
Compatibilidade Xbox 360 e computadores Windows Xbox One e computadores Windows
Parafusos aparentes Sim Não
Preço Mais barato Mais caro
Ergonomia Boa Excelente
Tamanho Menor Maior

Controle Xbox 360 original ou réplica?

Não é preciso ser um especialista para saber que vale mais a pena comprar o controle Xbox 360 original.

Adquirir produções originais é uma forma de usufruir de todas as funcionalidades especiais dos games, além de ser a medida certa para jamais estimular o mercado ilegal.

Esta não é nenhuma novidade: Muitas pessoas compram o controle réplica pensando que se trata do original.

Os produtos originais são vendidos com certificados da ANATEL. Às vezes só dá para confirmar esta certificação na embalagem do produto. Por este motivo preste atenção também em outros aspectos antes de comprar.

Normalmente os produtos réplicas são construídos com parafusos Philips. Já as versões originais de controle Xbox 360 estão fixadas por parafusos torx. Mas, não se esqueça de que todas as regras possuem suas exceções!

A instalação do produto também revela quando o controle Xbox 360 é ou não original. Nas versões originais o joystick é instalado de forma automática. Você apenas conecta o produto no console e espera um pouco para instalar.

No outro lado da moeda está o controle pirata que exige a instalação de drivers e programas específicos para funcionar. Ao usar um controle sem fio modelo réplica em pouco tempo os receptores demonstram problemas. Desta forma você pode ter a impossibilidade de jogar alguns games, inclusive por causa de ausência de compatibilidade.

Descubra agora na tabela a seguir as principais diferenças dos dois tipos de controles Xbox 360:

Controle Xbox 360 original Controle Xbox 360 réplica
Compatibilidade Xbox 360 e computadores Windows PC, Xbox 360, Xbox One e outros consoles
Nível de resistência Alto Baixo
Preços De médio para caro Baixo
Wireless Sim Poucos modelos sem fios funcionam com qualidade
Diversidade de cores Média Alta
Possibilidade de conectar acessórios Sim Não
Parafusos Tork Philips
Certificado da Anatel Sim Não
Instalação Automaticamente Precisa instalar driver

Quanto custa um controle Xbox 360?

A média de preços de um controle original pode ir de R$ 150 a R$ 400, ou mais. As edições clássicas com tom preto custam preços menores. Por outro lado, os modelos personalizados apresentam valores superiores no varejo.

Uma regra é certa para este tipo de produto: os controles Xbox 360 wireless são mais caros do que os modelos com fio.

Onde comprar um controle Xbox 360?

As duas versões de controles Xbox 360 (com ou sem fio) estão disponíveis aos montes nas lojas de departamentos, como Americanas, Casas Bahia, Ponto Frio e Kalunga.

Na internet é possível encontrar uma variedade mais ampla no preço e nas versões. A compra online também surpreende por causa das diversas opções de cores ou pelos modelos personalizados em oferta.

Alguns espaços online para comprar o controle Xbox 360 original na internet com confiança: Amazon, Submarino e Shoptime.

foco

Existem muitas dicas de cuidados para fazer o controle durar por mais tempo. Uma delas é jamais usar pilhas descarregadas junto com pilhas novas. Quando isto acontece o joystick se desgasta para forçar o funcionamento, prejudicando a vida útil do produto.

Critérios de compra: Fatores para comparar os modelos de controle Xbox 360

Não adianta lançar o controle Xbox na parede pela raiva de comprar o produto errado. O certo mesmo é você levar em conta os 8 mandamentos para fazer a compra do joystick sem dor de cabeça. Quer saber quais são estes critérios? Então veja a lista abaixo:

  • Bateria recarregável
  • Chatpad
  • Anatel
  • Capa de silicone
  • Wireless com fio
  • Pilhas
  • Garantia
  • Multiplayer

Entenda mais cada um deste 8 critérios a abaixo.

Controle Xbox 360 preto.

Aperte o start e comece agora a ler os 8 mandamentos para comparar as ofertas de controle Xbox 360 (Fonte: AMPStudios / Pixabay)

Bateria recarregável

Em tempos nos quais aumenta a preocupação da humanidade com a ecologia pode valer a pena investir na bateria recarregável como um dos acessórios. Assim você não precisa usar pilhas que gastam rápido e são difíceis de descartar.

