Foto de uma mulher passando creme no peito das mãos.
Ultima atualização: 11 de julho de 2019

Como escolhemos

18Produtos analisados

19Horas investidas

4Estudos avaliados

94Comentários coletados

Seja bem-vindo ao Review Box Brasil! Hoje nós vamos conversar sobre o creme hidratante. Para quem não sabe, hidratar a pele é super importante, e este deveria ser um hábito comum entre pessoas de todos os gêneros e idades.

Fazer uso deste cosmético vai além das questões estéticas e trata-se também de um hábito saudável. A pele é o maior órgão do corpo humano, e por isso devemos sempre nos esforçar para mantê-la hidratada.

Se você tem dúvidas sobre esse assunto, fique tranquilo. A seguir, nós vamos te explicar tudo sobre o uso de cremes hidratantes. Siga com a gente!




Primeiro, o mais importante

  • Um hidratante corporal, como o próprio nome já diz, tem como função hidratar, nutrir e dar suavidade à pele. Seu uso deve ser diário, pois trata-se de um cuidado constante.
  • Alguns fatores externos, como sol, água quente, sabonete e água do mar, prejudicam e causam fissuras na pele, e por isso é importante manter o uso frequente de um bom hidratante corporal.
  • Deve-se também hidratar a pele do rosto, e nunca deixar de usa protetor solar para prevenção contra manchas e doenças causadas pelo excesso de sol.

Você também pode gostar:

Ranking: Os 4 melhores cremes hidratantes

Ao contrário do que muitos pensam, usar creme hidratante também é uma questão de saúde, e não apenas vaidade. A seguir, vamos pontuar quais são os melhores cremes hidratantes do mercado atual:

1º – Creme Hidratante Lipikar La Roche-Posay

Colocamos esta loção hidratante em primeiro lugar pois ela é uma das fórmulas mais completas do mercado. A Lipikar hidrata, acalma e protege a pele do ressecamento, além garantir uma textura suave.

Ela é feita de manteiga de karité, óleo de canola e glicerina, o que garante hidratação intensiva e rápida absorção, sem deixar um aspecto melado.

Além disso, a fórmula com Niacinamida e Água Termal da La Roche-Posay oferece uma ação suavizante, calmante e antioxidante, promovendo sensação de frescor. O uso é indicado para todos os tipos de pele.

2º – Creme Hidratante Corporal Intensivo Neutrogena

Se você busca hidratação intensa por um preço justo, o creme corporal da Neutrogena pode ser ideal para você. Ele foi especialmente desenvolvido para peles secas e garante resultado imediato.

Sua fórmula contém oléo de macadâmia e glicerina, combinação de agentes emolientes, que garante nutrição, suavidade e maciez para a pele. A fragrância deste hidratante é floral e super agradável, e o preço é bastante acessível.

3º – Creme Hidratante Estrela Salvia – Klaroma

Este hidratante da marca Klaroma oferece hidratação intensa, maciez e um cheirinho super gostoso à pele. Ele é composto por matérias primas nobres, além de ser altamente emoliente.

Em sua fórmula contém ativos de manteiga karité e vitamina A, que além de nutrir, garante suavidade ao toque. Sua fragrância é cítrica, com aromas de alecrim, menta e sálvia.

4º – Creme Hidratante para corpo e mãos La Façon

O hidratante da La Façon é ideal para o uso diária e também garante nutrição à pele. Ele contém em sua fórmula ativos de algas marrons, extrato de cupuaçu e chá branco, que acalma e refresca a cútis.

Além disso, seu aroma possui notas de rosas e mandarina, harmonizadas com fundo de madeira e âmbar.

Guia de Compra

Você tem o hábito de passar creme hidratante? Se sim, muito bem, cuidar da saúde da pele é fundamental. Se não, está na hora de repensar. Seja qual for sua resposta, neste Guia de Compra iremos te apresentar todas as vantagens de fazer uso de uma loção hidratante, além de te explicar quais são as variáveis deste produto.

Foto de mulher grávida passando creme hidratante corporal na barriga.

Fazer uso de um creme hidratante trata-se não só de estética, mas de uma questão de saúde. (Fonte: Rawpixel.com / Pexels)

O que é o creme hidrante e quais suas vantagens?

Boa parte das pessoas costumam recorrer aos cremes hidratantes somente quando a pele já está bastante desgastada, e com aquele aspecto ressecado. E é aí que começa o erro.

O hidratante corporal tem como objetivo nutrir, hidratar e garantir a maciez da pele, e deve ser usado diariamente por pessoas de diferentes gêneros e idades.

Utilizar este produto trata-se de uma questão de saúde, e além de manter um aspecto agradável à cútis, previne possíveis infecções, que podem ser causadas por micro-organismos.

O que muita gente não sabe é que diversos fatores comuns no nosso dia a dia podem contribuir para o desgaste da pele e para a proliferação de rachaduras.

Sol, água muito quente, água do mar, sabonete e uso constante de bucha são algumas das razões pelas quais fissuras quase imperceptíveis aparecem em nosso corpo.

É muito importante também, manter seu rosto hidratado, e, de preferência, é interessante que você use um bom protetor solar, para evitar manchas na pele e possíveis doenças causadas pelo excesso de sol.

Mulher segurando pote de creme hidratante com uma mão e aplicando no rosto com a outra.

Cuidar da pele é um hábito muito saudável. (Fonte: puhhha / 123RF)

Apesar do creme hidratante ser essencial para a saúde do seu corpo, devemos te lembrar que ele não funciona como remédio em casos mais graves, trata-se de um método de precaução.

O creme é um cosmético, e em casos de doenças de pele, você deve agendar uma consulta com um médico dermatologista e seguir suas orientações.

