Mulher enrolada na toalha no banheiro de olhos fechados usando creme para eliminar olheiras
Ultima atualização: 4 de junho de 2021

Como escolhemos

21Produtos analisados

15Horas investidas

5Estudos avaliados

70Comentários coletados

As olheiras aparecem na região abaixo dos olhos, deixando a área com uma tonalidade escurecida. Para afastar a aparência de cansaço e envelhecimento causada por este problema, é recomendado usar creme para olheiras.

Incluir esse cosmético entre os produtos para limpeza da pele na sua rotina de skincare vai trazer resultados que vão além do rejuvenescimento. No artigo você pode conhecer todos os detalhes sobre esse item e tirar suas dúvidas! Confira:




O mais importante

  • As olheiras são caracterizadas pelo escurecimento na parte superior dos olhos. Elas podem surgir por fatores genéticos e até mesmo comportamentais, como noites mal dormidas.
  • Como a pele ao redor dos olhos é muito sensível, é preciso usar cremes para olheiras que têm ativos específicos para tratar essa região. Esse cosmético pode trazer hidratação e rejuvenescimento à pele do rosto.
  • Antes de comprar, observe os critérios como estado da olheira, tipo de pele ou composição do produto. Assim, você encontrará o creme de olheira ideal para o seu rosto que trará bons resultados.

Cremes para olheiras: nossa recomendação dos melhores produtos

Um bom creme para olheiras precisa ter determinadas especificações que garantam os efeitos oferecidos pelo produto. Para te ajudar a encontrar uma opção que atenda suas expectativas, listamos os modelos mais vendidos do mercado:

Guia de compra: tudo o que você precisa saber sobre creme para olheiras

Se você quer uma pele jovem e saudável precisa conhecer os benefícios de usar o creme para olheiras regularmente. Portanto, não deixe de ler o artigo abaixo em que esclarecemos as principais dúvidas sobre este cosmético!

Mulher de olhos fechados aplicando creme para olheiras no rosto.

O creme para olheiras melhora a aparência da pele próxima aos olhos, deixando jovem e saudável. (Foto: wayhomestudio/Freepik)

Existem diferenças entre o creme para olheiras e para o rosto ?

A pele da região dos olhos não é igual a de outras partes do rosto. Ela é mais fina, sensível, com depósito de pigmento diferente e circulação sanguínea menor.

Cremes faciais são densos e gordurosos, não combinando com esse tecido delicado. Geralmente, cremes específicos para tratar a área são mais fluídos e leves independente da textura do produto.

Cremes faciais que podem ser aplicados na área dos olhos são indicados com o termo "eye cream".

Quais as causas para o aparecimento de olheiras?

As olheiras se caracterizam pelo escurecimento da pálpebra inferior. Muitos acreditam que elas surgem apenas devido às noites mal dormidas, entretanto também estão ligadas a fatores genéticos e até mesmo comportamentais.

As olheiras vêm de causas genéticas e comportamentais.

Olheiras genéticas têm tratamento mais complexo. Já olheiras de alterações vasculares deixam a pele com tonalidade roxa. Enquanto isso, olheiras ocasionadas pelo aumento da melanina na área dos olhos promovem o escurecimento marrom.

Para iniciar o tratamento é importante conversar com um dermatologista para que as causas da olheira sejam avaliadas, indicando assim os procedimentos necessários para a melhoria do problema.

Tem idade para começar a usar o creme para olheiras?

Os especialistas apontam que as pessoas a partir dos 25 anos começam a perder telômeros e células de colágeno, sendo importante usar os cremes como forma de prevenção.

Entretanto, pode-se começar a cuidar da região dos olhos por volta dos 16 anos, mantendo a área sempre hidratada com cosméticos e sempre usando o protetor solar com regularidade.

Como aplicar o creme para olheiras?

A pele é uma parte muito sensível do corpo. Por isso, aplique o creme para olheiras de modo suave. Prefira fazer a aplicação com a ajuda de algodão, lenço ou papel.

É indicado realizar esse procedimento sempre à noite, porque quase todos os cremes possuem ativos antioxidantes que causam hiperpigmentação em contato com a luz solar.

Coloque uma pequena quantidade do produto e espalhe com movimentos de dentro para fora. Eles vão ajudar na absorção e favorecer a drenagem linfática da área. Não pressione a região para evitar ferimentos. Veja como aplicar no vídeo:

Benefícios de usar o creme para olheiras: quais são?

Você pode pensar que usar o creme para olheiras é algo sem tanta relevância, mas esse procedimento pode te ajudar a alcançar resultados na melhoria da pele do seu rosto. Confira algumas dessas vantagens:

  • Hidratação: O ponto mais importante no tratamento da pele é mantê-la hidratada. Cosméticos podem ajudar a obter esse resultando, deixando o rosto saudável e vigoroso.
  • Rejuvenescimento: Por ser uma área que é muito frágil e franze com frequência, ela pode envelhecer antes de outras partes do rosto. Com o creme, você pode retardar essa situação.
  • Vascularização: É comum que os vasos sanguíneos dessa região sejam mais evidentes. Os cremes também podem evitar que eles transpareçam muito.

