Imagem mostra uma cremalheira de portão em destaque.
Ultima atualização: 30 de março de 2020

Como escolhemos

16Produtos analisados

17Horas investidas

3Estudos avaliados

69Comentários coletados

Bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Todos nós sabemos que proteger bem nossas residências é uma absoluta prioridade. Uma cremalheira para portão é capaz de te ajudar nessa missão ao garantir que ele abra e feche de maneira automatizada, veloz e eficiente. Assim, as chances de alguém entrar são muito menores!

Cremalheiras são mecanismos de trilho usados em muitas áreas da engenharia. Com os portões de correr, elas fazem um papel fundamental. Mas quais são as vantagens que elas trazem e como escolher qual o melhor sistema para te proteger? Fique conosco para conhecer essas respostas!



Primeiro, o mais importante

  • Cremalheiras são sistemas de engrenagem e trilhos usados em muitas soluções mecânicas no mundo atual. Entre elas, os portões de correr.
  • É possível comprar peças de cremalheiras com 50 centímetros, um metro ou um metro e meio. Você precisará juntá-las para ocupar todo o espaço de seu portão.
  • Os portões de correr sempre usam cremalheiras como base e têm várias vantagens em relação aos basculantes, principalmente quanto à velocidade e à segurança.

Você também pode gostar:

As melhores cremalheiras para portão: Nossa opinião

Nós queremos que você esteja sempre seguro e, por isso, testamos várias cremalheiras. Descobrimos quais são as melhores e preparamos uma pequena lista para apresentá-las!

Um ótimo kit de cremalheiras

Esse é um kit com seis cremalheiras de 50 centímetros, ou seja, com um total de três metros. Assim, ele é suficiente para a grande maioria dos portões. Além do excepcional custo-benefício, destaca-se em qualidade: Os dentes são feitos em nylon ultra resistente e a chapa é de aço galvanizado de primeira linha.

Para quem quer qualidade acima de tudo

A Garen é uma das principais marcas de cremalheiras e motores para portões no Brasil. Aqui, você encontra um kit com três gomos de 50 centímetros, totalizando um metro e meio. Ela tem dentes feitos em nylon da mais alta resistência e um design bonito, capaz de combinar com o seu portão.

Uma excelente cremalheira de 3 metros

Se você procura por uma cremalheira inteira, capaz de ocupar um espaço completo de 3 metros sem a necessidade de unir diversos gomos, esse modelo PPA Gold é a melhor opção. Bonito e bem acabado, ele possui alta durabilidade e facilita bastante o seu trabalho no momento da instalação!

Guia de compra

Curioso com quais as vantagens de um portão com cremalheira? Quer saber com mais detalhes o que esse acessório pode trazer para a sua residência? Afinal, quais são as diferenças entre tipos e modelos?

Você chegou ao nosso guia de compra, o setor no qual responderemos as perguntas mais frequentes sobre as cremalheiras!

Imagem mostra uma pessoa trabalhando em uma cremalheira de portão.

A instalação de um portão com cremalheira pode ser trabalhosa. (Fonte: Manit Larpluechai / 123rf.com)

O que é uma cremalheira de portão e para que ela serve?

Cremalheiras são mecanismos bastante antigos que consistem em uma barra dentada e uma engrenagem que corre sobre ela. Esse sistema gera um movimento reto sobre o “trilho” de dentes e permite uma movimentação bastante eficiente do que nele estiver conectado.

Em portões de correr, o uso de cremalheiras é eficiente e seguro. Isso acontece tanto em modelos manuais, cada vez mais raros, como naqueles a motor. Basta ligar a parte motorizada à cremalheira e a movimentação sobre o trilho dentado irá acontecer normalmente, gerando abertura e fechamento.

Se você deseja ter um portão automático com mecanismo de correr, portanto, é praticamente certo que ele contará com uma cremalheira. Essa é uma das formas mais antigas e mais eficientes que se conhece de gerar um movimento retilíneo de qualidade e ainda usada em diversos mecanismos.

foco

Você sabia que as cremalheiras estão muito mais presentes em nossas vidas do que imaginamos? Além dos portões, elas são muito usadas em automóveis (no motor e no volante), em fogões, em ferrovias, em funiculares e em muitos outros sistemas mecânicos.

A invenção da cremalheira aconteceu em 1869. Seu uso inicial foi para o sistema ferroviário, como uma solução muito eficiente para transporte de longas distâncias. Logo, o mecanismo passou a ser usado em múltiplas outras áreas.

Quais as vantagens de um portão com cremalheira?

Os portões que usam cremalheiras são os laterais, ou de correr. Eles rivalizam no mercado com os basculantes, que abrem para cima. Mas quais são as vantagens e desvantagens de cada tipo?

