Imagem de uma pessoa segurando um copo retrátil.
Ultima atualização: 16 de julho de 2020

Como escolhemos

13Produtos analisados

17Horas investidas

3Estudos avaliados

65Comentários coletados

Quem valoriza o consumo consciente ou apenas deseja economizar, deve apostar em um copo retrátil, um item de uso individual, reutilizável, fácil de higienizar e que foi desenvolvido para ser utilizado dentro ou fora de casa.

O copo reutilizável é confeccionado em silicone e possui design sanfonado, ou seja, pode ser dobrado e guardado no bolso da calça, na bolsa ou mesmo na mochila. Para saber mais sobre essa novidade, continue a leitura.




Primeiro, o mais importante

  • O copo reutilizável gera um impacto ambiental significativo, pois é um agente de transformação de comportamento. Quando a pessoa passa a utilizar um copo retornável, ela desenvolve consciência sobre a produção de lixo e uso de recursos não renováveis.
  • Em um copo retrátil, você pode colocar tanto bebidas quentes quanto geladas – o copo resiste às temperaturas que variam de -50ºC a 120ºC. Você também pode utilizar o recipiente para armazenar frutas e outros alimentos.
  • Esse acessório é ideal para uso cotidiano, seja na escola, faculdade ou trabalho. Também pode ser utilizado em caminhadas, trilhas, acampamentos, viagens, shows e eventos esportivos.
  • O copo retrátil deve ser confeccionado em silicone com grau alimentício, livre de BPA, ftalatos e compostos químicos. A coloração deve ser feita a partir de pigmentos naturais, não corantes.

Você também pode gostar:

Os melhores copos retráteis: Nossas sugestões de compra

Está pensando em adquirir um copo reutilizável para você ou para presentear um amigo? Excelente ideia, pois o produto é extremamente prático, funcional e decorativo – você encontra modelos com design minimalista a moderno. Selecionamos algumas opções de compra abaixo:

O copo retrátil com maior capacidade

Para quem busca um copo retrátil com ampla capacidade, recomendamos a compra do copo reutilizável Ekological. Um diferencial deste modelo é que ele pode ser ajustado em três posições, para 250ml, 350ml ou 550ml. Acompanha gancho para facilitar o transporte e está disponível em cinco opções de cores.

Um copo retrátil versátil

Busca um copo retrátil versátil, que pode ser utilizado tanto para armazenar bebidas frias quanto quentes? Então você precisa deste copo reutilizável e térmico, que suporta temperaturas que variam de -50ºC a 200ºC e ajuda a conservar a temperatura da bebida. Acompanha tampa e luva ao redor do copo. Disponível em várias opções de cores.

A melhor opção para presente

Quem está procurando uma opção de copo retrátil para presentear vai adorar este modelo da Uatt. O copo é confeccionado em silicone, livre de BPA, ftalatos e metais pesados. Combina tons de azul com rosa e oferece uma luva de copo para proteger suas mãos do calor.

Guia de Compra

Você já ouviu falar sobre o copo retrátil? Este item está ganhando cada vez mais popularidade entre as pessoas que desejam reduzir o consumo de plástico. Afinal, o copo sanfonado pode ser reutilizado incontáveis vezes.

Se você achou a novidade interessante, mas ainda não tem certeza se vale a pena comprar um copo retrátil, continue lendo este Guia de Compra, pois reunimos todas as informações relacionadas ao assunto.

Imagem de uma mulher segurando um copo retrátil.

O copo retrátil deve ser utilizado no cotidiano. (Fonte: Natalia Deriabina/ 123RF.com)

O que é um copo retrátil?

O copo retrátil é um item reutilizável que serve para consumir bebidas dentro ou fora de casa. A peça é confeccionada em silicone, livre de BPA, ftalatos e metais pesados que fazem mal ao organismo.

Esse material é bastante resistente à variação de temperatura, ou seja, você poderá consumir bebidas quentes ou geladas sem preocupação. Além disso, você pode colocá-lo no micro-ondas, freezer ou máquina de lavar louças sem se preocupar com a integridade do copo retrátil.

O copo retrátil possui formato sanfonado, ou seja, quando não estiver em uso, basta pressioná-lo levemente para fechá-lo. O formato compacto permite que o copo de silicone seja carregado no bolso, bolsa ou mochila e utilizado sempre que for beber alguma coisa.

foco

Você sabia ao utilizar um copo retrátil você economizará cerca de 1825 copos descartáveis por ano? Para chegar a esse resultado, estimamos que uma pessoa utilize um copo descartável cinco vezes ao dia, cinco dias na semana. Aos finais de semana, essa pessoa continua utilizando copos descartáveis quando vai a um restaurante, barzinho, lanchonete ou cinema.

Quais são as vantagens de comprar um copo retrátil?

Está pensando em comprar um copo retrátil, mas gostaria de conhecer as vantagens do acessório antes de comprá-lo? Conheça os principais aspectos positivos dessa peça:

É uma alternativa saudável

Sabe aquele cafezinho que você toma em um copo de plástico ao chegar no escritório ou após almoçar? O hábito pode ser muito prejudicial, não por causa da bebida, mas por causa do recipiente.

O copo descartável contém uma substância chamada Estireno que é liberado quando entra em contato com bebidas quentes e absorvido pelo organismo. Essa substância está relacionada ao surgimento de inúmeros cânceres.

Silicone é  livre de compostos químicos.

O copo retrátil, por sua vez, é confeccionado em silicone, um material livre de compostos químicos e tóxicos que não causa prejuízos para a saúde quando em contato com bebidas quentes.

Diminui consumo de plástico

Um dos principais benefícios de utilizar o copo reutilizável é a possibilidade de reduzir o consumo de plástico. Segundo uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Limpeza Pública, cerca de 720 milhões de copos descartáveis são consumidos diariamente.

E apesar do plástico ser um material reciclável, um grande volume de copos é enviado a aterros sanitários, pois as cooperativas de reciclagem pagam apenas R$0,20 por quilo de copo descartável (cerca de 250 unidades).

Desse modo, o plástico é um dos resíduos menos reciclados no mundo e sua decomposição pode levar cerca de 400 anos. Portanto, adote o copo reutilizável e reduza a produção de lixo.

Ao substituir o copo descartável pelo copo retrátil pelo menos uma vez ao dia, já deixará de consumir 365 copos plásticos em um ano.

Imagem de um copo descartável.

Ao utilizar o copo reutilizável pelo menos uma vez ao dia, você economiza 365 copos descartáveis ao longo de um ano. (Fonte: Meir Roth/ Pexels.com)

Diminui o desperdício de água

Quando um copo descartável é reciclado é utilizada uma quantidade absurda de água – aproximadamente 500ml por copo. Ao utilizar um copo retrátil de silicone, você gasta pouca água para lavá-lo.

Opção mais econômica

Outro benefício de adquirir um copo retrátil é a economia financeira. Ao comprar e utilizar um copo desses diariamente, você não vai precisar mais comprar garrafa de água na rua e vai economizar bastante.

Alguns lugares também oferecem desconto nas bebidas quando você utiliza um copo retornável. Vale a pena pesquisar!

Opção estilosa

Além de trazer inúmeros benefícios para o meio ambiente, o copo retrátil é muito estiloso. Ao utilizar o copo de silicone, você demonstra que se preocupa com o meio ambiente, preza o consumo consciente e acompanha as tendências.

Como existem opções de diversos tamanhos e cores, você encontra modelos para crianças, adolescentes, jovens e adultos que podem utilizá-lo em todas as ocasiões do cotidiano.
Conheça mais vantagens de comprar um copo reutilizável na tabela abaixo:

Vantagens
  • Produzido com responsabilidade socioambiental
  • Copo térmico, resiste a temperaturas extremas
  • Vai ao freezer, micro-ondas e lava-louças
  • Confeccionado em silicone livre de BPA
  • Cabe no bolso e na bolsa
  • Diversas opções de cores
  • Pode ser utilizado por pessoas de todas as idades
Desvantagens
  • É um item relativamente caro
  • O silicone não é reciclado no Brasil

É higiênico utilizar um copo retrátil?

Muita gente deve estar se perguntando se é seguro e higiênico utilizar um copo reutilizável. A resposta é sim, afinal, o copo é de uso individual, fácil de higienizar (pode ser até fervido) e armazenar.

Além disso, o silicone é um material com baixa aderência de sabores e odores – eventualmente pode ficar com um pouco de cheiro dependendo da bebida armazenada e do tempo que o copo ficar sem lavar.

Para evitar que o cheiro impregne, sugerimos que você passa água logo após utilizar. Depois é só higienizar o copo em casa, com sabão líquido e bucha de louça.

Por que devo recusar um copo descartável?

Ao recusar um copo descartável você evita o descarte de plástico, diminui a emissão de gases do efeito estufa que causam mudanças climáticas, adquire consciência ecológica e influencia as pessoas ao seu redor a mudarem seus hábitos de consumo.

Você pode aderir a outros itens de uso retornável como talheres de madeira, canudo de aço inox e guardanapo de papel. Mas saiba que existem itens ecologicamente corretos:

Critérios de compra: Encontre o melhor copo retrátil do momento

Quem é adepto do desperdício zero possui um conjunto de itens utilizados para evitar o uso de descartáveis. Fazem parte deste kit uma garrafa, conjunto de talheres, pote para comida, guardanapo de pano, canudo reutilizável, uma eco bag e um copo retrátil.

Caso opte por montar seu próprio conjunto zero desperdício, confira algumas dicas de como escolher um copo reutilizável abaixo:

Vamos detalhar cada um desses critérios ao longo desta seção. Deixe um comentário caso surja alguma dúvida ou sugestão.

Material

Você encontra o copo retrátil em aço inoxidável ou silicone. O aço inox é o material mais reciclável do mundo, no entanto, a capacidade de um copo retrátil de silicone é inferior e a peça não é estável, ou seja, pode fechar repentinamente, causando o derramamento da bebida e possíveis queimaduras caso a bebida esteja quente.

O material mais adequado é o silicone.

O material mais adequado é o silicone, pois é resistente a variação de temperaturas, possui baixa aderência de odores e sabores provenientes de alimentos e bebidas, é durável e não faz mal à saúde. É importante certificar-se que o copo é confeccionado em silicone de grau alimentício, livre de BPA, não-tóxico e inodoro.

Ou seja, o material é biocompatível, portanto não provoca reações alérgicas nas pessoas. Além disso, o material deve ser inerte ao meio ambiente, dessa forma não há o risco de liberar alguma substância nociva às pessoas ou animais, entrando em contato com o ar, água ou solo.

É muito importante que você procure um copo retrátil com vedação resistente, anel de estabilidade e fundo mais grosso. O aro e a tampa do copo devem ser confeccionados em polipropileno, pois esse material rígido e durável oferece maior estabilidade e segurança ao copo reutilizável.

Essas peças devem ser independentes para facilitar o processo de lavagem e posterior reciclagem do produto. Quando as peças estão unidas, reciclar é muito mais difícil e praticamente inviável (economicamente falando).

Capacidade do copo

Outra característica que você deve levar em consideração no momento da compra é a capacidade do copo reutilizável. Você encontra opções em silicone com 150ml, 200ml, 250ml, 350ml ou 550ml. Alguns modelos de copo retrátil são ajustáveis em duas ou três opções de tamanhos.

Já os modelos em aço inoxidável possuem capacidade inferior. Você encontra opções com 150ml ou 250ml apenas.

Tonalidade

Embora seja um fator puramente estético, reserve alguns minutos para avaliar as opções de cores disponíveis para o copo retrátil. São diversas tonalidades: Rosa, amarelo, laranja, vermelho, lilás, roxo, azul, cinza e preto.

Mais importante do que isso é comprar um copo retrátil colorido com pigmento – não tinta – livre de substâncias tóxicas e metais pesados – destinado a uso de grau alimentício.

Imagem de uma pessoa segurando um copo reutilizável.

O design do copo retrátil é um dos diferenciais deste acessório. (Fonte: David Bares/ Pexels.com)

Acessórios

No momento da compra, observe quais acessórios acompanham o copo retrátil. Alguns modelos possuem alça ou chaveiro que facilitam o transporte do acessório. Outros possuem uma “luva para copo” (espécie de faixa ao redor da peça) que protege as mãos do calor do copo.

(Fonte da imagem destacada: Alla Simacheva/ 123RF.com)

Por que você pode confiar em mim?

Apaixonada por ler e escrever, empenha-se em produzir conteúdo relevante sobre áreas pelas quais tem muito interesse, como tecnologia, qualidade de vida, beleza e lazer.