Outros cosméticos podem ajudar na eliminação das olheiras?

Os cremes para olheiras são essenciais, contudo só serão eficazes com a realização de outros cuidados diários com a pele. Um dos mais importantes é usar protetor solar frequentemente para evitar problemas devido à ação do Sol.

Outro cuidado fundamental é retirar a maquiagem com a ajuda de demaquilante ou água micelar, impedindo a obstrução dos poros faciais. Por último, incluir o uso de óculos de Sol em áreas externas também é indispensável.

Mulher com óculos de sol sentada em uma mesa na área externa com o celular na mão.

Protetor solar, demaquilante, água micelar e óculos de Sol podem potencializar os efeitos do creme para olheiras. (Foto: wayhomestudio/Freepik)

Critérios de compra: O que considerar ao comparar os modelos de creme para olheiras

Os cremes para olheiras trazem hidratação, clareamento e elasticidade à pele próxima aos olhos. Mas, você sabe as características ideais que o produto deve possuir para oferecer tais efeitos? Explicamos pontos importantes para você:

Tipo de Pele

Você precisa saber as características da sua pele antes de comprar qualquer cosmético. Normalmente, os tratamentos só são eficazes quando os produtos utilizados atendem exatamente às necessidades dos consumidores.

Quem tem pele seca precisa de cosméticos com potencial hidratante. Já as peles oleosas necessitam de produtos com a ação de toque seco ou efeito matte. Nas peles mistas, o recomendado é optar por cremes que tenham o ácido hialurônico.

Estado da Olheira

Todo mundo pode ter olheiras, entretanto elas são diferentes em cada rosto. Para um tratamento eficaz, você precisa encontrar um creme que atenda as características do seu tipo de olheira.

Mas, você sabe quais existem? Apresentamos as características dos principais estados de olheira na tabela abaixo:

Características Causa
Olheira Estrutural Acastanhada e funda Falta de tecido adiposo na parte inferior dos olhos
Olheira Melânica Acastanhada mais escura Alteração hormonal ou excesso de exposição ao Sol
Olheira Vascular Arroxeado/Azulado Retenção de Fluídos
Olheira Sanguínea Arroxeado Escuro Fator Genético
Olheira Mista Mistura de dois tipos de olheiras É a mais comum

Composição

A presença de componentes na fórmula do creme para olheira é um dos pontos primordiais, pois definirá as funcionalidades e a eficácia do produto. A seguir, destacamos os mais importantes:

  • Cafeína: Princípio ativo para estimular a circulação sanguínea
  • Arnica: Possui função imunológica e clareadora
  • Retinol: Renova a pele, deixando mais lisa, fina e uniforme
  • Vitamina C: Capaz de clarear e oferecer proteção à pele
  • Ácido hialurônico: Hidrata e fortalece a região próxima aos olhos
  • Peptídeos: Reduz a acumulação de líquido na área das olheiras

Funções Disponíveis

Alguns cosméticos para olheiras ainda podem trazer efeitos extras para tratar a região próxima aos olhos. Um desses recursos é a possibilidade de pigmentação no produto, ajudando a disfarçar a tonalidade da olheira.

Outro elemento que os cremes podem conter são as substâncias antirrugas. Elas potencializam a atuação dos cosméticos como rejuvenescedores da pele, deixando a pele com aparência hidratada.

Mulher com roupa de banho e toalha na cabeça olhando no espelho e passando creme na parte abaixo dos olhos

Sua rotina de cuidados diários com a pele precisa contar com cosméticos que tenham ação hidratante. (Foto: senivpetro: freepik)

Textura

Mesmo que os cremes para olheiras sejam mais leves e fluídos, cada produto apresentará uma consistência diferente. Você pode escolher um formato que combine com seu estágio de tratamento.

Se suas olheiras são mais suaves, escolha um creme com aspecto hidratante, assim você evitará o ressecamento da pele. Agora, se as suas olheiras são mais profundas, prefira cosméticos com maior permeabilidade e hidratação.

Resumo

As olheiras são manchas na parte inferior dos olhos que podem aparecer em qualquer pessoas. Elas aparecem motivadas por fatores genéticos e até mesmo comportamentais, como cansaço ou noites mal dormidas.

Para tratar esse tipo de problema, você pode usar um creme específico para olheiras que contenham ingredientes como vitamina C, ácido hialurônico ou arnica. Esses ativos serão responsáveis por trazer clareamento e firmeza à pele.

Entretanto, não se esqueça que o creme para olheiras não age sozinho. Acrescente hábitos como usar óculos de sol, protetor solar e demaquilantes na sua rotina de skincare para ter eficácia no tratamento.

(Fonte da imagem destacada: freepik/Freepik)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas