Imagem mostra um homem derramando o pó de um suplemento num copo de academia, apoiado numa mesa de madeira. Na mesma mesa, há o pote do suplemento, com a tampa aberta.
Ultima atualização: 24 de outubro de 2019

Como escolhemos

8Produtos analisados

22Horas investidas

7Estudos avaliados

45Comentários coletados

Olá, seja muito bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Hoje é dia de falar sobre a creatina monohidratada, um dos mais tradicionais e mais consumidos suplementos atléticos do mercado fitness.

Com a creatina monohidratada, você tem um composto que dá ao seu corpo a energia necessária para produzir as proteínas, a massa que você tanto deseja, e ainda garante disposição e bem-estar no pós-treino. Neste Guia, mostraremos tudo o que você precisa saber para escolher o melhor suplemento para você e seus exercícios.




Primeiro, o mais importante

  • Você encontra a creatina monohidratada em duas formas no mercado: em pó, a mais popular, e em cápsulas.
  • Especialistas dizem que você pode consumir a creatina monohidratada tanto no pré quanto no pós-treino, apesar de que no pós-treino ela seja comprovadamente mais eficaz.
  • O processo de obtenção da creatina monohidratada a faz ser a mais pura dentre as outras variedades de creatina.

Você também pode gostar:

As melhores creatinas monohidratadas: Nossas indicações

A seguir, você verá a lista exclusiva da ReviewBox Brasil contendo os melhores suplementos de creatina monohidratada do mercado, avaliados a partir de sua fórmula, sua marca e seu custo-benefício.

A creatina monohidratada com o melhor custo-benefício

A creatina monohidratada da Universal Nutrition é um dos suplementos de maior qualidade no mercado, por um preço bastante acessível. Isso porque é a única que contém a Creapure, variedade exclusiva testada e comprovada ser 100% livre de impurezas. Embalagem com 200g de creatina monohidratada micronizada em pó, serve aproximadamente 40 porções de um suplemento sem adição de sabores artificiais.

A melhor creatina monohidratada importada

Suplemento com a qualidade da Now Sports, braço da Now Foods, empresa com mais de 40 anos de tradição, possui certificados da GMP (manufatura de qualidade), Non-GMO (livre de transgênicos), da informedchoice.org e da informedchoice.com, que garantem a excelência de seu processo de obtenção e é composto por 500g de pura creatina monohidratada micronizada em pó, que pode render aproximadamente 120 doses.

A melhor creatina monohidratada nacional

Feito por uma das mais tradicionais fabricantes de suplementos atléticos do País, a creatina monohidratada da Integralmédica oferece 300g de creatina monohidratada micronizada em pó, que rendem até 30 dias, se servidas com o dosador incluso no pote.

Guia de Compra

Na eterna busca do setor fitness pela potencialização de suas fórmulas, acaba-se por vezes esquecendo da eficácia na simplicidade. A creatina monohidratada é o suplemento disponível na forma mais pura, e com o melhor custo-benefício do mercado.

Isto não impede, porém, de existir uma grande variedade de produtos com creatina monohidratada. No Guia abaixo, você verá os diferentes modelos, as melhores marcas e outras informações que podem ajudar na sua busca pelo modelo ideal.

Imagem mostra uma mulher numa sala, sorrindo para a câmera enquanto segura uma garrafa própria para shakes. Ao seu lado, esta um grande pote de suplemento, desfocado e em segundo plano no quadro.

A creatina monohidratada é um suplemento simples, puro e eficiente. (Fonte: citalliance / 123rf.com)

Para que serve a creatina monohidratada?

A creatina monohidratada é um composto formado pela creatina (cerca de 90%), um aminoácido que é produzido pelo corpo humano e encontrado em carne vermelha e de peixes, e água (10%).

Sua absorção no nosso corpo não é das mais rápidas, mas gera moléculas de ATP, que fornecem energia para as células sintetizarem proteínas, processo que no contexto atlético é traduzido em ganho de massa e recuperação muscular acelerada, entre outros benefícios.

Mas, se o nosso corpo produz e alimentos fornecem a creatina, para que uma outra fonte?

Bom, para consumir a quantidade diária fornecida pelo suplemento - cerca de 5g -, é necessária comer aproximadamente 1kg de carne. Maior praticidade, eficiência e muito menos calorias!

Vantagens
  • Substância natural ao corpo
  • Potencializa o resultado dos treinos
  • Alta concentração com menos calorias
Desvantagens
  • Absorção lenta

Como tomar a creatina monohidratada?

Você encontrará suplementos de creatina monohidratada em dois formatos: em cápsulas e em pó. Ambos são recomendados a serem consumidos com água e junto de uma refeição, preferencialmente uma com fonte de carboidratos.

É possível tomar a creatina monohidratada tanto no pré como no pós-treino.

É possível tomar a creatina monohidratada tanto no pré como no pós-treino. O tempo de sua absorção pelo corpo, porém, faz a substância ser mais eficiente no pós-treino, auxiliando a síntese proteica das células musculares.

Outra indicação é do consumo bifásico, com a primeira parte sendo na primeira semana e com uma dosagem relativa ao seu peso, e com a segunda, no mês seguinte, com uma dosagem fixa de 3 a 5 gramas por dia.

Independente do caso e do tipo de ingestão, o ideal é consultar um médico e um nutricionista para determinar a melhor e mais segura maneira de consumo da creatina monohidratada.

Por que a creatina monohidratada é a mais consumida?

O processo de obtenção da creatina monohidratada é, simplificadamente, adicionar água à creatina - daí o “hidratada” do nome. Isso faz não só da substância mais pura como seu custo mais baixo.

Por isso, a maioria das creatinas do mercado são monohidratadas. E como a substância é mais “natural”, por ser simplesmente aminoácido e água, seus resultados são mais confiáveis, aumentando o custo-benefício do suplemento.

Imagem mostra um homem sem camisa exercitando-se, em frente ao espelho, num aparelho de uma academia.

A creatina monohidratada domina o mercado por ser mais barata, mais natural e com resultados melhor comprovadosl. (Fonte: Daniel Apodaca / Unsplash.com)

Creatina monohidratada ou micronizada?

Na sua pesquisa pela melhor creatina monohidratada, é provável que você se depare com uma outra variedade do suplemento, a creatina micronizada. Quimicamente falando, as duas são a mesma substância, isto é, creatina e água.

A diferença é que no processo de obtenção da micronizada, suas moléculas são quebradas em miniaturas (ou micro pedaços, daí o seu nome), o que, pelas simples leis da física, fazem este composto ser absorvido mais rapidamente pelo corpo humano.

foco

Lembre-se: toda creatina micronizada é monohidratada, mas nem toda creatina monohidratada é micronizada.

Acontece que ainda não há indícios nas pesquisas que comprovem que liguem a eficiência deste tipo de suplemento com a velocidade de sua absorção. Ao mesmo tempo, a miniaturização das moléculas torna o produto mais caro.

O que essa absorção veloz pode impactar é nos resultados, também ainda não comprovados, do consumo pré-treino, que normalmente depende deste tipo de característica.

Monohidratada Micronizada
Composição Creatina e água Creatina e água
Absorção Lenta Mais rápida
Custo Mais barato Mais caro

Quais as melhores marcas de creatina monohidratada?

Como estamos falando de um suplemento de composição simples, a qualidade do seu processo de obtenção acaba fazendo muita diferença. As melhores marcas, portanto, são as que melhor trabalham sua creatina monohidratada.

De maior tradição, as empresas estrangeiras dominam o mercado dos produtos de ponta. Citamos aqui a Universal Nutrition, Dymatize Nutrition e Now Sports. Entre as nacionais, brigam pelo pódio a Integralmédica, Probiótica e a Growth Supplements.

Imagem mostra um casal escolhendo produtos numa loja fitness. O homem está com um pote de suplemento, enquanto a mulher leva uma embalagem de biscoitos em cada mão. Ambos conversam com uma vendedora, que usa luvas de academia.

As marcas estrangeiras dominam as tecnologias de ponta, mas a indústria brasileira tem tradição e qualidade. (Fonte: Iakov Filimonov / 123rf.com)

Qual o preço da creatina monohidratada?

Há uma grande variedade de preços dos suplementos de creatina monohidratada, ainda que operando em uma faixa limitada de valores, entre R$ 20 e R$ 300.

Além da qualidade do processo, como falamos, a quantidade do composta nas embalagens, a dosagem e as substâncias adicionais são as maiores responsáveis pela flutuação dos preços.

Critérios de Compra: Escolhendo sua creatina monohidratada

Na hora da compra, são tantas marcas e suplementos que pode ser difícil escolher o melhor para você. Fizemos, assim, uma lista com critérios práticos e fundamentados na experiência dos usuários que podem ajudar a melhor selecionar suas opções.

  • Forma de consumo
  • Pureza
  • Marcas Importadas
  • Sabor

Vamos, então, falar de cada um destes itens, para que você faça a escolha mais informada, e, portanto, mais adequada para você.

Forma de consumo

O primeiro ponto a se notar é a forma de consumo do suplemento, que na grande maioria das vezes será entre pó e cápsulas. O dilema é entre praticidade e velocidade de absorção.

A creatina monohidratada em pó é melhor e mais rapidamente absorvida, mas precisa ser dissolvida em líquido, o que exige um copo e um tempo para o processo. As cápsulas, que podem ser engolidas em qualquer lugar e qualquer hora, têm uma absorção um pouco mais lenta.

Imagem de uma garota sentada em uma bola de pilates dentro de uma academia.

A opção pela forma de consumo é, na verdade, uma opção entre praticidade e eficiência. (Fonte: Kiattisak Lamchan / 123rf)

Pureza

Ainda que a creatina monohidratada seja naturalmente mais pura, reforçamos, um composto de aminoácido e água, é importante que você escolha a substância mais pura, seja a com a maior quantidade de creatina, seja a com menor quantidade de aditivos e conservantes.

Uma maior pureza significa uma melhor absorção e uma observação mais fácil dos resultados, além de um consumo mais saudável.

Marcas importadas

Por mais patriota que seja, na dúvida entre marcas - e lembramos aqui das marcas indicadas acima no texto -, vale optar pelos suplementos importados.

As fabricantes estrangeiras têm maior tradição na produção desse tipo produto, o que as fazem dominar as tecnologias mais avançadas, tendo assim uma maior qualidade no processo de obtenção da creatina monohidratada.

Sabor

Este critério acaba sendo mais significante para os suplementos de creatina monohidratada em pó. O sabor desse composto não é necessariamente o dos mais agradáveis, o que é mais perceptível na variedade em pó.

Assim, aconselhamos que você busque os produtos com indicações de adição de sabores, melhor ainda se forem naturais.

(Fonte da imagem destacada: dolgachov / 123rf.com)

Por que você pode confiar em nós?

Gustavo Conceição Nutricionista
Na escola, Gustavo participava de todas as modalidades. Ele acabou não se tornando atleta profissional, mas manteve-se próximo do universo esportivo cursando nutrição e, depois de graduado, prestando consultoria a atletas de várias modalidades e clubes de futsal e vôlei pelo país. Pós-graduado em suplementação, compartilha online seu conhecimento sobre o que há de melhor em complementos alimentares.
Lucas Ayres Jornalista
Fanático por esportes e apaixonado por música, vive antenado às novas tecnologias e tendências da moda masculina. Escreve sobre os produtos que orbitam nesses assuntos, e outros que deixam a casa e o dia a dia mais fácil, prático e, além de tudo, saudável.