Portões de correr gastam menos eletricidade, uma vez que o movimento lateral é muito mais natural que a elevação. Eles também podem ser bem mais rápidos, o que gera segurança superior.

Outra questão é que eles não precisam abrir totalmente para que você saia com uma bicicleta e uma moto, o que também gera agilidade e segurança. Com um carro, é necessário aguardar mais tempo, mas ainda menos que com o basculante.

Um portão de correr é muito mais fácil de ser aberto manualmente caso haja falta de eletricidade e exige menos força, bem como oferece menores riscos de acidentes.

Por outro lado, para instalá-lo é preciso mais espaço, uma vez que ele precisa se mover para o lado. Portanto, pode ser difícil conseguir colocá-lo em uma residência com área frontal pequena. O modelo basculante acaba sendo a solução para esses casos.

Veja abaixo as principais vantagens e desvantagens dos portões de correr:

Vantagens
  • São mais velozes e ágeis
  • Consomem menos eletricidade e podem ser abertos manualmente com mais facilidade
  • São mais seguros do que modelos basculantes
  • Possuem um número maior de designs
Desvantagens
  • Precisam de um grande espaço lateral para a instalação
  • Têm mais peças que podem dar problemas, como a própria cremalheira

Quais os materiais dos dentes de cremalheiras para portão?

Ao montar o seu portão eletrônico de correr, você terá uma opção a fazer: De que material serão os trilhos da cremalheira? Como funcionará o mecanismo implementado?

São quatro as principais opções:

  • Gomos de Nylon Industrial: Muito mais resistentes e duráveis, mas também mais caros. São recomendados para portões que abrem e fecham com muita frequência, como os de empresas ou transportadoras.
  • Gomos de Nylon Flexível: Também capazes de proporcionar alta durabilidade, mas com menor preço. Eles estão entre os tipos mais recomendados para residências, já que resistem bem à movimentação doméstica e raramente causam problemas.
  • Gomos de polipropileno: Estão entre os mais baratos do mercado e possuem uma excepcional flexibilidade, o que ajuda na velocidade do mecanismo. Ideal para quem deseja uma segurança extra no sistema de acesso à residência.
  • Gomos de alumínio: São os dotados de maior resistência, porém, geram mais lentidão. Algumas cremalheiras contam com eles apenas nas extremidades, outras, usadas em lugares de altíssima movimentação, podem ser inteiramente feita com eles.

Na tabela a seguir, comparamos os quatro tipos:

Gomos de nylon industrial Gomos de nylon flexível Gomos de polipropileno Gomos de alumínio
Características Alta resistência, média flexibilidade Média resistência, alta flexibilidade Baixa resistência, altíssima flexibilidade Altíssima resistência, baixa flexibilidade
Vantagens Duram muito tempo mesmo com um uso constante São capazes de gerar boa velocidade ao portão sem perder muito em resistência São os mais velozes disponíveis no mercado São os mais resistentes disponíveis no mercado
Recomendações de uso Transportadoras e empresas com alta movimentação Uso residencial comum Uso para residências que desejam segurança extra Lugares que possuem uma movimentação altíssima

Qual é o mecanismo de um portão com cremalheira?

Para que você adquira um portão com cremalheira, precisa saber exatamente como ele funciona. Assim, terá o pleno conhecimento do que está comprando e não se sentirá enganado.

O sistema da cremalheira deve ser ligado diretamente ao motor do portão.

Basicamente, o sistema de cremalheira, ou seja, engrenagem e trilho, é ligado diretamente ao motor. Quando se aciona esse motor por controle remoto, ele usa a eletricidade (uma vez que é ligado na tomada) para mover a engrenagem sobre o trilho.

Dessa forma, o portão abre ou fecha. O espaço lateral é necessário para que ele tenha para onde se mover, bem como um lugar no chão ou no teto que sirva como o local de instalação da cremalheira.

Você pode optar pelos mais diversos tipos ou desenhos de portões de correr, mas o fato é que o mecanismo de funcionamento será o mesmo e terá a cremalheira como item fundamental!

Como instalar uma cremalheira para portão?

Cremalheiras para portão não são vendidas inteiras, mas sim em peças que variam de tamanho. Há versões de 50 centímetros, 1 metro e 1 metro e meio, além de outras menos populares.

Você deve comprar a quantidade necessária para cobrir toda a largura de seu portão e, em seguida, fazer a instalação do motor. Ele é a primeira parte que deve ser conectada para o funcionamento completo do sistema.

