Na foto uma mulher penteando o cabelo com um pente.
Ultima atualização: 1 de novembro de 2019

Como escolhemos

10Produtos analisados

15Horas investidas

3Estudos avaliados

43Comentários coletados

Para ter os fios sempre bonitos é fundamental utilizar produtos que cuidem da saúde deles. E uma opção muito usada por mulheres cacheadas que desejam isso é o creme de pentear e é sobre ele que falaremos hoje aqui no ReviewBox Brasil, seja bem-vindo!

O creme de pentear é um produto e que além de auxiliar na hora de pentear os cabelos, ainda confere a eles diversos benefícios. E diferente do que muita gente pensa, ele não é só indicado para quem tem cachos. Portanto, se você está interessado em um creme de pentear e quer saber tudo sobre ele é só continuar lendo.




Primeiro, o mais importante

  • O creme de pentear é um produto com multibenefícios, que atua na redução do frizz, definição de cachos, hidratação, desembaraçamento e muito mais.
  • Ele pode ser utilizado em todos os tipos de cabelo e há opções para lisas e cacheadas.
  • Esse produto pode ser aplicado nos fios todos os dias ou sempre após lavá-los.

Você também pode gostar:

Os melhores cremes de pentear: Os favoritos da nossa equipe

O creme de pentear é desenvolvido em diversas versões. Isso faz com que seja possível encontrar opções que se adaptam a todas as necessidades. E em meio a tantas variações algumas estão entre as mais bem avaliadas e reunimos todas elas abaixo.

Guia de Compra

Quem sofre com cabelos cheios de nós sabe o que desembaraçá-los é complicado e, às vezes, dolorido. Para facilitar esse processo existe o creme de pentear, um produto criado há muitos anos e que se tornou o aliado de muitas mulheres.

Mas não é só para isso que o creme de pentear serve e esse é um produto com múltiplas funções. Para te mostrar quais são elas e ainda explicar com detalhes tudo sobre ele criamos esse Guia de Compra.

Na foto uma mulher de cabelo enrolado.

O creme de pentear desembaraça os fios e ainda pode auxiliar na definição dos cachos. (Fonte: jonas-svidras / Pixabay)

Quais são as principais funções do creme de pentear?

Justamente por se chamar creme de pentear muitas pessoas acreditam que esse produto tem como única função desembaraçar os fios. Porém, ele pode beneficiar os cabelos de outras maneiras também.

Por existir nas mais variadas versões, é possível encontrar cremes de pentear que agregam uma série de benefícios adicionais aos cabelos e um exemplo disso é a proteção solar. Muitas opções desse produto contam com filtro UV e assim não somente protegem do sol como também preservam a cor dos fios tingidos.

Outra função do creme de pentear é a de definir os cachos.

Outra função do creme de pentear é a de definir os cachos. As versões para as pessoas com cabelos cacheados deixam os fios mais definidos e, dependendo da fórmula, volumosos sem pesar.

Na hidratação o creme de pentear também age e graças a isso ele é ideal para cabelos ressecados. Outro ponto a se destacar é que ele protege os fios contra agressões externas porque forma uma película protetora ao redor da fibra capilar.

E para quem sofre com frizz excessivo, o creme de pentear é um aliado. Esse produto consegue deixar os fios arrepiados mais alinhados e assim o aspecto de frizz vai embora.

Mas ao utilizar o creme de pentear deve-se tomar cuidado. Caso ele seja aplicado em grandes quantidades, ou seja, utilizada uma versão errada desse produto para o tipo de cabelo ele pode deixar os fios pesados.

Vantagens
  • Desembaraça os fios
  • Tem proteção UV
  • Auxilia na definição dos cachos
  • Hidrata os cabelos
  • Protege contra agressões externas
  • Diminui o frizz
Desvantagens
  • Pode deixar os fios pesados

Para quais tipos de cabelo o creme de pentear é indicado?

Por muito tempo o creme de pentear ficou conhecido como um produto exclusivo para pessoas cacheadas, mas ele também pode ser aplicado em outros tipos de cabelo.

Hoje em dia existem versões desse produto para fios lisos e cacheados. Com isso, saiba que é fundamental usar uma opção que seja indicada especificamente para o seu tipo de cabelo.

Isso porque não adianta investir em um creme de pentear para cabelo cacheado se o seu fio é liso. Caso isso ocorra muito provavelmente ele deixará suas madeixas com aspecto pesado e sem movimento.

Quais são as diferenças entre o creme de pentear e o leave-in?

O creme de pentear é muito comumente confundido com o leave-in e isso não é à toa. Basicamente todo produto sem enxágue pode ser considerado um tipo de leave-in e ele é encontrado em versões líquidas ou em creme.

O leave-in mais conhecido por esse nome é líquido e muito indicado para cabelos finos. Ele tem como função principal disciplinar os fios e ainda auxilia no controle de frizz e no desembaraçamento.

O creme de pentear também possui essas funções, porém ele é desenvolvido com uma textura diferente e um pouco mais cremosa.

Eron AraújoHair Stylist

“O creme para pentear é mais denso, nutre o fio e dá mais forma ao cabelo”.

Como aplicar o creme de pentear nos cabelos?

O creme de pentear pode ser aplicado nos cabelos úmidos ou secos e a sua forma de utilização é muito simples. Deve-se colocar o produto na palma das mãos e passá-lo do comprimento para as pontas, nunca aplicando diretamente na raiz ou muito próximo a ela.

A quantidade ideal de produto que deve ser utilizada é a de uma moeda de um real, mas caso você tenha pouco cabelo pode-se diminuir isso. Após passá-lo em todos os fios basta ir com um pente ou escova para desembaraçá-los.

Na foto uma mulher com um pote de creme nas mãos.

Para aplicar o creme de pentear basta colocá-lo nas mãos e aplicá-lo sobre os fios. (Fonte: Maryna Pleshkun / 123rf)

Quanto custa e onde comprar um creme de pentear?

O creme de pentear é um produto muito comum no Brasil e isso faz com que ele seja facilmente encontrado em diversas lojas. Quem busca por grande variedade de opções pode buscá-lo nas lojas de cosméticos, pois nelas há versões das mais variadas marcas.

Em hipermercados e lojas de departamento que comercializam produtos para cabelo, como Extra e Americanas, o creme de pentear também pode ser adquirido. Além disso, quem gosta de fazer compras online pode comprá-lo em diversos sites como Amazon, Época Cosméticos e Ikesaki.

E o preço desse produto é variável e se altera de acordo com a marca. Dessa forma, há opções que começam em R$ 5, em média, e outras que chegam até cerca de R$ 160.

Critérios de Compra: Fatores para comparar as opções de creme de pentear

Agora que você já conhece tudo sobre o creme de pentear chegou o momento de te ajudarmos a escolher o ideal para você. Para isso leve em consideração os seguintes fatores:

  • Tipo de cabelo
  • Benefícios do produto
  • Adulto ou infantil
  • Apresentação do produto

Abaixo detalharemos cada um deles para você não errar.

Tipo de cabelo

Existem opções de creme de pentear para cabelos enrolados e lisos e é fundamental escolher uma versão que seja específica para o seu tipo de fio.

Conforme te dissemos mais acima quando se utiliza um creme que não é desenvolvido para o um determinado tipo de cabelo ele pode pesar e não dar o efeito desejado. Por isso, jamais compre uma opção que não seja exatamente para o seu fio.

Benefícios do produto

Por existir em diversas versões é muito comum ver cremes de pentear que garantem benefícios adicionais aos cabelos. Um exemplo disso é com relação ao volume. Existem opções que conferem mais volume aos fios, enquanto que outras atuam diminuindo isso.

Portanto, sempre leia exatamente tudo o que diz o fabricante sobre o produto e defina qual versão se adequa ao que você deseja e precisa.

Adulto ou infantil

O creme de pentear é desenvolvido em versões para adultos e crianças, assim como outros produtos como shampoo, condicionador e sabonete.

Ambas as opções possuem as mesmas finalidades, porém sua fórmula é diferente para se adaptar pele e ao tipo de cabelo que crianças e adultos possuem. Logo, sempre adquira um creme de pentear que seja indicado para a faixa etária de quem irá utilizá-lo.

Na foto uma mulher secando os cabelos de uma criança em frente a um espelho dentro do banheiro.

Para as crianças o ideal é usar um creme de pentear infantil. (Fonte: Evgeny Atamanenko / 123rf.com)

Apresentação do produto

Pensando em praticidade no dia a dia é fundamental analisar o tipo de embalagem no qual o creme de pentear é colocado. Existem diversas opções com relação a isso e você deve avaliar qual é a melhor para você.

Algumas vêm em embalagens mais alongadas iguais às dos condicionadores. Esses são muito fáceis de usar e ocupam menos espaço. As opções maiores têm a mesma embalagem das máscaras de tratamento para o cabelo. Elas são mais baixas e redondas, sendo necessário colocar a mão dentro do pote para pegar o creme.

(Fonte da imagem destacada: puhhha / 123rf)

Por que você pode confiar em mim?

Danielle Assis Jornalista
Dedica-se a produzir conteúdos interessantes e informativos. Apaixonada por viagens, moda, animais e adora dar presentes. A curiosidade é uma de suas características mais marcantes e está sempre em busca de produtos que tornam o dia a dia das pessoas mais prático e interessante.