Imagem de uma mulher com o cabelo tratado.
Ultima atualização: 1 de novembro de 2019

Como escolhemos

8Produtos analisados

16Horas investidas

4Estudos avaliados

58Comentários coletados

Muito bem-vinda ao ReviewBox Brasil. Hoje vamos falar sobre cronograma capilar, um tratamento que consiste em três etapas: Hidratação, nutrição e reconstrução. Cada uma delas fornece às madeixas diferentes nutrientes.

O cronograma capilar é recomendado para quem está com o cabelo danificado por procedimentos químicos ou uso de ferramentas de calor. E a intensidade dos danos deve ser levada em consideração no momento de montar a rotina de cuidados. Quer aprender mais? Continue lendo este artigo.




Primeiro, o mais importante

  • Embora o cronograma capilar seja indicado para quem está com o cabelo danificado, o tratamento também pode ser realizado por quem está com as madeixas saudáveis.
  • Os tratamentos – hidratação, nutrição e reconstrução – devem ser intercalados em um período de quatro semanas. Com o tratamento, é possível restaurar a saúde capilar.
  • Para montar o cronograma capilar, você vai precisar de máscaras – ou ampolas – de hidratação, nutrição e reconstrução. Algumas marcas oferecem os produtos em conjunto.

Você também pode gostar:

Os melhores produtos para cronograma capilar: Nossas recomendações

Para começar o cronograma capilar, você precisa de máscaras de hidratação, nutrição e reconstrução. Para ajudá-la a encontrar bons produtos, listamos os melhores kits de tratamento abaixo:

Uma opção versátil

O cronograma capilar da Amend é composto por máscara de hidratação enriquecida com manteiga de coco, bio-silício e pantenol, máscara de nutrição que fornece um mix de 12 óleos milagrosos e a máscara de reconstrução rica em aminoácidos. A máscara de hidratação vem com 120g, as demais com 80g.

A melhor opção para veganos

O cronograma capilar da Lola Cosmetics oferece produtos com textura de manteiga, ideal para cabelos cacheados. A máscara de hidratação é de banana com Aloe Vera, a máscara de nutrição é de abacaxi com manteiga de bacuri e a máscara de reconstrução é uma combinação de mamão papaia com queratina vegetal.

Ideal para cabelo saudável ou com poucos danos

O cronograma capilar da Bio Extratus consiste em ampolas concentradas de efeito instantâneo. A ampola de hidratação é rica em vitamina A e E, a ampola de nutrição oferece os óleos de argan e cártamo e a ampola de nutrição fornece queratina concentrada. Segundo o fabricante, cada ampola rende 20 aplicações.

Guia de Compra

O cronograma capilar é um tratamento intensivo que serve para recuperar cabelos danificados – danos suaves, moderados ou intensos – ou mantê-los saudáveis. O tratamento consiste em três etapas.

Você só precisa investir em produtos de qualidade e reservar um pouco do seu tempo para hidratar, nutrir e reconstruir os fios. Quer saber mais? Continue lendo este Guia de Compra.

Mulher penteando cabelo com creme.

O cronograma capilar vai revitalizar seu cabelo. (Fonte: puhhha / 123RF)

Todo mundo pode fazer cronograma capilar?

O cronograma capilar é uma rotina de cuidados que pode ser seguida por qualquer mulher que deseja conquistar um cabelo saudável e bonito. Para começar, você precisa entender as necessidades do cabelo e montar um cronograma compatível.

A duração do tratamento depende do estado do cabelo – dura de 4 a 24 semanas. A recomendação é realizar o cronograma capilar até recuperar a saúde dos fios, depois faça uma pausa e observe como o cabelo reage. Se voltar a aparentar danos, retome os cuidados.

Vantagens
  • Trata cabelos com danos suaves, moderados ou severos
  • Você pode escolher entre ampolas ou máscaras de tratamento
  • Usar um kit da mesma marca proporciona resultados mais efetivos
Desvantagens
  • Os produtos vendidos em kits são menores
  • Geralmente, todos os produtos vêm com o mesmo peso, mas você pode precisar usar um mais do que outro

Quais são as etapas de tratamento do cronograma capilar?

Essas são as etapas do tratamento, uma a uma:

  • Hidratação. É uma das etapas mais importantes do cronograma capilar, pois é responsável por repor a água e os nutrientes essenciais que são perdidos todos os dias e que causam o ressecamento das madeixas. O tratamento deixa os fios macios e com balanço. O córtex capilar (camada mais profunda do cabelo) é o maior beneficiado pela reposição da água, que garante maleabilidade, essencial para evitar a quebra dos fios.
  • Nutrição. É a etapa responsável pela reposição de lipídios, que alinha as cutículas e torna as madeixas mais macias, flexíveis e brilhantes. A nutrição cria uma camada protetora nos fios que impede a perda de nutrientes pelo córtex capilar.
  • Reconstrução. É a etapa mais potente do cronograma capilar, pois é responsável pela reposição de proteínas e massa capilar. É ideal para revitalizar fios quebradiços e porosos.
foco

Você sabia que cabelos cacheados e crespos possuem maior tendência ao ressecamento? Isso ocorre por causa da curvatura natural dos fios, que impede que a oleosidade do couro cabeludo alcance as pontas.

Como devo realizar as etapas do cronograma capilar?

A nutrição pode ser feita de três modos: Aplique a máscara de nutrição durante o banho e deixe agir por alguns minutos, conforme instruções da embalagem – o mesmo procedimento da hidratação.

Outra opção é fazer uma umectação com óleo vegetal e deixar agir 30 minutos antes de lavar o cabelo.

Você também pode fazer a umectação noturna, basta aplicar o óleo vegetal no cabelo sujo, deixar agir durante a noite e lavar na manhã seguinte. Esse tratamento é indicado apenas para fios muito ressecados.

Quem está com o cabelo extremamente danificado e elástico, deve recuperar a massa capilar perdida com reconstrução uma vez por semana. Se não for o seu caso, faça a reconstrução a cada quinze dias.

Posso pular uma das etapas do cronograma capilar?

É fundamental seguir o cronograma capilar à risca e não pular nenhuma das etapas. Cada fase do tratamento é importante para repor nutrientes necessários para todos os tipos de cabelos.

É importante realizar os procedimentos com intervalo de 48 horas entre eles. E para não comprometer os resultados, evite cometer os erros apontados por Bia Siqueira, em seu vídeo no canal do Youtube Ficando Gata, que já conta com mais de um milhão de inscritos:

Como devo montar o cronograma capilar?

Antes de montar o cronograma capilar, você precisa entender as necessidades dos fios, dessa forma será possível fornecer os nutrientes que seu cabelo precisa para se tornar saudável.

Quem precisa de hidratação apresenta madeixas desidratadas, opacas, estáticas e que embaraçam com facilidade. As mulheres que precisam de nutrição apresentam frizz, fios desalinhados, volume excessivo, quebra e pontas duplas.

O cabelo precisa de reconstrução quando apresenta desgaste na estrutura dos fios, como porosidade, aspereza, opacidade, sensibilidade, falta de elasticidade, pontas duplas e fios quebradiços.

Imagem de uma mulher com o cabelo despenteado.

O cronograma capilar é indicado para cabelos danificados. (Fonte: Moose Photos / Pexels.com)

Quem tem plano de saúde, pode se consultar com um dermatologista ou tricologista antes de iniciar o cronograma capilar.

A avaliação consiste em análise da estrutura capilar, exames de sangue – para avaliar possíveis deficiências nutricionais – e tricoscopia, exame de imagem do couro cabeludo.

Outra opção é busca auxílio de um cabeleireiro. O profissional vai avaliar a elasticidade e porosidade dos fios antes de recomendar os produtos;

Outra maneira de verificar as necessidades do cabelo é fazendo um teste de porosidade, basta colocar um pouco de água em um recipiente transparente e acrescentar um fio de cabelo na água:

  • Se o cabelo boiar, ele precisa de hidratação
  • Se o cabelo não afundar, nem boiar, ele precisa de nutrição
  • Se o cabelo afundar, ele precisa de reconstrução

Preparamos algumas sugestões de como montar o cronograma capilar de acordo com o estado atual do seu cabelo. Quem está com o cabelo saudável pode seguir a seguinte recomendação:

  • Primeira semana: Hidratação, hidratação e nutrição
  • Segunda semana: Hidratação, nutrição e hidratação
  • Terceira semana: Hidratação, nutrição e hidratação
  • Quarta semana: Hidratação, reconstrução e nutrição
Imagem de uma moça com cabelo cacheado.

O cronograma capilar também pode ser feito por quem tem fios saudáveis. (Fonte: Divulgação / Taiff)

Quem está com o cabelo danificado deve equilibrar as fases de hidratação e nutrição e manter apenas uma reconstrução ao mês.

  • Primeira semana: Hidratação, nutrição e hidratação
  • Segunda semana: Hidratação, nutrição e hidratação
  • Terceira semana: Hidratação, nutrição e hidratação
  • Quarta semana: Nutrição, Hidratação e reconstrução

Agora se você está com cabelo muito danificado, é importante dobrar a quantidade de reconstruções realizadas no mês:

  • Primeira semana: Hidratação, nutrição e reconstrução
  • Segunda semana: Nutrição, hidratação e nutrição
  • Terceira semana: Hidratação, nutrição e reconstrução
  • Quarta semana: Hidratação, nutrição e hidratação

Por que devo respeitar o intervalo entre tratamentos no cronograma capilar?

Cada uma das etapas de tratamento do cronograma capilar devem ser feitas a um intervalo de 48 horas. O respeito ao tempo de pausa é fundamental, quando não é seguido, pode provocar o efeito rebote.

Cada etapa do cronograma capilar deve ser feita com intervalo de 48 horas.

Ao hidratar os cabelos demais, haverá uma sobrecarga de nutrientes sobre as madeixas, deixando-as com aspecto pesado, sem brilho ou balanço.

Ao nutrir os cabelos exageradamente, as madeixas vão adquirir um aspecto pesado. Além disso, o excesso de oleosidade pode provocar coceira ou descamação no couro cabeludo, além de obstrução dos folículos e queda prematura.

O mesmo ocorre com o excesso de reconstrução, que pode trazer vários problemas aos fios com aspecto enrijecido, espigado e quebradiço.

Critérios de compra: Fatores para comparar os produtos para cronograma capilar

Tão importante quanto entender as necessidades do cabelo e montar um cronograma capilar adequado, é escolher bons produtos de tratamento. Para simplificar a pesquisa, avalie e compare as características abaixo:

  • Máscara ou ampola
  • Ativos
  • Produtos da mesma linha ou de marcas diferentes?
  • Quantidade de produto

Vamos detalhar cada um dos tópicos listados acima ao longo desta seção, acompanhe.

Máscara ou ampola

Para realizar o cronograma capilar, você pode investir em máscaras ou ampolas de tratamento. No entanto, antes de escolher, é importante conhecer as diferenças entre os produtos e descobrir qual é mais eficaz.

A máscara de tratamento é um produto com tempo de pausa – que varia de acordo com o produto e deve ser respeitado – mas que dispensa fonte de calor para estimular a ação dos ativos presentes na fórmula.

O produto é recomendado para quem está com o cabelo extremamente danificado, seja pelo uso de instrumentos de calor ou excesso de química, como coloração e escova progressiva.

Giselle SanchesDermatologista

"As ampolas são recomendadas para quem está sem tempo de fazer uma hidratação caprichada ou ir ao salão de beleza, pois agem em poucos minutos e suas fórmulas são bem concentradas em vitaminas, nutrientes e minerais."

Além da concentração de ativos, que é maior na ampola, esses produtos apresentam texturas diferentes. A ampola é líquida, enquanto a máscara é cremosa – a textura varia de acordo com o produto.

Sendo assim, recomendamos o uso da máscara capilar para cabelos com danos moderados e intensos e a ampola de tratamento para fios saudáveis ou com danos suaves.

Ativos

É fundamental analisar a composição da máscara capilar ou ampola de tratamento para escolher produtos com os ativos necessários para o cabelo.

A máscara de hidratação deve ser formulada com ingredientes que devolvam a umidade natural dos fios. Os principais são D-Pantenol e Aloe Vera, um antioxidante natural que regenera os fios e combate a queda de cabelo.

Outros ativos comuns em máscaras de hidratação são: Gérmen de trigo, ácido hialurônico, glicerina, lanolina, entre outros.

Os principais ativos de máscaras de nutrição são os óleos e manteigas vegetais, ricos em vitaminas e minerais, essenciais para a saúde e revitalização dos fios. Listamos os principais ativos e suas propriedades abaixo:

  • Óleo de rícino: Possui ação fortalecedora e combate a queda por quebra.
  • Óleo de argan: Controla o frizz e deixa o cabelo saudável.
  • Óleo de coco: Rico em ácidos graxos e vitamina E.
  • Óleo de manga: Rico em vitaminas A, C, B1, B2 e B5.
  • Óleo de girassol: Hidrata e doa brilho aos fios.
  • Óleo de abacate: Rico em vitaminas A, D e E que promovem nutrição e regeneração da fibra capilar.
  • Óleo de Amla: Rico em vitamina C e flavonoides, que fortalecem os fios e reduzem as pontas duplas.
  • Azeite de Oliva: Rico em vitaminas A, D, K e E. Hidrata os fios profundamente a longo prazo
  • Proteína do ovo: Rico em vitamina A, complexo B e antioxidantes.
  • Ceramidas: Reforça o cimento intracelular e sela as cutículas dos fios.

Os produtos destinados à reconstrução dos fios têm como princípio-ativo a queratina, uma proteína que representa 90% da constituição dos fios. É a queratina que garante força, elasticidade e resistência à fibra capilar. Mas existem outros ativos usados em máscaras de reconstrução:

Ativo Ações
Colágeno Retém a água e uniformiza as cutículas. Previne a queda e dá forma aos cachos
Creatina Repara danos severos
Arginina Reconstrói os fios de dentro para fora
Cisteína Reconstrói os fios, alinha as cutículas e atua no fortalecimento dos fios
Aminoácidos essenciais Regeneram a fibra capilar, proporcionando força

Produtos da mesma marca ou de marcas diferentes?

Produtos da mesma linha têm ação mais efetiva do que produtos de linhas diferentes.

Com a popularização do cronograma capilar, algumas marcas lançaram conjuntos com todos os produtos necessários para o tratamento. Ainda assim, você pode comprar produtos de marcas diferentes, no entanto, a escolha traz diferenças no resultado.

Produtos da mesma linha são complementares, por essa razão, a ação é mais rápida e efetiva. Usar produtos de linhas diferentes pode fazer com que nenhum consiga atingir os resultados esperados.

Quantidade de produto

Quando for comprar os produtos para o cronograma capilar, observe o volume das embalagens, que devem ser compatíveis com o tamanho e volume do cabelo e tempo de tratamento.

Se optar pelas ampolas, você encontra versões com 10 ou 30ml. Já as máscaras, você encontra versões com 100, 120, 250 ou 350g.

(Fonte da imagem destacada: Starkvisuals / Pixabay)

Por que você pode confiar em mim?