Vantagens
  • Mantém a pele hidratada, nutrida e macia
  • Possui aroma agradável
  • Não possui restrição de gênero ou idade
Desvantagens
  • Funciona apenas como método de precaução
  • Alguns cremes podem ser muito caros

Creme hidratante ou óleo corporal?

Na verdade, o ideal para uma pele perfeita, é que você utilize ambos os produtos, até porque eles possuem funções um pouquinho diferentes.

De acordo com dermatologistas, o óleo corporal não tem função de hidratação. Ele tem como objetivo impedir a perda de água, e manter a umidade natural do corpo, evitando o ressecamento.

Justamente por essa razão, é indicado usar o óleo corporal logo após o banho, com a pele ainda um pouco úmida. Algumas pessoas não possuem costume de usar esse tipo de produto pois não se sentem confortáveis com a sensação de oleosidade que ele transmite, porém ele acaba secando na pele e valendo super a pena!

Já o creme hidratante, como nós já dissemos, tem função hidratante. Além dele também inibir a perda de água, ele funciona como emoliente, pois contém ativos, como a ureia e a glicerina, que atraem mais água para pele.

O ideal é que você use ambos os produtos para garantir uma pele 100% saudável, bem nutrida e macia.

Creme hidratante Óleo corporal
Hidrata Não hidrata
Hidrata e pele, ajuda a impedir a perda de água Impede a perda de água do corpo
Tem aroma agradável Tem aroma agradável

Quanto custa?

É muito difícil falar sobre valores quando o assunto é cosmético, isso porque os valores variam muito de acordo com a marca.

Você poderá encontrar hidratantes corporais por R$ 20, como também poderá encontrar alguns que custem R$ 200 (ou até mais!). O importante é escolher um creme que caiba no seu bolso, mas que tenha boa qualidade.

Onde comprar?

Existem muitas formas simples de se comprar cremes hidratantes. A mais comum é indo até supermercados, como Walmart, Carrefour e Pão de Açúcar, ou indo até farmácias.

Em lojas especializadas em cosméticos, você encontrará uma variedade bem maior, e por isso te recomendamos a Sephora, a The Beauty Box, a L’occitane, a Natura, o Boticário, a Época Cosméticos e tantas outras.

Por fim, se você é do time da compra online, além dos próprios sites das marcas, você pode realizar sua compra na Amazon, na Beleza na Web e até no Mercado Livre.

Foto de uma mão feminina, em um fundo amarelo, passando creme nas mãos.

Antes de decidir qual hidratante comprar, é muito importante que você observe a qualidade de cada um deles. (Fonte: Moose Photos / Pexels)

Critérios de compra: Fatores para comparar os tipos de creme hidratante

O creme hidratante é um produto que lida com a sua pele e a sua saúde, por isso é importante que você observe cada detalhe antes de escolher o seu. Selecionamos alguns critérios que podem te ajudar na escolha, são eles:

  • Fórmula
  • Quanto rende
  • Textura
  • Aroma

Como nós não gostamos de deixar nenhuma dúvida, vamos explicar cada um dos pontos logo abaixo.

Fórmula

O primeiro fator que você deve observar no seu creme é a sua fórmula, ou seja, do que aquele produto é feito. Desconfie daqueles que possuem somente ingredientes químicos, sem nenhum recurso natural.

Alguns cremes possuem manteiga de karité, glicerina, óleo de canola, óleo de amêndoas, ureia, vitaminas e outras substâncias naturalmente hidratantes em sua composição, e por isso são mais interessantes.

Fique atenta também se você é alérgica a algum componente, sempre leia o rótulo para verificar a fórmula do creme hidratante.

Imagem de potes de creme hidratante sobre mesa com rosa ao lado.

Sempre verifique o rótulo antes de comprar o seu creme hidratante, quanto mais produtos naturais, melhor. (Fonte: belchonock / 123RF)

Quanto rende

Antes de comprar o seu creme, é importante estar atento à quanto ele irá render. Observe quantos ml vem no tubo ou pote, e se questione se vale a pena.

Lembre-se que o ideal é que você utilize o creme todos os dias, por isso não é muito legal que você compre cremes pequenos demais.

Se você estiver apertado financeiramente, também é importante que você cruze a quantidade com o valor, para ter certeza que estará adquirindo um bom hidratante por um bom custo benefício.

Textura

E por fim, analise a textura do creme, se tem aspecto mais líquido ou mais encorpado. Essa é uma questão bastante pessoal, mas há quem prefira comprar um hidratante com determinada textura.

Isso também interfere na hora de passar o produto, alguns espalham com mais facilidade, outros mais densos podem deixar a pele mais grossa. Não há um melhor ou pior nesse quesito, e sim aquele que você mais gosta.

Aroma

Novamente uma questão de gosto pessoal, mas não menos importante, é o aroma do creme hidratante. Algumas pessoas preferem mais cítricos, outras mais adocicados e ainda há aquelas que preferem sem aroma, para não misturar com o cheiro do perfume.

Confira o aroma na embalagem. Assim você já descarta as opções que não gosta e ficará mais fácil escolher o seu.

(Fonte da imagem destacada: Rawpixel.com / Pexels)

Por que você pode confiar em mim?

Jaqueline Aguiar Esteticista
Cuidar das outras pessoas é o que Jaqueline mais ama fazer. E ela faz isso de duas maneiras: em sua clínica, através de procedimentos estéticos, e pela internet, aconselhando mulheres e homens sobre os melhores produtos do ramo. Com o tempo que sobra, ela também gosta de compartilhar conhecimento sobre seu outro hobby: o apimentado universo dos sex shops.