potes de creme hidratante em bancada
Ultima atualização: 28 de maio de 2021

Como escolhemos

10Produtos analisados

30Horas investidas

6Estudos avaliados

85Comentários coletados

Não é de hoje que o creme hidratante faz parte da rotina de cuidados diários. Mais que beleza, ele garante a saúde e a vitalidade da pele do rosto e do corpo. Mas nem sempre é fácil encontrar o melhor, com a consistência e as propriedades ideais.

Por isso, queremos explicar mais sobre os benefícios que você pode esperar de um creme hidratante, com orientações sobre o mais adequado para cada tipo de pele e uma seleção com os produtos mais vendidos da atualidade. Acompanhe com a gente!




O mais importante

  • O creme hidratante é um produto cosmético que pode ser utilizado em várias partes do corpo para promover a reposição da água e nutrientes da pele.
  • Todos os tipos de pele precisam de creme hidratante, até mesmo a oleosa. No entanto, é importante usar o produto indicado para cada uma.
  • O resultado do creme hidratante depende não apenas do seu tipo de pele, mas da composição e para qual parte do corpo ele é desenvolvido.

Creme hidratante: nossa recomendação dos melhores produtos

Depois da limpeza, o creme hidratante é a base dos cuidados com a pele. E, entre tantas ofertas, escolher o seu preferido pode ser um dilema. Para facilitar, selecionamos os mais vendidos em 2021.

Guia de compra: tudo o que você precisa saber sobre o creme hidratante

Contar com o melhor creme hidratante é a garantia de que sua pele vai ter a reposição necessária de água e alguns nutrientes fundamentais. E, para auxiliar a sua busca pelo produto ideal, respondemos às dúvidas mais comuns da Internet nesta seção. Confira.

rosto feminino com creme hidratante em closeup

O creme hidratante promove a reposição da água e nutrientes da pele. (Fonte: Shao-Chun Wang/ 123rf.com)

O que é um creme hidratante e qual sua função?

O creme hidratante é um produto cosmético, que pode ser usado na pele do rosto e do corpo, de acordo com a formulação, e conta com agentes capazes de promover a retenção da água nas camadas da pele.

Assim, além de manter o aspecto mais bonito e uniforme, um bom creme hidratante deixa a pele mais nutrida e saudável.

Para entender a importância desse fator, basta lembrar que a pele é o maior órgão do corpo humano e ajuda a proteger o organismo contra infecções e ajudar na regulação da temperatura corporal, por exemplo.

Dra. Juliana TomaMédica Dermatologista
"O uso de substâncias hidratantes pode garantir a retenção de água necessária para sua pele e prevenir os aparecimento de rugas e linhas finas."

Quais os tipos de creme hidratante segundo seu uso?

Ainda que existam os cremes hidratantes desenvolvidos para todo o corpo, é comum que esse cosmético seja dividido em tipos diferentes de acordo com as necessidades de cada região do corpo.

Assim, podemos distinguir os tipos de creme hidratante da seguinte forma:

  • Hidratante corporal: apesar de poder ser usado em todo o corpo, é melhor evitá-lo no rosto;
  • Hidratante facial: desenvolvido especificamente para essa região, tem textura menos consistente para evitar oleosidade;
  • Hidratante para pés e mãos: para áreas mais ressecadas. Pode ser mais cremoso, chegando até ao aspecto de pomada.

Quais são os compostos mais comuns em um creme hidratante?

Como dissemos, o creme hidratante pode ser designado para áreas específicas do corpo. Neste sentido, a formulação também pode variar, de acordo com o resultado esperado para cada região. Em geral, os ativos mais encontrados nos melhores cremes hidratantes são:

Função Composto Resultado
Umectante Uréia, Ácido Láctico, Glicerina Aumenta a capacidade de absorção de água
Oclusivo Cera de abelha, Lanonina e Óleos minerais Forma uma camada extra de proteção, impedindo que a água evapore
Emoliente Óleo de ricino, óleo de jojoba, queratina Suaviza e dá flexibilidade à pele

Qual creme hidratante é indicado para cada tipo de pele?

Por ser um produto que ajuda a manter a umidade e contar com ativos que podem ser lipídicos, adstringentes ou ter outras propriedades, é fundamental observar a indicação de cada creme hidratante de acordo com o seu tipo de pele.

De maneira geral, trata-se de uma escolha simples, já que os fabricantes deixam essa informação em destaque na embalagem do produto. No entanto, podemos destacar as indicações genéricas:

  • Pele normal a mista: fórmulas sem óleos minerais (evitam o ressecamento sem estimular a produção de oleosidade);
  • Pele oleosa: textura mais fluida, com composição oil-free e toque seco. Dê preferência à formulação com aminoácidos e minerais;
  • Pele seca: os produtos com textura mais cremosa e concentrada, com manteiga de karité ou óleos naturais, promovem elasticidade e revitalizam o aspecto ressecado.

jovem passando creme hidratante no rosto.

Todos os tipos de pele precisam de creme hidratante, até mesmo a oleosa. (Fonte: Jean-Marie Guyon/ 123rf.com)

Quais as vantagens do creme hidratante?

Se o creme hidratante está entre os produtos fundamentais em uma boa rotina de beleza e saúde da pele, é de se prever que ele tenha mais benefícios do que inconvenientes, não é?

Neste quadro, mostramos os principais prós e contras de fazer uso regular deste cosmético:

Vantagens
  • Ajuda a manter a umidade natural
  • Deixa a pele mais firme
  • Protege contra ressecamento e irritações
  • Ajuda a regenerar e nutrir a pele
  • Alguns cremes auxiliam no combate aos sinais do envelhecimento
Desvantagens
  • Pode deixar a pele oleosa, dependendo da composição
  • Alguns podem conter alérgenos
  • A maioria não contém fator de proteção solar

Como preparar a pele para receber o hidratante?

O creme hidratante é um dos principais passos da rotina de skincare. Diariamente, a pele — sobretudo a do rosto — fica exposta a agentes externos como fumaça, poeira e até mesmo maquiagem.

Por isso, o primeiro cuidado é a limpeza correta da face. Para isso, você pode usar sabonetes específicos para o seu tipo de pele, loções e espumas de limpeza. Tonificar é uma etapa importante: após limpar, passe um algodão com tônico facial ou água micelar. Aí sim, estará com tudo pronto para a hidratação!

Estes são os passos básicos, que podem ainda ser combinados com séruns anti-idade, como o ácido hialurônico, clareadores de manchas ou cremes para rugas.

Critérios de compra: O que levar em conta ao escolher o melhor tônico facial

Está chegando a hora de escolher o creme hidratante que mais se adapta às suas necessidades e expectativas. Se você ainda está com alguma dúvida, este é o momento de conhecer alguns critérios que podem ajudar na decisão.

Tipo de pele

Como dissemos ao longo deste artigo, o creme hidratante ideal é aquele que melhor atende às condições específicas do seu tipo de pele. E esse critério é muito importante. Deixar de considerar as características do seu rosto pode levar a uma escolha equivocada.

Assim, nossa recomendação é para que você avalie o creme a partir deste aspecto. Se tem a pele oleosa, um creme com óleos vegetais, por exemplo, poderá acentuar essa condição. Fique de olho!

Parte do corpo

A pele do rosto é muito diferente da do restante do corpo. Por esse motivo, ter um creme hidratante para cada região não é exagero. Muitas pessoas elegem o “creme para pele normal” e o utilizam tanto no rosto quanto no corpo.

Mas é sempre bom lembrar que a formulação é desenvolvida para trazer os melhores efeitos para cada região. Portanto, eleja o hidratante de acordo com o local onde pretende utilizá-lo.

mulher passando creme hidratante nas mãos

O resultado do creme hidratante depende do tipo de pele e da composição. (Fonte: Antonio Guillem / 123rf.com)

Efeitos adicionais

Os cremes hidratantes corporais podem ter agentes que promovam mais firmeza à pele ou contar com ativos para nutrição intensiva. No caso dos faciais, é comum conter filtro solar, compostos anti radicais livres e até ácidos para atenuar linhas finas de expressão.

Diante disso, vale ter em mente quais seus objetivos e quais as necessidades da sua pele. Assim, os efeitos adicionais do seu hidratante estarão dentro da sua expectativa.

Composição

Todos os produtos que serão aplicados na pele exigem atenção extra no que diz respeito à presença de agentes que possam desencadear reações alérgicas. Se você tem conhecimento sobre a sensibilidade a alguma substância, certifique-se de que ela não está entre os ingredientes.

Da mesma forma, é possível encontrar cremes hidratantes formulados com ingredientes 100% vegetais, com produção e envase sustentável e sem testes em animais. Os fabricantes costumam trazer essas informações em destaque na embalagem.

Resumo

Mesmo que você não seja uma pessoa extremamente ligada aos cuidados de beleza, manter a pele hidratada é também uma questão de saúde. E, se ajudar a ficar mais bonito, então, por que não?

Neste artigo, mostramos que, para ser bonita, a pele depende de um bom tratamento, que começa pela escolha correta do melhor creme hidratante. Para auxiliar nessa busca, destacamos pontos que merecem atenção na hora da compra.

Esperamos ter ajudado a encontrar o produto ideal para o seu tipo de pele. Se você gostou, aproveite para compartilhar nossas dicas com amigos e familiares. Um abraço!

(Fonte da imagem destacada: pitrs/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas