Ultima atualização: 12 de agosto de 2021

Como escolhemos

13Produtos analisados

22Horas investidas

6Estudos avaliados

69Comentários coletados

Bem-vindo de volta à ReviewBox! O copo menstrual é uma ferramenta de higiene feminina que deve seu nome à sua forma de copo. Ele é inserido na vagina para coletar líquidos menstruais durante o período. Os copos menstruais surgiram como uma alternativa aos tampões e tampões. Eles se tornaram populares porque são mais saudáveis e práticos.

A variedade de copos menstruais no mercado é ampla. Isto é principalmente porque existem vários aspectos que mudam entre modelos e que modificam o perfil do copo. Estes incluem o material, o tamanho, o cabo, entre outros. Aqui comentaremos todos estes aspectos.




O mais importante

  • Os copos menstruais surgiram como uma alternativa popular aos tampões e tampões. Tem várias vantagens que os outros métodos não têm. Entre outras coisas, ele é um método mais higiênico e tem uma pegada ecológica menor porque é reutilizável.
  • Por serem reutilizáveis, os copos menstruais não só têm uma pegada ecológica menor, mas também economizam dinheiro no longo prazo. Um copo menstrual de boa qualidade pode durar até 25 anos, o que significa 2,5 décadas sem comprar tampões ou absorventes. Mesmo mudá-lo no tempo recomendado - 2 ou 3 anos - é uma enorme economia financeira.
  • Tamanho e material são aspectos que são definidos pelo perfil fisiológico da mulher. As necessidades de uma mulher que deu à luz são diferentes daquelas de uma mulher que não deu à luz, e também diferentes daquelas de uma virgem.

Copos menstruais: nossa recomendação dos melhores produtos

Guia de compras: O que você precisa saber sobre os copos menstruais

O copo menstrual é um artigo feminino de uso íntimo destinado ao uso durante o período menstrual.
(Fonte: Maridav/ 123rf.com)

O que são copos menstruais e quais são suas vantagens?

O copo menstrual é um artigo feminino de uso íntimo destinado ao uso durante o período menstrual. Ele é projetado para ser inserido na vagina para caber nas paredes vaginais. Desta forma, ele coleta o fluxo menstrual e o retém até que o copo seja retirado da vagina.

Há aspectos positivos que resultam de seu uso, tais como economia a longo prazo, redução da pegada ecológica, é muito mais limpo do que absorventes higiênicos ou pensos higiênicos, além de ser muito durável e resistente. O uso de copos menstruais tem se tornado cada vez mais difundido e seu uso está se tornando mais e mais comum.

Vantagens
  • É mais higiênico que outros métodos
  • Tem uma pegada ecológica menor
  • Permite que você vá à praia ou à piscina durante seu período
  • Economiza dinheiro
  • Pode durar até 15 anos
  • Não há risco de transbordamento
Desvantagens
  • A higiene rigorosa deve ser mantida
  • O manuseio envolve sujar suas mãos com sangue
  • Não pode ser lavado em banheiros públicos
  • Alguns materiais podem causar alergias
  • Pode ser incômodo inserir e remover

Quando foram inventados os copos menstruais?

Os copos menstruais só recentemente se tornaram populares, mas eles não são uma invenção nova. As copas mais rudimentares surgiram por volta de 1867, mas a primeira copa eficaz e suficientemente higiênica foi criada na década de 1930.

Estes foram os primeiros a serem feitos de látex. O uso de copos menstruais diminuiu durante a Segunda Guerra Mundial, e o produto se recuperou momentaneamente na década de 1960 nos EUA. As desvantagens da taça nesta época eram que ela era muito grande, muito rígida e muito pesada. Além disso, havia muitos preconceitos sobre o contato com o fluxo menstrual.

Nos anos 80, os copos menstruais começaram a ser experimentados, criando modelos mais sofisticados, adaptáveis e modernos. Foi assim que o silicone médico foi introduzido como material de escolha, e vários tamanhos foram criados para se adequar às condições fisiológicas de cada mulher.

Copo menstrual feito de silicone médico, TPE ou látex?

Copo menstrual feito de silicone médico, TPE ou látex?

Há vários critérios a seguir ao escolher um copo menstrual. O primeiro a olhar é o tipo de material do qual você quer que a xícara seja feita. Existem três materiais dos quais os copos menstruais são feitos regularmente: silicone medicinal, TPE ou elastômeros termoplásticos e látex.

Os copos menstruais feitos de silicone medicinal são os mais comuns, pois este é um material muito conveniente para uso em instrumentos íntimos. O silicone médico é um material de grau médico e também não é poroso, portanto não abriga patógenos que podem causar infecções mais tarde.

TPE ou elastômeros termoplásticos também têm vantagens particulares em seu uso como material de copo menstrual. Ele foi desenvolvido para produtos plásticos relacionados a procedimentos médicos. É excelente para o meio ambiente, pois é um material reciclável que evita reações alérgicas.

Os copos menstruais de látex são os mais antigos dos materiais acima mencionados. É um material ecológico extraído da hévea, altamente resistente e macio ao toque. Sua grande elasticidade é um dos aspectos que tem impulsionado seu uso, assim como o fato de ser bastante higiênico e seguro.

Silicone TPE Latexmédico
Relógio hipoalergênico Baixas toxinas Alergia
Macio e flexível puro Zero compostos que podem causar alergias Boa resistência
Fácil de limpar Material reciclável Alta elasticidade

Critérios de compra

Considere estes critérios antes de escolher um copo menstrual:

Tamanho

A idéia de criar vários tamanhos para copos menstruais surgiu na década de 1980, como uma forma de re-promoção do produto. Hoje existem inúmeros tamanhos que dependerão dos parâmetros da marca, mas a maioria está limitada a dois tamanhos: grande e pequeno. Quando se trata destes tamanhos gerais, os tamanhos grandes são projetados para mulheres acima de 25 anos ou que deram à luz.

Enquanto os tamanhos menores são projetados para mulheres com menos de 25 anos que não deram à luz. Isto é determinado porque a estreiteza das paredes vaginais afeta a eficácia do copo. Os tamanhos mais específicos foram determinados de acordo com certos parâmetros. O tamanho S é destinado para mulheres menores de 18 anos ou virgens, geralmente 38mm de diâmetro com uma capacidade máxima de 23ml.

O tamanho médio tem um diâmetro de 41mm com uma capacidade de 28ml. Isto é destinado a mulheres menores de 25 anos.

O tamanho L é destinado a mulheres maiores de 25 anos ou que já tenham dado à luz. Tem um diâmetro de 44mm com uma capacidade de 34ml. Para vaginas de fluxo pesado e estreitas há um tamanho XL, que tem um diâmetro de 47mm e uma capacidade de 42ml.

Dureza

A maciez ou rigidez de um copo menstrual é um dos critérios mais importantes a considerar. E para decidir sobre um você tem que estabelecer certas necessidades e preferências, pois é um aspecto que depende em grande parte do gosto pessoal do usuário.

Copos macios e flexíveis têm a vantagem de não causar qualquer desconforto enquanto dentro da vagina. Mas tem a desvantagem de poder ser facilmente desalojado e causar algum vazamento.

Enquanto copos mais rígidos garantem a cobertura, mas podem causar desconforto ao usuário. Para resolver esta situação, os copos menstruais foram criados com a boca rígida enquanto o resto do copo é macio. Entretanto, é possível encontrar um copo com o equilíbrio certo entre maciez e rigidez.

O copo menstrual é um item íntimo feminino destinado ao uso durante o período menstrual. (Fonte: mukhina1: 87555920/ 123rf.com)

Estilo

O estilo e o visual do copo menstrual são características que ajudarão você a criar uma conexão com este item íntimo. Há muitas formas e cores disponíveis no mercado que abrem uma ampla gama de opções para os compradores.

Alguns são até mesmo brilhantes no escuro ou fluorescentes. O estilo não tem efeito imediato sobre a eficácia ou efetividade do copo, mas afeta a maneira como o usuário se sente sobre ele. É mais um critério de sentimento pessoal do que de praticidade.

Manusear

O manípulo é um apêndice que os copos menstruais têm no fundo. A intenção é ser puxada para remover o copo da vagina, e foi feita uma tentativa de desenvolver um projeto que visa evitar derramamento, vazamento ou manchas. Portanto, há diferentes tipos de alças com diferentes métodos.

Algumas xícaras têm alças que são apenas um bojo que deve ser puxado para remover a xícara. Outros são mais sofisticados e têm um aro no qual você insere seu dedo para puxar o copo com mais conforto e controle. Outros têm uma protrusão semelhante a um gancho no qual você pode prender seu dedo para puxar

O estilo e a aparência do copo menstrual são características que o ajudarão a criar uma conexão com este objeto íntimo. (Fonte: Suria: 99358366/ 123rf.com)

Capacidade

A capacidade de um copo menstrual está relacionada ao tamanho do copo, com os copos maiores geralmente tendo uma capacidade maior. Mas também há copos pequenos projetados para fluxo pesado. Assim, virgens ou mulheres com vaginas estreitas que têm um fluxo pesado têm uma resposta para suas necessidades.

Enquanto que se você tem um fluxo leve ou leve você pode optar por um copo com uma pequena capacidade. Desta forma você pode economizar um pouco de dinheiro na compra e obter um que se ajuste adequadamente ao diâmetro da sua vagina.

(Fonte de imagem em destaque: Yulia Grogoryeva: 41238209/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas