Foto de um home deitado de bruços, com mãos femininas massageando seu ombro.
Ultima atualização: 29 de dezembro de 2019

Como escolhemos

12Produtos analisados

16Horas investidas

3Estudos avaliados

58Comentários coletados

Olá! Seja muito bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Se você não dispensa um bom momento relaxante, vai gostar de conhecer tudo sobre o creme de massagem, artigo estético indispensável para uma massagem bem feita.

Muito mais importante do que imaginamos, o creme de massagem tem bastante responsabilidade no procedimento, e é sobre isso que nós vamos conversar no guia de hoje, logo abaixo.




Primeiro, o mais importante

  • O creme de massagem pode possuir inúmeros tipos de fórmulas, sempre de acordo com o tipo de massagem o qual aquele produto é indicado, seja ela relaxante, para redução de medidas ou tratamento para dores.
  • O creme de massagem além de ser o responsável pelo deslizamento da mão do massagista no corpo, é também um intensificador do resultado da massagem, uma vez que possui ativos que contribuem para o resultado final.
  • Apesar do creme de massagem ser um produto de simples manuseio, o procedimento da massagem em si exige muita técnica e profissionalização.

Você também pode gostar:

Os melhores cremes de massagem: Os mais indicados para cada situação

Pode não parecer, mas a escolha do creme ideal faz toda diferença no resultado da sua massagem, principalmente quando ela tem um objetivo bem específico. Caso você seja leigo no assunto, aqui estão algumas das melhores opções disponíveis no mercado:

O melhor creme de massagem para massagem modeladora

Desenvolvido para auxiliar na ativação do sistema linfático, este creme com óleo de pimenta negra, termogênico natural, é indicado para massagens modeladoras. Seu efeito estimulante metabólico é um auxiliar para redução de medidas e celulite, sendo um sucesso para quem busca esse objetivo. Ele pode causar sensação de aquecimento, e é livre de corantes, parabenos e aroma.

O melhor creme de massagem para drenagem linfática

Assim como a massagem modeladora, a drenagem linfática também está entre as preferidas. Este creme propõe ativação do sistema linfático e melhora na circulação sanguínea, auxiliando na redução de edemas. Possui ativos de extratos de hibiscus, flor de lótus e o óleo de girassol, além de ação hidratante e excelente deslizamento.

O melhor creme de massagem para massagem relaxante

Se o seu objetivo é curtir um momento de relaxamento, este é o creme mais indicado. Ele é composto por extrato de erva limão, que possui ação tonificante, desodorante e higienizante, e extrato de citrus aurantium, responsável pelos efeitos desintoxicantes, estimulantes e auxiliares na quebra de gordura intracelular. Este creme garante enorme sensação bem estar, sendo perfeito para o relaxamento da musculatura.

Guia de Compra

Agora que você já conhece algumas das melhores escolhas quando o assunto é creme de massagem, vamos te contar porque ele faz toda diferença no procedimento e todos outros detalhes que você precisa saber.

Foto de uma mulher deitada de bruços em uma maca com toalhas, de olhos fechados, recebendo massagem nas costas de um massagista.

A massagem pode ter diferentes objetivos. (Fonte: Pixabay/ Pexels)

Qual a importância do creme de massagem na hora da massagem?

Independente de qual seja o tipo de massagem que você irá realizar, o uso do creme de massagem é imprescindível. Isso porque além de ser o responsável por provocar conforto e deslizamento na pele, ele ainda colabora para que o objetivo seja atingido.

Existem cremes específicos para drenagens linfáticas, massagens modeladoras, massagens relaxantes e tantos outros tipos de procedimentos com objetivos específicos a serem atingidos.

Esses cremes são compostos por ativos que penetram a pele, atingindo glândulas e células, e contribuem para um resultado mais eficaz, de acordo com o esperado.

Os componentes e ativos do creme de massagem fazem diferença no resultado final?

Como citamos no tópico anterior, os componentes de um creme de massagem fazem toda diferença. Eles são responsáveis pela ação do cosmético, e pelo efeito que ele causa na pele, que será potencializado na hora do procedimento.

Alguns cremes possuem ação vasodilatadora, ativando o sistema linfático e sanguíneo; outros possuem efeito lipolítico, quebrando moléculas de gordura; além dos relaxantes, cicatrizantes e tantos outros.

Cada uma dessas categorias possui ingredientes específicos que colaboram para que o objetivo final da massagem seja atingido. A seguir, iremos listar alguns deles:

  • Pimenta negra: Termogênico e vasodilatador
  • Aloe vera: Anti-inflamatório e calmante
  • Cafeína: Lipolítico
  • Algas marinhas: Combatente da celulite e estimulador da circulação
  • Cacau: Hidratante
  • Amêndoas: Hidratante
  • Guaraná: Indicado no combate à celulite
  • Castanha do pará: Anti-inflamatório e indicado no combate à celulite
  • Erva limão: Relaxante e tonificante
  • Mentol: Relaxante e tonificante

Existe um jeito certo de aplicar o creme de massagem?

Ao fazer massagem em alguém, tenha muito cuidado. Existem técnicas corretas para massagear o corpo, principalmente se o seu objetivo for redução de medidas ou alívio da dor muscular.

Você deve se profissionalizar no assunto antes de se aventurar pelo universo da estética, pois, caso contrário, pode acabar provocando ou piorando dores, ok?

foco

Você sabia que existem cremes de massagem relaxante cujo aroma contribui para a sensação de bem estar?

Se for passar por um procedimento como esse, irá notar que todo o ambiente estará propício para o relaxamento corporal: luz baixa, música ambiente e aroma cítrico e calmante.

O resultado da massagem relaxante não está só na técnica do massagista, mas também no clima criado por ele.

Creme ou óleo de massagem: Qual o melhor?

É muito comum que as pessoas tenham dúvidas no que diz respeito à escolha do produto que irá auxiliar durante a massagem: Qual seria o ideal? Óleo ou creme?

Com relação ao atrito na pele, ambos funcionam muito bem e provocam o deslizamento necessário, no entanto, existem algumas diferenças em outros aspectos.

Se você busca massagens com finalidades que fogem do simples ato de relaxamento, como a drenagem, a modeladora, massagens para dores musculares e outras, o ideal é o creme.

O creme possui composição complexa e, normalmente, industrial.

Isso porque, assim como o creme hidratante comum, o de massagem costuma ser estrategicamente composto de vários ativos (muitas vezes até os próprios óleos), que juntos contribuem para o resultado final. O creme possui composição complexa e, normalmente, industrial.

Mas se você busca um produto para massagem relaxante e hidratante, o óleo é o mais indicado. Por ser 100% vegetal, ele impermeabiliza a pele, evitando que ela perca água e desidrate, ou seja, é campeão no quesito hidratação.

Por outro lado, não é tão rico em propriedades específicas quanto o creme, não sendo o mais indicado para drenagens e massagens cujo objetivo se relacione com perda de medidas e dor.

É importante que você também leve em conta que o óleo de massagem é mais pegajoso e difícil de remover que o creme, podendo ser um pouco incômodo principalmente em dias quentes.

Em resumo, ambos são boas escolhas, mas cada um atinge um objetivo diferente, portanto, é importante que, antes de comprar o seu produto, você saiba qual massagem será a escolhida.

Creme de massagem Óleo de massagem
Deslizamento Ótimo Ótimo
Sensação na pele Pouco pegajoso Muito pegajoso
Composição Diversos ativos Óleo vegetal
Indicação Massagens cujo objetivo seja redução de medidas ou tratamento de dor Massagens cujo objetivo seja hidratação e relaxamento

Quanto custa e onde comprar um creme de massagem?

Assim como todo produto que envolve beleza e estética, o valor do creme de massagem varia de acordo com a marca e tipo de massagem, no entanto, custa na média de R$ 30 a R$ 100.

Você pode comprá-los em lojas de cosméticos, redes de farmácias e até mesmo na internet, com o bônus no conforto. Nesse caso, te recomendamos sites como a Amazon, o Mercado Livre, o Submarino e o Buscapé.

Foto que mostra a mão de uma pessoa fazendo massagem na mão de outra pessoa.

O valor do creme de massagem varia de acordo com a marca e tipo de procedimento. (Fonte: Pixabay/ Pexels)

Critérios de Compra: Como comparar os modelos de creme de massagem

O creme de massagem é um produto que lida com a sua pele e saúde, por isso, é importante que você observe cada detalhe antes de escolher o seu. Para te ajudar na decisão, selecionamos alguns critérios a serem observados:

Para que não te reste dúvidas, iremos explicar cada um desses pontos logo abaixo:

Objetivo da massagem

Como já dissemos, existem inúmeros tipos de massagem e o creme escolhido faz toda diferença no processo e no resultado final.

O ideal é que você escolha seu creme de massagem com base no procedimento que irá realizar, de forma a adquirir o que possui melhor indicação para o seu caso.

 Foto que mostra uma mulher sendo massageada por profissional.

Tenha claro seu objetivo antes de comprar o creme de massagem. (Fonte: rhythmuswege/ Pixabay)

Composição

O primeiro fator que você deve observar no seu creme é a sua fórmula, ou seja, do que aquele produto é feito. Desconfie daqueles que possuem somente ingredientes químicos, sem nenhum recurso natural.

A composição irá depender do tipo de massagem que aquele creme realiza, podendo conter óleos essenciais, amêndoas, algas marinhas, cafeína, mentol, eucalipto, guaraná, pimenta negra, aloe vera e tantos outros compostos.

Textura

Para a massagem, a textura do creme deve ser equilibrada. Cremes espessos demais podem ser mais resistentes ao deslizamento, enquanto opções muito líquidas podem ser rapidamente absorvidas pela pele.

O ideal é que você encontre um produto que possua textura confortável, no meio termo, e que garanta bom deslizamento.

Aroma

Existem cremes de massagem com aroma e outros totalmente livres de aroma. Aqui, trata-se de uma escolha bastante pessoal, variando com o gosto de cada um.

Apesar disso, vale lembrar que um aroma leve e refrescante pode ser uma boa ideia durante a massagem, principalmente naquelas em que o objetivo principal é o relaxamento.

(Fonte da imagem destacada: Pixabay/ Pexels.com)

Por que você pode confiar em mim?

Jaqueline Aguiar Esteticista
Cuidar das outras pessoas é o que Jaqueline mais ama fazer. E ela faz isso de duas maneiras: em sua clínica, através de procedimentos estéticos, e pela internet, aconselhando mulheres e homens sobre os melhores produtos do ramo. Com o tempo que sobra, ela também gosta de compartilhar conhecimento sobre seu outro hobby: o apimentado universo dos sex shops.