Imagem de uma criança bebendo em um copo antivazamento.
Ultima atualização: 19 de março de 2020

Como escolhemos

15Produtos analisados

17Horas investidas

4Estudos avaliados

73Comentários coletados

Hoje vamos falar sobre um utensílio presente na vida de mamães, papais, cuidadores e crianças... o copo antivazamento. Este copo é utilizado na fase de transição da mamadeira ou seio materno para o copo convencional.

Mas comprar um copo de treinamento com tecnologia antivazamento pode gerar algumas dúvidas, como qual modelo escolher e em quais situações utilizar. Para esclarecer essas e outras dúvidas, preparamos este artigo.




Primeiro, o mais importante

  • O copo antivazamento permite que a criança possa beber água, suco ou leite sem que os pais se preocupem de o pequeno engasgar-se ou se molhar. A válvula antivazamento permite a liberação do líquido somente através do movimento de sucção.
  • Você encontra modelos com bico rígido, bico de silicone, canudo e copo 360º. A escolha está relacionada a idade da criança. Vamos apresentar os diferentes modelos neste artigo.
  • O copo antivazamento só vaza quando você não encaixa a válvula corretamente, não fecha direito o copo ou o aperta demais.

Você também pode gostar:

As melhores opções de copo antivazamento: Nossas recomendações

Você está montando o enxoval do seu bebê ou procurando um presentinho para o chá de bebê de uma pessoa querida? Que tal comprar um copo antivazamento? Selecionamos os melhores produtos dessa categoria abaixo:

O melhor copo antivazamento para aprendizado

A partir do sexto mês de vida, você pode apresentar o copo antivazamento para o seu bebê. Perfeito para crianças nessa faixa etária, a caneca de aprendizagem da Lillo possui válvula antivazamento, bico macio, alças ergonômicas para facilitar o manuseio e capacidade para 207ml.

O melhor copo antivazamento 360º

Para crianças a partir do oitavo mês de vida, recomendamos o uso do copo antivazamento da NUK. O diferencial deste modelo é a borda em 360º que permite que o líquido seja ingerido por toda a extensão – há uma válvula antivazamento que só abre quando a criança encosta a boca. O copo é confeccionado em plástico livre de BPA e tem capacidade para 230ml.

Um copo antivazamento para os pequenos

Com tecnologia patenteada, o copo antivazamento da Philips Avent possui bico de silicone resistente às mordidas, alças para uso independente e tampa higiênica. Este copo possui capacidade para 330ml e está disponível nas cores azul e rosa.

O melhor copo antivazamento para crianças maiores

Para crianças com três anos ou mais, recomendamos a compra do copo antivazamento NUK. Ideal para uso escolar, em passeios ou em viagens, este copo antivazamento possui bico de silicone do tipo clip, capacidade para 330ml e está disponível em duas opções de cores.

Guia de Compra

Os pequenos precisam de uma ajudinha para desenvolverem novas habilidades. Para aprenderem a tomar leite, água, suco ou qualquer outra bebida em copo, é preciso passar por uma fase de adaptação com o copo antivazamento.

O copo com válvula antivazamento controla o fluxo de líquido, impedindo que as crianças sufoquem ou derrubem a bebida em si próprias. É perfeito para usar em casa, levar para a escolinha, passeios ou viagens. Saiba mais sobre o assunto neste Guia de Compra.

Imagem de uma criança bebendo suco em um copo antivazamento.

O copo antivazamento auxilia no aprendizado e desenvolvimento infantil. (Fonte: Divulgação/ Amazon)

O que é um copo antivazamento?

O copo antivazamento foi desenvolvido para auxiliar bebês e crianças pequenas na transição da mamadeira para o copo. O copo antivazamento possui uma válvula que permite ao bebê ou criança beber de forma fácil, confortável e segura.

Deve ser utilizado na fase em que os líquidos são introduzidos na dieta do bebê. O copo antivazamento pode ser usado para servir água, suco, leite ou outra bebida para o pequeno – o ideal é comprar um copo para cada bebida, para evitar sabores e odores indesejados.

Com o copo antivazamento, a criança conquista certa autonomia, enquanto os pais ficam sossegados, pois não há qualquer risco de a criança engasgar-se com o líquido – o fluxo é controlado – derramar a bebida no corpo ou sujar o chão da casa.

Imagem de um bebê no colo da mãe.

O copo antivazamento deve ser utilizado por crianças a partir de quatro meses de idade. (Fonte: The Honest Company/ Unsplash.com)

Por que investir em um copo antivazamento?

Entre as vantagens do copo antivazamento podemos mencionar a praticidade de manusear. A maioria dos modelos possui formato anatômico, base antiderrapante e conta com um par de alças removíveis que simplificam a pegada da criança.

O copo é transparente e possui indicador de medidas, perfeito para acompanhar a quantidade de bebida ingerida.

O líquido só sai quando a criança sugar.

A tampa possui um dispositivo de trava que impede que o líquido saia – mesmo com o compartimento aberto, o líquido só sai quando a criança sugar – dessa forma, não há risco de a bebida vazar na bolsa ou mochila.

Além disso, o copo antivazamento é confeccionado em materiais resistentes, por isso ele aguenta impactos e quedas sem quebrar.

Um ponto negativo do copo antivazamento é que você precisar tirar a tampa para travar ou destravar o mecanismo antivazamento. Alguns consumidores comentam que a montagem não é tão simples e não deve ser feita com pressa.

Confira mais vantagens e desvantagens sobre o copo antivazamento na tabela abaixo:

Vantagens
  • Não há risco de a criança engasgar-se ou se molhar
  • Fácil de manusear
  • Fácil de montar e desmontar
  • Confeccionado em materiais resistentes a impactos e quedas
  • Bico rígido ou macio
Desvantagens
  • Pode causar confusão de bicos
  • É preciso montar o copo corretamente para evitar vazamentos

Com que idade a criança pode usar um copo antivazamento?

Segundo a recomendação de especialistas em pediatria, quando os bebês atingem cinco ou seis meses de vida, já estão prontos para fazer a transição entre a mamadeira e o copo.

Muitos especialistas não recomendam a utilização do copo de treinamento, mas muitas mamães, papais e cuidadores utilizam o copo antivazamento para facilitar a assimilação da criança e garantir a segurança dos pequenos.

O copo antivazamento evita que a criança se molhe enquanto está tomando a água, suco ou leite, pois possui uma válvula que regula a entrada e saída de ar evitando que o líquido sai em excesso, vaze ou fique pingando.

Imagem de uma criança tomando leite num copo antivazamento.

O copo antivazamento possibilita a autonomia infantil. (Fonte: Anna Grigorjeva)

Quais são os modelos de copo antivazamento?

Existem vários modelos de copo de treinamento com sistema antivazamento. Para escolher o modelo ideal para o seu filho ou filha, é preciso levar em consideração a fase de desenvolvimento e idade da criança. Listamos os principais modelos abaixo:

  • Copo de transição com válvula antivazamento é ideal para a transição gradual do seio materno ou mamadeira para o copo. Indicado para crianças a partir de quatro meses, este modelo possui formato ergonômico, bico suave e flexível, válvula anti-cólica e alças removíveis.
  • Copo de treinamento com sistema antivazamento tem esse nome porque serve para estimular as capacidades do bebê e ajudá-lo a aprender a beber no copo sozinho. É recomendado para crianças a partir de seis meses. Esse copo possui válvula antivazamento removível, bico rígido resistente a mordidas, formato ergonômico, alças removíveis e formato que promove a postura correta do pescoço enquanto o bebê bebe.
  • Copo 360º com válvula antivazamento é o modelo mais próximo de um copo de verdade que você poderá oferecer ao bebê. A base consiste em uma membrana de silicone transparente que só abre em contato com os lábios do bebê. O copo possui válvula de ar dupla, que promove a circulação de ar, evita vazamentos e proporciona fluxo contínuo. Acompanha alças removíveis. É ideal para bebês com 12 meses ou mais.
  • Copo com canudo e sistema antivazamento é indicado para crianças com 14 meses ou mais. Oferece canudo em silicone macio, tampa higiênica – quando não está sendo utilizado, o canudo fica guardado dentro da tampa – e base térmica que mantém a temperatura da bebida.

Critérios de compra: Como escolher um copo antivazamento

O copo antivazamento não pode faltar no enxoval do bebê, pois ajuda a criança a aprender a beber em copo. Para escolher o melhor modelo para o pequeno, avalie as seguintes características:

Vamos detalhar esses critérios ao longo da seção. Não esqueça de compartilhar este conteúdo com as mamães de primeira viagem.

Formato, posição e material do bico

Se você preferir comprar um copo antivazamento com bico, observe o formato, posição e material da peça.

O copo antivazamento com bico de silicone flexível é ótimo para bebês que mamam na mamadeira, pois é bastante parecido com o bico da mamadeira. Não é indicado para quem amamenta, pois pode causar confusão de bicos.

Imagem de um bebê mamando na mamadeira.

Para fazer a transição da mamadeira para o copo, escolha um copo antivazamento com bico flexível. (Fonte: Lucy Wolski/ Unsplash.com)

Compre um copo com bico rígido se você ainda amamenta e deseja continuar amamentando o bebê, pois não causa confusão de bicos. É ideal para a introdução alimentar de líquidos para bebês de quatro a seis meses.

Bico em silicone extra macio e flexível é ideal para as gengivas sensíveis do bebê, enquanto o ou bico rígido é resistente às mordidas.

Analise também a posição do bico. O bocal centralizado, igual ao de uma mamadeira, é ideal para crianças bem novinhas. Já o bocal na lateral do copo, incentiva a criança a começar a beber na borda do copo, assim como em um copo comum.

Procure por um modelo em que o formato ergonômico do copo e posicionamento do bico promovam a postura adequada do bebê ou criança enquanto ele bebe.

foco

Você sabia que alguns modelos de copo antivazamento contam com válvula removível? A válvula antivazamento só deve ser retirada quando o bebê entende e consegue controlar a saída de líquidos pelo movimento da cabeça.

A válvula antivazamento deve ser retirada na última fase de adaptação da criança. Se tirada antes do tempo pode causar acidentes e muita sujeira.

Com ou sem canudo

Além dos copos antivazamento com bico flexível ou rígido, você encontra modelos com ou sem canudo.

O copo antivazamento com canudo estimula a sucção da criança, mas pode representar um obstáculo para crianças que não sabem realizar o movimento de sucção ou que não compreenderam o que deve ser feito.

O copo 360º é o modelo mais parecido com um copo convencional, mas possui uma válvula que impede que o líquido seja derramado. É ideal para crianças acima de oito ou 12 meses de idade.

Imagem de um bebê segurando um copo infantil.

O copo antivazamento 360º é o modelo mais parecido com um copo convencional. (Fonte: Divulgação/ NUK)

Com ou sem alças

A maioria dos modelos de copo antivazamento possuem um par de alças removíveis que permitem que a criança segure o copo com mais facilidade e segurança.

Essas alças são ergonômicas e desenvolvidas especialmente para as mãozinhas delicadas do bebê. As alças estimulam o desenvolvimento das capacidades motoras do pequeno.

Para crianças maiores, evite comprar o copo antivazamento com alças, ao invés disso, escolha um modelo com formato anatômico e ergonômico que auxilie na pegada da criança.

Marca

Quando for escolher um copo antivazamento, ou qualquer outro objeto para o enxoval do seu bebê, compre itens que garantam a facilidade de manuseio, desenvolvimento de habilidades motoras e segurança dos pequenos.

As melhores marcas no segmento de enxoval infantil são: Philips Avent, Lillo, NUK, MAM, Clingo, entre outras. Mas certifique-se de comprar um copo antivazamento com garantia de fábrica e com peças vendidas a parte.

(Fonte da imagem destacada: Dolgachov/ 123RF.com)

Por que você pode confiar em nós?

Sofia Vargas Psicóloga Infantil
Estar em contato com crianças todos os dias em seu consultório não é o suficiente para Sofia. Ela também passa boa parte de seu tempo livre pesquisando sobre o comportamento infantil. Junte isso a sua paixão por moda infantil e temos a pessoa certa para dar dicas sobre os pequenos e seus looks preferidos.
Apaixonada por ler e escrever, empenha-se em produzir conteúdo relevante sobre áreas pelas quais tem muito interesse, como tecnologia, qualidade de vida, beleza e lazer.