Para a instalação da cremalheira em si, selecionamos um vídeo capaz de te ensinar com detalhes o que deve ser feito. Ele é do canal PROJET Engenharia do Youtube:

Quanto custa e onde comprar uma cremalheira para portão?

Como já mencionamos, cremalheiras são vendidas em kits de pedaços com 50 centímetros, um metro ou um metro e meio. É possível encontrá-las com preços que variam de acordo com o material, com o valor médio por gomo podendo ser de R$ 5 a R$ 70.

Você pode encontrar boas cremalheiras para portão em lojas especializadas em segurança residencial, em material de construção ou em portões. Também há a opção da compra pela internet: Recomendamos principalmente a Amazon brasileira. Amazon internacional e Mercado Livre são outras sugestões.

Critérios de compra: Fatores para a escolha de uma cremalheira para portão

Decidido a ter um portão de correr com cremalheira? Então é hora de conhecer mais alguns critérios técnicos que podem te ajudar na escolha do melhor modelo! Selecionamos quatro:

A seguir, você encontra mais informações sobre cada um deles.

Materiais do trilho e da engrenagem

Nós já discutimos sobre o material dos gomos de cada trilho, que podem ser de quatro opções diferentes. Mas e quanto às demais partes da cremalheira, como a engrenagem a estrutura que sustenta os gomos?

O mais comum é que essas partes sejam feitas em aço galvanizado, que é extremamente resistente. Você pode escolhê-lo com tranquilidade caso o encontre. Mas, se não, sempre pesquise para ter acesso a materiais realmente duráveis.

Não há como optar por um material que não resista a grande impacto por anos como base para a cremalheira. Mesmo que o uso seja apenas doméstico, a qualidade é obrigatória.

Imagem mostra um portão eletrônico de correr em processo de abertura.

Portões eletrônicos de correr precisam de cremalheiras resistentes. (Fonte: Otto Pleska/ 123rf.com)

Cor

A cremalheira estará instalada junto com o portão e, logo, não pode destoar completamente em aspectos visuais. Uma opção que ajuda muito a ter um conjunto completamente agradável é escolher uma cor uniforme.

As cores mais comuns para cremalheiras são bege, preta, bronze e branca.

As cores mais comuns para cremalheiras são bege, preta, bronze e branca. Isso faz sentido quando pensamos que também é mais fácil encontrar portões nesses tons. Caso deseje algo como verde ou vermelho, porém, a maior possibilidade é fazer a pintura por conta própria.

Se você já tem o portão e precisa apenas escolher a cremalheira, a melhor opção é seguir pela mesma cor e gerar um conjunto todo uniforme visualmente. Caso contrário, a composição pode não ser agradável.

Compatibilidade

Não basta apenas escolher a cremalheira baseado em seu gosto pessoal: Ela precisa ser compatível com o motor do portão. Existem algumas questões, principalmente em relação a potência e a velocidade, que precisam ser levadas em conta.

Alguns motores são feitos para funcionar em maior velocidade e, por isso, são mais compatíveis com cremalheiras de polipropileno. Outros, mais fortes e lentos, são indicados para um material como o alumínio.

Você precisa prestar atenção para ter um conjunto que faça sentido e que opere com as características desejadas!

Quantidade de peças

Nós já dissemos que existem três tipos tamanhos básicos de peças para cremalheiras: 50 centímetros, um metro e um metro e meio. Para alcançar o tamanho completo de seu portão, você terá que fazer o cálculo sobre como montar o trilho de ponta a ponta.

O ideal é que você já consiga comprar um kit pronto, com todas as peças necessárias. Pesquise bastante para encontrá-lo. Se não for possível, infelizmente será necessário desembolsar um pouco a mais.

Vale a pena dizer também que, quanto mais peças um kit tiver, melhor será o seu custo-benefício, já que o preço por unidade tende a cair.

Fonte da imagem destacada: Adisak Rungjaruchai/ 123rf.com

Por que você pode confiar em nós?

Samuel Chagas Profissional em Consertos
A vivência de Samuel com consertos em casas e estabelecimentos comerciais vem de décadas, desde quando ajudava seu pai, pedreiro, há mais de 30 anos. Seu gosto pelo assunto fez dele um profissional em consertos, e é assim que Samuel ganha a vida há 15 anos. Na internet, ele compartilha seu conhecimento sobre ferramentas e itens de segurança para casas e prédios.
Carlos Massari Jornalista
Jornalista especializado em esportes e podcaster. Apaixonado por cinema, literatura e artes em geral. Curioso nato, pesquisa e escreve sobre diversas áreas, principalmente tecnologia, ferramentas, artigos esportivos e objetos que tornam a vida e o cotidiano mais fáceis.