Criança brincando com cozinha de brinquedo.
Ultima atualização: 3 de outubro de 2019

Como escolhemos

Products

11Produtos analisados
Hours

14Horas investidas
Studies

2Estudos avaliados
Comments

65Comentários coletados

Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Hoje vamos falar de um brinquedo que traz mais benefícios do que você pode imaginar: a cozinha de brinquedo. Ao simular o ato de cozinhar, tanto meninos quanto meninas se divertem ao mesmo tempo em que desenvolvem a criatividade e a aprendizagem.

Com a popularidade desse brinquedo, hoje existem diversos modelos. Por isso, vamos mostrar neste artigo o que você deve levar em conta antes de comprar a cozinha de brinquedo ideal.




Primeiro, o mais importante

  • A cozinha de brinquedo ensina a criança sobre alimentação, cores e formas, além de desenvolver a socialização e a expressão de emoções.
  • Hoje em dia existem diversas opções, das mais simples às mais completas e realistas.
  • Vamos mostrar para você quais são as características que diferenciam um modelo de outro e como escolher a melhor cozinha de brinquedo.

Você também pode gostar:

Os melhores modelos de cozinha de brinquedo: Nossas escolhas

Uma mini-cozinha que imite cozinhas reais com perfeição. É com isso em mente que os fabricantes têm investido em inovações e tecnologias para atender às expectativas das crianças.

Por isso, a seguir, nós vamos apresentar para você os melhores modelos de cozinha de brinquedo disponíveis no mercado.

Uma cozinha muito divertida

A cozinha de brinquedo da Little Tikes conta com um bistrô de dois lados e um banquinho para a criança se sentar. Quando expandida mede 1,19m de altura, 35,5cm de largura e 1,01m de profundidade. Quando dobrada, parte da cozinha se torna um restaurante.

Para brincar e aprender

A Food Truck da Girotondo Baby tem 121cm de altura, 84cm de largura e 53cm de profundidade. Esse modelo conta com caixa registradora, sino, lixeira, forno, micro-ondas, geladeira, máquina de refrigerante, volante e buzina. Conta com 40 acessórios entre comidinhas, talheres, copos, bandejas e cartões de crédito.

Uma cozinha de brinquedo completa

A Le Grand Chef Junior da Calesita é uma cozinha de brinquedo que, de um lado, possui geladeira com dispenser de água que funciona de verdade, fogão e micro-ondas que faz barulho. Do outro lado, tem forno e pia com torneira que sai água. Esse modelo possui 16 acessórios entre panelas, escorredor, leiteira, pratos, copos e talheres.

Guia de Compra

Comprar a cozinha de brinquedo pode parecer simples. Mas com tantos modelos é preciso considerar alguns fatores para adquirir a que vai de fato entreter e ensinar as crianças.

Por isso, criamos este Guia de Compra com todas as informações que você precisará para tomar a melhor decisão ao investir na cozinha de brinquedo ideal.

Menina e menino brincando de cozinhar.

Brincar de cozinha é uma atividade que atrai todas as crianças. (Fonte: famveldman / 123rf)

O que é uma cozinha de brinquedo?

Toda criança começa desde cedo a brincar de reproduzir tanto o comportamento de papais e mamães como a rotina do ambiente em que vivem. E uma dessas brincadeiras que atrai meninos e meninas é a cozinha de brinquedo.

Se a criança vê seus pais preparando refeições e cuidando da casa, ela irá representar estas atividades em suas brincadeiras.

Brincadeiras como essa estimulam a criatividade e aprendizado da criança.

O fato é que, ao criar um ambiente com fogão, geladeira, talheres e tantos outros utensílios que existem em uma cozinha verdadeira, a criança não apenas se diverte, mas desenvolve habilidades importantes.

Devido à sua importância e sucesso entre os pequenos, hoje em dia é possível encontrar versões do brinquedo que se aproximam cada vez mais da realidade.

Não raro, você encontrará a cozinha de brinquedo com peças e acessórios que funcionam de verdade, estimulando ainda mais a criança a desenvolver a criatividade e o aprendizado.

Além disso, é possível encontrar a cozinha de brinquedo de tamanhos e temáticas diversos.

Cozinha de brinquedo.

A cozinha de brinquedo reproduz o cenário real para as crianças. (Fonte: MikesPhotos / Pixabay)

Qual a importância de brincar de cozinha?

Além de passarem horas se divertindo, brincando de fazer comidinha, as crianças também aprendem e se desenvolvem com a cozinha de brinquedo.

Por serem pensadas para as crianças, as cozinhas de brinquedo são de fácil interação, com utensílios e “eletrodomésticos” projetados para o seu tamanho.

E ainda fazem com que os pequenos entrem em contato com o mundo da gastronomia desde cedo.

Além disso, são uma ótima maneira para promover a interação social entre os amiguinhos ou irmãos: enquanto uns cozinham, outros arrumam a mesa e varrem o ambiente, por exemplo.

Sem contar no estímulo à criatividade, já que no menu podem fazer parte desde as comidas de brinquedo até os alimentos não perecíveis, como feijões, grãos de milho e lentilha.

E tem mais: brincar com os objetos de cozinha também pode ajudar a desenvolver habilidades como a coordenação motora, concentração e descoberta de novos vocabulários, objetos, números e cores.

Para você entender todo o potencial da cozinha de brinquedo, listamos a seguir os principais benefícios dessa atividade:

  • Desenvolvimento emocional: As crianças aprendem que o ato de cozinhar, mesmo que seja de brincadeira, é um ato de amor, de cuidado com o próximo, de entrega.
  • Relação com o meio ambiente: É fundamental que as crianças entendam que os alimentos que comem não vêm das prateleiras dos supermercados, mas que são produzidos e/ou plantados. A brincar de cozinhar elas interagem e aprendem o valor das comidinhas e alimentos saudáveis.
  • Alimentação prazerosa: Quando as crianças começam a brincar de cozinhar, elas começam a ter uma relação de intimidade com os alimentos. A curiosidade também abre portas para novas experimentações. Ou seja, com uma simples brincadeira, até o ato de se alimentar pode ser transformado. Afinal, não é raro que papais e mamães enfrentem dificuldades para inserir novos alimentos na refeição das crianças. Brincar de cozinha de brinquedo pode ser um instrumento lúdico e eficaz para ajudar você nesse processo tão importante.

Por que cozinhar junto com as crianças estreita os vínculos?

Na hora de brincar com a cozinha de brinquedo é importante que a criança se sinta livre para usar sua imaginação.

Mas também é fundamental que papais e mamães tirem um tempinho para brincar junto com criança.

O objetivo aqui não é controlar nem ditar regras e normas na brincadeira. A ideia é que juntos vocês possam se divertir e estreitar a relação entre vocês. Para começar, você pode colocar a cozinha de brinquedo em um dos cantinhos da cozinha de verdade.

Dessa forma, você poderá não apenas supervisionar a criança, mas estimular ainda mais a troca de experiências. Enquanto você cozinha, a criança também cozinha.

Mulher brincando de comidinha com crianças.

Adultos que brincam de cozinha com crianças ajudam a estreitar os vínculos. (Fonte: Graham Oliver / 123rf)

Também será uma boa oportunidade para, brincando, mostrar aos pequenos como se corta um alimento, como se mistura ou até mesmo como se cozinha.

É também nesse momento que você pode conhecer melhor sobre o gosto alimentar do seu filho, entendê-lo em suas limitações e encontrar soluções para que ele interaja cada vez melhor com os alimentos.

Quais são os cuidados ao brincar de cozinha de brinquedo?

Em geral, a cozinha de brinquedo é feita com material e peças especiais para que a criança tenha segurança total.

Ou seja, tanto a estrutura da cozinha quanto os objetos e peças que a compõem são feitos de forma que a criança não se machuque. Isso é devido especialmente ao material de fabricação e tamanhos das peças.

Mas, ainda assim, como todo brinquedo, é preciso que você tome alguns cuidados extras.

Menina brincando em cozinha de brinquedo.

Criança pequena brincando de cozinha requer supervisão. (Fonte: Oksana Kuzmina / 123RF)

Os cuidados devem ser ainda mais rigorosos quando se trata de crianças muito pequenas, de 2 a 4 anos.

Isso porque, algumas cozinhas de brinquedo podem conter peças muito pequenas que podem ser ingeridas ou introduzidas pela própria criança seja na boca, ouvido ou nariz.

Por isso, os especialistas recomendam que você sempre esteja por perto supervisionando as crianças muito pequenas durante a brincadeira.

Quais as vantagens da cozinha de brinquedo?

Como já vimos nesse artigo, as vantagens da cozinha de brinquedos são inúmeras. Além de ser um brinquedo divertido, lúdico e colorido, a cozinha de brinquedo estimula o desenvolvimento cognitivo, social e motor das crianças desde muito cedo.

Esse tipo de brincadeira é excelente para envolver a criança nas tarefas domésticas desde cedo e incentivá-la a ter contato com a culinária.

Além disso, a cozinha de brinquedo desenvolve o vocabulário, a descoberta de novos alimentos, promove a socialização ao brincar com os coleguinhas, além da contação de histórias, criatividade e imaginação.

Outra vantagem da cozinha de brinquedo é que, com ela, as crianças criam um senso de responsabilidade ao cozinhar e alimentar as bonecas, limpar a louça e organizar os utensílios.

Mas também existem algumas desvantagens com relação à cozinha de brinquedo. Hoje em dia, os modelos mais completos, e especialmente os de tamanho real para crianças, podem custar muito caro.

A seguir, você confere as principais vantagens e desvantagens da cozinha de brinquedo:

Vantagens
  • Melhora a alimentação da criança
  • Descoberta de novos alimentos
  • Aprendizado de vocabulário, formas e cores
  • Desenvolve o emocional e o social
  • Senso de responsabilidade
Desvantagens
  • Alto custo

Quanto custa um cozinha de brinquedo?

O preço da cozinha de brinquedo varia bastante em função do modelo, tamanho e número de peças. Por isso, você vai encontrar a cozinha de brinquedo custando entre R$ 40 e R$ 2 mil.

É claro que você não precisa comprar a mais cara de todas. Mas vale ressaltar que, em geral, as muito barata contém apenas um mini-fogão e não a cozinha completa.

Onde comprar uma cozinha de brinquedo?

Você vai encontrar a cozinha de brinquedo à venda em lojas de brinquedos, de departamento e hipermercados como Lojas Americanas, Ponto Frio e Extra.

Mas recomendamos que você realize a sua compra em lojas online como a Amazon Brasil. Assim, você não apenas garante mais opções de modelos para escolher, como ainda adquire a cozinha de brinquedo do conforto da sua casa.

Critérios de Compra: O que considerar ao escolher uma cozinha de brinquedo

Com tanta variedade disponível no mercado, pode ficar difícil escolher a cozinha de brinquedo ideal e que ainda caiba no seu orçamento. Por isso, é preciso que você entenda quais são as características que diferenciam um modelo de outro.

Para tanto, selecionamos para você os principais fatores que devem ser levados em conta antes de comprar a cozinha de brinquedo:

  • Tamanho
  • Modelo
  • Acessórios
  • Temática

A seguir, vamos explicar cada um desses fatores para que você tome a melhor decisão e invista na cozinha de brinquedo ideal.

Tamanho

O tamanho é o primeiro fator que você deve levar em conta antes de comprar a cozinha de brinquedo para criança. Esse critério irá influenciar não apenas na forma como a criança irá interagir com o brinquedo, mas, também, no preço final.

Você poderá encontrar a cozinha de brinquedo em diferentes tamanhos: desde em miniatura até em tamanho real (para crianças).

A cozinha de brinquedo em miniatura pode ser uma boa escolha para crianças a partir dos dois anos de idade. No entanto, esse modelo é um dos que requer mais atenção dos adultos.

Por conter peças muito pequenas oferecem mais riscos de acidentes. Para você ter uma ideia, uma cozinha de brinquedo pequena pode medir cerca de 19,4cm de altura, 68,2cm de largura e 15,1cm de profundidade.

Já a cozinha de brinquedo de tamanho médio costuma ter, aproximadamente, 89cm de altura, 38cm de largura e 63cm de profundidade.

E o modelo grande e mais completo pode chegar a medir 1,19m de altura, 35,5cm de largura e 1,01m de profundidade.

Para acertar na escolha, também recomendamos que você leve em consideração tanto o espaço disponível que você tem em casa quanto o tamanho da criança.

Afinal, de nada ainda investir em uma cozinha de brinquedo grande se a criança não conseguir alcançar as partes mais altas.

Isso também vale para as cozinhas muito pequenas. Esse modelo pode não ser atrativo para crianças que já são maiores e precisam de objetos mais realistas para despertar o seu interesse.

Modelo

Depois de escolher o tamanho ideal da cozinha de brinquedo, recomendamos que você leve em conta o modelo disponível.

Hoje em dia, a diversidade de modelos é grande. Mas para você ter uma ideia, listamos a seguir os dois modelos mais populares de cozinha de brinquedo:

  • Bancada simples com pia e fogão
  • Bancada completa com armários e área para sentar

O modelo que vem apenas com a bancada de pia e fogão é geralmente mais simples, mas ainda assim pode ser a melhor opção para iniciar a brincadeira com crianças entre 2 e 4 anos de idade.

Em geral, esse modelo não contém tantas peças e eletrodomésticos. Já a cozinha de brinquedo completa pode acompanhar bancada para sentar ou bancada estendida com armário, além prateleiras e os mais diversos tipos eletrodomésticos.

Nesse caso, o brinquedo costuma também ser maior o que pode ser ideal para crianças a partir dos 4 anos de idade.

Acessórios

Outro fator que você deve observar é a quantidade de acessórios e de peças que vêm acompanhados na cozinha de brinquedo. É claro que, quanto mais acessórios, melhor será a brincadeira.

Sem contar que o custo benefício também é maior. Afinal, se você for comprar os acessórios separadamente certamente pagará mais caro por isso.

 Comidinhas de brinquedo.

Quanto mais acessórios a cozinha de brinquedo tiver melhor será. (Fonte: RitaE / Pixabay)

Você encontrará a cozinha de brinquedo contendo peças como fogão, geladeira, microondas, pia, armários, prateleiras, bancadas para sentar, entre outros.

Além disso, você encontrará modelos que incluem entre 10 e 40 peças como, por exemplo: panelas, talheres, copos, pratos, comidas de mentirinha e etc.

Temática

Recomendamos também que você observe a temática do brinquedo. Afinal, esse pode ser mais um fator que irá estimular o interesse da criança.

Atualmente, você encontrará opções com a temática de princesas, personagens de histórias infantis e até de food truck, na qual a criança pode brincar de preparar e vender as comidinhas.

(Fonte da imagem destacada: Natala Standret / 123rf)

Por que você pode confiar em mim?

Izabel Toscano Jornalista
Nômade digital, jornalista, leitora e questionadora compulsiva. Já trabalhou em jornais diários e sites de notícias no Brasil, e em plataformas online na Irlanda e na França. Hoje, roda o mundo escrevendo sobre temas variados, sempre atenta às novas tecnologias e a tudo que surge para trazer leveza à vida.