Imagem de uma gestante com a mão na barriga
Ultima atualização: 8 de dezembro de 2019

Como escolhemos

18Produtos analisados

19Horas investidas

6Estudos avaliados

89Comentários coletados

Ao longo dos 9 meses de gestação a barriga da mulher cresce bastante para abrigar seu bebê, por isso, muitas grávidas ganham estrias nesse período. Para evitar esse incômodo você pode optar por um bom creme para gestante. Quer saber mais sobre a prevenção de estrias? Então chegou ao local certo. Seja muito bem-vinda ao ReviewBox Brasil.

Se hidratar com um bom creme para gestante especial para prevenção de estrias é uma excelente forma de diminuir as chances de que elas apareçam. Ao longo desse Guia de Compra queremos falar dos melhores e também trazer mais dicas e conhecimento sobre o tema. Siga conosco até o fim.



Primeiro, o mais importante

  • As estrias ocorrem devido ao estiramento da pele e podem apresentar colorações avermelhadas, rosas, roxas ou esbranquiçadas. A coceira e ardência são sintomas iniciais.
  • A primeira gestação da mulher é a mais preocupante para o surgimento de estrias, isso porque essa é a primeira vez que a pele precisará esticar tanto.
  • O creme para gestante costuma ser mais caro do que hidratantes comuns, mas o investimento pode compensar se você valoriza a estética. Com cerca de R$ 100 você consegue comprar um bom creme.

Você também pode gostar:

Os melhores cremes para gestante: Os mais indicados

A gravidez é mesmo uma das fases mais esperadas por muitas mulheres. Mas vamos ser honestas: nem só de maravilhas vive esse período. Existem alguns incômodos e o surgimento das estrias pode ser um deles. Confira as melhores opções de creme para gestante do mercado:

O preferido das gestantes

Esse creme para gestante da Palmer’s é importado, indicado para uso durante ou após a gravidez. Com o objetivo de reduzir as estrias, ele é composto de manteiga de cacau, vitamina E e possui uma fórmula com Bio C-Elaste que possui uma combinação de ingredientes naturais como colágeno, elastina, centella asiática, óleo de argan e óleo de amêndoas. Ele hidrata profundamente a pele, auxilia na redução de marcas e cicatrizes e evita a perda de elasticidade.

Creme para gestante hipoalergênico

O creme Mustela age na prevenção de estrias e possui rápida absorção. Com uma fragrância delicada, ele tem eficácia clinicamente comprovada e ingredientes naturais e patenteados. Com uma fórmula hipoalergênica, ele é bastante seguro para a mamãe e o bebê. Também é possível usá-lo após o parto, já que é compatível com a amamentação.

Um dos mais famosos entre as futuras mamães

Geralmente indicado pelos médicos, o Umiditá também é uma excelente opção para a prevenção de estrias. Ele oferece hidratação prolongada, renovação celular e melhora a elasticidade da pele. Em sua composição estão a alantoína e vitamina E. Ele não possui cheiro e é dermatologicamente testado.

Creme para gestante com bom custo-benefício

A Payot tem a linha Maternité e um dos itens é o hidratante para auxiliar na manutenção da elasticidade da pele. A formulação é rica em proteínas e aminoácidos do leite, prevenindo a formação de estrias e flacidez dos seios, das nádegas e do abdômen. Em sua composição estão os aminoácidos do leite, proteínas do leite e óleo de amêndoas

Guia de Compra

Antes de sair passando qualquer fórmula na sua barriga durante a gravidez, é muito importante verificar a composição do creme para gestante. Isso porque alguns componentes não são indicados nesse período e é importante que ele seja formulado para auxiliar especificamente e ativamente na prevenção de estrias.

Se quiser saber mais e cuidar da sua pele nesse período tão que é o gestar, continue lendo esse Guia de Compra. Aqui você encontra tudo que precisa sobre os cremes para gestante.

Mulher grávida sentada passando creme na barriga.

Usar o creme para gestante é uma das formas de prevenir estrias na gravidez. (Fonte: belchonock/ 123rf.com)

Posso usar qualquer hidratante na gravidez?

Essa talvez seja a maior dúvida quando a gestante percebe que a barriga começa a crescer. Talvez você já possua um armário com diferentes tipos de hidratante, mas a verdade é que você deve tomar muito cuidado com tudo que passa durante esse período.

O mais indicado é consultar seu obstetra ou dermatologista para a escolha do melhor produto.

Nem todos os hidratantes são indicados para gestante, devido a sua composição. Algumas fórmulas podem ser perigosas para o bebê. Outro ponto é que um hidratante comum não foca na necessidade que a grávida possui, que é evitar o surgimento de estriar devido ao estiramento da pele. Portanto, o mais indicado é consultar seu obstetra ou dermatologista para a escolha do melhor produto.

Investir em um creme para gestante específico para evitar o surgimento de estrias é o mais indicado nesse período. Tanto pela sua segurança quanto pela eficácia do produto.

Egon DaxbacherCoordenador da Sociedade de Dermatologia do Estado do Rio

” A fórmula desses cosméticos pode oferecer riscos à saúde do feto. Comum nos hidratantes, a ureia acima dos 3% pode ser absorvida pelo feto. Algumas pesquisas mostram que essa substância causaria danos ao bebê após o nascimento.(1)

Quais as vantagens do creme para gestante?

O maior benefício é sem dúvidas a segurança. Reduzir o surgimento de estrias com a tranquilidade de não estar oferecendo nenhum risco ao seu bebê é a maior vantagem de investir em um creme para gestante.

Como vimos, algumas formulações podem colocar em risco a vida do feto logo no início. E embora se cuidar seja extremamente importante nesse período, cuidar do bebê que você está gerando é a prioridade nesse caso.

Os cremes para gestante possuem fórmula leve e eficaz, agindo de forma mais certeira no combate as estrias. Geralmente são compostas por produtos naturais que hidratam a pele, possuem leve ou nenhuma fragrância e claro, são hipoalergênicas e dermatologicamente testadas.

A única desvantagem está no preço. Esse produto é mais caro do que um hidratante comum e você vai precisar desembolsar cerca de R$ 100. Alguns fracos podem oferecer melhor custo-benefício que outros, mas tenha em mente que o creme para gestante não é um hidratante barato.

Vantagens
  • Oferece mais segurança para a gestante e o bebê
  • Reduz o surgimento de estrias
  • Possui ingredientes naturais, geralmente hipoalergênico e dermatologicamente testado
  • Agem de forma mais eficaz que um hidratante comum
  • De fragrância leve ou sem cheiro
  • Indicado por obstetras e dermatologistas
Desvantagens
  • São mais caros

O creme para gestante garante o não surgimento de estrias?

Embora o creme para gestante seja um grande aliado para evitar o surgimento de estrias, nenhuma marca garante que elas não apareçam. Isso depende de cada mulher, cada corpo e é um processo muito individual.

Até porque o creme não é o único cuidado que a gestante deve ter nesse período. Existe uma combinação de cuidados que se somados, podem reduzir e muito o surgimento delas. Vamos falar sobre eles na última seção desse guia.

Com certeza os cuidados diários passando um creme específico reduz a chance de ter estrias, mas nada é garantido. Portanto, mesmo a gestante mais aplicada pode apresentar estrias em algum momento.

As estrias são cicatrizes que se formam no corpo devido ao estiramento da pele, provocado pelo crescimento da barriga. Elas podem ser esbranquiçadas, o que indica que são mais antigas, ou tons de vermelho, rosa e roxo.

Alguns fatores podem contribuir para que elas apareçam: genética, idade – mulheres mais novas têm mais tendência a apresentarem estrias -, etnia – mulheres de etnia branca estão tem mais predisposição a apresentarem os sinais – e muito ganho de peso da mãe o do bebê.

foco

Você sabia que 90% das gestantes sofrem com estrias? Entenda que esse é um processo natural da gestação, uma marca que indica que a mulher foi capaz de gerar um filho. Mas se elas surgirem e isso te incomodar, existem alguns procedimentos para tratá-las posteriormente.

Como aplicar: A partir de quantas semanas devo começar a usar creme para gestante?

Desde que você tomou consciência do seu positivo. Isso mesmo, quanto antes a gestante iniciar os cuidados de hidratação, melhores resultados ela conseguirá.

Aplicar o creme para gestante desde o início já vai preparando a pele para esse crescimento, assim, quando ele começar a pele já estará hidratada com o auxílio dos componentes que reduzem as chances de as temidas estrias surgirem.

Intensifique o processo a partir da 20ª semana, que é quando a barriga deve começar a aparecer.

Close em barriga de gestante.

Aplique duas vezes por dia até o segundo trimestre, depois aumente para três vezes ao dia. (Fonte: Fotorech / Pixabay.com)

Se você está no primeiro ou segundo trimestre, aplique duas vezes ao dia. Você pode definir uma rotina de cuidados, como passar o creme antes de se arrumar para trabalhar, assim passará o dia hidratada.

Outra dica muito indicada, é passar após o banho antes de dormir. Esse é também um momento em que as gestantes incluem o pai nos cuidados com o bebê. E claro, um relaxamento para a futura mamãe que pode ser massageada, auxiliando nas dores por conta do peso da barriga, especialmente no terceiro trimestre.

Se você conseguir, a partir da 28ª semana aplique o creme três vezes ao dia.

Você pode passar o creme por toda a barriga, cintura, seios e pernas. Essas são as áreas mais propensas ao surgimento das estrias.

Como posso evitar o surgimento de estrias na gravidez?

Como já mencionamos, o creme para gestante não é a única forma de evita o surgimento das estrias. Ele é sim um poderoso aliado, mas se combinado com outros cuidados ganha muito mais força. Confira:

  • Água: Manter-se hidratado é essencial. Uma gestante deve tomar entre 2 a 3 litros por dia e não ficar mais de 5 horas sem se hidratar;
  • Alimentação: Certos alimentos podem contribuir para que as estrias não apareçam. Frutas cítricas que possuem vitamina C e E são super indicados para esse e outros propósitos;
  • Controle de peso: Ganhar além do peso necessário é um dos maiores vilões para que as estrias apareçam. Por isso, controlar o ganho de peso nesse período é importante. Tanto para a estética quanto para a sua saúde e do bebê;
  • Óleo: Muitas gestantes unem o creme com o óleo de banho, como o de amêndoas por exemplo, ele pode ser um auxiliar extra nessa tarefa;
  • Massagem: Contar com a massagem diariamente também auxilia. Isso porque ela ativa a circulação sanguínea. Peça ao seu companheiro que ajude nesse processo ou tente se massagear suavemente com o creme para gestante;
  • Lingerie: Opte por lingerie de algodão e que sustente bem o seio e a barriga.

Critérios de Compra: Aprenda a escolher o melhor creme para gestante

Apesar de já possuir muitas informações úteis para escolher seu creme para gestante, queremos trazer aqui os critérios que pode te ajudar a escolher a opção com melhor custo-benefício. E também aquela que mais te agrada de cabe no seu bolso. Veja:

Leia atentamente cada um dos tópicos listados e saiba fazer a melhor escolha. Quem sabe assim você não consegue deixar as estrias bem longe de você nessa gestação.

Composição

Você viu ao longo do nosso Guia de Compra que é extremamente importante tomar cuidado com a formulação dos cremes para gestante. Isso porque alguns componentes podem ser perigosos para o bebê, como a ureia.

Uma boa dica é sempre consultar seu obstetra ou dermatologista e sempre priorizar marcas que cuidam especificamente da futura mamãe e seu filho. Elas costumam usar componentes naturais que não oferecem riscos.

Veja ainda se o produto é dermatologicamente testado e hipoalergênico. De qualquer forma, fique longe dessas substâncias:

  • Ureia;
  • Ácido retinoico;
  • Formol;
  • Petrolatos;
  • Óleos minerais.

Aroma

A maioria dos cremes possui aroma leve ou até mesmo são sem nenhuma fragrância. De qualquer forma, algumas gestantes reclamam dos cheiros dessas fórmulas.

Nesse período em que o olfato está mais aguçado, qualquer coisa pode se tornar um verdadeiro incômodo. Até mesmo fonte de enjoo, especialmente no primeiro trimestre. Portanto, priorize um creme para gestante de aroma leve que te agrade.

Creme, batom e óleo ao lado de folhas e flor de camomila.

refira cremes com cheiros suaves ou sem fragrância. (Fonte: silviarita/ Pixabay.com)

Tamanho do frasco

Você encontra frascos de creme para gestante com os mais variados tamanhos, de 100 a 300 gramas.

Como é um produto que será usado por pelo menos nove meses, prefira fazer o investimento em frascos maiores. Isso traz um melhor custo-benefício e evita que você precise ficar comprando um creme novo a cada mês.

Preço

O orçamento pode ser algo que importa na sua escolha, especialmente nessa fase onde existem tantas coisas novas para se comprar, tanto para a futura mamãe quanto para o bebê. Elimine as opções fora do seu orçamento e a escolha já ficará mais fácil.

Tente achar um bom equilíbrio entre aquilo que você pode pagar e um creme de qualidade. E claro, estude o custo-benefício do mesmo, como mencionado acima.

Outra boa dica é conferir a condição de pagamento, muitas lojas parcelam os produtos, tornando aquele creme mais caro acessível em suaves parcelas.

(Fonte da imagem destacada: Free-Photos/ Pixabay)

Referências (1)

1. Extra Globo - 2009. Matéria reforça que alguns cremes podem conter substâncias perigosas para gestantes, reforçando a importância de consulta um médico para escolher o creme certo.
Fonte

Por que você pode confiar em mim?

Curiosa por natureza, escolheu jornalismo na graduação. Adora pesquisar sobre os mais diversos assuntos, especialmente aqueles relacionados a construção do lar, crianças e maternidade. Apaixonada pelos animais e cada vez mais interessada pela sustentabilidade, quer trazer mais sobre esses universos para o leitor.
Reportagem Online
Extra Globo - 2009. Matéria reforça que alguns cremes podem conter substâncias perigosas para gestantes, reforçando a importância de consulta um médico para escolher o creme certo.
Ir para a fonte