Imagem de um cooktop Consul.
Ultima atualização: 20 de março de 2020

Como escolhemos

11Produtos analisados

15Horas investidas

3Estudos avaliados

68Comentários coletados

Você está precisando de um fogão de mesa para a sua cozinha e se deparou com o cooktop Consul, mas está em dúvida sobre a qualidade do produto? Nós do ReviewBox Brasil entendemos o dilema, por isso preparamos inúmeros artigos avaliando os eletrodomésticos das marcas mais populares.

Neste artigo vamos falar sobre os diferentes modelos de cooktop Consul, explicar os diferenciais dos equipamentos da marca, compartilhar algumas dicas sobre como escolher o modelo ideal para a cozinha e mais. Boa leitura!




Primeiro, o mais importante

  • O cooktop Consul é movido a gás GLP ou GN. Você não encontra modelos com funcionamento elétrico ou por indução eletromagnética.
  • Você encontra opções de cooktop Consul com duas, quatro ou cinco bocas. A potência dos queimadores varia de 1800 a 3300W.
  • Um dos diferenciais do cooktop Consul é a tecnologia Controle Fácil, que indica a potência e temperatura ideais para diferentes tipos de preparo.

Você também pode gostar:

As melhores opções de cooktop Consul: Nossas indicações

O cooktop é um dos eletrodomésticos que conferem modernidade e sofisticação à cozinha. Pensando nisso, selecionamos os melhores modelos de cooktop Consul para que você possa preparar deliciosas refeições para seus familiares.

O melhor cooktop Consul para famílias grandes

O cooktop Consul CDD75 possui cinco queimadores com diferentes potências, sendo um queimador quadrichama de 3300W, um queimador rápido com 3000W e três queimadores semirrápidos com 1800W. O cooktop possui grades individuais esmaltadas e espaçadas – perfeito para colocar panelas de diferentes tamanhos. O design é bastante elegante, ideal para cozinhas planejadas.

Um cooktop Consul com acendimento inteligente

O cooktop Consul Facilite CD060 é um modelo mais básico e barato, ideal para quem pretende cozinhar refeições simples ou não pode gastar muito no momento. Possui quatro queimadores com acendimento automático e potências variadas. É bivolt e possui funcionamento a gás.

O melhor cooktop Consul para quem mora sozinho

Para quem mora sozinho ou divide a cozinha com uma pessoa, recomendamos a compra do cooktop Consul com duas bocas. Este modelo possui mesa de vidro temperado, trempes individuais esmaltadas e acendimento superautomático.

Guia de Compra

O cooktop Consul é perfeito para quem procura um fogão de mesa básico, com design clássico, sem recursos ultra modernos e preço acessível.

Mas não é porque é simples, que o cooktop Consul não possui funcionalidades interessantes. Quer saber quais são esses recursos e qual modelo é perfeito para a sua cozinha? Continue lendo este Guia de Compra.

Imagem de um casal cozinhando.

O cooktop Consul é perfeito para quem procura um modelo de qualidade, mas não pode investir muito dinheiro. (Fonte: Becca Tapert/ Unsplash.com)

O que preciso saber sobre o cooktop Consul?

A Consul é uma fabricante de eletrodomésticos originada em Santa Catarina, Rio Grande do Sul, em 1950. A empresa faz parte do grupo Whirlpool Corporation, o mesmo da Brastemp – o padrão de qualidade e confiabilidade de ambas as marcas é muito similar.

Como a própria marca menciona em seu slogan, os eletrodomésticos Consul fazem “parte de casa” e, em mais de 50% dos lares brasileiros, há pelo menos um equipamento da marca.

Sobre o cooktop Consul, a marca possui poucos modelos, todos com alimentação a gás e mesa de vidro. São simples, ou seja, não possuem recursos ultra tecnológicos ou designs diferenciados, mas cumprem com o que prometem.

Ao pesquisar sobre a marca no site Reclame Aqui, que intermedia a relação entre consumidores e fabricantes, notamos que a marca possui reputação boa e nota 7,5. A marca responde à todas as solicitações e o índice de solução chega a 80%.

Conheça todas as vantagens – e algumas desvantagens – do cooktop Consul na tabela abaixo:

Vantagens
  • Simples mas com bom desempenho
  • Possui tecnologia Controle Fácil
  • É bivolt
  • É movido a gás GLP ou GN
  • Mesa de vidro temperado e trempes esmaltadas garantem durabilidade e facilidade para limpar
  • Acendimento superautomático
  • Um ano de garantia
  • Preço acessível
Desvantagens
  • Pouca variedade de modelos
  • Nenhum modelo com funcionamento elétrico ou por indução eletromagnética
  • Poucas inovações tecnológicas
  • Instalação complexa
  • Não possui forno
  • Painel de controle mecânico
  • Design pouco inventivo

Quais são as funcionalidades do cooktop Consul?

Entre as funcionalidades do cooktop Consul podemos mencionar os seguintes recursos:

  • Acendimento superautomático.
  • Chamas com potências variadas - semirrápida, rápida e quadrichama.
  • Amplo espaço entre os queimadores, o que permite o uso de panelas de diferentes tamanhos.
  • Botão Controle Fácil indica a posição e temperatura ideais para cada tipo de preparo como cozinhar, fritar, refogar, ferver e preparar molhos.
  • Bocas com indicadores do tamanho ideal da sua panela – P, M ou G.
  • Trempes individuais esmaltadas possuem design ergonômico que oferece suporte às panelas.
  • Mesa de vidro temperado e trempes esmaltados são muito fáceis de limpar. Diferente dos modelos com mesa em inox, você não precisa dar brilho à peça.
  • O cooktop Consul é bivolt e movido a gás – GLP o popular botijão de gás ou GN gás natural/ encanado.

Todas essas funcionalidades mencionadas acima garantem uma experiência satisfatória ao consumidor que adquire um cooktop Consul.

Imagem de um cooktop.

O cooktop Consul é simples mas eficiente. (Fonte: Ferarcosn/ Pixabay.com)

Quais são os modelos de cooktop Consul?

A linha Consul Facilite é a mais popular entre os consumidores da marca. Trouxemos dois modelos desta linha para apresentar a você. O que muda entre esses eletrodomésticos é a quantidade e potência dos queimadores – popularmente chamado de “bocas” – e a posição dos botões de controle.

O Cooktop Consul Facilite de quatro bocas possui um queimador rápido com 3000W de potência e três queimadores semirrápidos com 1800W.

Já o Consul Facilite de cinco bocas possui dois queimadores rápidos de 3000W e três queimadores semirrápidos de 1800W de potência.

O cooktop Consul quadrichama é uma versão mais potente, pois oferece um queimador com quatro anéis de fogo e 3300W de potência, que acelera o preparo de alimentos em maior quantidade ou que demandam mais tempo de preparo.

Os outros queimadores deste cooktop são um rápido de 3000W e três semirrápidos de 1800W. As especificações técnicas – mencionadas na seção anterior – são exatamente iguais em todos os modelos.

Imagem de uma chama de fogão.

Alguns modelos de cooktop Consul oferecem quadrichama. (Fonte: Pixabay/ Pexels.com)

Como funciona um cooktop Consul?

Conforme mencionamos anteriormente, todos os modelos de cooktop Consul possuem funcionamento a gás, seja do tipo GLP (Gás Liquefeito de Petróleo) o botijão de gás ou Gás Natural.

Entre as vantagens do cooktop a gás podemos mencionar a economia – o preço deste equipamento é muito mais baixo do que o de um cooktop elétrico ou de indução – facilidade de instalação e de manuseio.

Além disso, você pode utilizar qualquer tipo de panela. E caso falte energia elétrica, você pode utilizar um fósforo para acender a chama e cozinhar normalmente – o eletrodoméstico só utiliza eletricidade para acender os queimadores.

Imagem de um cooktop.

O cooktop Consul é movido a gás. (Fonte: Andrea Davis/ Pexels.com)

Como instalar um cooktop Consul?

Se você deseja comprar um cooktop Consul, mas está em dúvida sobre como instalar o equipamento, basta seguir os seguintes passos:

  • Antes de instalar o cooktop, você precisa comprar um kit de instalação.
  • Localize uma tomada de fácil acesso, fora do nicho e distante da fonte de aquecimento do cooktop.
  • O ponto de conexão com botijão de gás ou registro de gás encanado deve estar localizado a um metro de distância do cooktop. Em caso de gás encanado, o registro utilizado deve ser exclusivo do cooktop.
  • O produto sai de fábrica com padrão GLP, quem utiliza gás encanado precisa solicitar a conversão – procedimento gratuito nos 90 dias seguintes à data de emissão da nota fiscal.
  • Você deve instalar o cooktop em uma bancada ou móvel planejado com as dimensões compatíveis às do cooktop escolhido. Tais medidas estão disponíveis no site do fabricante e no manual do produto.
  • A bancada deve ser de material resistente ao calor e umidade, como pedra natural ou artificial, porcelanato ou madeira – com tratamento resistente a gordura e água. O revestimento da parede também deve ser de material resistente ao calor.

O cooktop Consul não possui instalação técnica gratuita, mas você pode solicitar a presença de um técnico desde que cubra os custos adicionais.

Critérios de compra: Encontre o melhor cooktop Consul para a sua cozinha

O cooktop é um dos itens mais desejados por quem está montando uma cozinha planejada, pois o equipamento alia design moderno, economia de espaço e segurança.

Mas escolher um cooktop não é uma tarefa fácil, pois é preciso analisar algumas características do produto que passam despercebidas pela maioria dos consumidores. Ao comprar um cooktop Consul, avalie os seguintes tópicos:

Vamos explicar esses critérios de compra a seguir. Esperamos ajudá-lo a escolher o cooktop Consul ideal para a sua cozinha. Qualquer dúvida ou sugestão, deixe um comentário.

Número de queimadores

Você encontra modelos de cooktop Consul com duas, quatro ou cinco bocas. O cooktop de duas bocas é ideal para quem mora sozinho ou casais. Também é perfeito para quem quer colocar um fogão na área da churrasqueira ou espaço gourmet.

O fogão de quatro bocas é ideal para quem tem pouco espaço na cozinha ou não cozinha todos os dias. É perfeito para famílias com até quatro integrantes.

O modelo de cinco bocas é ideal para cozinhas grandes e famílias maiores. Possui queimadores com diferentes níveis de potências, perfeito para variar nas receitas e tamanhos de panelas.

Potência dos queimadores

Você também precisa avaliar a potência dos queimadores para escolher um cooktop Consul compatível com o tamanho das panelas e receitas preparadas.

  • A chama semirrápida oferece 1800W de potência e é perfeita para preparar refeições em panelas pequenas e fogo baixo.
  • A chama rápida tem 3000W de potência, ideal para preparar alimentos em panelas de tamanho médio e em chama branda.
  • A quadrichama possui 3300W de potência e é adequada para preparar pratos elaborados em panelas grandes e chama alta.
Imagem de um rapaz preparando panquecas.

O cooktop Consul conta com queimadores com potências variadas. (Fonte: Cottonbro/ Pexels.com)

Dimensões

Conforme mencionamos anteriormente, o cooktop Consul é um fogão de mesa/ bancada desenvolvido para cozinhas planejadas. Portanto a bancada ou móvel precisa contar com dimensões compatíveis às do equipamento. Procuramos as medidas no site da Consul e listamos na tabela abaixo:

Modelo Dimensões aproximadas (L x P x A)
Duas bocas 30 x 52 x 11cm
Quatro bocas 56,5 x 52 x 11cm
Cinco bocas 73 x 46 x 9cm

Preço e garantia

O preço do cooktop Consul também deve ser avaliado no momento da compra. Afinal, o público-alvo da marca é o consumidor que procura um equipamento de qualidade a um preço justo. É importante mencionar que todos os modelos contam com um ano de garantia.

  • 2 bocas cerca de R$400
  • 4 bocas abaixo de R$400
  • 5 bocas entre R$500 e R$600

(Fonte da imagem destacada: Divulgação/ Consul)

Por que você pode confiar em nós?

Helena Sartori Cozinheira Profissional
Helena AINDA não participou do MasterChef, mas tem certeza que sua hora vai chegar. Cozinheira desde os 17 anos, quando ajudava no restaurante de sua tia, ela sabe de cor e salteado quais são os utensílios e ingredientes necessários para preparar cada uma das receitas especiais de seu livro. No ReviewBox, compartilha esse conhecimento com o público.
Apaixonada por ler e escrever, empenha-se em produzir conteúdo relevante sobre áreas pelas quais tem muito interesse, como tecnologia, qualidade de vida, beleza e lazer.