É preciso utilizar a bateria NIMH (hidreto metálico de níquel) que gera até 30 horas de energia para jogos contínuos. Esta bateria deve ser carregada no Kit Play & Charge Xbox 360 (carregador), no carregamento que demora cerca de 2 horas para estar concluído.

Se você quer economizar pilhas, não tenha dúvidas, procure as ofertas de controle que já vêm com o carregador e as baterias. Conheça um pouco mais sobre as baterias recarregáveis do controle Xbox 360 no vídeo:

Chatpad

No kit Messenger do Xbox existem acessórios que podem potencializar as funções do controle. Um deles é o chatpad para conectar no joystick e escrever textos no bate-papo.

Ter chatpad representa uma vantagem importante para quem deseja uma comunicação mais rápida nos jogos online. Se a oferta já vem com este acessório e o valor não custa muito caro é válido comprar.

Anatel

Na caixa dos produtos originais tem o certificado da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). Esta certificação significa que o produto está homologado, com qualidade reconhecida oficialmente.

Conferir se o produto possua o certificado da Anatel é um passo importante para assegurar que os controles comprados são originais. Se não existir esta certificação no modelo é melhor devolver ou procurar outro joystick.

Pergunte aos lojistas sobre o certificado antes de confirmar a compra do controle Xbox 360.

Capa de silicone

Para tentar convencer os clientes de que possuem as melhores ofertas alguns lojistas oferecem acessórios adicionais. Um deles é a capa de silicone para controle Xbox 360.

Estas capas são importantes porque diminuem o acúmulo de sujeira no produto, elevando a vida útil dos controles. Este acessório também é útil por ser antiderrapante e não acumular gordura.

Use a capa como um critério de desempate das ofertas de controles. Isto é, um modelo vale mais a pena se tem o mesmo preço que outros, mas já vem com as capas de proteção.

Wireless com fio

Pode até parecer estranho colocar a palavra “wireless” e “fio” se complementando na mesma frase. Mas, a dica é sim desta forma.

Ao comprar um controle Xbox 360 wireless é preciso assegurar que o produto também vem com o fio. Afinal, se acabar as pilhas existe a necessidade de conectar o cabo USB no console.

O fio do controle tem uma distância que pode chegar a até 3 metros do Xbox 360.

Pilhas

Os controles Xbox 360 funcionam com pilhas AAA. A grande parte das ofertas já fornece elas no pacote. Deste modo você pode usar o produto assim que chegar na sua casa.

A oferta de controle Xbox 360 não vem com pilhas inclusas? Fique com os olhos atentos. Ausência de pilhas é uma pista de que o joystick na verdade pode ser uma réplica (ou, pirataria).

Garantia

A vantagem de comprar o controle original está na garantia. Você deve ter pelo menos 90 dias garantidos contra os problemas de fábrica. Ao usar o modelo por um ou dois dias e já existirem problemas é importante utilizar a garantia para trocar o produto.

Algumas lojas acrescentam 9 meses aos 3 meses de garantia de fábrica. Desta forma é possível comprar a produção com até 1 ano no prazo garantido. Fuja de ofertas que não ofereçam nenhuma garantia.

Multiplayer

Esta regra é simples. Se você quer jogar sozinho ou no máximo com outra pessoa pode economizar ao comprar controles com fio.

E no caso de a sua preferência ser o jogo com 3 ou 4 pessoas, aí não tem jeito! É necessário levar para casa o controle Xbox 360 wireless.

(Fonte da imagem destacada: kropekk_pl / Pixabay)

Por que você pode confiar em mim?

Nicolas Pinto Gamer Profissional
Nicolas não é um gamer de um jogo só. Seja no CsGo ou no LoL, ele é capaz de dar trabalho até aos jogadores mais avançados. Sabendo que para alcançar seu sonho de disputar campeonato mundiais é preciso ter os melhores equipamentos, Nicolas se dedica a pesquisar e compartilhar conhecimento sobre o que há de mais inovador em Games, Jogos e Eletrônicos.